apresentação programação espetáculos minicursos atividades paralelas memórias exposição virtual equipe
memória

Hoje, nossa memória do Festival de Inverno da UFPR remonta a 2015. Nesse ano foi lançada a primeira edição do TOM Caderno de Ensaios, tendo como tema central o próprio Festival.

Nesse número, os Festivais de Cultura são o eixo que articula as diferentes visões sobre a diversidade cultural - eles atuam como mediações entre as práticas culturais e artísticas e o acesso aos direitos culturais. Essa proposta buscou prestar uma homenagem ao Festival de Inverno, que completava então 25 anos de existência. Confira a íntegra dessa edição do TOM em https://issuu.com/tom_ufpr/docs/tom1.

E não esqueça: se essa leitura despertar memórias e lembranças do Festival, compartilhe elas com a gente usando a #festivaldeinverno30anos !

#festivaldeinvernoufpr #tbt

 

Em 1993, ocorria a 3a edição do Festival, entre os dias 3 e 10 de julho, que teve nomes como Osvaldo Montenegro e Renato Borghetti entre as atrações.

Foto: Genésio Siqueira Júnior

Na imagem, um registro do show de encerramento, com o grupo MPB4. E vc, Estava lá? Lembra desse show? E que outros momentos ficaram marcados na memória? Compartilha com a gente usando a #festivaldeinverno30anos

#festivaldeinvernoufpr #tbt

 

Continuando o resgate da memória do Festival de Inverno, hoje trazemos o depoimento de Alexandre Rocha, designer que criou o cartaz do primeiro Festival, lá em 1991! Ele fala das lembranças de suas participações nas primeiras edições do evento.

E vcs têm histórias que gostariam de compartilhar com a gente? Então ajuda a resgatar a memória do Festival de Inverno usando a #festivaldeinverno30anos

#festivaldeinvernoufpr #tbt

 

Em julho de 1998, ocorria a 8a edição do Festival - naquele ano, o público contabilizado ultrapassou as 30 mil pessoas, entre espetáculos e atividades formativas, como oficinas e minicursos.


Foto: Rodrigo Juste Duarte

Na imagem, um registro da apresentação resultante da oficina Danças Afro-Brasileiras, ministrada por Evandro Passos, que explorou ritmos e coreografias da dança afro-brasileira e africana.

E vc, lembra dessa oficina? E que outras oficinas ficaram marcadas na memória? Compartilha com a gente usando a #festivaldeinverno30anos

#festivaldeinvernoufpr #tbt

 

Nesses 30 anos de Festival, as oficinas foram atividades marcantes para todos - desde os cidadãos capelistas até o público que descia de Curitiba até Antonina para aprender e se aperfeiçoar.


Foto: Fred Medeiros

A imagem mostra o resultado da oficina Paredes - Pintura, ministrada por Mônica Nador no 11o. Festival de Inverno, em 2001. A oficina resultou na pintura mural de uma parede externa, baseada em desenhos feitos pelos participantes, extraídos de elementos decorativos da arquitetura da cidade.

E vc, lembra dessa oficina? E que outras oficinas ficaram marcadas na memória? Compartilha com a gente usando a #festivaldeinverno30anos

#festivaldeinvernoufpr #tbt

 

Em 2003, quem fez o show de abertura do 13º Festival de Inverno da UFPR foi o genial @tomzeoficial, com o seu espetáculo Jogos de Armar. Quem aí estava nesse show? =)

Com certeza vcs tb têm lembranças bacanas desses 30 anos de Festival! Compartilhem elas com a gente, nos marcando e usando a hashtag #festivaldeinverno30anos
#festivaldeinvernoufpr


Foto: Marcio Scatrut

 

Quem conhece esse cartaz? =) Nesse aniversário de 30 anos do Festival, a Coordenadoria de Cultura propõe um resgate das histórias e das memórias de todos aqueles que, de uma forma ou de outra, ajudaram a construir esse evento.

Nas imagens, o cartaz da primeira edição do Festival, de 1991, de autoria do designer Alexandre Rocha.

 

E vcs, têm registros dessas três décadas de Festival? Compartilhem conosco suas histórias e memórias, marquem o @festivaldeinvernoufpr e usem a #festivaldeinverno30anos #festivaldeinvernoufpr