Patrocínio: Apoio Institucional:
OFICINAS

.:: Infantis

.:: Aprimoramento
.:: Adulto
.:: Arte-Educação
.:: Atividades Paralelas .:: Informações Úteis

Receba nossos informativos

Nome:

E-mail:


Tráfego na
Praça de Pedágio
clique aqui
Fonte: ECOVIA

FaceBook

::: Espetáculos - 19 a 26 de Julho de 2014

Todos os espetáculos têm entrada franca. Para as apresentações das 18h30 e 21h00 no Theatro Municipal Maestro Dr. Roberto Cristiano Plassmann, e para as apresentações na Igreja São Benedito, as 20 horas,  é preciso retirar o ingresso na bilheteria do Teatro, a partir das 12h00, no dia da apresentação. Serão entregues no máximo dois ingressos por pessoa.

Em caso de chuva, os espetáculos das 12h30, a serem apresentados na rua, serão transferidos para dentro do Teatro.

19 de julho de 2014 - Sábado

12h30 -  Rua, em frente ao Theatro Municipal
Outros Quinhentos
Passeio Produções Artísticas

O espetáculo de Rua "Outros Quinhentos" é uma comédia de costumes inspirada na obra "O Noviço" de Martins Pena que sem rodeios ou sofisticações, apresenta a história do órfão Carlos, rapaz sonhador, que é enviado a um seminário por decisão de sua madrinha e tutora. Não tendo vocação para a vida religiosa, Carlos foge do seminário e se dedica a desmascarar o ambicioso Ambrósio, que logo irá casar com sua madrinha. Elenco: Beatriz Soczek, Cristiano Gonçalves, Edran Mariano, Letícia da Rosa, Marcos Trindade, Paulo Marques, Rita Sales, Simone Magalhães e Alessandra Cidral.

18h30 – Theatro Municipal
Balé de Antonina
  21h30 – Palco Principal
Abertura Oficial

22h00 – Palco Principal
Show de Abertura

Renato Teixeira, renomado cantor e compositor brasileiro, acompanhado por banda completa, circunda todo o país levando ao público um formato de show que mescla grandes sucessos de sua carreira com hits da música folk nacional.

Escoltado por Dudu Portes (bateria), Márcio Werneck (flauta e charango) e Natan Marques (guitarra e violão) há mais de 40 anos – desde a época em que formavam a Banda Água, primeira banda do músico, na década de setenta –, Renato Teixeira completa seu time com o filho Chico Teixeira (voz e violão de doze cordas).

Num show imperdível, que envolve a todos numa espécie de celebração entre amigos, este grupo de peso e consistência entoa sucessos como "Tocando Em Frente", "Romaria", "Amanheceu, Peguei a Viola" e "Cuitelinho", entre muitas outras.

 

voltar ao topo ^

20 de julho de 2014 - Domingo

12h30 – Theatro Municipal
Encantos dos Cantos
Cena Hum Academia de Artes Cênicas

O texto é baseado na história dos antigos caixeiros viajantes que percorriam o interior do Brasil, levando objetos para venda. Na peça ao invés de comercializar sua mercadoria, o caixeiro, através da prática do escambo, leva e traz consigo, dos lugares por onde passa algo bem específico de cada região (lendas, pratos típicos, artesanato, etc.), proporcionando assim a troca de costumes entre os estados brasileiros. Diretor: Humberto Gomes; Diretor de Produção: Rodrigo Caddah; Elenco: Gabrieli Olsen; Nicole Castoldi; Rafael Ferreira; Thiago Banik; Músico: Marc Olaf; Contrarregras: Giovana Rodrigues e Igor Augustho; Operador de luz: Rafael Pedretti.

18h30 – Theatro Municipal
À Brasileira - Grupo de MPB da UFPR

No embalo da rumba, tango, reggae, foxtrote, valsa, fado, bolero, guarânia e até o soul e o rap, o espetáculo celebra clássicos da música brasileira compostos em ritmos internacionais. "À Brasileira", título escolhido para homenagear autores e canções com toque estrangeiro e a inconfundível marca de nossa brasilidade, terá também as cores de um arranjo cênico para que as canções não sejam apenas ouvidas, mas também sentidas e "vistas". O espetáculo integra a comemoração dos 20 anos de estrada do Grupo de MPB da UFPR. Direção Musical e Coordenação Geral da maestrina Doriane Rossi e Direção Cênica de Léo Moita. Léo Cardoso (percussão), Luciano Grube (guitarra e violão) e  Rudson Malheiros (piano). Erica Mityko (produção e iluminação), Liane Guariente (preparação vocal), Felipe Custódio (figurinos), Priscilla Kurtz e Raul Freitas (maquiagem e cabelos).

