.:: Página Inicial
.:: Inscrições

Previsão do Tempo para Antonina/PR
clique aqui

Fonte: SIMEPAR

Tráfego na Praça de Pedágio
clique aqui

Fonte: ECOVIA

 
 

ESPETÁCULOS de 09 a 16 de julho de 2005

Todos os espetáculos são gratuitos, com entrada franca. Para as apresentações das 18h30 e 21h00 no Theatro Municipal, é preciso retirar o ingresso na bilheteria do Theatro, a partir das 12h00, no dia da apresentação. Serão entregues no máximo dois ingressos por pessoa. Não é obrigatório, mas quem quiser colaborar com entidades beneficentes de Antonina, poderá trocar seu ingresso por um quilo de alimento não perecível (exceto sal) ou um agasalho.

Em caso de chuva, os espetáculos a serem apresentados na rua, às 12h30, serão transferidos para o Theatro Municipal.
Em caso de chuva, os espetáculos do Siri na Arena (Arena do Belvedere) estarão cancelados.


o cantor Jair Rodrigues fará o espetáculo de encerramento da 15ª edição do Festival de Inverno da UFPR dia 16 de julho ás 22h00.
Veterano dos grandes festivais, Jair Rodrigues apresentará músicas do novo CD e antigos sucessos como "Deixa isso pra lá", "Disparada" e "Saudosa Maloca".


Os gaúchos do Nenhum de Nós fazem o espetáculo de abertura do 15º Festival de Inverno da UFPR no sábado, dia 9 de julho, às 22 horas, no Palco Principal em Antonina.
Os cantores de "Camila Camila" prometem esquentar o público do Festival com antigos sucessos e canções inéditas. Imperdível.

Selecione o dia desejado para ver a programação
Dia 09 | Dia 10 | Dia 11 | Dia 12 | Dia 13 | Dia 14 | Dia 15 | Dia 16

Monólogos
De 10 a 16 de julho, em diversos locais da Cidade
Performances dos alunos do Curso Técnico em Artes Cênicas-Ator da Escola Técnica da UFPR.

Dia 09 - Sábado
12h30 - Palco Principal
Orquestra à Base de Sopro
Já no seu quinto ano de existência e com 17 músicos, a Orquestra à Base de Sopro, dirigida por Sérgio Albach, tem como principal objetivo a divulgação da música brasileira, seja qual for a sua origem, desde as bandinhas de coreto à música instrumental contemporânea, passando pelas orquestras de gafieira, de rádio, de frevo, tentando englobar o maior número de gêneros da vasta diversidade existente na Música do Brasil.
Assistente de Direção: Gabriel Schwartz.

18h00 - Siri na Arena (Arena do Belvedere)
Cia da Música
Grupo formado em 2001 executa composições próprias. Lucas Krishna, Rafael Rodrigo e Gabriel Gustavo, netos de Nhô Belarmino e Nhá Gabriela.

17h30 e 20h00 - Theatro Municipal
"Pico na Veia" de Dalton Trevisan, direção de Marcelo Marchioro
O espetáculo mostra a Curitiba dos livros de Dalton Trevisan. O diretor, Marcelo Marchioro, que classifica o autor de contista e poeta, coloca no palco não somente a poesia, mas também a filosofia, o pensamento, o olhar de Trevisan sobre o mundo, dando vida a uma gama de homens e mulheres através de cinco atores: Zeca Cenovicz, Rodrigo Ferrarini, Claudete Jorge, Silvia Monteiro e Raphael Rocha. Iluminação de Beto Bruel. Cenografia e figurino de Ricardo Garanhani. Produção do Teatro de Comédia do Paraná, do Centro Cultural Teatro Guaíra.

20h00 - Igreja Matriz
"Duo Marcelo Oliveira & Lílian Nakahodo" - Sopros e Piano
No repertório do Duo a premissa de mostrar num mesmo programa obras de Villa Lobos, Pixinguinha, Hermeto Pascoal, André Mehmari, Ryuichi Sakamoto, Lílian Nakahodo, Guerra Peixe. A diversificação dos timbres faz o contraste entre o lírico de uma flauta, o escuro da clarineta, o brilhante da escaleta, o sorridente do pífano e o orquestral piano.

