...

.:: Página Inicial
.::
Inscrições
.... OFICINAS
.::
Infantis
.::
Aprimoramento
.::
Acima de 15 anos
.::
Educação e Arte
.::
Educação Especial
.::
Domingo no Festival
.::
Espaço Diversão e Inclusão


.:: Equipe 18º Festival
.::
Festival em Imagens
.::
Últimas do Festival
.::
Espetáculos
.::
Exposições
.:: Informações Úteis
.::
Imprensa


Receba nossos informativos


Nome:

E-mail:



Previsão do Tempo para
Antonina/PR
clique aqui

Fonte: SIMEPAR

Tráfego na
Praça de Pedágio
clique aqui
Fonte: ECOVIA


 

Imprensa

..:: 07 de julho 2008 - segunda-feira

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

CRIANÇAS JÁ FAZEM ARTE NO FESTIVAL DE INVERNO

Nesta segunda-feira tiveram início as oficinas, como são chamados os cursos rápidos ministrados durante o festival. Elas atendem a um público diversificado, formado por estudantes, profissionais, professores, crianças e idosos. A partir da quarta-feira já será possível conferir o andamento dos trabalhos. É o momento em que os oficinandos já entenderam a técnica que vão desenvolver e apresentam os primeiros resultados.

As crianças são um público muito especial do Festival. Na semana do evento, em plenas férias escolares, elas voltam para a escola com gosto: é que a maioria das oficinas infantis é ofertada nos colégios públicos da cidade. No Colégio Estadual Rocha Pombo, localizado na frente da Estação Ferroviária,alguns exemplos: estão aprendendo a fazer teatro de bonecos, orquestra de instrumentos recicláveis, caricaturas, postais da cidade, construção de livro artesanal, jogos e brincadeiras populares. Em cada sala, pequenos grupos de 10, 15 crianças, mostram-se interessadíssimos nas técnicas ensinadas pelos ministrantes.

Elas cortam, recortam, colam, contam histórias, colorem seus trabalhos muito concentradas no que estão fazendo a ponto de nem parecer que o colégio sedia um evento com tantas crianças. Na oficina Brochura – construindo livros, primeiro aprendem a trabalhar com as imagens passando a montar suas histórias e no final terem a própria história encadernada artesanalmente. Trabalharão, também, na produção de uma história coletiva a ser apresentada no final do festival. E na oficina Postais na Cidade, as crianças estão experimentando algo novo: escolherão pontos importantes de Antonina como a Estação, o Casarão, o Theatro Municipal para produzir cartões postais. Na quinta-feira, irão até os Correios para manda-los para os familiares e para endereços de amigos de outras cidades. Para muitos deles, será a primeira vez que enviarão uma correspondência. Na sexta-feira e sábado, vai distribuir cartões pela cidade. . Outros espaços que sediam oficinas infantis: Banco do Brasil, piso superior; Liga; Instituto de Educação Solidária; Colégio Brasílio Machado; Patronato do Idoso; Associação dos Moradores do Jardim Maria Luiza; Oficina da Criança.

Resultados imediatos mesmo são possíveis de conferir nas oficinas da área de comunicação. O trabalho deles pode ser conferido diariamente, nos diversos materiais produzidos para o público que participa do evento. O jornal Caranguejo, feitos pelos estudantes de graduação em Comunicação Social e rádio e jornal e a rádio Caranguejinho, feito pelas crianças; TV e Jornal Laboratório, do curso de Comunicação e ainda o pessoal que está produzindo vídeo no Festival

Mais informações sobre o festival podem ser obtidas com a jornalistas Letícia Hoshiguti e Sonia Loyola, da Assessoria de Comunicação Social, no 18º Festival, pelo telefone 9996-5219 ou com a Coordenadora de Oficinas, Lais Murakami, telefone 8416-0548.

Faça o download do texto e imagens em alta resolução
(arquivo em WINRAR)

..:: 08 de julho 2008 - terça-feira

Faça o download do texto e imagens em alta resolução
(arquivo em WINRAR)

..:: 09 de julho 2008 - quarta-feira

Festival traz oportunidades à população de Antonina

O Festival de Inverno da UFPR em Antonina representa para a comunidade local a oportunidade para se desenvolver em vários aspectos. Na área do artesanato, todos os anos os artesãos locais contam com oficinas para aprimorar técnicas e aperfeiçoar seus trabalhos. O mesmo acontece com a Orquestra Filarmônica Antoninense que todos os anos tem a chance de capacitar seus integrantes. Da mesma forma, os professores da rede pública de ensino ganham férias mais do que produtivas nesta época. Todo esse trabalho envolvido pelos embalos dos espetáculos que tornam as noites de inverno convidativas e coloridas.

Faça o download do texto e imagens em alta resolução
(arquivo em WINRAR)

..:: 10 de julho 2008 - quinta-feira

Faça o download do texto e imagens em alta resolução
(arquivo em WINRAR)
..:: 11 de julho 2008 - sexta-feira

TEATRO, FANDANGO, RECITAL E SHOW DE CORDEL
ENCERRAM FESTIVAL DA UFPR NESTE SÁBADO

Chega ao fim neste sábado, dia 12 de julho, a 18ª edição do Festival de Inverno da UFPR em Antonina, litoral do Paraná. Por mais um ano a Universidade Federal do Paraná mostrou que é possível levar cultura, arte e diversão para milhares de pessoas, para antoninenses e visitantes. Num curto espaço de tempo resultados surpreendentes saíram das dezenas de oficinas, como são chamados os cursos práticos ofertados de segunda a sexta-feira pelo Festival. O tempo foi curto mas muitos dos resultados serão duradouros: talentos despertados para as várias formas de arte ensinadas nas oficinas: música, dança, expressão corporal, teatro, artes plásticas, fotografia, entre outras.
Muitos dos espetáculos com certeza ficarão na memória dos participantes, que puderam conferir diversas opções de entretenimento durante a semana. O fim da festa ainda promete muitas atrações para todos os públicos: logo pela manhã, a partir das 9 horas, o resultado do trabalho das oficinas poderá ser conferido no Theatro Municipal; no mesmo local, crianças e adultos poderão se divertir com a peça Abacate e Mexemelow com o Conto Sonoro às 12h30min.
À tarde, 15 horas, no Theatro, o Grupo Meu Paraná vai divulgar o Fandango Paranaense e às 18h30min no mesmo espaço, apresentação do Grupo de Percussão da UFPR. À noite, 20 horas, na Igreja Matriz, o Trio Negro Spirituals e Folksongs apresentará suas canções líricas e para encerrar essa bela festa, show com o Cordel do Fogo Encantado, banda de Recife que mistura vários ritmos como o sertanejo, o samba de coco, o reisado e a poesia dos cantadores populares.

Informações adicionais sobre o Festival de Inverno da UFPR em Antonina podem ser obtidas com as jornalistas Letícia Hoshiguti e Sonia Loyola, telefone 9996-5219.

Faça o download do texto e imagens em alta resolução
(arquivo em WINRAR)

 

 


Patrocínio:



Apoio:



 


18º Festival de Inverno da UFPR © PROEC-UFPR - 2008 - Site desenvolvido por Wilson M. Voitena - UNIGRAF