20h00 – Igreja São Benedito
Coro UFPR

O "Coro da UFPR", sob direção do maestro Alvaro Nadolny, desenvolve um trabalho de formação de cantores, pesquisando técnica vocal e novas possibilidades de expressão vocal. Neste concerto o Grupo apresenta, além de peças de compositores como Bruckner e Rheinberger, a obra "Lauda Sion" composta por Mendelssohn. Essa obra desafia os cantores a desenvolver uma sonoridade que expressa diferentes nuances do sentimento de alegria que se aprofunda a cada movimento da peça.

21h00 – Theatro Municipal
Música em Tempo de Guerra - Orquestra Filarmônica da UFPR

Em memória ao centenário da Primeira Guerra Mundial o concerto apresenta um programa baseado em obras de compositores da época, de países envolvidos na guerra. Alguns compositores chegaram a participar do conflito, como o francês Maurice Ravel e o alemão Richard Strauss. Com uma atmosfera de nostalgia e bucolismo pastoril associados à reverência aos que pareceram, o repertório também faz referência desde ao que poderíamos chamar de uma perda da inocência, até a uma grande expectativa das recém-criadas nações do leste europeu após o fim da guerra, passando pelos romances quebrados ou esperançosos das cartas e diários de guerra – um concerto memorável para um tempo de tristes memórias. No programa: Ives Glazunov, Sibelius, Ravel, Strauss entre outros.  Direção: Harry Crowl. Regência: Márcio Steuernagel.

22h00 – Palco Principal
Minha Gente Brasileira – MUV – Katia Drumond

O "MUV" é um projeto musical que destaca o samba e as possíveis fusões de ritmos variados da música brasileira com bases do soul, jazz e funk. Criado no RJ em 2000 está desde 2005 entre as bandas que fazem música autoral em Curitiba, participando de grandes festivais como Lupaluna, Virada Cultural do Paraná e Corrente Cultural de Curitiba, dividindo o palco com Lenine, Jair Rodrigues, Azymuth, Céu Criolo, entre outros. O Show "Minha Gente Brasileira" traz um repertório de composições do seu 2º CD, com ousadia e alegria bem brasileira.

 

voltar ao topo ^

21 de julho de 2014 - Segunda-feira
 

12h30 – Theatro Municipal
Pluft – O Fantasminha
Companhia de Teatro Mirim da UFPR Litoral

É a história de um fantasminha que tem mede de gente, mas quando conhece uma menina chamada Maribel, que foi sequestrada pelo Marinheiro Perna de Pau, muda seu conceito, ganha coragem e decide ajudar sua amiga a vencer o vilão, contando com a ajuda do Tio Gerúncio, dos Marinheiros Fantasmas e dos três Piratas Sebastião, Julião e João. Um clássico do teatro infantil de Maria Clara Machado, adaptado para atores mirins de 08 a 12 anos.

 

18h30 – Theatro Municipal
No País dos Prequetés
Companhia de Teatro Juvenil da UFPR Litoral

Participando de brincadeiras com seus colegas Zé, Caju e Lucinha, a esperta Nita, decide fazem uma viagem para saber como as coisas acontecem. Se em todos os lugares existem poucos mandando e uma grande maioria obedecendo. Nas suas andanças, Nita se depara com o "País dos Prequetés" e logo após um mutirão de trabalhadores robôs. De uma maneira inteligente, divertida e com muita música e dança, o espetáculo provoca reflexão sobre o que é autoridade, convívio social, companheirismo e solidariedade.

 

20h00 – Igreja São Benedito
Eros & Thanatos
Madrigal UFPR

O Madrigal da UFPR é um grupo de cantores oriundo do Coro da UFPR que em 2012, pelo destaque e reconhecimento público de seu trabalho, tornou-se o mais novo Grupo Artístico da Universidade Federal do Paraná. Nesse espetáculo, "Eros & Thanatos", duas forças contrárias e coexistentes, entrelaçadas, dançam ao som da Canções de Amor de Johannes Brahms (1833-1897). O repertório inicia com a peça "Nänie" (com poema de Schiller) e concentra-se nas obras para voz e piano a quatro mãos "Libeslieder" (com versos de Daumer) e "Neue Liebeslieder" (com versos de Daumer e de Goethe).

