...

.:: Página Inicial
.::
Inscrições
.... OFICINAS
.::
Infantis
.::
Aprimoramento
.::
Acima de 15 anos
.::
Educação e Arte
.::
Educação Especial
.::
Domingo no Festival
.::
Espaço Diversão e Inclusão


.:: Equipe 18º Festival
.::
Festival em Imagens
.::
Últimas do Festival
.::
Espetáculos
.::
Exposições
.:: Informações Úteis
.::
Imprensa


Receba nossos informativos


Nome:

E-mail:



Previsão do Tempo para
Antonina/PR
clique aqui

Fonte: SIMEPAR

Tráfego na
Praça de Pedágio
clique aqui
Fonte: ECOVIA


 

Espetáculos

Todos os espetáculos são gratuitos, com entrada franca. Para as apresentações das 18h30 e 21h00 no Theatro Municipal, é preciso retirar o ingresso na bilheteria do Theatro, a partir das 12h00, no dia da apresentação. Serão entregues no máximo dois ingressos por pessoa. Não é obrigatório, mas quem quiser colaborar com entidades beneficentes de Antonina, poderá trocar seu ingresso por um quilo de alimento não perecível (exceto sal) ou um agasalho.
Em caso de chuva, os espetáculos a serem apresentados na rua, às 12h30, serão transferidos para o Theatro Municipal.

05/07 - 06/07 - 07/07 - 08/07 - 09/07 - 10/07 - 11/07 - 12/07

..:: 05 de julho 2008 - sábado

12h30 – Theatro Municipal
Os Bichos – Almazem Teatro de Bonecos

“Os Bichos” é um espetáculo de formas animadas capaz de encantar crianças de todas as idades. Realizado com marionetes, bonecos de luva e marrotes. Tendo como foco principal a música, arte tão presente em nosso cotidiano, conta a história de dois amigos que decidem deixar o sítio em que vivem e partir para a cidade grande. A valorização da amizade, a preservação da natureza e o respeito pela nossa cultura também se fazem presentes neste espetáculo lúdico e vibrante. Produção: Gil Gabriel, Almazem Teatro de Bonecos.

18h30 – Theatro Municipal
Coral da UFPR

O “Coral da UFPR” completa 50 anos e, nessa oportunidade, interpreta trechos de “A Criação” de J. Haydn, com o propósito de refletir sobre sua própria existência. Temos a opção de explorar possibilidades, buscando nisso descobrir as potencialidades humanas e universais. O possível em contradição com o potencial é efêmero e a tentativa de eternizá-lo exigirá ferir a ética. Assim, o Coral desenvolve o trabalho caminhando no possível, certo de que eterno, de fato, é a constante realização do potencial, como A Criação. Álvaro Nadolny, regente. Karina Ferrer, piano.

20h00 – Igreja Matriz
Gaiteiros de Lume – Música Celta, Étnica e Medieval

Com o objetivo de difundir a cultura celta, o grupo “Gaiteiros de Lume” apresenta versões instrumentais e vocais de temas tradicionais além de composições próprias, utilizando instrumentos típicos como as gaitas de foles, banjo, whistle (flautas 6 furos), bouzouki (bandola grega), bandolin, bodhran (tambor irlandês), kântele (lira nórdica), dentre outros.

21h30 – Palco Principal
Abertura Oficial

22h00 – Palco Principal
Show de Abertura
Big Time Orchestra e Vanessa Jackson
Banda curitibana em atividade, na estrada à quase três anos e destaque nos principais festivais internacionais e programas da TV brasileira, a banda Big Time Orchestra abre o 18º Festival de Inverno da UFPR com a presença da musa do Soul e da Black Music, Vanessa Jackson, para um show marcante e inesquecível. Vencedora do programa Fama, Vanessa Jackson já lançou dois CDs e fez shows nos Estados Unidos, Europa e África. É um show contagiante e cheio de surpresas, onde o público de Antonina poderá curtir e se divertir.
Andre Luiz Ricciardi (bateria); Jaquerson Bueno (trompete); Marcio Antunes Rangel (sax tenor); Jeronimo Colbert Bello (sax barítono, flauta transversal); Zorba Mestre Dallalana (vocal); Everson Ferreira Martins (sax alto); Ronaldo Panzone (guitarra e voz); Oscar Costa e Silva Junior (trompete); Fabiano Reichert Cordoni (baixo e voz); Lilian Nakao Nakahodo (teclado); Luiz Iwamura (trombone); Raule Alves (trombone); Erotides da Motta Zimmermann Filho (técnico de som).

