apresentação programação espetáculos minicursos atividades paralelas memórias exposição virtual equipe
APRESENTAÇÃO DO EVENTO

Há 30 anos o Festival de Inverno da UFPR propicia um espaço alternativo de aprendizagem, práticas, reflexões e produção artístico-cultural numa efetiva articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Tradicionalmente realizado no mês de julho, durante as férias acadêmicas, o Festival de Inverno da UFPR em Antonina constitui-se como um evento que reúne atividades formativas, apresentações artístico-culturais e atividades paralelas voltadas ao público antoninense, aos turistas que por lá passam e a grande comunidade acadêmica da UFPR.
Frente ao cenário pandêmico, nossas comemorações de 30 anos terão de ser um pouco diferentes das planejadas. Optamos por iniciar a edição comemorativa ainda em 2020, de forma virtual, pois em tempos de isolamento social as atividades culturais são deslocadas para este lugar. Quando tudo passar, continuaremos essa grande festa da arte e cultura presencialmente, ocupando os teatros, palcos, ruas e praças de Antonina.
Assim, os 30 anos do Festival de Inverno da UFPR serão comemorados em duas etapas:

Edição virtual que acontecerá de 13 a 17 de outubro de 2020, por meio de lives, vídeo-depoimentos, atividades paralelas e minicursos no ambiente virtual de aprendizagem; e

Edição presencial que acontecerá em julho de 2021 na cidade de Antonina.

A realização de uma edição virtual do evento surge como alternativa e reafirma o compromisso da UFPR com a arte e cultura, com a democratização do acesso, com a diversidade cultural, com o multiculturalismo e com a difusão desses bens que o evento sempre proporcionou ininterruptamente desde 1991.
A edição virtual da 30º Festival de Inverno da UFPR propõe o resgate histórico desses 30 anos, revelando MEMÓRIAS dos que cresceram com o festival, colhendo depoimentos de artistas que se formaram na UFPR e se apresentaram nos espaços de compartilhamento de arte e cultura e dos servidores que trabalharam, experimentaram e se aconteceram com o próprio evento. Mais do que nunca, a edição virtual reforça formas distintas de socializar o conhecimento artístico em ambientes diferentes do acadêmico, incentivando um processo de integração desses saberes com os mais variados segmentos da sociedade, estabelecendo, nesse sentido, um elo entre a universidade, a comunidade paranaense e as mais diversas áreas artísticas. O Festival é mais um momento no qual a universidade amplia seu acesso, estendendo, para além de seus locais de formais de formação, o ensino e a pesquisa, por meio deste, que é o principal projeto de extensão e de cultura da UFPR.
Nossa programação será divulgada em breve e ela acontecerá nas nossas redes sociais (facebook e instagram), no canal TVUFPR no youtube e no ambiente virtual de aprendizagem – UFPR aberta.

Curta nossas redes e não deixe de acompanhar essa grande festa da arte e cultura!

Facebook | Instagram | Youtube

Comissão Organizadora do Festival de Inverno da UFPR

 

sobre

O Festival de Inverno da UFPR chega a sua 30ª edição em 2020, contabilizando a passagem de inúmeros artistas, de centenas de pessoas da comunidade de Antonina e do Litoral do Paraná e, da mobilização da nossa comunidade acadêmica.

30 anos de Memórias!

Em tempos de esquecimento de nossa história, lembrar-se, realizando este Festival, reforça a importância deste processo na memória individual e coletiva, no sentido de fortalecer uma identidade cultural local e para a UFPR.
Imagens, informações e vestígios compõem este ato de memória, de experienciar uma (re)significação da cultura, das artes e do Festival em si mesmo.

Neste ano, queremos convidar todos e todas para propor reflexões e práticas que partam da materialidade e imaterialidade memorialística dos Festivais de Inverno da UFPR em Antonina, para que possamos coletivamente (re)criar o passado no presente.

Leandro Franklin Gorsdorf
Pró-Reitor de Extensão e Cultura da UFPR

 

O Festival de Inverno da UFPR em Antonina-PR constitui uma política cultural executada pela Universidade Federal do Paraná com o propósito de articular as práticas de pesquisa, ensino e extensão universitária com os processos coletivos de participação cidadã nas políticas públicas.

Essa política cultural de âmbito universitário tem como ação três eixos: as oficinas, as atividades artístico-culturais e as atividades paralelas. Os três eixos têm por função constituir diferentes espaços de aprendizagem, reflexão crítica, produção e apreciação dos bens e conteúdos culturais produzidos e fruídos pela/na sociedade brasileira.

Entende-se o Festival como patrimônio cultural da região do litoral paranaense. Isso pelo fato de sua perenidade como atividade de estímulo e apoio a diferentes práticas, orientações estéticas e culturais, tomando como território físico a cidade de Antonina-PR. Essa cidade, que possui longa tradição nas práticas e manifestações da cultura popular e multicultural, converte-se em território simbólico de trocas.

Como propósito, o Festival tem como princípio ético estimular e garantir a socialização, o encontro multicultural, geracional e de gênero, na medida em que esses processos de compartilhamento de espaços, temas e práticas permitam a democratização da cultura e da educação, a inclusão social e a valorização dos direitos humanos.

Coordenadoria de Cultura
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura
Universidade Federal do Paraná