Cps - programas e projetos

Coordenador de Políticas Sociais

Prof. Leandro Franklin Gorsdorf

Contato:
cps@ufpr.br
(41) 3310-2619

 

A Coordenadoria de Políticas Sociais - CPS tem por objetivo articular, coordenar e apoiar ações institucionais de extensão que tenham sua origem em demandas sociais e estejam em consonância aos objetivos institucionais da UFPR.
As ações desenvolvidas pela CPS têm caráter dialógico em relação ao público externo à UFPR, como movimentos sociais, grupos, associações e sociedade civil em geral, bem como na interação com o público interno da comunidade acadêmica, ou seja, docentes, técnicos administrativos e estudantes.
A proposição de novos direitos e de novas políticas sociais deve ser fruto da parceria entre conhecimento acadêmico e popular, entre as práticas de ensino, pesquisa e extensão e as ações sociais da sociedade civil. O papel da Universidade deve ser pensado no contexto de afirmação de direitos e do reconhecimento dos sujeitos desses direitos como interlocutores para a construção de um pensamento crítico.
Por essa razão, é imprescindível pensar a ação institucional extensionista em conjunto com os movimentos sociais, estabelecendo o diálogo e a atitude cidadã em nossa comunidade acadêmica.

 

Uma das ações da CPS é realizar este levantamento acerca das ações extensionistas vinculadas a movimentos sociais, entidades da sociedade civil, associações, comunidades na UFPR.

Entre os meses de maio e junho será realizado evento estadual para debater a Universidade, Extensão e Sociedade Civil para apresentação deste diagnóstico e discussão sobre propostas que visem aprofundar esta cooperação. Contará com presença de docentes, discentes e representantes da sociedade civil.

 

 

Para cada programa/projeto deverá ser preenchido um formulário específico.

PROGRAMAS E PROJETOS
Os projetos e programas institucionais que atendem demandas sociais e que fazem parte da CPS são coordenados por docentes e/ou técnicos da UFPR, com participação de estudantes e da comunidade externa, de acordo com a Resolução 72/11 – CEPE, que dispõe sobre as Atividades de Extensão na Universidade Federal do Paraná.

Caso você queira ser proponente, contribuir ou participar dos projetos e programas da CPS, entre em contato conosco por e-mail: cps@ufpr.br


Atualmente fazem parte da CPS os seguintes programas e projetos:

 

INCUBADORA TECNOLOGICA DE COOPERATIVAS POPULARES

A Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares da Universidade Federal do Paraná – ITCP/UFPR se caracteriza como um programa de educação, extensão e pesquisa universitária.
Este programa foi concebido em junho de 1998 por um grupo de professores da UFPR que participou do Seminário Nacional de Divulgação de Incubadoras de Cooperativas promovido pela COPPE / UFRJ. Em julho do mesmo ano, ocorreu a formalização de um Termo de Cooperação Técnica entre a Universidade Federal do Paraná e a Universidade Federal do Rio de Janeiro.
A possibilidade de aprofundar no plano teórico as questões decorrentes da extensão universitária permitiu a ampliação e qualificação de estudos comprometidos com a afirmação da cidadania em movimentos sociais, sindicatos, associações de moradores e outras formas de organizações coletivas. Por meio da economia solidária, do cooperativismo e de outras formas autogestionárias, essas organizações, em parceria com a ITCP/UFPR, buscam a constituição de espaços de reflexão e articulação que permitam a superação dos problemas decorrentes da exclusão social, precarização das relações de trabalho e escassez da renda.
Neste sentido, a ITCP constituída como programa de extensão, estreitou a atuação da Universidade em relação aos movimentos sociais e organizações comunitárias e passou a atuar em conjunto com o Governo do Estado do Paraná e diversos municípios.
Atualmente, a ITCP/UFPR trabalha com o objetivo de oferecer apoio e orientação técnica e científica, no processo de consolidação e organização de grupos populares e empreendimentos cooperativos ou associativos de pequeno porte, envolvendo o trabalho de técnicos, professores orientadores e alunos bolsistas em nível de graduação, mestrado e doutorado.
Como consequência desse panorama, a proposta metodológica de atuação da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP/UFPR permanece amparada nos eixos do ensino, da pesquisa e da extensão universitária.
Maiores Informações no site:
http://www.itcp.ufpr.br/

