26º Festival de Inverno da UFPR

É com grande alegria que chegamos a mais um Festival de Inverno da UFPR, em Antonina. Após completar um quarto de século de existência já não podemos mais duvidar da vitalidade deste projeto cultural.

O Festival de Inverno da UFPR se consolidou como uma ação que mobiliza a comunidade acadêmica e as populações do litoral de Paraná, promovendo a descentralização das práticas e produções artísticas e culturais das diversas modalidades e seguimentos artísticos numa perspectiva plural, dialógica e participativa, como parte fundamental do pensar e fazer acadêmicos.

Em 2016, mesmo diante de todas as dificuldades, a UFPR renova seu compromisso de fazer da arte e da cultura o caminho para encontrarmos novas possibilidades de superar os desafios que a realidade nos impõe.

Como em todos os anos, temos o orgulho de poder contar com a equipe da UFPR, o acolhedor povo capelista, as instituições parceiras, os ministrantes e os artistas para realizar essa importante política cultural que promove a democratização do acesso aos bens culturais que nos constituem como sujeitos e como cidadãos.

Neste 26º Festival de Inverno, além de trazer as tão esperadas oficinas, os espetáculos e as atividades paralelas, gostaríamos de agradecer a todos aqueles que nestes últimos anos foram os principais responsáveis por este evento que envolve várias equipes e unidades administrativas da nossa Universidade.

A UFPR, uma instituição centenária presente na vida dos paranaenses, funciona como uma orquestra, em que todos os músicos, irmanados num único objetivo, são capazes de transformar a realidade revelando a beleza de uma sinfonia. Assim, é com gratidão e esperança que convidamos a todas e todos a partilharem conosco mais uma semana de muita alegria, conhecimento, arte e diversão!


Zaki Akel Sobrinho | Reitor da UFPR 
Rogério Andrade Mulinari
| Vice-Reitor da UFPR

Últimas do Festival

Neste espaço, você saberá de tudo o que está rolando no 24º Festival de Inverno da UFPR.
Produção de oficinas, espetáculos, curiosidades, atividades da Praça de Recreação e todas as ações que espontaneamente são geradas pelo evento!

saiba mais

transporte GRATUITO de ida e volta!

Você é estudante ou servidor da UFPR (Universidade Federal do Paraná), quer ir para o 26º Festival de Inverno da UFPR em Antonina mas não sabe como? Seus problemas acabaram!

Do dia 17 a 23 de julho, haverá transporte GRATUITO de ida e volta! Você só precisa apresentar sua carteirinha ou crachá na entrada do ônibus. Mas não esqueça: é sempre importante chegar um pouco antes pra garantir seu lugar!

Confira os locais e horários de embarque:

saiba mais

26º Festival de Inverno da UFPR

Você conhece a Bernúncia?
É esse bicho carnavalesco que devora os foliões durante o carnaval.  Conta uma lenda que quanto mais foliões ele devora, o bicho fica maior! O Festival de Inverno da UFPR também é assim, quanto mais gente participa, mais ele se fortalece!

saiba mais

ESPETÁCULOS De 17 a 23 de Julho de 2016

Todos os espetáculos têm entrada franca. Para as apresentações das 18h30 e 21h00 no Theatro Municipal Maestro Dr. Roberto Cristiano Plassmann, e para as apresentações na Igreja São Benedito, às 20 horas, é preciso retirar o ingresso na bilheteria do teatro, a partir das 12h00, no dia da apresentação. Serão entregues no máximo dois ingressos por pessoa.

Dia 22 - sexta-feira

12:30 – Theatro Municipal
Ballet de Antonina

18h30 - Theatro Municipal


Orquestra Filarmônica da UFPR – “Outras Orquestras”
Em tempos incertos, a Orquestra Filarmônica da UFPR apresenta o concerto “Outras Orquestras”, que abre a Temporada 2016 de forma alternativa. Focado em combinações orquestrais distintas da formação tradicional de orquestra clássica – formação oficial da Orquestra Filarmônica da UFPR – o concerto traz um repertório de obras de épocas e formações variadas, incluindo obras antigas de peso, como o Concerto de Brandenburgo Nº 3, de J.S.Bach; de relevância histórica como o Concerto para Oboé e Clarinete RV 560 de Vivaldi – uma das primeiras obras para clarinete no repertório orquestral – e obras mais recentes como a Brook Green Suite de Gustav Holst e a Unanswered Question de Charles Ives, ambas de instrumentação flexível. Venha desfrutar de um repertório que prova que a boa música sobrevive a qualquer crise.

20h00 – Igreja São Benedito

Os Balangandãs – “Alma Brasileira”
"Os Balangandãs" é um grupo instrumental formado pelos jovens músicos Gabriel Schwartz (flauta e sax), Daniel Migliavacca (bandolim) e Lucas Melo (violão de 7 cordas). Criado em 2015 em Curitiba, o grupo explora vários ritmos brasileiros como choro, samba, valsa, maxixe, frevo e baião. Através de composições e arranjos originais o grupo passeia pela música de mestres como Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, Sivuca, Jacob do Bandolim e Pixinguinha, sempre com momentos de improvisação e virtuosismo.

21h00 - Theatro Municipal

Companhia de Teatro Palavração da UFPR – “Curta Passagem”
Mostra do processo de montagem da peça Curta Passagem. Texto de Mario Bortolotto que apresenta com muita agilidade algumas formas de relacionamentos amorosos nas cidades contemporâneas e como certo desprendimento de valores em relação ao sexo está definhando a estrutura das relações. Direção: Gessé Malmann,  Assist. de Direção: Guilherme Mendes Muniz.

21h00 – Palco Principal


Filarmônica Orquestra Show
Lançada oficialmente no 11º Festival de Inverno da UFPR, a Filarmônica Orquestra Show traz uma combinação envolvente de instrumentos de sopro, eletrônicos, percussão e voz. Mostra um repertório versátil comemorativo aos 15 anos de criação da orquestra, despido de qualquer tipo de preconceito, com arranjos especiais ricos em beleza e expressão, executados por músicos cuja idade média é de 16 anos. Uma imensa movimentação de palco, com coreografias e performances realizadas pelos músicos, além da simpatia e comunicação do jovem maestro Cainã Alves, torna o espetáculo contagiante, do qual o público se torna participante ativo e entusiasmado. A filosofia da Orquestra é mostrar uma nova forma de fazer música instrumental, com seriedade, mas, com muita descontração e alegria na apresentação.

saiba mais

 

festival em imagens

....Todas as cores e imagens do 26º Festival de Inverno da UFPR, registradas em fotos, podem ser encontradas aqui.

saiba mais




 

Realização:

 

 

 



Patrocínio:

 

 

Parceria Institucional:


 

 

 


Apoio Institucional:


 

 

26º Festival de Inverno da UFPR em Antonina
16 a 23 de julho de 2016
Uma iniciatida da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR
1991 - 2016 © Universidade Federal do Paraná
Todos os Direitos reservados

desenvolvido por unigraf/proec - wmv

Visite as Redes Socias do Festival