ATIVIDADES PARALELAS

Gestão e Produção de eventos artístico-culturais (Como trabalhar com orçamento reduzido alcançando objetivos sociais)
Nesta oficina, os participantes aprenderão como desenvolver eventos artísticos culturais com orçamento reduzido, visando não somente o entretenimento, mas também a formação social e qualidade de vida através da formação do cidadão pelo pertencimento à arte e cultura de outras comunidades.

Ministrante
: Kelly Farah / PR
Graduada em Artes Cênicas – Bacharelado em Interpretação pela Faculdade de Artes do Paraná - FAP em 2007, e técnica em produção de áudio e vídeo pelo Colégio Estadual do Paraná (CEP) em 2011. Gerente em Articulação Institucional e Incentivo à Cultura no departamento de Cultura da Prefeitura de Pinhais, coordena eventos culturais em vários segmentos. Também é membro Conselheira de Cultura de Pinhais e preparadora de atores e atrizes no âmbito corporal e coreográfico.

Local: Biblioteca Cidadã
Horário: das 14h00 às 18h00
Número de vagas: 20
Material do aluno: material para anotação e água para consumo próprio.

voltar ao topo

Cicloturismo em Antonina
Os participantes da oficina irão mapear roteiros para o fomento do cicloturismo em Antonina. Os roteiros deverão ter como foco as atrações naturais e valorização da cultura local. Ao fim da oficina será desenvolvido um folder com as rotas e atrações mapeadas.

Ministrantes:

José Carlos Assunção Belotto
Coordenador do programa de extensão Ciclovida da UFPR, presidente da Federação Paranaense de Ciclismo – FPC e mestrando em Desenvolvimento Territorial Sustentável na UFPR.
Silvana Nakamori Belotto / PR
Coordenadora de ação das publicações do Ciclovida – UFPR e mestre em Planejamento e Governança Pública - UTFPR.

Local: Centro Estadual de Educação Profissional Dr. Brasílio Machado
Horário: das 14h00 às 18h00
Número de vagas: 20
Material do aluno: bicicleta, máquina fotográfica (qualquer tipo) e água para consumo próprio.

voltar ao topo

Cerveja artesanal
A oficina visa apresentar os requisitos teóricos e práticos necessários para a produção de cerveja caseira, utilizando uma metodologia artesanal, explorando produtos locais. Será abordada a história da cerveja pelo mundo, as matérias-primas, os equipamentos necessários e o processo produtivo.

Ministrante:

Leonardo Kossatz Lopes / PR
Engenheiro Químico pela UFPR, técnico cervejeiro pelo SENAI RJ, responsável técnico da Porto de Cima Brewing, de Morretes-PR, fundador e cervejeiro da Ozean Cervejaria, de Paranaguá-PR.

Local: Sede da ADEMADAN
Horário: das 14h00 às 18h00
Número de vagas: 20
Material do aluno: água para consumo próprio.
*As inscrições para esta oficina ocorrerão somente na sede da ADEMADAN, em Antonina.

voltar ao topo

Produções de ideias para uma construção sustentável
A oficina visa oferecer um método dinâmico e interdisciplinar para produção de ideias com base nos princípios de sustentabilidade e de valores históricos do município de Antonina. Os participantes, por meio de estudos teóricos e prática de desenhos, elaborarão as diretrizes de um projeto de arquitetura do projeto de extensão do canteiro experimental do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPR. Esta implantação será desenvolvida em parceria com a ADEMADAN e integra atividades no Campus da Economia Criativa.

Ministrantes:

Adriane Savi / PR
Arquiteta e urbanista formada pela UFPR, especialista em Construções Sustentáveis pela UTFPR, mestre na área de Ambiente Construído e Gestão pela UFPR. Sócia da empresa Tellus Arquitetura Sustentável.
Ormy Júnior / PR
Arquiteto e urbanista formado pela UFPR, especialista em Patologias das Obras Civis pelo Instituto IDD, especialista em Gerenciamento de Obras pela UTFPR, mestre na área de Ambiente Construído e Gestão pela UFPR. Profissional certificado do Selo Casa Saudável e sócio da empresa Tellus Arquitetura Sustentável. 

