PLANO INSTITUCIONAL DE CULTURA (PIC / UFPR).

“Qual cultura nós queremos produzir e vivenciar nos próximos dez anos”

O Plano Institucional de Cultura da UFPR (PIC|UFPR) é um documento que torna pública a política Institucional para a Cultura. Tem-se como intuito a promoção da igualdade através da educação e cidadania. O principal propósito é garantir o reconhecimento da diversidade e valorização das culturas e suas expressões.
A ideia eixo do Plano Institucional de Cultura da UFPR é a consolidação da diversidade cultural como potencial para o exercício de vivência intercultural e identificação da multiplicidade de formas em que as sociedades encontram suas expressões. A partir deste entendimento encontramos modos de criação, produção, difusão, distribuição e fruição artística.

notícias do pic

Está aberto o questionário de Levantamento Cultural para o PIC

Com o intuito de mapear o perfil e a situação cultural da comunidade acadêmica, o PIC está lançando um questionário online para todos os membros da UFPR.

saiba mais

Evento de lançamento da Caravana PIC

Hoje (21/06) ocorre no Departamento de Artes da UFPR/campi Batel, o evento de lançamento da Caravana PIC UFPR trazendo apresentações e performaces de diversos grupos artísticos do Setor de Comunicação e Design – SACODE e da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – PROEC. 

saiba mais

Histórico do PIC UFPR

Conheça todo o contexto histórico do Plano Institucional de Cultura.

saiba mais

 

Com a ideia de pluralidade, diversidade cultural e protagonismo institucionalizado, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) através da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) está construindo o Plano Institucional de Cultura, que pretende promover a igualdade por meio da educação, da cidadania cultural,  da valorização das culturas e suas expressões, de forma a fortalecer e dar condições para a consolidação da cidadania plena e os direitos culturais na universidade pública.

Desta forma este questionário é um dos procedimentos para conhecer o cenário cultural, a partir de levantamento e análise de dados sobre a institucionalização da cultura na UFPR. Sua contribuição é essencial para entendermos “quem somos” e “como estamos” como instituição participante dos debates relacionados com a democratização e pluralização cultural promovidos pelo Plano Nacional de Cultura (PNC).