24h00 Rua (em frente ao Palco Principal)
Tambores Voadores - Voa Voa Maracatu Brincante

O Grupo “Voa Voa Maracatu Brincante” é formado em sua maioria por universitários que foram alunos da “Oficina M.P.Ba. - Música Pra Batucar”, em 2006, no 16º Festival de Inverno da UFPR. Toadas e Baques de Maracatu de Baque Virado das Nações Porto Rico, Leão Coroado, Estrela Brilhante de Recife e Estrela Brilhante de Igarassu são o prato principal desta festa cultural, além de afoxés, cocos e cirandas, onde os espectadores são convidados a virarem verdadeiros participantes dos cantagiante som dos “Tambores Voadores”.

..:: 06 de julho 2008 - domingo

12h30 – Theatro Municipal
Estórias Brincantes de Muitas Mainhas – Cia. do Abração

Inspirada na cultura ucraniana, a peça apresenta três encantadores velhinhos contadores de histórias, que através da manipulação de objetos e muita imaginação, contam as diferentes relações que se podem estabelecer entre mães e filhos, ressaltando o respeito que devemos ter pelas diferenças de cada ser humano. Direção: Letícia Guimarães. Elenco: Juliana Leitoles, Hélio de Aquino e Val Salles. Operação de Sonoplastia: Andressa Christovão. Operação de Luz: Anry Aider. Direção de Produção: Fabiana Ferreira.

15h00 – Theatro Municipal
Orquestra Filarmônica da UFPR

A Orquestra Filarmônica da UFPR apresenta a “Abertura em Ré menor de João de Deus de Castro Lobo”, “Divertimento Rapsódico de Dimitar Tapkov” e a “Sinfonia para Grande Orquestra em Mi b Maior” de Sigismund Neukomm, edição revisada pela maestrina Denise Mohr. A Abertura e a Sinfonia fazem parte das comemorações dos 200 anos da vinda da Corte Portuguesa ao Brasil. Esta Sinfonia consta como a primeira sinfonia composta no Brasil nos moldes de Haydn, de quem Sigsmund Neukomm foi aluno. O Divertimento Rapsódico é uma obra de 1974, com elementos folclóricos, porém com uma roupagem mais moderna.

18h30 – Theatro Municipal
O Amor é Um Rock - Grupo de MPB da UFPR
Espetáculo musical-cênico que tem por referência a revolucionária (e pouco conhecida) obra do genial Tom Zé, ‘Estudando o Pagode – Na Opereta SEGREGAMULHER e Amor’, entre outras. O Grupo de MPB leva ao palco uma dinâmica e expressiva leitura das reflexões do autor acerca das milenares questões humanas que tratam das relações de poder, principalmente a do homem sobre a mulher, mas também da escravidão, da indústria cultural de massa e da subjugação da natureza pela tecnologia – e porque não dizer de afeto e amor? Direção Musical e Arranjos: Doriane Rossi. Direção Cênica e Roteiro: Alexandre Bonin. Desaconselhável para menores de 12 Anos.

20h00 – Igreja Matriz
Tempero Verde – Comtrasteduo, com participação de Paulo Demarchi

O “Comtrasteduo” faz um trabalho de pesquisa-ação violonística sobre as possibilidades de execução do instrumento, de uma forma comprometida com o resultado estético que contempla tanto o cuidado técnico quanto o sentimento expresso nas obras e na performance do duo. A marca principal do trabalho do duo é a não preocupação com as fronteiras geofísicas dos fazeres musicais, pois notoriamente fazem uma música do mundo e para o mundo, marcada de sentimento e paixão pelo violão e pela música. Violonistas: Glauber Carvalho e Marcio Silva, participação do percussionista Paulo Demarchi.