 

21h00 – Theatro Municipal
Edwin Pitre e Ensemble DeArtes
Aula- Espetáculo e Apresentação Musical 

O Show apresentado pelo Projeto de Extensão "Práticas Musicais para a Comunidade o DeArtes" é o resultado da integração de práticas instrumentais e vocais de alunos de Pós-graduação, do Curso de Música da UFPR e da Comunidade curitibana. Neste ano 2014 realizamos um formato de aula-espetáculo e uma mostra das composições de Edwin Pitre. O objeto do projeto é capacitar seus integrantes das práticas musicais, nas áreas de produção artística e de espetáculos. Músicos participantes do projeto: Edwin Pitre (baixo), Santiago Beis (Piano), George Pessoa (Guitarra), Leandro Superchinski (bateria), Shirley Silva (flauta), Cainã Alves (sax), Rodrigo Portella (violino), Jõao Egashira (violão), Marco Roberto dos Santos, Cláudio Borghi, Lia Ferreira, Adriana Julia, Antonio Lourenço Filho, Deyse Dayane Schultz, Felipe Caldeira de Souza, Franciany Dugonski, Giuliana Proença, Ricardo Takeda, Sarah Brito, Kátia Czacskes, Daniel Bettega, Ary Piotroski, Keila Nunes, Helena Fernandes
.

22h00 – Palco Principal
Silvio – Orquestra Latino Americana UNESPAR - OLA

A "Orquestra Latino Americana da UNESPAR – OLA", iniciou suas atividades em novembro de 2013. Seu principal objetivo é difundir a política de integração com a cultura da América Latina, promovida pela Universidade Estadual do Paraná, por meio de espetáculos temáticos. O primeiro trabalho contempla a obra do cantor e compositor cubano Silvio Rodriguez. Dirigida pela Professora Simone Cit, a OLA possui atualmente 25 integrantes.

 

 

voltar ao topo ^

22 de julho de 2014 - Terça-feira

12h30 – Rua, em frente ao Theatro Municipal
A História do Homem Que Saiu Pelo Mundo Afora Para Aprender a Tremer e Se Arrepiar -
Grupo Mundaréu

Um espetáculo que usa a linguagem dos autos populares ou danças dramáticas brasileiras, com bonecos, músicas e formas animadas para contar a trajetória de João, "o tapado como uma porta", que sai pelo mundo tentando aprender a difícil arte de se emocionar. Para tanto, entrega-se aos mais temidos desafios, enfrentando monstros, fantasmas e até mesmo a morte, alcançando seu objetivo apenas com a descoberta do amor. Elenco: Melina Mulazani, Carlos Ferraz e Thayana Barbosa.

 

 

18h30 e 21h00 – Theatro Municipal
Dona MacBeth - Companhia Nossa Senhora do Teatro Contemporâneo

O espírito de "Lady MacBeth" foi a fonte de inspiração neste ensaio do dramaturgo e diretor Rafael Camargo, que utilizou fragmentos de falas reinventadas da personagem criada por William Shakespeare e textos originais, sobrepostos, desenhando um caminho de diferentes proporções e olhares sobre pessoas, escolhas, desejos, a natureza e o acaso. Elenco: Eliane Campelli, Renato Sbardelotto, Stella Maris Moreira e Zeca Cenovicz. César Sarti, Sonoplastia. Daniele Regis, Iluminação. Isidoro Diniz, Direção de Produção e Cenografia. Isidoro Diniz.  Bia Reiner, Produção Executiva

 

20h00 – Igreja São Benedito
Nos Braços dos Pinheirais – João Triska

O Show faz alusão à musicalidade presente na amplitude dos territórios onde reinam as florestas das araucárias. Sua estética musical é fruto da fusão de estilos musicais que percorrem essa vasta região que vai do Atlântico Sul ao pés dos Andes, do contato com a riqueza cultural de diferentes países da américa latina e de sua paixão pela terra e o povo do Paraná. Conta com arranjos concebidos especialmente para uma formação de quinteto, com instrumentos de corda, teclas e sopros. João Triska (viola, violão e voz), Fábio Mazzon (percussão), Ale Age (violão, guitarra e voz), Natalia Bermúdez (flauta e voz), Evandro Cardoso (gaita ponto) e Ronaldo Tinoco (clarinete e flauta). Direção Artística, cenografia e iluminação de Nei Zuzek

