trabalhos

2023

2022

2021

2020

2019

 

04 de dezembro de 2020

MANIFESTO.1 (videoperformance)

 

Sinopse/Release:

Desde de 2020, seguindo as normas e diretrizes sanitárias de combate à pandemia da COVID-19, a CIA promove oficinais e processos criativos de modo remoto através de encontros semanais por videoconferência e produções em vídeo realizadas diretamente de nossas casas. Em junho deste ano 2021, a CIA debruçou-se sobre a leitura, tradução e reflexão do poema I Want a Dyke for President, de Zoe Leonard (EUA). A obra carta foi escrita em 1992 inspirada no anúncio da campanha presidencial de Eileen Myles. As palavras de Zoe seguem atuais ao confrontarem a dominação de candidaturas cis-hétero-masculina-branca aos principais cargos de poder, reflexo de um projeto de extermínio e morte que atualizam-se nos últimos tempos reforçando necropolíticas e apagamentos de existências não obedientes à cisheteronorma, ao fascismo institucional e afetivo.

Para participação na programação do Mês do Orgulho LGBTQIA+ da UFPR, a Companhia partilhou o vídeo MANIFESTO.1, um projeto revisão do poema de Zoe Leonard, cujo texto fora relido e atualizado pelo elenco a partir da inserção de debates, termos e olhares para as dissidências de gênero, sexualidade e étnico-raciais que compõem nosso elenco, colocando em questão e recusa às principais esferas de poderes políticos coloniais, racistas, elitistas, denunciando os projetos de cerceamentos e silenciamentos institucionalizados em nosso país. Para a produção do vídeo, cada ume des 20 integrantes da CIA, composto em sua maioria por pessoas LGBTI, propuserem reescritas a partir do poema original, posteriormente transcriadas num único texto findo após debate entre elenco e direção sobre a proposta final que melhor contemplaria nossas reivindicações, a partir de nossas diferenças e diversidade em convívio na Companhia, e que poderiam traduzir uma paisagem de futuro pela projeção da diversidade de vozes, corpos e/em espaços de poder.

MANIFESTO.1 é antes um sonho em fúria, um desejo que ganha corpo à medida que repensa linguagem e narrativa, tencionando nossas imagens de presente e futuro, habitando esse lugar de revolta e luta pela vida. A todes nós estudantes, servidories e agentes de criação e ação no contexto universitário, potências LGBTQIA+ em movimento de criação, às pessoas que aqui resistiram antes de nós, às que agora agem apesar do agora, agem porque sonham e não negociam suas existências, estamos por àquelas que aqui seguirão lutando por garantias irrestritas, pelo direito ao conhecimento, acesso, a fala, à criação e a circulação de nossos saberes. Fazer da Universidade pública um espaço de insurgências, onde as diferenças LGBTQIA+ sigam criando fissuras, tornando possíveis novas e outras existências.

 

“sou a palavra do corpo de um futuro possível / sou as mãos da criação em fúria na encruzilhada sul do mundo / a revolta a solta, a revolta a viva voz / giro, esconjuro, gongo, grito /ofereço, recuso, arraso, não esqueço / sou a matéria do sonho que não adormece / a imagem viva do livramento / a tormenta, a promessa, a ternura, a pressa, a fissura, a cura nítida e escura da paisagem do poder / não tarda, mirando daqui dá pra ver / ouvirá:”

 

 

 

Postagem pública e de classificação livre pelo canal do YouTube.

Link - youtube

 

 

 

Ficha Técnica:

Texto e presenças em vídeo: andrê francisconi, brigtty zelinski, donna bagos, juliana janeiro, joã klüber, karime limeira, maria veloso, mariana carreta, majo farias, marlon roger, patrícia ressureição, rafael lorran, romário nascimento, rúbia rodrigues,  siamese, silvester neto, solaris, victor oliver, yasmin mena, willa thomas.
Direção: rafael lorran.
Edição de áudio: donna bagos e leonardo gumiero.
Edição de vídeo: orestes jorge e donna bagos.
Apoio captações: solaris, aguzta, stephane bacelar, josé cosmo, luana rodrigues, orestes jorge, carolina santana.
Canção: throughout the madness, stay strong (Sons of Kemet)

Arte gráfica: rodrigo queiroz

Companhia de Teatro da UFPR

Rua XV de Novembro, 695 | 3º andar

Centro | Curitiba | Paraná

ciadeteatro@ufpr.br – 41-3310-2736

 

Atendimento:

Das 9h às 18h

Secretário: Marco Vasconcellos

Ensaios da Companhia:

Segunda à Quinta das 19h às 22h

 

Companhia de Teatro da UFPR | 2019 - Hospedado pelo CCE - Centro de Computação Eletrônica da UFPR - desenvolvido por unigraf/proec - wmv