PLANO INSTITUCIONAL DE CULTURA (PIC/UFPR)

HISTÓRICO

O Plano Institucional de Cultura - PIC UFPR foi oficializado no ano de 2014. Porém, está inserido em um amplo contexto de políticas culturais, direitos humanos e políticas educacionais que remontam ao ano 2003. A partir desta data se iniciaram seminários e debates em nível nacional para a construção de políticas públicas de cultura.
É em 2003 que o Ministério da Cultura organizou um conjunto de seminários “Cultura para Todos” em todo o país, com o intuito de fomentar políticas culturais. Dessa forma, foram adotadas conferências regionais, estaduais e municipais, bem como pesquisas na área da cultura, diretrizes gerais e debates públicos que perduraram até 2010.

O Ministério da Cultura (MinC) se insere como um orgão do Estado que apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais. Todos esses debates que se iniciaram em 2003 acarretaram na construção do Plano Nacional de Cultura - PNC, aprovado no art. 215 da constituição, que define o PNC como um conjunto de diretrizes, que estabelece e guia a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, garantindo assim, a todos o pleno direito à valorização e difusão das manifestações artístico-culturais.

As formulações de metas do Plano Nacional de Cultura e Desenvolvimento do sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC) visam ações que promovam a articulação política e a participação social de forma abrangente e plural, com a ideia da diversidade como eixo principal para a fruição e difusão da cultura. O Estado passa a ser o agente catalisador do exercício dos direitos culturais e acessibilidade às fontes da cultura nacional, mediante a premissa da pluralidade.

Na esteira deste contexto, a UFPR começa a pensar na elaboração do PIC, que já aparece no PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) do ano de 2013. Porém, nesse mesmo ano o processo é arquivado na Procuradoria Jurídica da UFPR e reaberto no ano seguinte pela Coordenadoria de Cultura - COC.

 A partir de então um grupo de docentes atuantes na área da cultura formam uma comissão institucional (portaria Nº 215) e, juntamente com a equipe da COC começam a pensar na elaboração das diretrizes do plano e no documento base, que é oficializado no ano de 2016. É nessa época que a elaboração do PIC se torna uma das metas do projeto Mutirão Mais Cultura UFPR e assim sendo, passa a ser viabilizado financeiramente.

PIC NO MUTIRÃO MAIS CULTURA

Em 2012, os ministérios da Cultura e da Educação lançaram em conjunto o edital “Mais Cultura nas Universidades”. A proposta foi de utilizar as IFES/Instituições Federais de Ensino Superior como vetor de desenvolvimento econômico, educacional e de diversidade cultural nas suas respectivas territorialidades. Em 2015 a UFPR foi aprovada em primeiro lugar na região sul do Brasil com o projeto “Mutirão Mais Cultura UFPR”, tendo como enfoque ações e metas envolvendo a universidade no território litorâneo do estado do Paraná e duração prevista até 2018. Sua execução se dá por meio de programas que articulam atividades de formação e intercâmbio de experiências; circulação e difusão de conteúdos e bens culturais além da garantia do direito à memória e ao patrimônio de forma ampla com protagonismo de professores, estudantes e técnicos administrativos da UFPR, sempre em conjunto com a comunidade. 

Dentre as múltiplas metas do Mutirão está a elaboração do PIC - UFPR, que visa abranger não só o litoral do estado mas todo o território paranaense onde a UFPR atua. Sendo assim, o PIC obteve fomento financeiro e viabilidade prática a partir do projeto Mutirão. 

visite o site www.proec.ufpr.br/maiscultura

PLANO INSTITUCIONAL DE CULTURA (PIC/UFPR)

“Qual cultura nós queremos produzir e vivenciar nos próximos dez anos”

O PIC é um documento que torna pública a política Institucional para a Cultura. Tem-se como intuito a promoção da igualdade através da educação e cidadania. O principal propósito é garantir o reconhecimento da diversidade e valorização das culturas e suas expressões.
A ideia eixo do Plano Institucional de Cultura da UFPR é a consolidação da diversidade cultural como potencial para o exercício de vivência intercultural e identificação da multiplicidade de formas nas quais sociedades encontram suas expressões. A partir deste entendimento encontramos modos de criação, produção, difusão, distribuição e fruição artística.

PROEC

A PROEC/Pró-Reitoria de Extensão e Cultura atua na integração de ações de extensão, cultura, políticas sociais e divulgação da produção intelectual e científica dentro da UFPR. Por conta do seu papel na universidade, é a PROEC por meio da Coordenadoria de Cultura que irá se incumbir de gerir o PIC, viabilizando a execução de etapas para um diagnóstico e posteriormente políticas culturais; sempre com o apoio da comissão institucional.

visite o site www.proec.ufpr.br

 

voltar ao topo ^