OFICINAS adulto - 18 a 22 de julho de 2016

Biodiversidade da Floresta Atlântica em mosaico com cerâmica

A oficina irá ensinar as técnicas de produção de um mosaico em mural com motivos ligados à biodiversidade da Floresta Atlântica, possibilitando não apenas a reflexão sobre o assunto, mas também fazendo com que a técnica aprendida possa ser aplicada posteriormente em outros locais e superfícies.
Ministrante: Marilene Juk / PR
Artista plástica especialista em mosaico em cerâmica e escultura em barro, tendo realizado cursos em cerâmica, artesanato e artes plásticas. Em 2003 participou na mostra Antonina Arte, no museu Tingui Cuera, em Araucária-PR e em 2007 realizou a exposição Decor Art's Mosaico, na Estação Ferroviária de Antonina-PR.

Local: Sede da ADEMADAN
Horário: das 09h00 às 12h00
Número de vagas: 20
Material do aluno: água para consumo próprio.
*As inscrições para esta oficina ocorrerão somente na sede da ADEMADAN, em Antonina.

voltar ao topo

Cantar e batucar

A oficina propõe promover o encontro de pessoas que queiram vivenciar a prática musical do canto e percussão, por meio de um repertório fundamentado nas canções e manifestações tradicionais da cultural popular brasileira. Mais do que cantar e tocar, a oficina traz a brincadeira coletiva do canto e dança em roda, abordando o coco, a ciranda, o cacuriá, o fandango, o boi e a congada, vivenciando o universo artístico e poético do povo brasileiro.
Ministrante: Thayana Barbosa / PR
Licenciada em Música pela Faculdade de Artes do Paraná - FAP, é integrante do grupo Mundaréu e participou de diversos projetos e musicais de expressão. Em 2010 estreou o show Mar de Dentro e em 2014 lançou seu primeiro disco solo. Desde 2011 ministra esta oficina no Espaço Cultural Terreirão.

Local: Colégio Estadual Moysés Lupion
Horário: das 14h00 às 18h00
Número de vagas: 20
Material do aluno: água para consumo próprio.

voltar ao topo

A música brasileira e as danças a dois

A oficina abordará os fundamentos iniciais de três dos mais populares gêneros brasileiros das danças a dois: o samba de gafieira, o forró e o sertanejo, abordando a essência e repertório inicial de cada um deles com foco na prática social dos bailes e em suas possíveis conexões e intersecções.
Ministrantes:
Luiz Dalazen / PR
Professor, dançarino, coreógrafo e artista da dança há mais de doze anos estudando e divulgando a arte das danças a dois. Especialista em Teoria e Movimento da Dança e mestrando em Educação.

Ana Paula de Andrade / PR
Educadora física, professora, dançarina e coreógrafa, iniciou seus estudos em dança de salão em 2001. Especialista em Personal Training e Pilates, utiliza os princípios do método Pilates para aprimorar a qualidade da execução e compreensão da arte da dança para casais.

Local: Hotel Camboa
Horário: das 14h00 às 18h00
Número de vagas: 20
Material do aluno: material para anotação e água para consumo próprio.

voltar ao topo

Experimentações em quadrinhos e narrativas gráficas curtas

A oficina apresentará a linguagem dos quadrinhos e das narrativas gráficas, além de experimentar as possibilidades das HQ's como meio/plataforma para obras artísticas e/ou não ficcionais de curta duração. Abordará a trajetória cronológica dos quadrinhos, com aprofundamento nas potências comunicacionais e artísticas dos quadrinhos e narrativas gráficas, além de exercícios de criação coletiva.  
Ministrante: Caio F. Paes / RJ
Mestre em comunicação pela Universidade Federal Fluminense - UFF e jornalista, possui experiência nas áreas de jornalismo e quadrinhos. É roteirista, com experiência em edição/organização literária, jornalismo impresso, radiojornalismo, comunicação institucional, gerenciamento de projetos e escrita literária.

Local: Biblioteca Cidadã
Horário: das 14h00 às 18h00
Número de vagas: 20
Material do aluno: água para consumo próprio.

voltar ao topo

Introdução à fotografia de arquitetura: documentação fotográfica do patrimônio arquitetônico de Antonina.

Esta oficina dará as ferramentas básicas para o aprofundamento da discussão sobre a relação das temáticas que envolvem a arquitetura e a fotografia. Pela teoria e a prática orientadas por arquitetos, a oficina tratará da representação e documentação do meio urbano, mais especificamente o patrimônio histórico e cultural arquitetônico de Antonina.
Ministrantes:
Felipe Gomes / PR
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFPR, pós-graduando em Cinema pela FAP-UNESPAR, foi diretor de produção cultural pelo SATED-PR.
Rodolfo Scuiciato / PR
Graduando em Arquitetura e Urbanismo pela UFPR, fez intercâmbio de estudo em Arquitetura na Universidade de Coimbra (Portugal). É sócio no escritório de arquitetura Estudiograma e participou de diversos projetos premiados na área de Arquitetura.
Edison Massei / PR
Graduando em Arquitetura e Urbanismo pela UFPR, atua como freelancer na filmagem, edição e produção de vídeos e também em fotografia e edição de fotos, com ênfase em paisagem urbana e arquitetura.

Local: Centro Estadual de Educação Profissional Dr. Brasílio Machado
Horário: das 14h00 às 18h00
Número de vagas: 20
Material do aluno: uma câmera pessoal (de qualquer tipo, inclusive de celular), material para anotação e água para consumo próprio.

voltar ao topo

Máscaras e adereços cênicos e carnavalescos

Na oficina serão criadas máscaras e adereços cênicos carnavalescos com papel e materiais variados. O trabalho manual servirá para explorar a técnica e a criatividade em prol de narrativas cênicas, tais como peças de teatro, carnaval, bailes de fantasia e festas populares.
Ministrantes: Fábio Flores / PR
Artista plástico, autodidata, atuou como maquiador durante muitos anos no campo da moda de editoriais de beleza e revistas tais como Elle, Marie Claire, Claudia, morando por 23 anos em São Paulo. Também trabalhou como aderecista e maquiador em espetáculos teatrais com José Celso Martinez. Atualmente tem contribuído como aderecista na criação de suas esculturas em papel, em vários espetáculos e montagens de ballet da Escola de Dança do Teatro Guaíra e outros grupos de dança, sob a coordenação de Paulinho Maia, reconhecido figurinista e aderecista curitibano.

Local: Estação Ferroviária
Horário: das 14h00 às 18h00
Número de vagas: 20
Material do aluno: folhas de jornal e água para consumo próprio

voltar ao topo

Iniciação ao circo
Viva uma experiência intensa de treinamento em circo, com diferentes abordagens pedagógicas nas modalidades de acrobacias, equilíbrio, malabarismo, preparação física circense, expressividade e linguagem artística do circo. Ao fim da oficina os participantes poderão realizar com segurança sequências coreográficas, praticar parada de mãos e fazer malabarismo, explorando a progressão do treinamento. Serão oferecidos recursos educacionais online para que seja possível um aprofundamento na linguagem circense e na promoção da prática do circo em diferentes contextos.
Ministrantes:
Bruno Tucunduva / PR
Docente do departamento de Educação Física da UFPR, coordenador do Grupo de Pesquisa e Produção de Conhecimento em Circo da UFPR e doutor em Educação Física pela FEF/Unicamp com tese sobre o circo na formação de professores.
Caroline Molinari / PR
Mestranda em Educação Física na USP (EEFERP), treinadora de acrobacias de solo do Circocan. Possui experiência de 10 anos como treinadora de ginástica artística de alto rendimento. Participou dos Jogos Olímpicos de Atenas (2004) como atleta da seleção brasileira de ginástica artística feminina.

Local: Academia da Saúde - Praça Carlos Cavalcanti
Horário: das 14h00 às 18h00
Número de vagas: 20
Material do aluno: roupas confortáveis para a prática de exercícios de solo, água para consumo próprio.

voltar ao topo




 

Realização:

 

 

 



Patrocínio:

 

 

Parceria Institucional:


 

 

 


Apoio Institucional:


 

 

26º Festival de Inverno da UFPR em Antonina
16 a 23 de julho de 2016
Uma iniciatida da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR
1991 - 2016 © Universidade Federal do Paraná
Todos os Direitos reservados

desenvolvido por unigraf/proec - wmv

Visite as Redes Socias do Festival