Local: Sede da ADEMADAN
Horário: das 09h00 às 12h00
Número de vagas: 20
Material do aluno: água para consumo próprio
*As inscrições para esta oficina ocorrerão somente na sede da ADEMADAN, em Antonina.voltar ao topo


EXPOSIÇÃO "Impressões do Acervo: A coleção de gravuras do MUSA"
As gravuras do acervo do MUSA são obras adquiridas pela UFPR em importantes edições de salões paranaenses ou doadas por artistas e/ou familiares e que atualmente fazem parte do acervo do museu. A exposição quer dar visibilidade a sua coleção e contextualizar a arte e técnica da gravura, fazendo um panorama desde o início das artes gráficas no Paraná até movimentos importantes como os clubes de gravura e a I Mostra da Gravura de Curitiba de 1978.

Responsável: 

Lidiane do Nascimento
Bacharel em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro; Pós-Graduanda em Restauro de Arquitetura pelo Centro Técnico Templo da Arte de São Paulo; Experiência em Documentação, Conservação e Comunicação Museológica desde 2007 em instituições como Centro Técnico Audio Visual/RJ, Museu do Ingá/RJ e Museu de Arte da UFPR.

Duração: 18 a 22 de julho/16 – 10h às 17h
Local: Arquivo Público Histórico Municipal de Antonina – Rua Heitor Soares Gomes, s/nº - Centro
Vagas para Oficinas: 10 – Inscrições no local (de 18 a 22/07/16)

Cronograma de Atividades:
18/07 a 22/07 - 10h às 17h - Inscrições para oficina de gravura para crianças – 10 vagas (inscrições no local)
18/07- 10h às 17h - Exposição
19/07- 10h às 17h - Exposição e 15h - Visita Mediada
20/07- 10h às 17h - Exposição
21/07- 10h às 17h - Exposição e 15h – Visita Mediada
22/07- 10h às 17h - Exposição e 15h – Exibição de Documentário sobre Iberê Camargo
23/07- 10h às 17h - Exposição e 15h - Oficina de gravura para crianças   

voltar ao topo


A PRAÇA DE TODOS NÓS
O GEPLEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço Lazer e Cidade, grupo idealizado há mais de 10 anos pela Professora Dra. Simone Rechia, busca refletir acerca das práticas corporais e temas transversais, relacionando-os com as questões emergentes do cotidiano. Sendo assim, nosso objetivo no Festival de Antonina é promover um planejamento dentro da perspectiva crítica do lazer-educação, que contemple uma prática do lazer de forma reflexiva, criativa, lúdica e transformadora, mas também uma melhor capacitação formação dos futuros professores de educação física, possibilitando a reflexão de suas próprias ações e a oportunidade para vislumbrarem novas formas de intervenções. Nesse sentido, temos como tema gerador: “O ambiente do brincar e o direito da escolha”, sendo traduzido nos seguintes subtemas: espaSOM; espaço aventura; espaço brincadeiras de ontem, hoje e sempre; espaço criatividade e espaço cultura corporal.

Responsável: 

Profa. Simione Rechia
Graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1986), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1998), Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e Pós Doutorado pelo Instituto Nacional de Educação Física da Catalunha (Barcelona/Espanha 2009). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Paraná. É líder do GEPLEC - Grupo de Estudos e Pesquisa em Lazer, Espaço e Cidade e tutora do PET Educação Física UFPR. Presidente do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte(Gestão 2013-2015). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em estudos do Lazer e Cidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Lazer e planejamento urbano, Lazer e cultura urbana, Lazer e educação urbana, espaços e equipamentos de esporte e Lazer, Lazer, cidade e políticas públicas.

Duração: 18 a 23 de julho/16
Local: Praça Coronel Macedo

Cronograma de Atividades:
18/07 a 23/07 – 14h às 17h

voltar ao topo


PASSEIO CICLISTICO - CICLOTURISMO, CURITIBA X ANTONINA
Há mais de 8 anos o Programa de Extensão Ciclovida desenvolve um calendário de Cicloturismo, sendo a etapa Curitiba\Antonina na ocasião do Festival de Inverno da UFPR, o mais tradicional destes passeios reunindo normalmente mais de 100 ciclistas.

Responsável: 
José Carlos Assunção Belotto e Equipe Ciclovida
Coordenador do Programa de Extensão Ciclovida; Presidente da Federação Paranaense de Ciclismo; Mestrando Desenvolvimento Territorial Sustentável UFPR.

Duração: 16 de julho/16
Horário da Atividade: 06h às 19h
Vagas: 60
Local e Trajeto:
Concentração na Asufepar, Rua Carlos Pradi, 18 – Centro Politécnico
Trajeto: Politécnico, Afonso Camargo, Av. Maringá, Quatro Barras, Estrada de D.Pedro, Estrada da Graciosa até Antonina.  Chegada em Antonina às 13h30. Saída para Curitiba às 17h com chegada as 19h.

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
16-07 - Descida da Graciosa: A concentração será às 6h da manhã, com saída às 6h30 da Asufepar (endereço acima)
Estacionamento gratuito - Quilometragem aproximada 90 km
Levar: água, repelente, lanche, protetor solar e câmara reserva

Transporte de retorno para Curitiba será disponibilizado pela UFPR. (Organização com carro de apoio para 60 vagas para a volta em ônibus da UFPR)

Inscrição previa: na BIKESUL (doação de 2 quilos de alimentos não perecíeis)
Endereço: Rua Tapajós, 1047 – Fone: 41 -32053566
Retorno: Saída de Antonina 17 h e Chegada estimada 19h
Bicicleta ideal: Montain Bike - Obrigatório uso de capacete.

Maiores informações:
www.ciclovida.ufpr.br - www.bikesul.com
Fone: 41 32053566

voltar ao topo


COLETIVO MÃOS URBANAS - INTERVENÇÃO URBANA EM CROCHÊ
A intervenção urbana em crochê é uma atividade realizada nos espaços públicos da cidade, por meio da instalação de peças feitas manualmente por mullheres voluntárias que integram o Coletivo Mãos Urbanas.

Responsável: 
Valéria Faria dos Santos Tessari – Coletivo Mãos Urbanas
O Coletivo Mãos Urbanas foi criado em novembro de 2015, durante a produção da intervenção urbana em crochê realizada em paralelo ao evento acadêmico Moda Documenta (MIMo e PPGDesign UFPR). Essa intervenção foi realizada de 12 a 20 de maio de 2016, em 13 pontos da cidade de Curitiba, nos locais onde aconteceram atividades do Moda Documenta. Algumas intervenções permanecem instaladas, como no Museu Paranaense, Museu Alfredo Andersen, Casa Hoffmann, Heroína – Alexandre Linhares.

Duração: 16 a 23 de julho/16

Local:
Teatro Municipal de Antonina
Coreto da Praça Coronel Macedo

voltar ao topo


MOSTRA ITINERANTE DE CINEMA - SESC
O Sesc Paraná fará durante o Festival de Inverno 2016, em Antonina, a mostra de cinema com projetos desenvolvidos pela Unidade de Serviços SESC Paranaguá, alinhados à diretriz cultural da Entidade.

Responsável: 
SESC Paraná: Unidade de Serviços SESC Paranaguá

Duração: 20 a 23 de julho/16

Cronograma da Mostra:
Filme: “Contos da Noite” (Direção de Michel Ocelot)
Data: 21/07/16 e 22/07/2016
Hora: 10h e 15h
Local: Quintal Cultural - Rua Treze de Maio, 25 - Itapema de Baixo, Antonina – PR

Filme: “O Menino e o Mundo” (Direção de Alê Abreu)
Data: 21/07/16
Hora: 19h
Local: Praça Coronel Macedo

Filme: “Sete Caixas” (Direção de Jua Manegilia, Tana Schémbori)
Data: 22/07/16
Hora: 19h
Local: Praça Coronel Macedo 

Filme: “Hoje quero voltar sozinho” (Direção de Daniel Ribeiro)
Data: 23/07/16
Hora: 19h
Local: Praça Coronel Macedo  

voltar ao topo


AÇÃO FORMATIVA - SESC – RODA DE CONVERSA
O Sesc Paraná fará durante o Festival de Inverno 2016, em Antonina a Roda de Conversa com Marcela Bettega, Técnica da Cultura da Unidade de Serviços SESC Paranaguá.

Responsável: 
SESC Paraná: Unidade de Serviços SESC Paranaguá

TEMA: “Profissionalização da Área Artística”
Dia: 23 de julho/16
Hora: 10h
Local: Hotel Camboa

voltar ao topo
 RODOLFO REICHMANN TRIO
Dodo Reichmann tem larga experiência na área musical, com ênfase no Jazz, Bossa-Nova, Rock, Blues e Erudito. Possui CDs gravados com clássicos dos estilos citados mesclados com músicas autorais. Viveu 8 anos de na Europa e 1 ano em Nova York. Toca piano, violão e harmônica, além de fazer arranjos e vocais. Já se apresentou ao lado de diversos artistas como Jorge Ben Jor e Victor Assis Brasil.

TEMA: RODOLFO REICHMAN TRIO
Dia: 19/07/2016
Hora: 20
Local: Hotel Camboa

voltar ao topo

MOSTRA 20 ANOS PALAVRAÇÃO - CIA DE TEATRO PALAVRAÇÃO UFPR
A exposição MOSTRA 20 ANOS apresenta um pouco de toda a trajetória da PalavrAção em imagens, palavras e ações. Faz parte do projeto de pesquisa “Histórias de Travessias” que fará o registro de acervo e memória da companhia em seus 20 anos, resultando em diversos materiais: livro, editoriais, instalações e mostra de trabalhos.

Responsável:
 
Prof. Alaor de Carvalho

TEMA: MOSTRA 20 ANOS PALAVRAÇÃO
Dia: 17 a 23/07/2016 - 10h às 17h
Local: Arquivo Público Histórico Municipal de Antonina – Rua Heitor Soares Gomes, s/nº - Centro

voltar ao topo


MAIS CULTURA - II ENCONTRO DE COMUNIDADES LITORAL/MAIS CULTURA
Propiciar intercâmbio entre as comunidades tradicionais do litoral, apresentação das práticas culturais destas comunidades, integração com as atividades do Festival de Inverno.

Responsável: 
Prof. Leandro Gorsdorf

TEMA:  II ENCONTRO DE COMUNIDADES LITORAL/MAIS CULTURA
FECHADO AO PÚBLICO - REUNIÃO RESTRITA INTEGRANTES CONVIDADOS PELO MAIS CULTURA
Dia22/07/16
09h-10h30 – Acolhimento dos representantes das comunidades tradicionais
10h30 – Apresentação das ações Mais Cultura para o ano de 2016
12h – Intervalo
14h – Intercâmbio e apresentação de práticas artísticas das comunidades
18h – Encerramento

23/07/16
Integração com atividades do Festival de Inverno e reuniões específicas com cada comunidade para construção dos materiais audiovisuais.