 

22h00 – Palco Principal
Djambi – ECO

A banda Curitibana Djambi comemora seus 18 anos de existência com o lançamento de seu mais novo trabalho o DVD " DJAMBI ECO " . Ao longo de sua carreira realizou mais de mil apresentações em doze turnes internacionais e algumas nacionais. Dentre elas destacam-se a apresentação no "Festival de Jazz de Montreux", duas participações no "Festival SunSplash" na Itália alem de shows na Suíça Bélgica, Áustria, Holanda, Eslovênia e Macedônia. O grupo conta com Rodolpho Grani (vocalista), Maurício Nassar (baterista), Marcelo Nassar (baixista), Denis Barbosa (guitarrista), Carlos Alberto Ribeiro (tecladista), Lilian Hening (produção) e Marcelo Carli (técnico de som).



voltar ao topo ^

23 de julho de 2014 - Quarta-feira

12h30 – Theatro Municipal
Nina e o Reino das Galochas - Boreal Companhia de Teatro

A peça é uma comédia musical infantil em que, Nina uma menina órfã que mora num lixão, luta com seus amigos para salvar uma floresta, morada de diversos animais em extinção.  À noite, ela sonha com um mundo encantado do qual descobre que é Princesa.  Lá os animais do mundo real se tornam personagens que a ajudam na sua missão: salvar o "Reino das Galochas" das garras da vaidosa Rainha Malvina. Elenco:  Betina Schlemer, Tarciso Fialho, Thyane Antunes e Marcilene Moraes e Tiago Batista da Silva. Operador de Som Tiago Batista da Silva

 

 

 

18h30 e 21h00 – Theatro Municipal
A Farsa da Mulher do Zebedeu – Direção Mauricio Vogue

Musical inspirado na peça teatral de mesmo nome que estreou em 1942.  A peça original, de J Corrêa Leite, era uma comédia de humor ingênuo e burlesco de caráter popular, um tipo de espetáculo rotulado de "chanchada", que de lá pra cá perdurou graças às montagens em "circo teatro". A  presente montagem enaltece este tipo de humor popular e é também uma grande homenagem musical a diversos autores clássicos como Vivaldi, Bach, Mozart, Beethoven, Verdi, Puccini. Utiliza uma miscelânea de gêneros musicais como baião, embolada, samba, marcha de carnaval, rumba, balada pop, funk carioca, polca, reggae e o estilo da música erudita do período clássico e romântico apresentados de maneira bem humorada. O espetáculo marca a estreia da "Companhia Opereta Biônica", que inicia com este projeto um intenso trabalho de pesquisa e experimentação de diferentes linguagens para espetáculos musicais. Elenco: Milena Silveira, Giovana de Liz, Taciane Vieira,Lilian Marchiori, Mauricio Vogue, Renet Lyon, Simone Magalhães, Tiago Luz, Wagner Jovanaci.Rhenan Queiroz, Texto. Sérgio Justen, Direção Musical. Luis Nobre, Iluminação. Produção Regina Vogue Produções.
 

20h00 – Igreja São Benedito
Bandolaxo

Duo curitibano de música instrumental brasileira formado por Glauco Sölter e Daniel Migliavacca surgiu unindo universos tão distintos quanto o jazz e o choro, através da musicalidade e amizade. A combinação inusitada de baixo elétrico e bandolim trouxe uma nova forma de expressão para obras consagradas da música brasileira e mundial, além das composições próprias. Segundo lugar no Prêmio Nabor Pires de Camargo, que seleciona representantes do gênero Choro de todo o Brasil. Uma bela surpresa para ouvidos atentos, "Bandolaxo", através da cultura brasileira, emociona e cativa o público em cada apresentação. Produção Letícia de Macedo Weinhardt.

