ACESSIBILIDADE | Alto Contraste | Cores Normais

OFICINAS adulto - 14 a 19 de julho de 2017


Oficinas para a cidade de ANTONINA

teatro - Revista Teatral (Cabaré-Brazil) – Esquetes, Improvisação e Cenas Político-Cômicas - ANTONINA

 

esgotada


A partir de improvisações, serão elaborados cenas e esquetes para serem apresentadas no final da oficina sob a forma de uma revista teatral. Os alunos terão contato com os elementos técnicos de um espetáculo, como sonoplastia, iluminação, roteiro cênico, etc. Reportagens e assuntos da atualidade, vindo de suportes como: TV, jornais, revistas, internet, etc., servirão de fonte criativa para as improvisações. Os participantes poderão trazer elementos que contribuirão na construção das cenas, como paródias, textos ou músicas, por exemplo.


Ministrante: Fábio Kinas /PR
Realiza intervenções colaborativas nas quais o público ocupa o centro do dispositivo artístico. De 2013 a 2016 lecionou teoria e prática teatral no curso de Artes Cênicas da Universidade do Franco- Condado da França (Université de Franche-Comté). Fábio Kinas fez mestrado em Artes da Cena e do Espetáculo na Universidade de Paris VIII e especializou-se em Arte, Dança e Performance na Universidade de Besançon, França. No Brasil, graduou-se na Faculdade de Artes do Paraná.

 

Horário: das 14h às 18h
Local: Colégio Estadual Moysés Lupion / Antonina
Número de Vagas: 25 vagas
Material do aluno: Roupas confortáveis; Água para consumo próprio.
Pré-requisitos: Idade mínima 15 anos

 

inscreva-se aqui

 

dança - Soltinho e Sertanejo: Uma Simbiose entre a Música e as Danças a Dois - ANTONINA


Abordará os fundamentos iniciais de dois gêneros populares brasileiros da dança a dois: o soltinho e o sertanejo, abordando a essência e repertório inicial de cada um deles. Sua riqueza e diversidade musical de exploração, com foco na prática social e suas possíveis conexões e intersecções.


Ministrantes: Ana de Andrade/PR e Luiz Dalazen/PR
Ana Paula Quirino de Andrade é educadora física, professora, dançarina e coreógrafa, iniciou seus estudos em Dança de salão em 2001. Professora de Dança na Prefeitura Municipal de Pinhais e núcleos escolares da Região Metropolitana. Especialista em Personal Training e Pilates utiliza os princípios do Método Pilates para aprimorar a qualidade da execução e compreensão da arte da dança para casais e na prevenção ergonômica, fortalecimento postural e composição corporal no aprendizado dos movimentos da dança.
Luiz Dalazen é professor, dançarino, coreógrafo e artista da dança há mais de quinze anos estudando e divulgando a Arte das Danças a Dois. Especialista em Teoria e Movimento da Dança e Mestre em Educação pela UFPR. Seu estudo é focado na pesquisa da essência das Danças de Salão, quanto prática social, e o processo de transposição coreográfica dos movimentos quando eles se transformam em um produto artístico.

 

Horário: das 14h às 18h
Local: Hotel Camboa / Antonina
Número de Vagas: 40 vagas
Material do Aluno: Água para consumo próprio.
Pré-requisito: Idade Mínima 14 anos

 

inscreva-se aqui

 

artes visuais - EtnoFOTOcaiçara - ANTONINA

 

esgotada

 

Sendo o Universo Caiçara um grande livro, a Baía de Antonina teria um capítulo especial. Do portinho ao Trapiche; Feira Mar e Prainha; Igreja Matriz e São Benedito; Ponta da Pita e do Felix e Rio do Nunes e Pico Paraná, se destacam através das artes visuais.  Fotografias, como forma de comunicação, contam histórias. A Antropologia Visual e a Etnografia qualificam essas narrativas.  A união da técnica fotográfica com o método etnográfico produz uma leitura singular das relações sociais, pois imprime na imagem, paisagem, contexto e formas humanas e não humanas, que são compreensões da realidade. A oficina EtnoFOTOcaiçara propõem-se a trabalhar estas dimensões do conhecimento, trabalhando com a metodologia reflexão (produção, análise da produção) em que os alunos, virgulas, com diferentes experiências formativas e etárias, trabalharão coletivamente. Aulas teóricas interativas e visitas práticas à campo na cidade de Antonina, compõe a proposta desta oficina. Afinal, o universo caiçara é tão rico que propicia que sua história também seja vista por meio de imagens fotográficas e reflexões textuais.


Ministrante: Flávio Rocha/PR e Simone Frigo/PR
Flávio Rocha é fotógrafo e documentarista tendo como foco reflexões teatrais, artes visuais, música, e culturas populares e populações tradicionais. Mestre em imagem e Som pela UFSCAR, especialista em Comunicação e Semiótica pela PUC/PR e graduação em História pela UFPR.
Simone Frigo é doutoranda em Antropologia Social pela UFSC, graduada em Ciências Sociais e mestre em Antropologia Social pela UFPR.

 

Horário: das 14h às 18h
Local: Colégio Estadual de Educação Profissional Doutor Brasílio Machado / Antonina
Número de Vagas: 25 vagas
Material do Aluno: Água para consumo próprio; Celular com câmera e/ ou câmera fotográfica digital; 1 caneta esferográfica azul; ;1 caneta esferográfica preta; 1 bloco para anotações
Pré-Requisitos: Idade Mínima 16 anos.

 

inscreva-se aqui

 

artes visuais - Oficina de Arte de Almofadas Divertidas e Históricas - ANTONINA


A oficina busca resgatar a arte da costura em algodão cru com agulha e fio de pesponto para cada aluno poder contar uma história através da arte do desenho e pintura no pano. A almofada será o suporte escolhido, atrela para a criatividade tomar asas na história de cada um. Através da costura e da pintura, do fazer com as mãos uma peça de arte para a casa. A oficina propõe o resgate da memória e da criatividade da população. O uso dos materiais, a tinta e a simplicidade do fazer um artefato em grupo com materiais muito simples. Com o tema dos pescadores, folclore, carnaval de Antonina e as paisagens do litoral nesta proposta. O efeito da tinta no algodão cria um efeito rústico e muito bonito. Uma oficina divertida, lúdica e que busca o cooperativismo das pessoas, união e também uma forma de incentivo e geração de renda!


Ministrante: Karen Tortato/PR
Artista plástica formada em Gravura na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Ilustradora por vocação e Designer Gráfico de profissão há 23 anos, tendo trabalho nas maiores e principais agências de publicidade de Curitiba e também São Paulo. Oficineira de Artes para crianças em um projeto onde cada criança faz seu brinquedo com materiais recicláveis. Bonequeira. Faz diversos personagens, tendo executado a boneca de Maria Águeda, uma personalidade histórica paranaense que teve uma exposição na Casa Romário Martins e também do artista paranaense Alfredo Andersen para o museu de seu nome.

 

Horário: das 14h às 18h
Local: Salão Paroquial da Igreja São João Batista / Antonina
Número de Vagas: 25 vagas
Material do Aluno: Água para consumo próprio; 1 régua ou 1 fita métrica, 1 rolo de fio de nylon fino; 1 lápis 4B; 2 folhas de papel carbono amarelo; 1 pincel pequeno; 1 pincel médio; 1 pincel grande; 1 caneta de tecido cor preta; 1 tesoura de tecido afiada; agulhas grandes variadas.
Pré-Requisitos: Gostar de desenho, pintura e saber manejar tesoura e agulhas.

 

inscreva-se aqui

 

artes visuais - Expedição ao Planeta Antonina

 

esgotada


Viva a experiência de ser um cientista e explore através da arte o Planeta Antonino. A oficina propõe a produção de colares em cerâmica plástica, através da exploração e registro da paisagem natural, arquitetônica e simbólica de Antonina.


Ministrantes: Marcel Fernandes/PR e André Serafim/PR
Marcel Fernandes é artista visual e poeta, desenvolve uma pesquisa visual sobre a relação entre realidade e ficção, permeando as artes visuais e a literatura. Foi selecionado para o IV Fórum Latino-Americano de Fotografia, em São Paulo; Begira Photo Festival, em Durango/Espanha, Bienal Internacional de Fotografía y Artes Audiovisuales de Jaén/Espanha, entre outras exposições e festivais.
André Serafim é artista visual e pesquisador. É graduado em Artes pela UFPR, desenvolve obras que mesclam cinema, desenho, fotografia e música eletrônica. Participou da Exhibition of Brazilian Art, Saint-Petersburg/Russi; recebeu o Prêmio Governo do Estado do Paraná, na Mostra Regional de Artes Visuais/2009; Prêmio no III Salão de Artes de Paranaguá, entre outros prêmios e exposições.

 

Horário: Das 14h às 18h
Local: Colégio Estadual Moysés Lupion / Antonina
Número de Vagas: 20
Material do Aluno: Água para consumo próprio; 1 Lápis para desenho; 1 caneta azul ou preta; 1 pincel macio pequeno.

 

inscreva-se aqui

 

música/dança - Ìlù, Orin, Ijó Meios de Ensino Aprendizagem e Partilha de Informação no Candomblé - ANTONINA


Partilhas de informação nos toques, cânticos e dança da cultura afro-brasileira. A resistência da tradicionalidade em meio à diáspora africana no Brasil. Toques, cânticos e a dança como veículos de informação, permanência e produção de conhecimento.


