OFICINAS de aprimoramento - 18 a 22 de julho de 2016
Prática de banda sinfônica
A oficina é destinada a alunos e músicos dos instrumentos de banda sinfônica, focando suas atividades na formação complementar e reciclagem com ensaios coletivos, música de câmara e prática de conjunto de sopros e percussão, utilizando do repertório tradicional com execução de arranjos, transcrições e composições de música brasileira e internacional para esta formação.
Ministrante: Maestro Marcelo Maganha / SP
Graduado em Música pela Universidade Sagrado Coração, em trompete erudito e regência instrumental pelo Conservatório de Tatuí, pós-graduado em Educação Musical e Artes, com especialização em ensino de método coletivo para sopros, percussão e cordas, coordenador e professor de regência do programa Coreto Paulista do conservatório de Tatuí, realizou vários trabalhos e estreias como regente com orquestras e bandas no Brasil e em países da América Latina, América do norte e Europa. É diretor artístico e regente titular da Banda Sinfônica Jovem e Orquestra Municipal de Sopros de Lençóis Paulista, Big Band “Cidade do Livro” e banda Sinfônica Municipal de Macatuba.
Local: Sede da Filarmônica Antoninense
Horário: das 14h00 às 18h00
Número de vagas: 20
Material do aluno: material para anotação e água para consumo próprio.
Oficina exclusiva para integrantes da Filarmônica Antoninense
O frevo e sua linguagem
A oficina é destinada a alunos e músicos da Filarmônica Antoninense, que poderão adquirir conhecimentos através da experimentação e do universo da música popular, renovando mais uma vez o frevo, gênero musical e de dança nascido no Recife há mais de cem anos sob a tradição dos antigos carnavais. A oficina visa valorizar o frevo, que recebeu o título de Patrimônio Imaterial da Humanidade conferido pela UNESCO.
Ministrante: Maestro Spok / PE
Membro da Academia Pernambucana de Música, estudou nos anos 80 no Centro de Criatividade Musical do Recife (CPCMR), onde trabalhou com mestres do frevo. Há doze anos é instrumentista, arranjador e diretor musical da SpokFrevo Orquestra, tendo comandado por dez vezes a apoteose de encerramento do Carnaval da cidade do Recife. Formou o Orquestrão Multicultural com aproximadamente 200 músicos, com participações de outros dez renomados maestros do frevo e vários artistas que fazem o carnaval do Recife.
Local: Sede da Filarmônica Antoninense
Horário: das 09h00 às 12h00
Número de vagas: 40
Material do aluno: material para anotação e água para consumo próprio.
Oficina exclusiva para integrantes da Filarmônica Antoninense
Ritmos da música de raiz (Os ritmos das culturas do Paraná)
A proposta desta oficina é transmitir ao aluno o conhecimento musical acerca dos principais ritmos e gêneros musicais de raiz difundidos no Paraná (Repertório, técnicas, características dos gêneros, configurações estéticas e culturais), abrangendo o território sul brasileiro e as fronteiras do Brasil com os outros países do Cone Sul. A prática musical será feita através de instrumentos harmônicos (viola caipira, violão, acordeom), melódicos (flauta, clarinete, rabeca, violino, etc.) e percussivos (pandeiro, bombo leguero, caixa, condução e outros). Os principais ritmos abordados tanto na esfera da canção quanto na música instrumental serão o Fandango Caiçara, Chamamé, Guarânia, Pagode de Viola, Cururu, Milonga, Vaneira, entre outros.
Ministrantes:
João Triska / PR
Violeiro, compositor, cantor, pesquisador, empreendedor cultural, arte-educador, bacharel em Filosofia pela UFPR e estudioso dos gêneros musicais regionais do Sul do Brasil. Reconhecido por seu trabalho solo autoral e pela docência e pesquisas no universo da viola caipira com o Serra Acima Trio, já dividiu o palco com músicos renomados de diferentes países da América Latina e dos mais variados gêneros musicais.
