Trav. Alfredo Bufren, 140 - 3º Andar
Fone: (41) 3310-2601 - Fax: (41) 3310-2607 - proec@ufpr.br
Profª. Drª. Deise Cristina de Lima Picanço

..

Gabinete

..

Coordenadoria de Cultura

..

..

Editora da UFPR

..

Museu de Arte da UFPR

..

Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR

..

Teatro da Reitoria

..

Revista Extensão em Foco

::: Grupos Artísticos da UFPR
Orquestra Filarmônica da UFPR
Coro da UFPR
Téssera Companhia de Dança da UFPR
Grupo de MPB da UFPR
Companhia de Teatro PalavrAção da UFPR

::: Espaço Cultural
MUSA - Museu de Arte da UFPR

::: Espaços Cênicos
Teatro da Reitoria
TEUNI - Teatro Experimental da UFPR

::: Eventos
Festival de Inverno da UFPR

COORDENADORIA DE CULTURA DA UFPR

Coordenador: Prof. Dr. Ronaldo de Oliveira Corrêa
E-mail cultura@ufpr.br
Fones: (41) 3310-2634

Produzir, promover e difundir a arte e a cultura dentro e fora do ambiente universitário, divulgando a música, as artes visuais, as artes cênicas e a dança. Este é o objetivo da Coordenadoria de Cultura, que hoje é responsável pelos Grupos Artísticos, Festival de Inverno da UFPR e por três espaços culturais: o Musa – Museu de Arte da UFPR, o Teatro da Reitoria e o TEUNI – Teatro Experimental da UFPR.


...

::: Estrutura

Equipe

Secretaria e Gerenciamento de Bolsas Cultura
Simone Verchai

Unidade de Produção Cultural
Aidê Marise, Giliane Sanfelice Lehmkuhl, Marcos Venzel Messias e Patricia Salles

Contatos:
(41) 3310-2634 / 3310-2684 / 3310-2832
email: cultura@ufpr.br

Grupos Artísticos
Os Grupos Artísticos apresentam duas temporadas oficiais de espetáculos nos espaços culturais da UFPR. São eventos gratuitos, com excelência artística e direcionados a um público heterogêneo. Além das temporadas oficiais, os Grupos Artísticos também se apresentam em diversos espaços dentro e fora da UFPR, sempre assumindo a função de pesquisa e difusão artística.
A participação nos Grupos Artísticos da UFPR é aberta a alunos, servidores técnico-administrativos, professores e pessoas da comunidade externa, o que se configura como uma possibilidade democrática na experiência com linguagens artísticas, independente do vínculo com a Universidade.

Madrigal da UFPR
O Madrigal da UFPR é um grupo formado por 21 cantores oriundos do Coro da UFPR que, a partir de 2010, se reuniu com a finalidade de aprimoramento no estudo da técnica de canto erudito. Para isto o grupo alterou drasticamente sua metodologia de trabalho: os cantores estudam o repertório isoladamente e se reúnem para ensaios em conjunto para a finalização e acabamento do material proposto.
Esse esforço tem como objetivo o aperfeiçoamento individual para solucionar problemas de música e provocar um entrosamento rápido com os colegas designados para executar cada material, que nem sempre é realizado pelo grupo todo.
O repertório proposto ao Madrigal da UFPR transita por vários períodos da história da música, desde a música antiga, com peças do renascimento e barroco, até compositores contemporâneos, sempre com o objetivo de escolher material que possibilite a exploração de novas sonoridades e possibilidades de expressão da voz humana e aprimoramento dos estudos de acústica e sonometria com diferentes formas de performance. 
Desde então, o Madrigal realiza intervenções em alguns concertos do Coro e em eventos da Universidade. Em 2012, pelo destaque e reconhecimento público de seu trabalho, o Madrigal se torna o mais novo Grupo Artístico da Universidade Federal do Paraná.