21h30 - Palco Principal
Abertura oficial
22h00 - Palco Principal
"Show de abertura"
"Nenhum de Nós - Acústico"

O Nenhum de Nós, autor do sucesso "Camila Camila", música mais executada no Brasil em 1988, faz a abertura do 15º Festival de Inverno da UFPR executando sucessos do "Acústico 2" e músicas inéditas do novo CD "Pequeno Universo", que será lançado no final de julho. O grupo, que conta com Thedy Correa (baixo e vocal), Carlos Stein (guitarra), Sady Homrich (bateria), Veco Marques (violões, guitarra e bandolim) e João Vicenti (teclados e acordeão), desenvolve seu trabalho há quase 15 anos dentro das tradições rock e folk, numa sólida carreira no Rio Grande do Sul e nas áreas de influência cultural gaúcha.

topo

Dia 10 - Domingo
12h30 - Teatro Municipal
"DEZ + 1"- Grupo de MPB da UFPR
"DEZ + 1" é um espetáculo de aniversário. O Grupo de MPB da UFPR comemora onze anos de existência homenageando a Música e todos os integrantes que fizeram e fazem parte de sua história. No repertório, nomes como Na Ozzetti, Itamar Assumpção, Milton Nascimento, Zé Rodrix, Luiz Melodia, Chico Buarque, Luiz Tati, Lenine e Guinga, entre outros grandes nomes da música brasileira. O Grupo conta com a participação dos músicos Candiê Marques na percussão e Elizabeth Fadel ao piano.
A direção musical é de Doriane Rossi, e a direção cênica de Mara Mocrosky.

18h00 - Siri na Arena (Arena do Belvedere)
"Choro da Bossa" - Robison e Wellington
Robinson Luiz Marciniaki, flauta e Wellington Freire Alves, teclado. Música brasileira da melhor qualidade interpretada por dois músicos da Filarmônica Orquestra Show.

18h30 e 21h00 - Theatro Municipal
"2" - Coral da UFPR
Ópera? Quase Ópera?
"2" é uma fábula. Baseia-se na idéia de polarização (Yin-Yang). Carolina (protagonista), Juan (seu pai), Aótus (deus), Sara, Paola (amigas), são de High Tech, cidade cuja sociedade é devotada à razão. Heitor (protagonista), Isis Kalian (sua mestra), Thalita, Carmem, Yume (discípulas), Oldajé, Youngajé, Womanajé (deusas) são de Travéu onde se cultua a emoção e a natureza. Udrash (entidade ambígua) é o estopim do confronto entre as duas realidades. O que acontece... só vendo...
Composição e regência de Álvaro Nadolny e ao piano Karina Ferrer.

20h00 - Igreja Matriz
"Quarteto Pneuma"
Sob direção de Giampiero Pilatti, os músicos e alunos da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Clayton Rodrigues da Silva, Eliane Luiza Müller, Jannifer Heinrichs, Priscila da Silva de Assis, executam obras de Handel, Bach, Guerra Peixe, Vasconcelos Corrêa, H.U Staeps, Luiz Bonfá, Pixinguinha e Luiz Gongaza.

22h00 - Palco Principal
William e Renan
Com quatro discos gravados, a dupla sertaneja "William e Renan" vem se apresentando com muito sucesso em todo o Brasil, trazendo em sua bagagem uma experiência de dez anos de festivais, 40 troféus de primeiro lugar e 26 de segundo lugar. Troféu Imprensa do Paraná de 1995, 96 e 98. Em 1999 recebeu os troféus de "Melhor Dupla do Ano" e "Melhor Banda Musical no Gênero Sertanejo". Em 2002, o Troféu Imprensa de "Melhor Dupla do Ano e Melhor CD Gênero Sertanejo/Country". No estado de São Paulo recebeu o Troféu Imprensa (Brasil Musical) de "Dupla Revelação".

topo

Dia 11 - segunda-feira
12h30 - Palco Principal
"A Cigarra e a Formiga" - Cia Ti Biri Bão
Eduardo Schotten e Ivan Araújo interpretam esta fábula tratando do preconceito e mostrando a importância de cada ser. Direção, adaptação e confecção de bonecos: Ivan Araújo. Trilha Sonora: Patrícia Farias de Souza, Teddy Erivelton e Luana Goldinho. Cenografia Marcio Inocentte. Figurino Olinda de Araújo e Marisa Araújo.