UNIVERSIDADE DA MATURIDADE

A Universidade Aberta da Maturidade (UAM) é um projeto de extensão destinado a pessoas com mais de 55 anos e tem como diretriz valorizar socialmente o idoso. Seu principal objetivo é contribuir para a promoção da qualidade de vida e do desenvolvimento cultural e social dos participantes envolvidos nas atividades.
O projeto prevê atividades educativas diversas, constituindo-se em um espaço de exercício e construção de diálogos entre os participantes e a comunidade acadêmica. Tem como base os seguintes temas centrais: inclusão digital, direito do idoso, saúde do idoso, atividades corporais, meio ambiente, gerontologia, arte e cultura.

 

Maiores Informações:
http://www.uam.ufpr.br/

NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE MOBILIDADE

O Núcleo Interdisciplinar em Mobilidade (NIMOB), constitui-se num laboratório interdisciplinar de desenvolvimento de Ensino, Pesquisa e Extensão com foco na Mobilidade, entendida em seu sentido amplo, que ampara o direito de ir e vir, determinado pela Constituição brasileira.
Participam do NIMOB professores e técnicos de diferentes áreas, com o intuito de integrar e permitir o intercâmbio de conhecimentos, viabilizando a sinergia interdisciplinar, necessária para a compreensão integrada das questões afetas à mobilidade.
O NIMOB caracteriza-se por ser um espaço acadêmico de formação e intervenção viabilizadas por projetos e ações entre seus integrantes e em intercâmbio nacional e internacional.
As ações do NIMOB pretendem fortalecer parcerias com a sociedade civil organizada em entidades privadas e com o poder público nos níveis municipal, estadual e federal bem como com entidades de ensino nacionais e internacionais e grupos de pesquisa já consolidados.
Objetivos:
1.         Incentivar parcerias, intercâmbios e diálogos entre áreas de conhecimentos, setores público e privado, sociedade civil e instituições de ensino nacionais e internacionais;
2.         Fomentar e privilegiar pesquisas e intervenções sobre Mobilidade, considerando as interfaces com diferentes áreas de conhecimento;
3.         Fundamentar atividades de ensino, pesquisa e extensão, abordando a Mobilidade;
4.         Fortalecer e expandir o Programa Institucional CICLOVIDA (informações: ciclovida@ufpr.br).

Atividades:
As atividades do NIMOB, estão concentradas em três grupos:
1.         Reuniões de articulação com representantes de órgãos oficiais dos três poderes, nos níveis municipal, estadual e federal; com a Sociedade Civil, através de ONG’s, OSCIP’s, Associações comunitárias, Empresas Privadas, escolas e universidades.
2. Incentivo ao desenvolvimento de pesquisas e ações de divulgação que evidenciem a educação de trânsito e os benefícios da mobilidade sustentável. Elaboração de projetos que viabilizem a implantação de infraestrutura cicloviária nos campi da UFPR e no seu entorno. Inclusão curricular do tema em cursos de graduação e pós-graduação da UFPR.
3. Submissão do Programa Ciclovida e dos projetos vinculados ao NIMOB a Editais Públicos de financiamento de projetos sociais, e a outras formas de financiamento à pesquisa e à extensão, eventualmente disponíveis, além da articulação com demais entidades públicas ou privadas para financiamento de projetos específicos.