Ministrante: Pedro Almeida
Diretor de produção e artística, coreógrafo, criador intérprete,, professor e Designer de Dança. Bacharel e Licenciado em Dança pela UNESPAR Campus II Faculdade de Artes do Paraná. DRT - 0011353/SC. Pesquisa Dança a mais de 18 anos, estuda atualmente as relações de Design e Sistema para criação em Dança.
Pedro Almeida é adepto há 22 anos e professa a religião do Candomblé na condição de Babalorisa e pertence a comunidade do Ile Alaketu Ijoba bayo Asé Aira sediado na cidade de São Paulo.

 

Horário: das 14h às 18h
Local: Colégio Estadual Moysés Lupion / Antonina
Número de Vagas: 30 vagas
Material do Aluno: Roupas confortáveis; Água para consumo próprio.

 

inscreva-se aqui

 

outros - Alimentação Baseada em Plantas - ANTONINA

 

esgotada


Uma oficina de culinária saudável explicando os benefícios da alimentação baseada em plantas. A técnica dos seis sabores para tornar esta forma de alimentação uma experiência gourmet. Paladar, saciedade, digestibilidade e metabolismo em sintonia.


Ministrantes: Dr. Alberto Gonzalez/SP
Médico cirurgião formado pela Universidade de Brasília, com mestrado e doutorado pelo instituto de Pesquisa Cirúrgica da Universidade Ludwig Maximilian de Munique, Alemanha. Autor dos livros “Lugar de Médico é na Cozinha” e “O cirurgião Verde” (Editora Alaúde, 2017). Coordenador dos cursos de extensão Bases Fisiológicas e Bases Conscientes da Terapêutica Natural e do programa de saúde “Modelo Biogênico” em Ribeirão Grande-SP. Corpo docente do Curso de Pós-Graduação Bases da Medicina Integrativa no Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein – SP. Parceria com o Programa VitaSemente Brasil-Alemanha.

 

Horário:
15/07 - Sábado: das 8h às 12h e das 14h às 18h
16/07 - Domingo: das 8h às 12h e das 14h às 18h
17/07 - Segunda: das 8h às 12h e das 14h às 17h
Local: Ademadan / Antonina
Número de Vagas: 50
Material do Aluno: Água para consumo próprio.
Inscrições na ADEMADAN (Antonina)

 

inscreva-se aqui

 

outros - Cardboard na Economia Criativa - ANTONINA

 

esgotada


A Oficina ‘Cardboard na Economia Criativa’ objetiva desenvolver um processo criativo tendo como estrutura estratégica a criação, produção e distribuição de produtos artísticos. A Oficina vai proporcionar aos alunos o conhecimento das fases que fazem parte do empreendedorismo na Economia Criativa. Os alunos aprenderão a criar, a produzir e terão noção de distribuição do seu trabalho artístico.


Ministrantes: Tadica Veiga/PR e Helena Veiga/PR
Jeovanilda Veiga é diretora, Atriz, Bonequeira, Produtora e Figurinista. Uma das criadoras do projeto ‘O Boneco e a Sociedade’ implantado e desenvolvido durante 12 anos pela Cia dos Ventos no município de São José dos Pinhais. Atua profissionalmente desde 1990. Conselheira latina americana da Unima – União Internacional de Marionetistas – representante do Brasil.
Helena Veiga é filha de atores bonequeiros, empreendedora individual no projeto ‘O Boneco e a Sociedade’, da Cia dos Ventos (2013). Formada pela Escola Livre de Teatro no ano 2003. Prêmio Camarim: Melhor direção pelo espetáculo O Menino Que Não Se Chamava João e a Menina Que Não Se Chamava Maria (2006). Melhor Atriz pelos espetáculos As Grandes Previsões de Uma Pequena Cartomante e Canções de Cecília Meireles. Prêmio Camarim: Melhor Atriz pelo espetáculo Macbeth (2008). Prêmio Pinheiro do Paraná – Poesia 1º Lugar.

 

Horário: das 14h às 18h
Local: Garagem da Cultura / Antonina
Número de Vagas: 20
Material do Aluno: Água para consumo próprio.

 

inscreva-se aqui

voltar ao topo ^

 

Realização:

Patrocinadores:


Apoio:

 

Parceria Institucional:

 

27º Festival de Inverno da UFPR
14 a 19 de julho de 2017
Uma iniciatida da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR
1991 - 2017 © PROEC - UFPR - Todos os Direitos reservados
desenvolvido por unigraf/proec - wmv