TRABALHOS

Curitiba. Novembro de 2019. ‘Lampião’

 

 

SINOPSE:
“Brasil, março de 1978. Ventos favoráveis sopram no rumo de uma certa liberalização do quadro nacional. Uma investigação das alternativas faz com que se fareje uma abertura no discurso brasileiro. Mas, um jornal homossexual pra quê?” (p.01, Ed.0, Lampião da Esquina). Através da experimentação de expressões musicais, de narratividades para uma cena documentária e do Jogo como princípio de composição cênica, o espetáculo LAMPIÃO da Companhia de Teatro Universitário da UFPR relê/mbra o processo de criação e projeção do 'Lampião da Esquina', primeiro jornal homossexual brasileiro com circulação nacional durante a ditadura militar.

 

RELEASE:
O Espetáculo LAMPIÃO busca perceber os registros e contradições da iniciativa que marcou os primeiros passos para um possível movimento LGBTI+ brasileiro, que marcado pela circulação de informações e ações propostas pela imprensa alternativa 'guei' dos anos 70, procurava reconfigurar estéticas e políticas da luta pela vida LGBTI+.


Durante sete meses de trabalho, elenco, direção e equipe criativa da Companhia de Teatro da UFPR vivenciaram workshops, oficinas e pesquisas criativas debruçadas sob o acervo de 37 edições do jornal alternativo Lampião da Esquina, criado em 1978 e com duração de três anos, o material é um registro histórico do movimento homossexual brasileiro em sua importante e difícil organização durante a chamada abertura política ao final do Golpe Militar.


A montagem conta com dramaturgia e direção de Rafael Lorran, buscando atualizar narrativas e imagens do próprio jornal às urgências e sensações ainda vigentes no cenário brasileiro contemporâneo acerca dos debates sobre gêneros, identificações e sexualidades. Através investigação sobre os aspectos da cena documentária, da linguagem musical e do jogo como procedimento de criação, a equipe de criação do espetáculo conta com direção musical do cantautor João Klüber, preparação vocal de Cris Lemos e Preparação corporal/coreográfica do cantor e bailarino Siamese; experimentações em aspecto colaborativo que buscaram estabelecer paisagens sonoras e trânsitos corporais que mesclassem releituras da estética do cangaço às formas e movimentos da revista musical, ambientes de contradição e improviso ao lembrar diferentes modos de se pensar e criar resistências às estruturas de poder cerceadoras e autoritárias.


A Companhia de Teatro da UFPR é composta por elenco heterogêneo formado por dezenove atrizes e atores amadores, profissionais, estudantes e membras da comunidade com ou sem experiência com o teatro. O desejo por compor um elenco onde a diversidade das corporeidades e experiências de vida somassem-se às mobilizações e questões apontadas pelo material disparador da montagem, contribuem para que o caráter universitário do espetáculo Lampião mantenha-o como um processo sempre aberto, uma ação ao diálogo, um espaço para investigação e aprendizado. Assim, as noções de amadurecimento e pesquisa permaneçam em sintonia com as próprias elaborações e percalços vivenciados pelo movimento que inspirou a criação do espetáculo: “o jornal não quer ser cartilha de uma suposta comunidade, o jornal quer seguir perguntando e se abrindo as configurações questionáveis, às imagens iminentes, às narrativas improváveis, desde que sempre atentas, livres, desejosas”.

 

Ficha Técnica
Texto e Direção: Rafael Lorran

Direção Musical/Voz/Piano: João Kluber

Preparação Vocal: Cris Lemos

Preparação Corporal: Siamese

Músico Beatmaker: Leonardo Gumiero

Coreografias: Siamese e Rafael Lorran

Custumização e Confecção de Figurinos: Willian Klimpel

Cenografia: A Companhia

Desenho e Operação de Luz: Juliane Rosa

Artes Gráficas: Rodrigo Queiroz

 

Elenco:

Amanda Bueno, André Bonin, Andrê Francisconi, Andréia Frag, Brunno Antiqueira, Fleipe Gaunt, Felipe Pedro, Gaby Berry, Jhonny Manolo, Lindriellie Rocha, Maísa Ribeiro, Matheus Freitas, Matheus Bertucci, Mila Girassol, Orestes Jorge, Raiane Schnaider, Romário do Nascimento, Sabrina Marques e Siamese

Companhia de Teatro da UFPR

Rua XV de Novembro, 695 | 3º andar

Centro | Curitiba | Paraná

ciadeteatro@ufpr.br – 41-3310-2736

 

Atendimento:

Das 9h às 18h

Secretário: Marco Vasconcellos

Ensaios da Companhia:

Segunda à Quinta das 19h às 22h

 

Companhia de Teatro da UFPR | 2019 - Hospedado pelo CCE - Centro de Computação Eletrônica da UFPR - desenvolvido por unigraf/proec - wmv