Léo Cardoso/ PR
Músico, educador e pesquisador. Especialista em Educação Musical pela UNESPAR, graduado em Musicoterapia pela FAP, formado em Percussão no CMPB de Curitiba. Leciona em escolas particulares. Baterista e percussionista dos grupos: MPB UFPR, Banda Sincopé e João Triska.
Local: Clube Náutico
Horário: das 14h00 às 18h00
Número de vagas: 20
Pré-requisito: ter conhecimento musical básico e tocar pelo menos um instrumento harmônico, melódico ou percussivo.
Material do aluno: instrumento de harmonia ou percussão (se tiver) e água para consumo próprio.
Dança-Teatro
A expressão Dança-Teatro tem como definição mais universal a união genuína da dança com alguns elementos do teatro, criando uma nova e única forma de dança com alguns elementos do teatro, na qual a maior referência é a realidade humana. Seu principal expoente é a coreógrafa alemã Pina Bausch.
A oficina de Dança-Teatro tem como objetivo habilitar o aluno interessado na área de dança e de teatro a realizar a criação de uma partitura de movimento a partir de um personagem e explorar seu potencial artístico criativo.
Ministrante: Cleide Piasecki / PR
Bacharel em Dança pela PUC-PR, concluiu o curso de Cinema Digital no Centro Europeu. Trabalhou com Lala Schneider, Edson Bueno, Gabriel Vilela, Ariel Coelho, Raul Cruz, Teatro Guaíra, entre outros. Atualmente em cartaz como Autora, Diretora e Coreógrafa dos espetáculos La Cena (2016 - Mostra Oficial do Festival de Teatro de Curitiba) e Blow Elliot Benjamin (2011), apresentados pela G2 Cia. de Dança do Teatro Guaíra. Trabalha como autora, roteirista, diretora de teatro e cinema. Possui grande experiência profissional trabalhando na direção e preparação de atores e bailarinos; seus trabalhos conquistaram 26 prêmios e 32 indicações.
Local: Auditório do Centro Estadual de Educação Profissional Dr. Brasílio Machado
Horário: das 14h00 às 18h00
Número de vagas: 20
Pré-requisito: ser estudante ou atuar na área de dança ou teatro
Material do aluno: material para anotação, roupas confortáveis (não será permitido o uso de top sem camiseta, shorts ou bermudas devido ao risco de ferimento em exercícios de solo) e água para consumo próprio.
Caixa Misteriosa – Oficina de teatro lambe-lambe
A oficina propiciará o conhecimento básico sobre todas as fases da criação e produção de uma estética teatral pouco conhecida: o teatro lambe-lambe. Serão abordados aspectos que vão desde a introdução teórica sobre a linguagem até a construção de um protótipo de teatro lambe-lambe, passando pela dramaturgia, criação de personagens, confecção da caixa, cenário, iluminação, sonoplastia e intervenção na rua, familiarizando-se com a montagem de um espetáculo em pequena escala.
Ministrantes:
Jô Fornari / SC
Atriz, bonequeira, palhaça, oficineira e produtora, formada em Comunicação Social pela FURB - Blumenau, com especialização em Arte-Educação pela UNOCHAPECÓ. Atua no meio teatral desde 1994 e a partir de 1999 circulou como bonequeira solista, percorrendo diversos estados brasileiros. Desde 2009 pesquisa a linguagem do palhaço e produziu e atuou em diversos projetos da Cia. Andante Produções Artísticas.
Laércio Amaral / SC
Ator, performer, preparador corporal, oficineiro e diretor teatral. Formado em Psicologia, iniciou na área teatral em 1992. Em 2009 passou a integrar a Cia. Andante de Itajaí, atuando como ator e preparador corporal e ministrante de oficinas de teatro lambe-lambe.
Local: Centro Estadual de Educação Profissional Dr. Brasílio Machado
Horário: das 14h00 às 18h00
Número de vagas: 20
Pré-requisito: experiência ou vivência em artes cênicas ou visuais
Material do aluno: retalhos de tecido, retalhos de papel, objetos de memória (de infância ou com valor afetivo), objetos utilitários (objetos pequenos, de cozinha, ferramentas, escritório, costura, etc.) e duas caixas de papelão com medidas de aproximadamente 60x40cm.