ATIVIDADES PARALELAS

As atividades paralelas são ações realizadas com parceiros que apoiam a realização da edição virtual do 31º Festival de Inverno da UFPR e acontecem simultaneamente às ações formativas - minicursos e apresentações artístico-culturais.


Todas as atividades paralelas são gratuitas, abertas ao público e de livre classificação em relação à idade.

 

Todas a imagens são de responsabilidade de seus Proponentes.

 

dia 22 |dia 23 | dia 24 | dia 25

 

 

Foto: Juliana Macedo

Exposição Virtual: Paisagens Caiçaras


Primeira edição da exposição virtual Paisagens Caiçaras, fruto de uma parceria entre os cursos de Design, Luteria e Produção Cênica da UFPR e o Iphan - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A mostra é constituída como um espaço de compartilhamento, apropriação e difusão de narrativas sonoras, imagéticas e audiovisuais sobre temas relacionados ao universo caiçara. Por meio das mais variadas poéticas, a exposição busca fomentar o diálogo entre diferentes atores sociais a respeito dos modos de ser, estar e viver no território caiçara (geográfico e simbólico) e das memórias dos coletivos caiçaras que habitam o Brasil, do litoral sul fluminense ao litoral norte de Santa Catarina.
São trabalhos e registros produzidos por pessoas de formações heterogêneas (detentores, pesquisadores, artistas, estudantes, professores, entre outros), e que foram enviados de modo colaborativo, resultando em uma experiência sensível e plural, construída por muitas mãos, como nos mutirões.


Acesse a exposição:

Catálogo da exposição:  
download

 

Exposição Virtual: Eva de Jesus – O fazimento da farinha


Como parte da programação do 31º Festival de Inverno da UFPR, está disponível no site do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (MAE-UFPR) a exposição virtual “Eva de Jesus: o fazimento da farinha”. 
As vinte e uma fotos apresentadas conjugam a força e beleza do trabalho de Dona Eva na produção de um alimento fundamental para os brasileiros, a farinha de mandioca, com o refinamento e delicadeza do olhar de Lori.


Acesse a exposição:

 

 

Exposição Virtual: Romaria Caiçara do Divino Espírito Santo


O Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (MAE-UFPR) apresenta a exposição virtual “Romaria Caiçara do Divino Espírito Santo”, como parte da programação do 31º Festival de Inverno da UFPR.
A exposição fotográfica retrata, através das imagens do fotógrafo Douglas Fróis, a Romaria do Divino Espírito Santo, tradição do catolicismo popular em que foliãs e foliões vão até a casa dos fiéis com a Bandeira do Divino e instrumentos musicais da cultura caiçara, como o adufo, a rabeca e a viola. Cantam músicas religiosas, acompanhados dos moradores da casa, que muitas vezes seguem os romeiros até a casa de outros fiéis. Ao final dos 50 dias de romaria, acontece a Festa do Divino Espírito Santo. No litoral do Paraná, a romaria percorre as comunidades caiçaras de Antonina, Paranaguá e Guaraqueçaba, bem como a Ilha do Cardoso e Cananéia, em São Paulo.


Acesse a exposição:

 

Domingo 22.08

Foto: Antônia Moura

17h - Lançamento de Podcasts produzidos pelo Coletivo de Salvaguarda do Fandango Caiçara

 

Roda de conversa aberta ao público para partilhar o processo de elaboração e gravação dos podcasts produzidos pelo Coletivo de Salvaguarda do Fandango Caiçara, com a participação dos realizadores, entrevistados e comunidade envolvida na criação. Será feita a gravação do encontro virtual para posterior veiculação e transmissão, ampliando o público dos podcasts. Divulgação na página da exposição Paisagens Caiçaras, canais do IPHAN e Festival de Inverno da UFPR em Antonina.

Para essa roda de conversa convidamos: Janaína Moscal, Leandro Diéguiz e Maurício Gonçalves Junior

 

Acesse a sala virtual:

Segunda 23.08

17h – Webinário APUFPR - Políticas de extensão cultural - desafios nas IPES

 

Discussão das razões de a extensão ser o pilar fraco do tripé ensino, pesquisa e extensão e a situação paradoxal de no momento em que a acreditação da extensão ganha mais força na discussão do planejamento de sua incorporação às grades curriculares contra a política oficial que desprestigia a universidade pública. Crítica à subordinação da cultura à extensão.

Moderador: Professor Paulo Vieira Neto - Pres. APUFPR

Debatedores: Professor Marcos Dias Coelho Coordena do GT3 - Política Cultural nas IPES - FORPROEX Sul
Professor Rodrigo Arantes Reis - Pró-reitor de Extensão e Cultura - UFPR
Professor Paulo Bracarense - Diretor Cultural da APUFPR

Inscrições de 9 a 23 de agosto

 

 

Acesse a atividade:

 

Foto: Matte’Roll

18h - Vídeo Mate sul americano - Conhecendo os principais estilos


O Festival de Inverno da UFPR abre espaço para o Matte Cultural contar um pouco da história da erva mate, o ouro verde nativo da América Subtropical. 
Quem acompanhar a ação vai conhecer os principais estilos consumidos pelo Brasil, seguido de demonstrações de variadas texturas, moagens e cores que evidenciam frescor ou maturação, além de diferenciar origens e maneiras de beneficiamento, cuidadosamente preparados em mates (cuias) distintos que revelam alguns detalhes culturais dos países ameríndios.


Acesse a atividade:

18h30 - Lançamento do Livro “Festival de Inverno da UFPR - 30 anos sobre nós”


O Livro Festival de Inverno da UFPR - 30 anos sobre nós ganha um vídeo documentário emocionante gravado no prédio histórico da UFPR, onde tudo começou e, em Antonina, a cidade histórica do litoral paranaense que há 30 anos acolhe esse que é o maior evento de extensão e cultura da UFPR.  Você vai poder acompanhar vídeo-depoimentos e histórias que marcaram essa trajetória da arte e da cultura no estado. Afinal, são três décadas descendo a Serra, reunindo pessoas de diversos lugares, das mais variadas áreas, promovendo a troca do conhecimento e potencializando as manifestações artísticas e culturais. 

São muitas histórias para contar.

É pra baixar. Pra folhear. Pra assistir!


Acesse a atividade:

Terça 24.08

16h - Lange de Morretes – Uma viagem naturalística – Entrevista com Marcos Gernet e Carlos Eduardo Belz


O Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (MAE-UFPR) apresenta uma conversa sobre sua próxima exposição “Lange de Morretes: Uma Viagem Naturalística” a ser lançada no prédio histórico do MAE-UFPR em Paranaguá com a retomada das atividades presenciais da UFPR após o tempo em que permaneceu com trabalho remoto por conta da pandemia do novo Coronavírus.
Nesta edição do #maeufprconvida, os curadores da exposição Marcos Gernet (doutorando da pós-graduação em zoologia - PPGZoo-UFPR) e Carlos Eduardo Belz (professor do Centro de Estudos do Mar da UFPR - CEM-UFPR) contam sobre um lado pouco conhecido de Frederico Lange de Morretes.
Famoso entre os paranaenses como pintor e artista plástico, Lange de Morretes também foi um importante naturalista, protagonista de diversas aventuras em trabalhos de campo, onde buscou novas espécies a serem descobertas, realizou o registro de materiais coletados e efetuou a organização de coleções. 


Acesse a atividade:

 

17h – Webinário - Antonina no contexto da Grande Reserva Mata Atlântica -benefícios em fazer parte do maior remanescente contínuo de Mata Atlântica do mundo


Antonina faz parte do maior remanescente contínuo de Mata Atlântica do planeta: a Grande Reserva Mata Atlântica. O que o município tem a ganhar como integrante dessa iniciativa que visa o reconhecimento nacional e internacional como destino turístico pautado na conservação da natureza e valorização cultural e histórica?

Trazendo essas e outras reflexões convidamos:

Patrícia Assis - Diretora executiva da Adetur Litoral
Ricardo Aguiar Borges - Coordenador da iniciativa Grande Reserva Mata Atlântica pela SPVS
Marcos Cruz Alves - Coordenador da Rede de Portais da Grande Reserva Mata Atlântica pelo IAMUQUE

Inscrições de 9 a 23 de agosto

 

Foto: Matte’Roll

18h - Vídeo experimentações artísticas com a folha da erva mate

 

Por meio desse vídeo você conhecerá as tipologias da folha da erva mate e algumas possíveis experiências e técnicas artísticas que a utilizam, veremos as possibilidades de desenhos estruturais das folhas, a fim de ressignificar e difundir a erva mate no estado. A partir disso, você poderá confeccionar carimbo da folha, direcionando sua aplicabilidade em suporte papel ou tecido. Outra possibilidade que será apresentada é a criação de tinta aquarela com pigmento natural da erva mate e, também, a criação de têmpera com o mesmo pigmento   natural.
Nossa convidada para conduzir esta atividade é a Prof.ª Doutoranda Vivian Letícia Busnardo Marques

 

Acesse a atividade:

 

19h - Exibição do documentário “A Alma do Gesto” e debate com os diretores em seguida

 

Pode um filme dar a ver e a pensar os atos criativos que constroem uma outra obra artística? Partindo desta inquietação, este filme documentário, realizado em contexto de pesquisa na Universidade Estadual do Paraná, registra e reflete o processo de criação da Téssera Companhia de Dança da UFPR para o espetáculo Black Dog, cuja concepção coreográfica foi inspirada nas dores emocionais ligadas à depressão. 

Inscrições de 9 a 24 de agosto

Link de inscrições:

 

Assista ao trailer: 

Quarta 25.08

16h – O fazimento da farinha – Entrevista com Eva de Jesus e Lori Figueiredo

 

O Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (MAE-UFPR) apresenta uma conversa sobre a exposição “Eva de Jesus, o fazimento da farinha”, como parte da programação da edição virtual do 31º Festival de Inverno da UFPR.
Nesta edição do #maeufprconvida, será possível conhecer um pouco mais tanto do trabalho de D. Eva de Jesus quanto do processo de registro de imagens e elaboração da exposição realizados por Lori Figueiró. A exposição foi construída em parceria com o MAE-UFPR, através do diálogo com a Profa. Liliana Porto e com o bolsista de Design Gráfico Felipe de Sousa, como ação do projeto de extensão universitária MAE Documenta.

 

Acesse a atividade:

 

 

Foto: Matte’Roll

18h30 – Mate break - Roda de Matte on-line

 

Apresentado pelo Matte Cultural, a roda de mate on-line tem a intenção de promover a erva-mate no Paraná e resgatar o protagonismo de Antonina durante os áureos tempos do ciclo paranaense, contando histórias de outrora e dos dias atuais. A roda será embalada por breaks musicais e interpretações dos convidados ao som de um bom violão. Para essa roda de conversa convidamos:

André Zampier – Produtor cultural e idealizador do projeto Matte Cultural
Conde Baltazar - artista múltiplo, ator, músico e ilustrador;
Marcos Maranhão – Produtor cultural, administrador do Camboa Hotel em Antonina e idealizador do Antonina Blues Festival;

Ah, tem mais!

Faremos o sorteio entre os inscritos de 20 kits compostos por copo e bomba de bambu + pacotinho de erva-mate, que é pra você curtir a atividade apreciando aquele mate!

 

Link de inscrições:

Realização

Co-realização

Patrocínio

Parcerias Institucionais

Apoio