21h00 – Theatro Municipal
Dom Ricardo Terzo - Cia de Teatro PalavrAção da UFPR

O texto, de autoria de Hugo Mengarelli, tem a direção do italiano Roberto Innocente. Inspirada no clássico personagem principal da obra “Riccardo III”, de Willian Shakespeare, a peça conta a história de Don Riccardo Terzo, um poderoso homem da máfia, capaz de cometer atrocidades para realizar seu instinto de poder e perversidade. O texto leva o público a questionar a busca de poder do homem sobre o homem, diante de necessidades ligadas ao dinheiro e ao prazer da maldade. A classificação indicativa da peça é de 16 anos. Elenco: Alaor de Carvalho; Fabiano Jacob; Fernanda Albanaz; Graci de Mello; Hugo Mengarelli; Juliano Martins; Keila Terêncio;
Lucas Tatarin; Newton Carvalhal Júnior e Paulo Faryas. Cenário e figurino: Yaya Sugayama, Fafa Bonofiglio e Gabi Windmuller. Sonoplastia: Hugo Mengarelli, Roberto Innocente e Cesar Sarti. Iluminação: Nadia Luciani.

22h00 – Palco Principal
Lady Be – As Beatas

“Lady Be – As Beatas” é uma banda que apresenta uma viagem pela trajetória dos Beatles. No repertório estão os maiores clássicos da mais famosa banda de Liverpool. Além das vozes e presença feminina no palco, que dão uma nova cor às músicas consagradas, o espetáculo conta também com a participação de músicos convidados: Rodrigo Nickel (saxofone), Gabriel Machado (trombone), Fernando Ibaê (trompete) e Vinícius Nisi (teclado), contribuem com o clima nostálgico do show e a fidelidade aos arranjos originais. “As Beatas” são: Sany Omura (voz), Regina Souza (voz e guitarra), Bruna Buschle (guitarra), Renata Cáceres (baixo) e Babi Age (bateria).

..:: 07 de julho 2008 - segunda-feira

12h30 – Rua (em frente ao Palco Principal)
Circo S/A - Cia 2 Palhaços

“Circo S/A” é um espetáculo no qual dois palhaços, Alípio (Rafael Barreiros) e Sombrinha (Milene Dias), convertem-se em um circo: eles são mágicos, malabaristas, domadores, contorcionistas. O único detalhe é que eles não conseguem fazer nada direito. Na lógica lúdica e subversiva do palhaço, o espetáculo busca o resgate da inocência, da possibilidade de alegres encontros, sempre interagindo com a platéia.

18h30 e 21h00 – Theatro Municipal
INSTRUÇÕES PARA LAVAR ROUPA SUJA – Grupo Dispositivos de Teatro

“Instruções Para Lavar Roupa Suja” é uma comédia sobre aqueles que aparecem freqüentemente em nosso álbum de retrato. Os amigos que batizam nossos filhos, que cozinham e se embriagam conosco, aqueles que emprestam o ombro e a casa na praia. Sobre os que aceitam nossos defeitos assim como nós os deles. As instruções são simples: lavar em água fresca, a mão, com carinho e secar à sombra. Amizade é peça antiga e delicada que nunca sai de moda. Melhor não deixar de molho por muito tempo e se as coisas apertam, melhor ajustar do que jogar fora. Elenco: Pagu Leal e Flavio Streit. Texto: Pagu Leal; direção: Silvia Monteiro; cenário: Cleverson de Oliveira; iluminação: Waldo de Léon; sonoplastia: Marco Novack; produção: Tânia Araujo.

20h00 – Igreja Matriz
EuFonium, Peças e Movimentos - Recital Eufônio e Piano

O Projeto “EuFonium – Peças e Movimentos” visa apresentar a arte de tocar o euphonium e levar aos palcos seus atuais conceitos e representação. Com um repertório variado e junto ao piano, revela uma infinidade de informações musicais e transparência sonora. Fernando Deddos, eufonista, diretor musical e compositor paranaense. Participação de Thiago Teixeira ao piano.

22h00 – Palco Principal
Orquestra Geral do Samba interpreta Geraldo Pereira e Sambas de Todas as Épocas

O grupo, formado em 2007, originou-se de uma reunião de músicos interessados em praticar seus próprios arranjos instrumentais. Tem sua formação baseada nas “Big Bands” e nas Orquestras de Samba e Gafieira e é composto por Cíntia Graton (voz); Alexy Viegas (piano elétrico); Tiago Portela (guitarra); André Kloss (baixo); Fábio Charvet (bateria); Luis Rolim (percussão); Serginho do Trombone (trombone); Cléber Bittencourt (trompete); Jaquerson Bueno (trompete) e Gabriel Castro (saxofone tenor e flauta).

..:: 08 de julho 2008 - terça-feira

12h30 – Theatro Municipal
O Show do Menestrel em A Arca de Noé – Compahia Karagozwk

Destinado às crianças, o espetáculo “Show do Menestrel em A Arca de Noé” diverte enquanto alerta sobre a responsabilidade de cada um na solução dos problemas que acometem a saúde e o equilíbrio do meio ambiente. A Companhia Karagozwk é liderada por Marcello Andrade dos Santos que estudou teatro de sombras no Instituto Del Teatro de Sevilla, com Jean Pierre Lescot.

18h30 e 21h00 – Theatro Municipal
Claudomir e Claudicéia Magic Show

Criado pelo ilusionista Maicon Clenk, "Claudomir e Claudicéia Magic Show" é um espetáculo que mistura ilusionismo e humor. Satirizando o mundo virtuoso dos ilusionistas e a realidade circense brasileira, os personagens são mágicos famosos tradicionais que realizam truques originais e criativos os quais nem sempre acabam bem. Claudomir ingressou no mundo da mágica por interesse financeiro e Claudicéia o acompanha por questões sentimentais. Mesmo sem muitas habilidades físicas, o casal não deixa nada a desejar aos melhores mágicos do mundo. Dançam, fazem truques impressionantes e, é claro, interagem com a platéia. Elenco: Maicon Clenk, Bianca Ravatech e Tatiana Berghauser. Iluminação: Rodrigo Ziolkowski. Operador de som: Laudemir Baranhiuki. Contra-regra: Marco Antonio Cruz e Silva.

20h00 – Igreja Matriz
Manhã - Duo Kuaray

Influenciado pelas mais diversas vertentes musicais, o espetáculo propõe breves “poemas” instrumentais, miscigenações de regionalismos da cultura musical brasileira, do lundu, do maxixe, do baião, do choro, da valsa, explorando dimensões peculiares destas. O Duo Kuaray, composto por Ary Giordani e Luis Otávio Almeida, inspirado por compositores como Toninho Horta, Gismonti, Pixinguinha, Hermeto Pascoal, entre outros, agrega a estes, peculiar inventividade.

22h00 – Palco Principal
Os Movimentos - MUV (Movimento Uniformemente Variado) Kátia Drumond e Ricardo Verocai

Reviver o movimento da música negra nacional. Este é o principal objetivo do MUV – Movimento Uniformemente Variado, banda liderada pelos músicos cariocas Kátia Drumond (voz) e Ricardo Verocai (voz e teclados). A banda traz uma mistura das bases do soul, funk, jazz, rap, salsa e reggae, com ritmos variados da música brasileira, como o samba, baião, afoxé, entre outros. Ruan de Castro (guitarra), Sandro Guaraná (baixo), Fernando Lobo (bateria), Shy Teodoro e Flávia Cantero (backing Vocal). Direção Artística: Jaqueline Daher. Figurinos: Lismara Oliveira. Operador de Som: Waldyr Segundo. Operador de Luz: Danieli Régis.

..:: 09 de julho 2008 - quarta-feira

12h30 – Theatro Municipal
Dom Quixote Para Crianças – Grupo Merengue Teatro de Animação

Utilizando-se do teatro de sombras, bonecos de luva, vara e estandartes, o espetáculo “Dom Quixote Para Crianças”, investindo na formação de novas platéias, com urgência expressiva tenta aproximar com leveza os possíveis leitores ao mundo de Miguel de Cervantes y Saavedra. O valor da amizade, a luta pelos ideais são objetivos muitos claros na procura de tornar o homem cada dia mais humano. Roteiro, Dramaturgia e Direção: Olga Romero. Criação de Bonecos e estandartes: Monica Marcon. Leões: Marilda Kobachuk. Sonoplastia e Iluminação: Bernardo Grillo.

18h30 e 21h00 – Theatro Municipal
Santa & Domenica - Texto e Direção de Paulo Biscaia Filho

Na cozinha de uma pequena trattoria, “Santa e Domenica”, amigas de infância e sócias, que emprestam o nome ao estabelecimento, passam por uma crise financeira, mas aguardam a visita de um casal de investidores em potencial que pode salvar o futuro do restaurante. Domenica, a cozinheira que não gosta de ser chamada de “chef de cozinha”, tem um passado obscuro e Santa esconde um segredo sobre a paternidade de sua melhor amiga. Em meio a discussões e revelações, elas preparam um prato especial “Lebre na Mostarda”. A revelação da verdadeira identidade do casal de investidores fará com que Santa e Domenica, fiquem tentadas à vingança e falem desenfreadamente sobre sexo, comida, estelionato e solidão. Elenco: Karla Fragoso e Rafaella Marques. Vídeo: Paulo Biscaia. Cenário: Guilherme Sant’ana. Figurino: Karla Fragoso. Iluminação: Wagner Corrêa. Sonoplastia: Marco Novack.

20h00 – Igreja Matriz
Recital Parole D’amoré – Alberto Battistella

Alberto Battistella (voz), Luciano Filisola (piano) são formados pela EMBAP – Escola de Música e Belas Artes do Paraná. As obras incluídas neste recital representam algumas das mais expressivas e conhecidas melodias do gênero napolitano, o universo romântico, o amor transformado em palavras sobrepostas à música.

20h00 – Auditório da Liga
Pessoalmente Fernando – Direção Áldice Lopes

O espetáculo mostra a vida do poeta Fernando Pessoa no palco, sob a ótica do dramaturgo contemporâneo Edson Bueno, buscando resgatar uma das obras mais preciosas da nossa literatura. “Pessoalmente Fernando” fez duas temporadas em Curitiba e obteve sucesso de público nas apresentações. A produção recebeu seis indicações ao Troféu Gralha Azul 2007 (Prêmio Governador do Estado) nas categorias de Melhor Espetáculo; Ator; Diretor; Texto Adaptado; Sonoplastia e Iluminação. Das seis indicações, o espetáculo foi premiado em quatro categorias: Melhor Ator, Rafael Camargo; Diretor, Áldice Lopes; Sonoplastia, Cesar Sarti; e Iluminação, Waldo Leon.

22h00 – Palco Principal
Charme Chulo

A mistura inusitada de rock e música caipira de raiz faz do “Charme Chulo” um dos maiores destaques da nova música paranaense. Um show criativo, onde a guitarra se alterna com a viola caipira, para mostrar como se faz um rock nacional. Igor Filus (vocal), Leandro Delmonico (guitarra e viola caipira), Peterson Rosário (baixo) e Rony Jimenez (bateria).

..:: 10 de julho 2008 - quinta-feira

12h30 – Theatro Municipal
Maria + João em “João e Maria” - Grupo de Teatro “Faz de Conta”

O “Grupo Faz de Conta” de Teatro, composto de alunos-atores mirins, apresenta uma peça de cunho educativo que promete uma adaptação diferente do clássico, abusando da criatividade e do faz de conta. A história gira em torno das aventuras de Maria e João, duas crianças que se envolvem no conto “João e Maria”. No palco, seres engraçados da floresta encantada se misturam com as atrapalhadas Bruxas em brincadeiras já esquecidas, como pega-pega e pula corda. Elenco: Alexandre Antonio de Larc, Amanda de Abreu Gura, Ana Paula Prussak, Fernanda Neves Miguel, Juan Ariel de Andrade Irala, Lucas Henrique Cordeiro de Araújo, Raphaela Cordeiro Petry e Thaysa Carla Santos. Responsáveis: Gisele Baroni Faria e Carine Rossane Piassetta Xavier. Produção: Escola Municipal Eva da Silva.

18h30 e 21h00 – Theatro Municipal
Não Assim Tão Longe – Insólita Companhia de Teatro – Direção Maureen Miranda

Peça fundamentada no estudo de cartas escritas por suicidas, ilustres ou não, nos poemas e vida de Sylvia Plath e na obra de Virgínia Woolf. Os atores Daniel Siwek e Adriana Seiffert transitam entre o profundo e o poético numa montagem visual e visceral através do questionamento não só da morte, mas apesar de tudo, da vida que levamos e das relações humanas na sociedade moderna. Maureen Miranda assina também o figurino e roteiro. Cenário e sonoplastia: Daniel Siwek. Iluminação: Nadja Naira. Elenco: Daniel Siwek e Adriana Seiffert.

20h00 – Auditório da Liga
Pessoalmente Fernando – Direção Áldice Lopes

O espetáculo mostra a vida do poeta Fernando Pessoa no palco, sob a ótica do dramaturgo contemporâneo Edson Bueno, buscando resgatar uma das obras mais preciosas da nossa literatura. “Pessoalmente Fernando” fez duas temporadas em Curitiba e obteve sucesso de público nas apresentações. A produção recebeu seis indicações ao Troféu Gralha Azul 2007 (Prêmio Governador do Estado) nas categorias de Melhor Espetáculo; Ator; Diretor; Texto Adaptado; Sonoplastia e Iluminação. Das seis indicações, o espetáculo foi premiado em quatro categorias: Melhor Ator, Rafael Camargo; Diretor, Áldice Lopes; Sonoplastia, Cesar Sarti; e Iluminação, Waldo Leon.

20h00 – Igreja Matriz
Menino dos Cataventos – As Canções de Quintana – Grupo Quinto de Crilo

Inteiramente baseado em um exigente estudo de reconstrução musical da obra literária “Canções”, de Mario Quintana, o espetáculo traz ao público música e literatura, buscando ressaltar o conteúdo poético da obra do escritor gaúcho. Felipe Hickmann (direção, piano, voz e programação eletroacústica), Marjori Crispim (voz), Marcelo Oliveira (clarineta, flauta, escaleta e pífanos), Mayra Stela Pedrosa (contrabaixo acústico) e Luís Bourscheidt (bateria, percussão e voz). Direção Cênica: Ana Clara Fischer. Cenografia e Figurinos: Juju Perella.

22h00 – Palco Principal
Banda Blindagem

A “Banda Blindagem” pode ser considerada a cara paranaense do rock. Fundada no final dos anos 70, tornou-se a banda mais conhecida do Paraná ao longo dos anos. Foi a primeira do Estado a conseguir destaque nacional, com sucessos tocando nas rádios de todo país e shows nos principais programas de televisão da época. Com sua própria linguagem e estilo, a banda conquistou fãs de várias gerações, que continuam prestigiando a banda onde quer que ela toque. A Blindagem é formada pelo vocalista Ivo Rodrigues, Paulo Teixeira (guitarra), Alberto Rodriguez (guitarra), Paulo Juk (baixo) e Rubén “Pato” Romero (bateria).

..:: 11 de julho 2008 - sexta-feira

12h30 – Rua (em frente ao Palco Principal)
ACONTECEU NO BRASIL, enquanto o ônibus não vem – A Arte de Comédia – Projeto Comédia dell’ACT

Josefina, que vive com suas duas filhas, em um lugar perdido desse país, se vê obrigada a hospedar quatro viajantes que passam por ali: Vicente Capador e seu criado Saci, Birô Birô e seu amigo Rosendo. Todos estão à espera do ônibus, que só passará novamente dentro de uma semana. A chegada dos forasteiros causa furor em Amarinda e Miranda, filhas da dona da casa. É então que muita coisa acontece enquanto o ônibus não vem. Texto e Direção Roberto Innocente. Elenco: Ana Rosa Tezza, Patrícia Ramos, Daniella Biselli, Martina Gallarza, Cleber Borges, Larissa Crocetti, Pedro Inoue. Assistente de Direção: Ana Rosa Tezza. Direção Musical: Paulo Demarchi. Cenotécnico: Alfredo G. Filho. Figurino: Mônica Dioconde e Grupo. Realização ACT – Ateliê de Criação Teatral.

18h30 e 21h00 – Theatro Municipal
Rosas – Téssera Companhia de Dança

O espetáculo “Rosas” faz a transposição de um dos contos de Clarice Lispector – A Imitação da Rosa – para a dança. Em cena, 24 bailarinos se alternam em quadros que refletem o aspecto psicológico das personagens femininas e masculinas. A coreografia é de Cristiane Wosniak, com direção teatral de Rafael Pacheco, trilha sonora pesquisada de César Sarti, iluminação de Luis Tschannerl e cenário de Percival dos Reis.

20h00 – Igreja Matriz
Noite Cheia de Estrelas – Ana Clara Fischer

O tom do espetáculo é seresteiro. Modinhas brasileiras do início do século XX, sambas-canção das décadas de 40 e 50 e canções compõem o repertório. E como não poderia deixar de ser, com a modinha e o samba-canção, vêm as juras de amor eterno e os lamentos do amor perdido. Ana Clara Fischer (voz), Fábio Cardoso (piano), Joaquim Rebollo (violoncelo), Marco Aurélio Koentopp (flauta) e Denis Mariano (percussão) interpretam essas canções e buscam ser instrumentos para a delicadeza, a simplicidade e a densidade que o repertório exige. Direção Musical e Arranjos: Sérgio Justen. Iluminação: Nadja Naira.

20h00 – Auditório da Liga
Pessoalmente Fernando – Direção Áldice Lopes

O espetáculo mostra a vida do poeta Fernando Pessoa no palco, sob a ótica do dramaturgo contemporâneo Edson Bueno, buscando resgatar uma das obras mais preciosas da nossa literatura. “Pessoalmente Fernando” fez duas temporadas em Curitiba e obteve sucesso de público nas apresentações. A produção recebeu seis indicações ao Troféu Gralha Azul 2007 (Prêmio Governador do Estado) nas categorias de Melhor Espetáculo; Ator; Diretor; Texto Adaptado; Sonoplastia e Iluminação. Das seis indicações, o espetáculo foi premiado em quatro categorias: Melhor Ator, Rafael Camargo; Diretor, Áldice Lopes; Sonoplastia, Cesar Sarti; e Iluminação, Waldo Leon.

22h00 – Palco Principal
Filarmônica Orquestra Show

Formada por alunos e músicos da Filarmônica Antoninense, entidade que há mais de 32 anos trabalha na formação musical e capacitação profissional de jovens antoninenses, a FILARMÔNICA ORQUESTRA SHOW apresenta um show vibrante, totalmente coreografado pelos músicos e com um repertório eclético, mostrando temas das big-bands, música latina, música brasileira de todas as épocas, de Adoniram Barbosa a Jota Quest. Este ano traz ao seu show, para participações muito especiais, os cantores profissionais antoninenses Antonio Eugênio
(Pelica), Marcelo Cecyn e Eliad Nemer (Juka), promovendo no palco a integração dos talentos da gente de Antonina .

24h00 – Rua
Grupo de Seresta Canto do Mar

“Amigos da Música de Antonina”, se apresentaram pela primeira vez em 2003, no Festival de Inverno e continuam até hoje fazendo serestas em frente as casas cujas fachadas possuem placas impressas com nomes de músicas e autores da MPB.

..:: 12 de julho 2008 - sábado

09h00 – Theatro Municipal
Resultado das Oficinas

12h30 – Theatro Municipal
Abacate e Mexemelow com o Conto Sonoro – Cia Sonora

“Abacate e Mexemelow”, o casal mais colorido das histórias, divertem adultos, crianças com sua contações que embalam o imaginário dos ouvintes. Histórias contadas por “Mexemelow” (Tina de Souza) e musicadas por “Abacate” (Betto Collaço) como a Lenda da Argentina da Sereia e do Capitão, entre outras que vão saindo da bolsa de instrumentos e da memória deste casal.

15h00 – Theatro Municipal
Grupo Meu Paraná – Casa do Fandango

O Grupo Meu Paraná nasceu em 1987, em Curitiba, motivado por um grande desafio: o de resgatar e divulgar o fandango paranaense. Além da divulgação do fandango, o grupo procura difundir a cultura paranaense sob todos os aspectos. Com esse objetivo, em 1993 foi fundada a “Casa do Fandango – Centro de Cultura Popular Meu Paraná”, dedicada ao trabalho de apoio às escolas e universidades e à pesquisa da cultura popular paranaense.
Nesse espetáculo, o grupo apresenta diversas marcas do fandango e músicas de compositores paranaenses que, de alguma forma, contemplam a cultura do Paraná.

18h30 – Theatro Municipal
Grupo de Percussão da UFPR
O Grupo de Percussão preparou um espetáculo com obras de caráter experimental, onde o elemento cênico encontra-se estruturalmente integrado. A surpresa fica por conta da abertura pelo Duo de Percussão Dias/Demarchi. Completando dez anos da sua formação, o duo formado por Berchon Dias e Paulo Demarchi foi premiado em 2001 no Festival de Música de Câmera de Curitiba, foi residente no Conservatório Superior de Música de Lion/França, apresentou-se em salas importantes do cenário musical brasileiro, como Cecília Meirelles, Villa Lobos e Teatro Municipal, RJ. Participaram da estréia da obra “Cocar” de Chico Mello, como solistas da Orquestra Sinfônica da Radio de Munique, concertos no centro cultural Westbanhof em Berlin e de concertos com o Compositor Americano Frederich Zchewski.

20h00 – Igreja Matriz
Negro Spirituals e Folksongs – Trio Encanto Negro

No programa, consagradas canções do negro spirituals e compositores brasileiros e americanos. O Trio é formado pelos cantores líricos Fátima Castilho, Juarês De Mira, acompanhados pelo pianista Fábio Cardoso.

21h30 – Palco Principal
Encerramento Oficial

22h00 – Palco Principal
Cordel do Fogo Encantado

O Cordel do Fogo Encantado nasceu em 1997 sob forma de um espetáculo cênico-musical montado em Arcoverde, terra natal do grupo, a 260 km de Recife (PE). Eles misturavam a tradição musical do sertão - o toré indígena (herança da tribo Xucuru), o samba de coco, o reisado, a embolada e a música dos cantadores - e a poesia popular de nomes como Chico Pedrosa, Manoel Filó, Manoel Chadu, Inácio da Catingueira e Zé da Luz. As apresentações da banda surpreendem a todos não só pela força da mistura sonora ousada de instrumentos percussivos com a harmonia do violão raiz, mas também pela magia do grupo que narra a trajetória do fogo encantado, aliada à forte presença cênica de seus integrantes: José Paes de Lira (voz e pandeiro); Clayton Barros (violão e voz); Emerson Calado (percussão e voz); Nego Henrique (percussão e voz) e Rafa Almeida (percussão e voz).

 


Patrocínio:



Apoio:



 


18º Festival de Inverno da UFPR © PROEC-UFPR - 2008 - Site desenvolvido por Wilson M. Voitena - UNIGRAF