Maiores informações:
José Carlos Assunção Belotto
Telefone: (41) 99264096
e-mail:
belotto@ufpr.br

REDE DIV@
A Rede de Diversidade Sexual e Gênero da UFPR - Rede Div@ é resultado da demanda de organizações LGBT junto à UFPR tendo em vista o contexto de violência e negação de direitos para a população LGBT. Tem por objetivo geral o enfrentamento das violências e do preconceito contra as pessoas LGBT, no âmbito universitário e da sociedade em geral.


Maiores informações:

Maria Rita de Assis Cesar

Telefone: (41) 33605149

e-mail: mritacesar@ufpr.br

POLÍTICA MIGRATÓRIA E UNIVERSIDADE BRASILEIRA
O programa de extensão Política Migratória e Universidade Brasileira, em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, pretende participar criticamente das propostas que objetivem a regulamentação da condição do migrante, buscando seu desenvolvimento pessoal e o desenvolvimento regional, econômico, social.


Maiores informações:

Jose Antonio Peres Gediel

Telefone: (41) 33102690

e-mail: gediel@ufpr.br

CENTRO DE REGIONAL DE REFERÊNCIA DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ – CRR
A implantação de um CRR na UFPR propicia condições técnicas para o desenvolvimento de intervenções urgentes no campo da Saúde Pública, da Assistência e Justiça Social, da Segurança Pública, da Pedagogia Social e da Educação voltadas para o atendimento amplo dos envolvidos na prevenção e no cuidado dos problemas relacionados ao uso de drogas, seja na formação inicial e permanente para prevenção e intervenção, seja na formação de pesquisadores na temática das políticas sobre drogas e suas interfaces com outras políticas.
O desenvolvimento de pesquisas na área fornecerá subsídios para políticas públicas voltadas para o enfrentamento do uso prejudicial de substâncias psicoativas bem como construirá de forma dialógica com trabalhadores e gestores, os conteúdos e métodos de aprendizagem relacionados ao tema.
O Centro de Referência (CRR) foi criado dentro do formato de Núcleo Integrado de Pesquisa, Ensino e Extensão.

 

Maiores informações:

Maria Virginia Filomena Cremasco

Telefone: (41) 33102619

e-mail: crr@ufpr.br

Saiba mais sobre o CRR aqui

DIVERSIDADE E DIREITOS CULTURAIS
O projeto Diversidade e Direitos Culturais tem por proposta empoderar sujeitos a partir do debate sobre políticas públicas para cultura como garantia de direito humano a cultura. Seus objetivos específicos são: a instituição da discussão a partir da cultura, a ampliação do debate sobre diversidade religiosa e suas práticas na UFPR, a constituição de mesa de diálogo permanente com os representantes das mais diversas designações religiosas dentro da UFPR, a organização de ações culturais-acadêmicas voltadas ao público interno e externo para o envolvimento das diversas religiosidades, a proposição de um espaço contínuo de ações junto a comunidade de Antonina a partir do eixo da cultura e dos direitos, o apoio a ações da comunidade de Antonina com a UFPR e os seus projetos de extensão e a contribuição com atividades que fortaleçam a comunidade no seu auto reconhecimento como sujeitos de cultura e de direitos.


Maiores informações:

Ronaldo de Oliveira Correa

Telefone: (41) 33102607

e-mail: rcorrea@ufpr.br

informes

 

SELEÇÃO DO MÓDULO 4 DO CENTRO REGIONAL DE REFERÊNCIA PARA FORMAÇÃO EM POLÍTICAS SOBRE DROGAS DA UFPR

Visite a Coordenadoria de Políticas Sociais da UFPR na rede social.

Pró-Reitor:
Prof. Dr. Leandro Franklin Gorsdorf

Trav. Alfredo Bufren, 140 - 3º Andar
curitiba - paraná - cep:80020-240
Fone: (41) 3310-2601
Fax: (41) 3310-2607
proec@ufpr.br


Problemas e/ou sugestões para com este Site encaminhe e-mail para unigraf@ufpr.br

PROEC 1990 - 2016 © todos os direitos reservados | desenvolvido por unigraf/proec - wmv