18h00 - Siri na Arena (Arena do Belvedere)
Duo Preto no Branco
Cainã Alves e Jhonatan Pereira, um duo de estudantes da Filarmônica Antoninense, utiliza o sax e o teatro como meio de expressão. Cômicos, a dupla nos remete às travessuras do "Gordo e o Magro" e também às performances de "Carlitos", no cinema mudo.

18h30 e 21h00 - Theatro Municipal
Grupo de Percussão da UFPR
Grupo artístico permanente da Universidade Federal do Paraná, é formado por jovens instrumentistas, em sua maioria alunos ou ex-alunos da Universidade. A prioridade do grupo é a divulgação da música contemporânea para percussão, com destaque para obras de autores brasileiros, especialmente paranaenses. Em junho, o Grupo executou o concerto de abertura do Festival de Mainz/Alemanha e se apresentará, em agosto, no Festival Internacional Música Nova de Santos e São Paulo.
Direção Paulo Demarchi, piano Gisele Rizental.

20h00 - Igreja Matriz
Orquestra de Violões do Conservatório de Música Villa Lobos
Sob a regência de Waldomiro Prodóssimo, a orquestra apresenta Vivaldi, Mozart, Bach, Tórroba, Debussy, Ary Barroso, Ernesto Nazareth entre outros. Neste espetáculo haverá um maior destaque às peças espanholas, que é um dos grandes motivadores para que os violonistas se dediquem aos estudos, a fim de levar a boa música ao público.

22h00 - Palco Principal
Maria Faceira - Orquestra de Gafieira
Com um repertório direcionado principalmente ao samba da melhor qualidade, a Maria Faceira leva a seu público interpretações únicas, com arranjos bem elaborados e muito improviso e, além da música, muita alegria e uma vontade irresistível de dançar. Gabriel Schwartz (saxoFones alto e tenor, flauta e arranjos), Sérgio Albach (clarinete), Raole de Souza (trombone), Fabiano "o Tiziu" (violão de 7 cordas), Marcelo Athaídes (baixo), Graciliano Zambonin (bateria), Denis Mariano (percussão), Roseane Santos (voz), Greice Barros (produção) e Chico (técnico de som).

topo

Dia 12 - terça-feira
12h30 - Palco Principal
"Urucum e o Fogo" - Teatro Filhos da Lua
O Teatro Filhos da Lua, com direção de Renato Perré, está completando 24 anos dedicados à produção de espetáculos para crianças e jovens. "Urucum e o Fogo" é uma coletânea de lendas indígenas, e utiliza bonecas de vara e luva, máscaras, figurino e adereços construídos com material natural inspirado no artesanato guarani e kainguangue. Texto e direção: Renato Perré. Atores titeriteiros: Renato Perré e Rogério Carvalho. Composição Musical: Rogério Carvalho e Candiê Marques. Técnico de Som: Carlos Dutra.

18h00 - Siri na Arena (Arena do Belvedere)
MP3
Encontro de 3 amigos amantes da boa música: Chico Preguiça (marcação), Josiel (pandeiro) e Ismael (violão). MPB, samba de raiz, pagode, bolero e forró.

18h30 e 21h00 - Theatro Municipal
Orquestra Juvenil da UFPR
Formada por musicistas de várias idades, a Orquestra Juvenil vem promovendo tanto a música dos séculos passados quanto aquela criada para o nosso tempo. Num concerto voltado para um público jovem, a Orquestra Filarmônica Juvenil da UFPR apresenta um repertório de obras clássicas consagradas e de um compositor brasileiro atual, com influências da música popular.

20h00 - Igreja Matriz
Grupo Wandula
Edith Camargo (acordeonista e vocalista), Marcelo Torrone (pianista e tecladista), Cláudio Pimentel (violonista), Rafael Martins (guitarrista) e Raphael Buratto (violoncelista clássico) são os condutores do Grupo Wandula. Uma sonoridade particular, uma música sofisticada, produto da fusão de inúmeros instrumentos e tendências. Um gênero de música atemporal, que ainda aguarda classificação, evocando imagens para filmes imaginários, que soa fresco para os ouvidos vanguardistas e ao mesmo tempo é acessível a ouvidos populares.

22h00 - Palco Principal
Sentido Horário
Com um estilo descontraído e empolgante de fazer música, nasceu um trabalho idealizado por cinco jovens que, através desta arte, encontraram um meio de fazer o que mais gostam e ao mesmo tempo levar as pessoas ao "Sentido Horário" da cultura. Com músicas nacionais de consagrados como; Djavan, Titãs, Paralamas, Jota Quest, Rita Lee, entre outros, os músicos Neto de Souza (vocal), Calebe Navarro (guitarra e violão), Daniel (baixo), Rober (teclados), Dêgo (bateria) e amigos convidados: Renan Esperança (trompete), Negão (trombone) e Jean Macuco (saxoFone Tenor), interpretam sem perder o estilo.

Caxaprego - CANCELADO POR MOTIVO DE SAÚDE -
"Caixa prego", expressão popular recorrente em todo o território nacional, significa lugar distante, de difícil acesso, esquecido no tempo... Inspirados nesta terminologia, o "Caxaprego" vem pesquisando sonoridades que fizeram e fazem parte da formação da música brasileira. Levando aos palcos esta aprendizagem, valorizam e difundem os regionalismos da cultura brasileira, que somados aos arranjos e as composições próprias, formam a identidade do grupo.

topo

Dia 13 - quarta-feira
12h30 - Teatro Municipal
Orquestra Suzuki
Orquestra da Associação da Educação do Talento Musical do Paraná, entidade cultural sem fins lucrativos que promove o ensino e a formação do indivíduo pela educação do talento através do Método Suzuki. Atualmente, conta aproximadamente com 70 componentes, a maioria com idades entre 6 e 20 anos. Os alunos adiantados e professores formam a Camerata Suzuki, que se destacou na Escócia, Inglaterra e Irlanda, onde foi eleito como melhor grupo de música de câmera na XII Convenção Mundial do Método Suzuki. Direção artística de Simone Savytzky, direção administrativa de Sibila Fuchs Schelin.

18h00 - Siri na Arena (Arena do Belvedere)
Ruy & Soraya
Formada em 1996, a dupla Ruy Graciano e Soraya Valente se apresenta com humor e muita afinação, executando músicas próprias, que retratam Antonina, e também composições de Nhô Belarmino e Nhá Gabriela, de quem Ruy é filho.

18h30 e 21h00 - Theatro Municipal
As Aventuras do Menino Leonardo Da Vinci
Artistas e cientistas, todos com o nome de Leonardo, organizam o espaço cênico e através de brincadeiras estudam as possibilidades do ser humano voar. Nesta metáfora, a imaginação torna-se instrumento essencial. Os "Leonardos" cientistas passeiam pelo mundo e conhecem as obras e invenções de Leonardo Da Vinci: um dos maiores gênios da humanidade. De forma lúdica e criativa, o espetáculo nos mostra quadros como "A Última Ceia", "Mona Lisa" e outras curiosidades sobre o artista, de forma a incentivar outros pequenos gênios criadores a também alçar seus "vôos". Texto de Enéas Lour. Direção Maurício Vogue. Interpretação de Giovana de Liz, Fabíula Nascimento, Maicon Clenk, Marino Jr e Renata Hardy. Sonoplastia de César Sarti. Produção de Regina Vogue.

20h00 - Igreja Matriz
Chanson - Madrigal Feminino
O universo musical do Chanson tem uma visão que lhe é própria: a da mulher que encontra na sua expressão a possibilidade de criação. A música erudita e um repertório que inclui desde música antiga até obras de compositores contemporâneos. Alda Slompo, Cristiane Serkes, Ester Sartori e Malu Amaral (sopranos). Daniele Franco, Denise Curi e Renèe Rebello (mezzo-sopranos). Ana Carolina Freire e Marisa Savelli (altos). Piano Renèe Rebello. Preparação Vocal de Cristiane Serkes. Direção Artística Cristiane Serkes e Daniele Franco.

22h00 - Palco Principal
AlKool Mais
Originária de Morretes, composta por nove músicos, a Alkool Mais, iniciou em 1977 fazendo rodas de samba Atualmente, executa variados estilos musicais como pop, rock, pagode, axé, forró, etc.

topo

Dia 14 - quinta-feira
12h30 - Palco Principal
Cia Itinerante de Teatro do Sr. Wolf
A espetacular Cia Itinerante de Teatro do Sr. Wolf, que já visitou cinco continentes, que já destronou reis e rainhas, que já fez chorar presidentes e rir os ministros e que acima de tudo levantou a galera!!! Agora está pintando por aqui, mas cadê a platéia?

18h00 - Siri na Arena (Arena do Belvedere)
Calebe Navarro e Neto de Souza
Dois jovens músicos antoninenses, com formação em música erudita e popular executam releituras de clássicos da música popular brasileira.

18h30 e 21h00 - Theatro Municipal
"Uma Tal de Alice" - Grupo Caranguejo Cênico
Inspirada na obra de Lewis Carroll, "Alice no País das Maravilhas", a peça é o resultado do trabalho de pesquisa da Oficina de Teatro da Secretaria de Cultura de Antonina. Direção Rafael Camargo.

20h00 - Igreja Matriz
Grupo Banza
Formado em 2003 e tendo sua base em Curitiba, o Grupo Banza procura contribuir para o resgate da memória musical brasileira. Além do projeto "A Música no Tempo de Gregório de Mattos" o Grupo Banza vem realizando pesquisas no repertório de música de salão do litoral paranaense durante os séculos XVIII e XIX. Composto por sete especialistas em música antiga, quase todos com pós-graduação na área. O grupo foi selecionado pelo Programa Petrobrás Música 2004 para turnê nacional, gravação de CD e publicação de antologia de música do barroco brasileiro. Outra característica do grupo é o uso de instrumentos de época como guitarra barroca, flauta doce e traverso, teorba, violino barroco e vasta percussão.

22h00 - Palco Principal
Filarmônica Orquestra Show
Lançada oficialmente no 11º Festival de Inverno da UFPR, a Filarmônica Orquestra Show, pertencente à Filarmônica Antoninense, vem realizando shows no Paraná e outros estados, levando a música de seus jovens alunos - com média de 16 anos - através de instrumentos de sopro e percussão, mesclados a eletrônicos. Mostra um repertório versátil, despido de qualquer tipo de preconceito, que inclui desde os temas das big-bands ao samba de Zeca Pagodinho, passando por Raul Seixas, Titãs, Adoniram Barbosa, Skank, Ray Conniff e outros. Com muita energia e desconcentração e visualmente enriquecido por coreografias executadas pelos músicos, o show contagia e emociona, promovendo uma grande interação entre palco e platéia. Com lançamento de seu primeiro CD previsto para este ano de 2005, a FILARMÔNICA ORQUESTRA SHOW vem a cada dia conquistando novos espaços .
Regência: Denis da Silva.

topo

Dia 15 - sexta-feira
12h30 - Theatro Municipal
Rajastrani Circus
"Um pequeno circo de estrelas e poesia". Assim é o espetáculo concebido e manipulado por Alessandra Flores, que também assina o figurino e o cenário. "Rajasthani Circus" é produto da convivência da atriz e bonequeira com uma casta de bonequeiros em Jaiselmmer, Rajasthan, Índia. Na encenação há uma mistura de beleza, mistério e exotismo. Dançarinas, mágicos, percussionistas, encantadores de serpentes e engolidores de espada dão um clima divertido e descontraído. Música de Ângelo Esmanhoto.

18h00 - Siri na Arena (Arena do Belvedere)
Mary Jane
Gustavo Camargo, William Neto e Rodrigo Souza, antoninenses, fazem uma releitura acústica de canções nacionais e internacionais.

18h30 e 21h00 - Theatro Municipal
"Mulheres"
Texto e Assistente de Direção Caike Luna. Direção Fabiano Amorim. O espetáculo aborda as transformações da sociedade em relação às mulheres. Com a urbanização acelerada, as mulheres passam a ser tratadas como um exemplo de superação de limites impostos culturalmente. É a análise do universo feminino como manifestação e expressão no contexto da civilização contemporânea. Elenco: Karla Fragoso, Ludmila Nascarella, Fabiula Nascimento e Marcilene Moraes. Cenário e Sonoplastia de Guilherme Macedo Santa Ana. Iluminação Nadja Naira.

20h00 - Igreja Matriz
"Pára-dias de chuva" -Trio Quintina
Em seu quarto CD independente, "Pára-dias de chuva", o Trio Quintina encontra o equilíbrio entre os dois estilos que o tornaram conhecido: a MPB e o Pop. Um trabalho que consagra a sonoridade toda particular, o estilo próprio e talvez inclassificável - mas, por isso mesmo, um dos mais originais na cena local e nacional.

22h00 - Palco Principal
Juke Box
O show da "JukeBox" é pura energia. Com vários "medleys", a banda procura não deixar baixar o nível da animação. O repertório é eletrizante, aliado ao carisma e à performance dos músicos no palco. Wagner Bonato (voz e violão), André Mesquita (bateria e samplers), Werner Splett (guitarra e backing) e Alexandre Cetti (baixo e backing).

24h00 - Rua
Grupo de Seresta Canto do Mar
"Amigos da Música de Antonina", se apresentaram pela primeira vez em 2003, no Festival de Inverno, e continuam até hoje fazendo serestas nas casas - já são 90 - cujas fachadas possuem placas impressas com nomes de músicas e autores da MPB.

topo

Dia 16 - Sábado
09h00 - Theatro Municipal
Resultado das Oficinas

14h00 - Palco Principal
Grupo Folklorístico Venutti Dall'Itália
O Grupo da Fundação Padre Alberto Casavecchi tem por finalidade divulgar, através da dança, a cultura e as tradições italianas de maneira autêntica. Com um grande elenco e um espetáculo rico em detalhes, deixa o público a par das particularidades de cada dança, evidenciando as diferenças culturais das regiões, representadas através de gestos, movimentos e canções. A Itália é a fonte de inspiração, o berço da civilização ocidental, um legado cultural indiscutível.

18h30 e 21h00 - Theatro Municipal
"des" - Phoros Companhia de Dança
E se tivéssemos três chances de desfazer coisas? E se tivéssemos a chance de vislumbrar o efeito de uma escolha antes mesmo de fazê-la? Mesmo assim haveria espaço para "des"? Concepção e Direção Cíntia Napoli. Interpretação de Andréa Assumpção, Lislei Junqueira, Silvia Prado e Patrícia Müller. Figurino Phoros Cia de Dança. Iluminação Fernando Dourado.
3 MG - Gingaestética -Ar.Co Cia do Ar
Concepção e Direção Carmem Jorge A lógica de construção desse trabalho é a mesma de um abrigo em uma favela. Pedaços de imagens arranjadas, recortadas e organizadas abrigam muitos "Brasis", mundos temporários em constantes transformações. A ginga está dentro, entre, atrás, por baixo, acima. Ela é o labirinto que avança, longe de se chegar ao fim. Estreou em Manhathan, Nova Iorque dia 28 de abril de 2005 numa realização do Danspace Project. Performers co- criadores: Weslley Soares, Carmen Jorge e Ângelo Cruz. Luz: Maurício Vogue. Figurino: Carmen Jorge e Roberto Arad

20h00 - Igreja Matriz
Baiaka
Montado em 2003 por Plínio Silva (direção instrumental e direção geral) e Liane Guariente (direção vocal) com o objetivo de reunir um grupo fixo de alunos e ex-alunos da Faculdade de Artes do Paraná, o Baiaka é formado por 21 músicos (oito cantores e 13 instrumentistas). No programa temas do Brasil, Egito, Etiópia, Portugal, Bulgária, Latvia, Finlândia, Geórgia, Rússia, Inglaterra, Noruega, Sardenha, Macedônia, Espanha, Israel, Turquia e Iraque.

22h00 - Palco Principal
Encerramento oficial

22h00 - Palco Principal
"Show de encerramento"
Jair Rodrigues

Neste espetáculo, Jair Rodrigues - um dos maiores intérpretes da música popular brasileira - apresenta músicas do novo CD e antigos sucessos como "Deixa isso pra lá", "Disparada" e "Saudosa maloca". Do samba à seresta, do chorinho ao partido alto, do samba de enredo ao sucesso-de-festival, Jair incorporou ao seu repertório de dribles musicais todas as tendências e manifestações do rico cancioneiro popular brasileiro.

 
 
15º Festival de Inverno da UFPR © Todos os Direitos Reservados
Este site é melhor visualizado na resolução: 1024x768 pixels
Desenvolvido por: unigraf/proec/ufpr - wmv

Patrocínio:

Apoio: