atividades paralelas

 

As atividades paralelas são ações realizadas como parceiros que apoiam a realização do 29º Festival de Inverno da UFPR e acontecem simultaneamente aos Workshops e Apresentações artísticas. Todas atividades paralelas são gratuitas, abertas ao público e compreendem nas seguintes atividades:

 

O terreno baldio

Com o intuito integrar a programação do 29º Festival de Inverno da UFPR e de fomentar a arte e a cultura em Antonina, a Livraria da Barca apresenta o espetáculo:   O terreno baldio - do Grupo Olho rasteiro. Criado em 2014, o grupo tem como estudo o Teatro de Rua e o Teatro em espaços alternativos e suas diversas possibilidades.

 

 

Local: Frente a Livraria da Barca – Rua Dr. Rebouças, 137
Horário: 15h30
Classificação Livre

 

 

BiblioSesc

A construção de uma sociedade leitora é um desafio permanente que só pode ser superado a partir de ações de acesso ao livro e da formação do leitor. Partindo dessa ideia, a BiblioSesc - Unidade Móvel de Biblioteca - promove o acesso ao livro por meio do acervo itinerante, que circula em municípios paranaenses. Na necessidade de ampliar os serviços de bibliotecas fixas, a BiblioSesc promove a leitura e a ludicidade oferecendo ao público obras clássicas e contemporâneas, bem como ações culturais que buscam aproximar o público do universo da literatura.

 

 

A programação de atendimento do caminhão BiblioSesc será:

 

19 a 21 de julho

Manhã: 10h Oficina Infantil
Tarde: 15h Contação de Histórias

Local: Praça Coronel Macedo

 

 

Canteiro Aberto

O programa canteiro aberto parte do princípio de abertura dos canteiros de obras da Construtora Biapó para visitação pública restauração do Armazém Macedo e seu barracão anexo, um patrimônio histórico importante que será consolidado como espaço de convivência, conhecimento e lazer.
A ideia é envolver a comunidade no processo de restauro por meio da visitação do local durante a obra, tornando públicas as ações e decisões. As entradas para a visitação são sempre gratuitas.
Diante do conceito de que restaurar monumentos históricos significa fazer reviver à comunidade seu passado e sua autoestima, a abertura do canteiro de obras para o público permite que o visitante tenha a oportunidade de vivenciar o processo de recuperação do bem edificado.

 

 

20 de julho
Local: Canteiros de Obras do Armazém Macedo

Manhã: Grupo 01 (25 pessoas) – 10h Visita Guiada

 

Inscrição manhã


Tarde:Grupo 02 (25 pessoas) – 14h
Visita Guiada

 

Inscrição tarde


Obs.: Das 11h00 as 14h00 o canteiro estará aberto para visitação pública (não guiada)

 

 

A praça é lugar de brincar!

Jogos e brincadeiras para todas as idades, realizadas pelo GEPLEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço Lazer e Cidade. O projeto visa a apropriação do espaço público através de experiências lúdicas na área do lazer. Brincadeiras tradicionais e contemporâneas, jogos de chão e de tabuleiro, e muito mais!

As atividades buscam refletir acerca das práticas corporais e temas transversais, relacionando-os com as questões emergentes do cotidiano. Sendo assim, nosso objetivo no Festival de Antonina é promover um planejamento dentro da perspectiva crítica do lazer-educação, que contemple uma prática do lazer de forma reflexiva, criativa, lúdica e transformadora, mas também uma melhor capacitação formação dos futuros professores de educação física, possibilitando a reflexão de suas próprias ações e a oportunidade para vislumbrarem novas formas de intervenções. Uma oportunidade para as crianças e pais, participarem de atividades de lazer e recreação na perspectiva crítica da arte-educação, que contempla intervenções lúdicas de forma prática e reflexiva.

 

 

19 a 21 de julho

Horário: 14h às 17h

Local: Praça Coronel Macedo

 

 

Cicloturismo – Descida da estrada da Graciosa

Programa Ciclovida: Curitiba X Antonina
Há mais de 10 anos o Programa de Extensão Ciclovida desenvolve um calendário de Cicloturismo, sendo a etapa Curitiba-Antonina na ocasião do Festival de Inverno da UFPR, o mais tradicional destes passeios reunindo normalmente mais de 100 ciclistas.

 

 

20 de julho (sábado)
Saída Curitiba: Assufepar - R. Carlos Pradi, 18 - Jardim das Américas, Curitiba – PR, às 6h30
Saída de Antonina: Praça Coronel Macedo, às 16h

 

 

DESENREDO
Crível? Incrível? Quem ainda encontra pessoas que saibam contar as histórias da cidade? 
Com o intuito integrar a programação do 29º Festival de Inverno da UFPR, o Iphan promoverá duas vivências cênicas durante o Festival de Inverno cujos roteiros estarão entrelaçados às histórias dos moradores de Antonina.
A atividade consiste em uma caminhada pelas ruas da cidade com a apresentação de breves cenas criadas a partir das histórias contadas de boa em boca, ao pé do ouvido, nas ruas do centro histórico, nas praças, no mercado, no trapiche, na farmácia ou no Jekiti.
Convidamos todos a participarem desse desenredo, a descobrirem e se perderem nos lugares de memória dos antoninenses. 



19 de julho às 10h - Saída da Estação Ferroviária
20 de julho às 16h - Saída do Trapiche
Duração: 60 minutos


Em caso de mau tempo, o roteiro pode sofrer alterações ou ser remarcado para outra data.

 

 

mago das bolhas
O trabalho lúdico e social realizado pelo Mago das Bolhas será apresentado durante o Festival de Inverno da UFPR.
Celso Luiz Johnsson tem um trabalho feito com mensagens positivas e bolhas de sabão, para os dias atuais bem como para o futuro.



19 de julho às 14h - Praça Coronel Macedo
20 de julho às 17h - Praça Coronel Macedo
Duração: 60 minutos


Em caso de mau tempo, o roteiro pode sofrer alterações ou ser remarcado para outra data.

 

voltar ao topo ^

 

Realização

 

Patrocínio

 

 

Parcerias Institucionais

 

Apoio