Local:  HOTEL CAMBOA – Salão Inferior(manhã)  e Mezanino(tarde)

voltar ao topo


Divulgação Colaborativa de Atividade Independente: QUINTAL CULTURAL NO FESTIVAL DE INVERNO DA UFPR EM ANTONINA
Os artistas que participam do Projeto Conexão Cultural são inspiração para os jovens e crianças antoninenses a persistirem em seus sonhos. O Quintal Cultural é um incentivador da ideia de mesclar arte com sustentabilidade. Com programação independente, serão ofertadas oficinas, shows e exposições, disponibilizando e incentivando a utilização do seu espaço para diversas formas de arte.
O espaço cobra um valor simbólico para entrada em algumas atividades.
Maiores informações:
Facebook (https://www.facebook.com/Quintal-Cultural-407788069401936/?fref=ts)
http://quintalcultural.wix.com/festival#!blank-1/l7l4r
Local:  Quintal Cultural - Rua Treze de Maio, 25 - Itapema de Baixo, Antonina – PR

EXPOSIÇÕES
RECICLARTE –REFLEXÕES DE UM MUNDO REAL
FIGURAS
ANTONINA - ÓLEO SOBRE TELA
FOTOGRAFIA - COMPLEXO MATARAZZO

OFICINAS
RECICLARTE – ARTE COM RECICLADOS
Oficina HAICAI
CONSTRUÇÃO DE BONECOS COM JORNAL

SHOWS
Abertura shows ROGER SILVA
RONALDO DOM
PETRUS CUESTA
3° Edição do Quintal Underground
MONKEY MOSTERS
NO REPLY
REPELENTES
FILÓSOFOS DE BAR

CINEMA – Sesc no Quintal Cultural
21/07 e 22/07 - SESC  - 10h e às 15h. 
Filme: “Contos da Noite” (Direção de Michel Ocelot)

voltar ao topo

EXPOSIÇÃO: HOMENS LOUCOS POR MADEIRA
A obra de arte é o resultado da relação amorosa entre o artista e seus materiais
  1. O produto dessa paixão é irremediavelmente belo. Hoje propomos trazer algumas dessas obras, resultados da relação amorosa com a madeira.
  2. Usando entalhes, os artistas descobriram formas que se ocultavam dentre os vetos . Hoje convidamos a ver como o amor pode ter uma forma material, porque só quem ama é capaz de realizar estas obras na madeira.
  3. Eles os tocam, os cheiram, os acariciam, os sentem profundamente na sua intima fibra.

TEMA:  
Dia: 21 a 23/07/2016 - 09h às 17h
Local: Salão Paroquial

voltar ao topo


EXPOSIÇÃO: Roda de mulheres: uma vivencia-ação.
O maior desafio que enfrentamos hoje é acreditarmos que as ferramentas para a construção de uma vida e de um lugar melhor estão disponíveis para todos, e aqui e agora. Seremos mulheres reunidas em um círculo em torno do fogo, dispostas a cocriarmos um espaço de confiança, catarse e transmutação. Nossa aventura começará com a busca da menina que cada uma guarda dentro de si. E, com essas meninas, resgataremos os sonhos e desejos que fomos deixando pelo caminho. Reconectando, re-conhecendo, encontramos nossas potencialidades, nossa conexão e também o amor e o apoio de nossas ancestrais.
Palestranes:
Andréa Berriel é arquiteta, professora universitária, artista, escritora, mãe e bruxa;
Audrey Farah é escritora, taróloga, editora, mãe, artista e alquimista;
Patrícia Maciel é arquiteta, artista, professora de yoga, amiga, filha e feiticeira.
As três acreditam que toda mulher precisa de um espaço para viver sua arte, seus mistérios, suas tristezas e alegrias. E que esse espaço pode ser construído coletivamente, em rodas de mulheres.

TEMA:  RODA DE MULHERES: UMA VIVÊNCIA-AÇÃO
Dia: 18 e 19/07/2016 - 19h às 22h
Local: Ademadan  
Público Alvo: Mulheres acima de 18 anos

voltar ao topo




 

Realização:

 

 

 



Patrocínio:

 

 

Parceria Institucional:


 

 

 


Apoio Institucional:


 

 

26º Festival de Inverno da UFPR em Antonina
16 a 23 de julho de 2016
Uma iniciatida da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR
1991 - 2016 © Universidade Federal do Paraná
Todos os Direitos reservados

desenvolvido por unigraf/proec - wmv

Visite as Redes Socias do Festival