22h00 – Palco Principal
Wandula

"Wandula" é formado em torno do pianista Marcelo Torrone e da cantora Edith de Camargo. Gravaram 3 CDs com composições próprias que não se deixam rotular em algum estilo musical específico. São músicas instrumentais com elementos do minimalismo, choro e impressionismo, além de canções na língua portuguesa, francesa e inglesa

 

 

voltar ao topo ^

24 de julho de 2014 - Quinta-feira

12h30 – Rua, em frente ao Teatro Municipal
O Canto do Galo – Fâmulos de Bonifrates

Fundado em Guaraqueçaba em 1999, o Fâmulos de Bonifrates, com a técnica de teatro de bonecos, viola, rabeca e adufo, além do tamanqueado, tem propiciado novas leituras da cultura caiçara. Neste espetáculo, carro-chefe do Grupo, estão inseridas lendas, melodias e um pouco do universo da tradição caiçara, entre elas o Fandango, patrimônio imaterial do Brasil. Integrantes: José Carlos Muniz, Marcelo José Mendonça, Leandro Diéguiz Gonçalves, Everaldo do Nascimento Viana Júnior e Paulo Augusto Nascimento dos Santos.

 

 

 

18h30 e 21h00 – Theatro Municipal
O Circo Negro – Cia Senhas de Teatro

O espetáculo, com dramaturgia do argentino Daniel Veronese, é um texto-manifesto que coloca em discussão a própria representação a partir do jogo dos atores. O jogo, ao mesmo tempo lúdico e cruel, propõe a discussão poética e política do que é real e do que é representação e coloca também em questão a relação com a plateia. O espetáculo participou em 2013 dos principais festivais internacionais que se realizam no Brasil. Elenco: Greiced Barros, Ciliane Vendruscolo, Rafael di Lari e Luiz Bertazzo. Direção Sueli Araujo. Figurino Amábilis de Jesus. Cenário e Aderêços Paulo Vinicius. Sonoplastia Ary Giordani. Iluminação Wagner Corrêa.

20h00 – Igreja São Benedito
Música Nordica e Medieval Europeia - Clan Mac Norse

A banda curitibana, Clan Marc Norse, formada em 2011, apresenta música tradicional das regiões Nórdicas, a Escandinávia (composta pela Dinamarca, Suécia e Noruega), e a Finlândia, também completa seu repertório de música medieval europeia. A variedade e a riqueza de instrumentos e ritmos típicos nórdicos trará ao público a oportunidade de se abrir a um novo horizonte cultural. Músicos: Carlos Simas, Letícia Goularte, Ricardo Vieira, Jose Luis e Henrique Pascoal.

22h00 – Palco Principal
Uh La La!

A Banda "Uh La La !" traz aos palcos uma energia que poucas bandas de rock da atualidade conseguem transmitir. Com uma performance sem igual, os integrantes conseguem levar consigo novos fãs a cada cidade que passam. Do Sul ao Norte do Brasil, a Banda Uh La La ! já provou que tem energia suficiente pra conquistar ainda mais e mais a cada nova apresentação. A banda é formada por  Andreza Michel, Babi Age, Eliza Matta, Eduardo Nogueira e Felipe Andreoli.

 

 

 

voltar ao topo ^

25 de julho de 2014 - Sexta-feira

12h30 – Theatro Municipal
Leopoldo e  a Montanha de Livros  - Grupo Merengue

Através do questionamento: Por que devo ler?  Leopoldo irá vivenciar algumas experiências para entender a importância da leitura. Olga Romero apresenta a história por meio de um elaborado jogo cênico apoiado em objetos e projeções.

 

 

 

 

18h30 e 21h00 – Theatro Municipal
Coelhos – Téssera Companhia de Dança da UFPR

A obra coreográfica de Rafael Pacheco traz à cena sujeitos simbólicos que provocam e traduzem movimentos em ação violenta e imediata o que acaba por gerar um conflito direto na relação humana, sem que seja possível prever, nem medir, as consequências dos atos desencadeados.
Na ambientação cênica, vinte e três bailarinos atuam a partir  da trilha sonora estruturada por Helen Aguiar, especialmente para a obra e sob a iluminação de Luis Tschannerl.

19h30 – Saguão do Theatro Municipal
Grupo de Seresta Canto do Mar

O "Grupo de Seresta Canto do Mar", os "Amigos da Música de Antonina", se apresentaram pela primeira vez em 2003 no Festival de Inverno fazendo serestas nas casas cujas fachadas possuem placas impressas com nomes de música e autores da MPB e continuam até os dias de hoje se apresentando, desta vez, no saguão do Theatro.

