PROEC - Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR
mae - museu de arqueologia e etnologia ufpr


O Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná (MAE-UFPR), foi inaugurado em 1963 e é o primeiro museu universitário do Estado do Paraná. Sua sede expositiva está localizada no município de Paranaguá, nas instalações do prédio que abrigou o antigo Colégio dos Jesuítas, fundado em 1755. Essa edificação foi tombada pelo Instituito do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1938 e transferida  para a guarda da UFPR em 1958.

 

O MAE é um museu multilocalizado; além do espaço museológico em Paranaguá, existem dois outros em Curitiba:  a Reserva Técnica, instalada no Campus Cabral, e uma Sala Didático Expositiva, localizada no Prédio Histórico Central da UFPR. O acervo do museu é composto por artefatos coletados em pesquisas arqueológicas e etnográficas, principalmente do Paraná, daí sua grande importância para a compreensão da história do Estado. Atualmente possui um acervo de aproximadamente 80.000 peças, divididas em quatro grandes coleções: Arqueologia, Cultura Popular, Etnologia e Documentação Sonora, Visual e Textual.

 

Confira a agenda do MAE aqui

 

USO DOS ESPAÇOS DE SOCIABILIDADE DO MAE

 

O Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR possui em Paranaguá espaços de sociabilidade que podem ser utilizados para eventos, tais como formaturas, reuniões, workshops, seminários, palestras, cursos, oficinas e espetáculos.

 

Os espaços de sociabilidade correspondem ao Auditório (com capacidade de até 120 pessoas), o Claustro (Pátio Interno, capacidade de público de 100 pessoas) e o Deck externo do museu (com capacidade de público de 50 pessoas).

 

A solicitação de uso desses espaços deve ser encaminhada à Secretaria da Sede Histórica do MAE em Paranaguá, e seguir os procedimentos regulamentados pela  Resolução 15/13  do Conselho de Planejamento e Administração da Universidade Federal do Paraná – COPLAD.

 

Segue abaixo o link para leitura da Resolução, bem como instruções de pagamento da locação, que é feita via GRU:

 

Curitiba 08 de agosto de 2018

 

Resolução Nº 15/13-COPLAD download
Instruções para preenchimento da GRU download
GRU - Guia de Recolhimento da União (modelo) download

 

Visite o MAE nas redes sociais.

Pró-Reitor:
Prof. Dr. Leandro Franklin Gorsdorf

 

Trav. Alfredo Bufren, 140 - 3º Andar
curitiba - paraná - cep:80020-240
Fone: (41) 3310-2601
Fax: (41) 3310-2607
proec@ufpr.br


Problemas e/ou sugestões para com este Site encaminhe e-mail para unigraf@ufpr.br

PROEC 1990 - 2017 © todos os direitos reservados | desenvolvido por unigraf/proec e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR