Patrocínio: Apoio Institucional: Realização:
OFICINAS

.:: Infantis

.:: Adulto
.:: Aprimoramento
.:: Educação Especial
.:: Maturidade
.:: Arte-educação
.:: Atidades Paralelas

.:: Vivências .:: Informações Úteis

Receba nossos informativos

Nome:

E-mail:


Tráfego na
Praça de Pedágio
clique aqui
Fonte: ECOVIA

FaceBook

OFICINAS ADULTO
13 a 17 de julho

Diagnóstico e desenvolvimento de proposta para melhoria do uso da bicicleta pela comunidade escolar em Antonina. Fase II
A oficina visa apresentar e analisar o diagnóstico desenvolvido na oficina ocorrida em 2014 e, de forma colaborativa, propor alternativas para melhoria da ciclomobilidade em Antonina.
Ministrante: Belotto / PR
Mestrando em Desenvolvimento territorial sustentável na UFPR, conselheiro da União dos Ciclistas do Brasil (UCB), vice-presidente da Federação Paranaense de Ciclismo e coordenador do programa de extensão Ciclovida da UFPR.

Local: Escola Municipal Prof. João Paulino Vieira Filho
Horário: das 14h00 às 18h00
Número de vagas: 20
Material do aluno: material para anotação, água para consumo próprio.

As cores da minha terra: produção de tintas com argilas e solos locais
A oficina resgata de maneira lúdica a tradicional técnica do barreado, que utiliza a terra como fonte de pigmentos para produzir tintas naturais que podem ser aplicadas em diversas superfícies. através do contato com a natureza local, pretende-se abordar a diversidade e a importância dos solos como recursos não renováveis. Durante a oficina, será feita uma pintura temática para ser exposta como um dos resultados alcançados.
Ministrantes:
Marcela Pagani / PR
Artesã e estudante de Oceanografia na UFPR. Pesquisa a educação com base na permacultura para a conscientização da interação sociedade-natureza.
Fernanda Cardoso / PR
Arquiteta e urbanista formada pela UNESP (SP) e mestranda em Engenharia Civil na UFPR. Pesquisa o uso das tintas feitas com terra na construção civil.

Local: a definir
Horário: das 14h00 às 18h00
Número de vagas: 20
Material do aluno: uma máscara de proteção, um óculos de proteção, água para consumo próprio.

Eu, livre! Eu, fanzine!
Dirigida àqueles que buscam expressar suas próprias ideias e concepções de mundo, esta oficina estimula o encontro entre pensamento, texto e imagem. Na mesa, os fanzines (revistas alternativas de conteúdo livre) que possibilitam, através da experiência de criá-los, o desenvolvimento e a expansão de habilidades estéticas e literárias. Os participantes terão a oportunidade de montarem suas próprias revistas a partir da manipulação de diversos materiais.
Ministrante: Fernanda de Aragão / SP
Professora universitária desde 2002, doutora pela Unicamp; a partir de 2010 começou a desenvolver projetos voltados à criação e difusão literárias através de conceitos de arte-experimentação, principal característica de suas oficinas. Escritora premiada, tem uma variedade de textos publicados em diversos veículos impressos e virtuais.

Local: Biblioteca pública municipal
Horário: das 14h00 às 18h00
Número de vagas: 20
Material do aluno: revistas para recorte, água para consumo próprio.

Era uma vez um livro...
Através da análise de algumas lendas do Paraná, a oficina visa desenvolver o projeto gráfico de um livro infantil ilustrado. Utilizando o imaginário e o simbólico como referências, será explorada através de conceitos gráficos a dinâmica entre palavra e imagem para o público infantil.
Ministrante: Rita Solieri Brandt / PR
Formada em Comunicação Visual pela UFPR, produziu ilustrações para a Agência Umuarama de publicidade e para o jornal O Estado do Paraná. Participou de salões de arte e premiações na área de design gráfico. Em 2007, foi finalista do prêmio Max Feffer de Design Gráfico/Editorial, da empresa Suzano de Papéis, com o livro autoral Antares. Atua como professora na UFPR e coordena o setor de Design Gráfico da Secretaria de Estado da Cultura.

Local: Estação Ferroviária
Horário: das 14h00 às 18h00
Número de vagas: 20
Material do aluno: revistas ou jornais para recorte, água para consumo próprio.

História do cinema
A oficina é voltada para aqueles que desejam entender as escolas cinematográficas e seus componentes conceituais. Será abordada a história da linguagem cinematográfica, do cinema mudo ao contemporâneo, com exibição de 5 filmes dos principais diretores.
Ministrante: Carlos Rocha / PR
Professor do curso de  Comunicação Social da UFPR nas áreas de telejornalismo, cinema, projetos de documentarismo e experimentais. Responsável pelo registro fotográfico do 7º Festival de Inverno da UFPR, ministrante da oficina de Técnicas Fotográficas e orientador do registro do 8º e do 9º Festival de Inverno da UFPR. Ministrante da oficina de Produção de Curta em Vídeo do 10º ao 22º Festival de Inverno da UFPR e no Festival de Cinema da Lapa (2007). Ministrante da oficina de Roteiro Básico para Cinema do 23º e 24º Festival de Inverno da UFPR. Diretor da UFPR TV. 

Local: a definir
Horário: das 14h00 às 18h00
Número de vagas: 20
Material do aluno: água para consumo próprio.

Roda pião
A oficina produz um reencontro com a tradição e a ancestralidade presentes no samba de roda do recôncavo baiano, por meio da sua expressão musical, coreográfica, poética e festiva. Serão abordados os tipos de samba, a harmonia dos instrumentos e suas funções na roda de samba, o ritual da roda de samba, entre outros aspectos desta prática.
Ministrante: Treinel Alex Escravinho / SP
Professor de capoeira angola, educador social e articulador cultural na escola de capoeira "Os Angoleiros do Sertão", com sede em Feira de Santana-BA. Graduando em História pela Universidade Estadual paulista (UNESP) e aluno bolsista na Pró-Reitoria de Extensão com o projeto "História da Música Popular Brasileira".

Local: Escola Municipal Prof. João Paulino Vieira Filho
Horário: das 14h00 às 18h00
Número de vagas: 20
Material do aluno: água para consumo próprio.

Anos dourados e a arte das danças a dois
A oficina abordará o repertório básico do bolero e samba, buscando identificar a sua identidade na prática social e quais são as adaptações necessárias quando se tornam base para uma concepção coreográfica usando como tema a época dos Anos Dourados.
Ministrante: Luiz Dalazen / PR
Professor, dançarino, coreógrafo e artista de dança há mais de doze anos estudando e divulgando a arte das danças a dois. Especialista em Teoria e Movimento da Dança e atualmente mestrando em Educação. Seu estudo é focado na pesquisa da essência das danças de salão enquanto prática social e o processo de transposição coreográfica dos movimentos quando eles se transformam em um produto artístico.

Local: Barracão Escola de Samba do Batel
Horário: das 14h00 às 18h00
Número de vagas: 20
Material do aluno: água para consumo próprio.

Máscara expressiva
A oficina oferece dois momentos: a técnica da construção da máscara expressiva que envolve toda a cabeça; e a sua utilização como instrumento para desenvolver o trabalho físico e expressivo do ator, possibilitando aprofundar e aprimorar a consciência corporal, através da ação tornando o corpo disponível e presente.
Ministrante: Rodrigo Kleina / PR
Ator, bonequeiro e professor Formado pela Escola Técnica Federal do Paraná
como ator, licenciado em Teatro pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP); cursando especialização em Arte, educação e terapia. Atua como professor de arte e dirige o curso de teatro no Colégio Arquidiocesano de Curitiba. Atua como professor de arte na rede pública do estado do Paraná. Participou do projeto Universidade sem Fronteiras - Corpo e Movimento, Arte e Cotidiano - no litoral do Paraná.

Local: Escola Municipal Profº. João Paulino Vieira Filho
Horário: das 14h00 às 18h00
Número de vagas: 20
Material do aluno: um pote de sorvete ou margarina, duas sacolas plásticas, água para consumo próprio.

 

Festival de Inverno da UFPR 2015 ® Todos os Direitos Reservados - desenvolvido por unigraf/proec - wmv