 

20h00 – Igreja São Benedito
A música Que Encanta O Mundo

Acácio Quarteto de Cordas
Uma apresentação com músicas de compositores paranaenses além de outras várias músicas de compositores clássicos que encantam o mundo há séculos com Acácio Quarteto de Cordas formado pelos músicos Acácio Huberto Behlau Weber, Marlon Passos, Iraí Passos, Denise Maria Lessi Juvenal.

22h00 – Palco Principal
Filarmônica Orquestra Show

Formada por alunos e músicos da Filarmônica Antoninense, entidade que há mais de 35 anos trabalha na formação musical e capacitação profissional de jovens antoninenses, a "Filarmônica Orquestra Show" apresenta um show vibrante, no qual são mostrados, com muita qualidade, diferentes estilos e música do Brasil e do mundo, em arranjos de categoria.
Uma imensa movimentação de palco, com coreografias e performances realizadas pelos músicos, além da simpatia e comunicação do jovem maestro Cainã Alves, tornam o espetáculo contagiante, do qual o público se torna participante ativo e entusiasmado.

 

 

voltar ao topo ^

26 de julho de 2014 - Sábado
 

09h00 – Theatro Municipal
Resultado das Oficinas

 

12h30 – Palco Principal
Resultado da Oficina da Orquestra Filarmônica Antoninens

12h30 – Rua, em frente ao Theatro Municipal
Sala de Banho – Trágica Companhia de Arte

Espetáculo de formas animadas – Teatro Lambe-Lambe, ocorre dentro de uma caixa (adaptação das máquinas fotográficas lambe-lambe). Um pequeno espetáculo, com uma breve história para plateia de uma pessoa por vez. Em sua "Sala de Banho", a personagem "A Bonita", figura elegante e misteriosa, compartilha com o espectador seus pequenos prazeres. Direção Luciane Figueiredo. Equipe: Inece Gomes e Jaqueline Neto Moreira

 

 

16h00 – Theatro Municipal
3962 – Companhia de Teatro PalavrAção da UFPR

Uma leitura bem humorada sobre o desrespeito, a dominação e a imposição do terror existentes na relação de conflito entre dois guardas e um prisioneiro. O texto é Manoel Carlos Karam e a direção é de Gessé Malmann. Elenco: Marcio Bosi, João Winch, Guilherme Mendes Muniz e Antônio Orellana.  Operação de luz: Antônio Orellana. Produção: Antônio Orellana e Ruthnéia Rodrigues.  Assistência de Produção: ristiane Mendes e Aivy Rodrigues Malmann.  Diretor da Companhia de Teatro PalavrAção da UFPR: Hugo Mengarelli.

20H00 – Igreja São Benedito
Distâncias - Terra Sonora

O "Terra Sonora", formado em 1994 em Curitiba, faz um trabalho vocal e instrumental tendo como fonte temas étnicos e tradicionais de várias partes do mundo. O Grupo já lançou 6 CDs: "Terra Sonora" (1998), "Continentes" (2001), "Terras" (2004), "Trevas" (2008), "Orvalho" (junto com Rogério Gulin) e "Alinhamento" (2013), cujo repertório é a base do espetáculo a ser apresentado em Antonina.

 

 

21h00 – Palco Principal
Encerramento Oficial

22h00 – Palco Principal

Show de Encerramento

Móveis Coloniais de Acaju é o resultado da união de dez artistas criados em Brasília, que decidiram se juntar em 1998 para formar uma banda. Como só poderia acontecer na Capital Federal, os músicos têm as mais variadas origens. Da pluralidade de integrantes e influências, nasce um som único e diverso, que mistura sax, flauta, gaita e trombone com teclado, guitarra, baixo e bateria e a voz marcante de André Gonzales. A banda tem no currículo três discos elogiados pela crítica: Idem (2005), C_MPL_TE (2009) e De Lá Até Aqui (2013), os dois últimos produzidos por Carlos Eduardo Miranda, produtor musical de peso (Raimundos, Mundo Livre S/A, Cansei de Ser Sexy).

 

Festival de Inverno da UFPR 2014 ® Todos os Direitos Reservados - desenvolvido por unigraf/proec - wmv