Regente
Alvaro Nadolny

Pianista
Karina Ferrer

Contato:
Horário de atendimento: segunda a sexta - exceto terça - das 14h00 às 18h00
(41) 3310-2635
e-mail: coro@ufpr.br


Coro da UFPR
O Coro da UFPR foi fundado em 17 de outubro de 1958, pelo Maestro Mário Garau, por ocasião da inauguração do Teatro da Reitoria e atualmente, é composto por 60 integrantes. Desde 1988, o principal objetivo dos orientadores do Coro tem sido com a formação individual do elenco, preocupação que permite o acompanhamento mais sólido de cada cantor e o ensino e pesquisa de Técnica Vocal, Canto e Interpretação.

Regente
Álvaro Nadolny

Pianista
Karina Ferrer.

Contato:
horário de atendimento: segunda a sexta - exceto terça -das 14h00 às 18h00
(41) 3310-2635
e-mail: coro@ufpr.br


Orquestra Filarmônica da UFPR
A Orquestra Filarmônica da UFPR foi fundada em 1962, com a denominação de Orquestra Sinfônica da UFPR, como consolidação da orquestra da Casa do Estudante do Brasil, que já existia desde a década de 1940. O seu desenvolvimento e implantação se deram através do trabalho intenso dos maestros Gedeão Martins e Hildegard Soboll Martins. Primeira orquestra de Curitiba e uma das primeiras do Paraná, teve entre seus componentes, os mais importantes músicos do estado. Hoje, a orquestra desenvolve um trabalho único no sul do país, que agrega a atividade de prática de orquestra com a divulgação de repertórios pouco conhecidos, com ênfase para a música de compositores brasileiros de todas as épocas.

Regente
Márcio Steuernagel

Diretor Artístico
Harry Crowl

Contato:
horário de atendimento: segunda a quarta
das 09h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h30
quintas e sextas
das 09h00 às 12h00 e das 14h00 às 21h00
(41) 3310-2640
e-mail: orquestra@ufpr.br


Téssera Companhia de Dança da UFPR
Criada no ano de 1981, a Téssera Companhia de Dança da UFPR tem por objetivo desenvolver uma linguagem estética diferenciada por meio da dança contemporânea. A fundamentação do trabalho coreográfico apóia-se nas diferentes linhas de pesquisa do movimento e do gesto significativo. Os bailarinos são preparados com a técnica de dança moderna, que busca, na energia orgânica interpretativa, a linguagem expressiva adequada às performances e aos processos de pesquisa e a construção das obras coreográficas.

Diretor
Rafael Pacheco

Coreógrafas
Cristiane Wosniak e Juliana Virtuoso

Contato:
horário de atendimento: segunda a sexta
das 18h00 às 21h00
(41) 3310 -2708
e-mail: tessera@ufpr.br ou tessera@tessera.com.br


Curso de Dança Moderna da UFPR – CDM
Ligado à Téssera Companhia de Dança da UFPR, o Curso de Dança Moderna da UFPR – CDM – desenvolve um trabalho de pesquisa, produção e transmissão de conhecimentos exclusivos da dança moderna. Aberto a toda a comunidade da UFPR e também à comunidade externa com idade a partir dos nove anos, o CDM é um centro de excelência no ensino de dança, que traduz o papel da Universidade Pública oferecendo ensino de qualidade, de forma democrática e gratuita e estabelecendo as relações entre a teoria e a prática.

Coordenador Geral
Rafael Pacheco

Coordenadora Pedagógica
Cristiane Wosniak

Professoras
Juliana Virtuoso

Contato:
horário de atendimento: segunda a sexta
das 13h30 às 18h00
(41) 3310 -2708
e-mail: cdm@ufpr.br


Grupo de MPB da UFPR
O Grupo de MPB nasceu em 1994 a partir do desejo de integrantes do Coral da UFPR de cantar música brasileira. É formado por profissionais e estudantes da comunidade interna e externa à Universidade. O Grupo de MPB comunga o propósito de pesquisar e difundir a música brasileira e, ao mesmo tempo, explorar e aprimorar as possibilidades da voz como recurso artístico.

Regente
Doriane Rossi

Contato
horário de atendimento: segunda e sexta
das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00
quarta das 14h00 às 18h00
terça e quinta das 14h00 às 22h00 :
(41) 3310-2742
e-mail: mpb@ufpr.br


Cia de Teatro PalavAção da UFPR
A Companhia de Teatro PalavrAção da UFPR tem como objetivo a divulgação da linguagem teatral através da promoção de espetáculos, formação de atores e platéia. Desde sua estréia, já apresentou mais de dez peças, entre adaptações, textos inéditos e montagens de grandes dramaturgos, atingindo sempre seus objetivos: fazer pesquisa e levar a linguagem do teatro aos mais diferentes públicos.

Diretor
Hugo Mengarelli

Contato:
horário de atendimento: segunda a sexta
das 14h00 às 18h00
(41) 3310-2736
e-mail: palavracao@ufpr.br


Eventos

Festival de Inverno da UFPR
Desde sua primeira edição, o Festival de Inverno da UFPR propicia a abertura de um espaço alternativo de aprendizagem, prática, reflexão crítica, apreciação e produção artístico-cultural, numa verdadeira articulação entre ensino, pesquisa e extensão. Busca, também, formas diferenciadas de socializar o conhecimento artístico em ambientes diferentes do acadêmico formal, num processo de integração com os mais variados segmentos da sociedade, bem como a descoberta e o aprofundamento da dimensão estética, servindo como elo entre as mais variadas áreas artísticas. Ocorrendo principalmente durante oito dias do mês de julho, o Festival de Inverno da UFPR teve 22 edições ininterruptas e constitui-se como atividade única na Região Sul, onde oficinas, exposições e espetáculos são direcionados tanto para pessoas experientes quanto para iniciantes nas áreas artísticas.

Contato:
Telefone:: (41) 3310-2631 / 3310-2832
Fax: (41) 3310-2763
e-mail: festival@ufpr.br


Museu de Arte da UFPR – MusA
O Museu de Arte da UFPR – MusA é um espaço dedicado à promoção de um contato reflexivo da comunidade universitária e comunidade externa com as artes visuais. Como instituição museológica universitária, o MusA se fundamenta no tripé Ensino – Pesquisa – Extensão, configurando-se enquanto local onde a experiência acadêmica se constrói por meio do contato com a comunidade externa, tendo a arte como veículo estético.

Administrador
Ronaldo Santos Carlos

Contato:
(41) 3310-2660
e-mail: musa@ufpr.br


Teatro da Reitoria e TEUNI – Teatro Experimental da UFPR
A Universidade Federal do Paraná possui dois espaços cênicos: o Teatro da Reitoria e o TEUNI – Teatro Experimental da UFPR. O primeiro, localizado no centro de Curitiba, é um importante marco da arquitetura modernista brasileira e foi inaugurado em 17 de outubro de 1958, durante a ‘Semana de Cultura’. Com capacidade para 700 pessoas, o Teatro da Reitoria recebe, anualmente, um público de cerca de 100.000 pessoas e atende as comunidades universitária e externa. Esse teatro tem como objetivo sediar atividades oficiais da UFPR, além de oferecer uma intensa programação cultural. As atividades oficiais compreendem formaturas, assembléias, congressos, simpósios e aulas inaugurais. A programação cultural diz respeito a espetáculos, concertos e shows apresentados por relevantes grupos artísticos da Universidade e do cenário cultural brasileiro.

O Teatro Experimental da UFPR - TEUNI, por sua vez, foi criado segundo a concepção de teatro Black-Box, para abrigar exposições convencionais e não-convencionais, peças teatrais, espetáculos de dança, recitais de poesia, workshops, shows de rock ou concertos de música erudita, além de cinema e vídeo. Localizado dentro do Prédio Histórico da UFPR, na Praça Santos Andrade, esse espaço cênico tem capacidade para receber 85 pessoas, dispostas em uma platéia móvel que pode ser adaptada a distintas montagens artísticas.

Administrador
Cesar Ney Sarti

Contatos:
(41) 3360-5066
e-mail: teatro@ufpr.br
www.teatrodareitoria.ufpr.br

 


 


| PROEC - 2009 | todos os direitos reservados
| fotos acervo proec - desenvolvido por unigraf/proec - wmv

visit counter for blogspot