Apresentação

Em outubro de 2014 foi lançado o Edital Mais Cultura nas Universidades instituído conjuntamente entre o MEC e o MinC, por meio da Portaria Interministerial MEC/MinC no 18/2013, e tem a finalidade de desenvolver e fortalecer o campo das artes e da cultura no país, com ênfase na inclusão social e no respeito e reconhecimento da diversidade cultural.

O Edital Mais Cultura nas Universidades tem como objetivo criar Planos de Cultura das Instituições Federais de Ensino Superior e das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, por meio da concessão de apoio financeiro a programas, projetos e ações em espaços culturais que articulem a formação, inovação e difusão em arte e cultura, inclusive equipando e reestruturando espaços e ambientes de ensino e pesquisa já existentes, voltados para o desenvolvimento de atividades artísticas e culturais, podendo contar com a participação de outras instituições de caráter cultural, artístico ou educacional,

Outro produto esperado é a elaboração de um Plano de Cultura Institucional da Universidade Federal do Paraná. Entende-se por Planos de Cultura os programas, projetos e ações culturais que valorizem, reconheçam, promovam e preservem a diversidade cultural nas Instituições Federais de Ensino Superior .

A Universidade Federal do Paraná apresentou o projeto “Mutirão” o qual escolheu como território de ação, do Litoral do Paraná. Este projeto foi aprovado em 5º lugar do País e contemplado com recursos financeiros, conforme resultado no site do MEC

O projeto Mutirão esta sendo será desenvolvido até 2018. Ao fortalecer a cultura do Litoral e de sua comunidade, a UFPR se engrandece e amplia a sua missão de democratização dos bens culturais. 


O projeto Mutirão Mais Cultura estará presente no 17º Encontro de Extensão e Cultura (ENEC), dentro da 10ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE), realizada entre os dias 02 e 04 de outubro. O projeto visa fortalecer a cultura do Litoral e de sua comunidade, através da democratização dos bens culturais.

Dentre as atividades e atrações, teremos:

- Exposição Rogai por Nós – Sala Arte e Design
  Abertura: Dia 02/10 - 10h00

- Exposição “Mapas da Cultura no Litoral” – Ed. D. Pedro II
  Abertura: Dia 02/10 - 13h30

- Apresentação do Grupo de Fandango Fandanguará
  Dia 03/10 – 12h00

- Conversas com os mestres de Cultura Popular

  Conversa com grupos de turismo de base comunitária do litoral
  Dia 03/10 – 09h30

  Conversa com Leandro Dieguez – Coordenador do Grupo de Fandango Fandanguará
  Dia 03/10 – 14h30

- Oficina “Elaboração de Mapas e Georeferenciamento de atividades culturais no litoral do     Paraná    -  Ed. D. Pedro II – sala 605 – 6º andar
  Dia 03/10 – 13h30 às 16h30
 
- Produtos e Exposições do Turismo Comunitário do Litoral
  Dias 02/10 e 03/10 – Stand Mais Cultura

- Caixas Didáticas
  Dias: 02/10 e 03/10 - Stand Mais Cultura e MAE

Visite nosso espaço na Feira de Extensão!
De 02 e 03 de outubro, no pátio da Reitoria.

Mais informações: www.siepe.ufpr.br

notícias


Confira a Programação do 17º ENEC

 

saiba mais...



Edital n° 19 Seleção de Estudantes

Para Projeto Mutirão mais Cultura na UFPR
Plano Institucional de Cultura eixo 7

Resultado da Seleção
Edital n° 19

saiba mais...

 

ABERTURA DA EXPOSIÇÃO
“Nhande Mbya Reko:
Nosso jeito de ser guarani

O Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná, em Paranaguá, abriu nesta quarta-feira (11) a exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso jeito de ser guarani.

saiba mais...

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA
Pró-Reitor:
Prof. Dr. Leandro Franklin Gorsdorf

COORDENADORIA DE CULTURA DA UFPR
Coordenadora:
Profa. Dra. Claudia Madruga Cunha

Trav. Alfredo Bufren, 140 - 3º Andar
Curitiba - Paraná - CEP:80020-240
Fone: (41) 3310-2763
cultura@ufpr.br