CoC - Vozes e Cultura na UFPR

 

Coordenadora de Cultura
Profª Dra Claudia Madruga Cunha

 

Contato:
cultura@ufpr.br
(41) 3310-2763

 

 

Por uma Universidade Aberta, Generosa e Criativa

 

“A guerra não tira da gente só o futuro, tira o passado e o próprio presente. Não sou a mesma pessoa que eu era na Síria”.
(Refugiado sírio residente em Curitiba)

 

Hospitalidade incondicional, compromisso político com a efetivação dos Direitos Fundamentais, acolhimento e reconstrução de percursos de vida são expressões que orientam e demarcam a presença da Universidade Federal do Paraná nos processos de migração e refúgio no Brasil. Ao receber a Cátedra Sérgio Vieira e Mello do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados-ACNUR, em 2013, esta Universidade aceitou o desafio de contribuir para a formulação de políticas públicas que assegurem direitos fundamentais e inserção nos estudos universitários a refugiados e migrantes, compartilhando conhecimentos e propostas com a sociedade civil e o Estado, com a finalidade de recompor existências afetadas por deslocamentos e perdas. A UFPR ousou se apresentar como um instrumento para a construção do presente, com o resgate do pertencimento e das utopias.

 

Nesse contexto político-institucional e programático se estruturaram, a partir de outubro de 2013, as ações e projetos que atualmente compõem o Programa de Extensão Política Migratória e Universidade Brasileira da UFPR. Este Programa reúne Projetos de Extensão, cujas atividades se desenvolvem em múltiplos setores da Universidade, todas com o objetivo de promover ações que se voltem a migrantes e refugiados, comprometidas com os valores da hospitalidade incondicional. As atividades de extensão têm uma abordagem interativa, dialógica e bidirecional, com aplicação de metodologias participativas, que incluem migrantes e refugiados e suas organizações, em todas as fases de atuação. (Texto: Elaine Cristina Schmitt Ragnini,José Antônio Peres Gediel eTatyana Scheila Friedrich, disponível na TOM - caderno de ensaios em https://issuu.com/tom_ufpr

 

Uma dessas ações se consolida na Campanha "Vozes e Cultura na UFPR" que visa difundir os relatos de experiências de nossos estudantes migrantes e refugiados no seu cotidiano universitário. A cada mês teremos novos vídeos e novas histórias.

 

Prof. Dr. Leandro Franklin Gorsdorf
Pró-Reitor de Extensão e Cultura da UFPR
Professor de Direitos Humanos do Núcleo de Prática Jurídica da UFPR

 

Espetáculo protagonizado por alunos do Programa Reingresso/UFPR 2018 que retrata a pluralidade de culturas, percursos, vivências e experiências dos processos migratórios e de reinserção no ensino universitário brasileiro.

 

Download

Visite a Coordenadoria de Cultura da UFPR na rede social.

Pró-Reitor:
Prof. Dr. Leandro Franklin Gorsdorf

 

Trav. Alfredo Bufren, 140 - 3º Andar
curitiba - paraná - cep:80020-240
Fone: (41) 3310-2601
Fax: (41) 3310-2607
proec@ufpr.br


Problemas e/ou sugestões para com este Site encaminhe e-mail para unigraf@ufpr.br

PROEC 1990 - 2017 © todos os direitos reservados | desenvolvido por unigraf/proec e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR