Eixo 1. Educação Básica

Metodologia:

As escolas rurais farão parte das ações estruturadas a partir da perspectiva da Educação no Campo e seus projetos políticos-pedagógicos se configuram a partir dessa orientação. Nesse sentido, no tocante as escolas rurais serão priorizadas aquelas que se localizam territorialmente junto às comunidades tradicionais parceiras no projeto, são elas: Escola Rural Municipal de Barbado (ERM DE-EF); Escola Rural Municip6deve extrapolar as fronteiras (territoriais e simbólicas) das comunidades tradicionais e das escolas rurais, incluindo estudantes das áreas urbanas que, apesar da proximidade, às vezes desconhecem a realidade cultural do Litoral. Para cumprir com esse objetivo específico, foram selecionadas algumas escolas localizadas em edificações tombadas pela Coordenadoria de Patrimônio Histórico e Cultural do Estado do Paraná em razão de seu valor simbólico e arquitetônico para a comunidade, são elas: Instituto Estadual de Educação Dr. Caetano Munhoz da Rocha (Paranaguá); Colégio Estadual Moysés Lupion (Antonina); Colégio Estadual Brasílio Machado (Antonina); Colégio Rocha Pombo (Antonina). Além dessas escolas, foram elencadas escolas urbanas com iniciativas culturais em desenvolvimento, são elas: Colégio Estadual Hiram Rolim Lamas (Antonina); Escola Municipal Prof. Gil Feres (Antonina); Escola Municipal Prof. João Paulino Vieira Filho (Antonina); CE Helena Viana Sundim (Paranaguá); CE Bento M. da Rocha Neto (Paranaguá); EE Antônio Paulo Lopes (Paranaguá); CE Porto Seguro (Paranaguá); CE Maria Helena T. Luciano (Pontal do Paraná); CE Gabriel de Lara (Matinhos).

As ações da Educação Básica terão como conhecimento e conteúdo a serem trabalhados os elementos do mapeamento cultural colaborativo e do inventário das práticas culturais do Litoral do Paraná. As metodologias a serem utilizadas serão as Caixas Didáticas (MAE) e as Rodas de Leitura (DELEM), ambas têm um histórico de reconhecimento junto às escolas estaduais do Paraná. As Caixas Didáticas são produzidas no MAE/PROEC/UFPR como instrumentos para auxiliar o professor do ensino fundamental e médio no tratamento de temas associados às áreas de atuação do Museu (patrimônio cultural, arqueologia, etnologia indígena e cultura popular). Elas contêm diversas peças, do acervo ou desenvolvidas especialmente para a caixa, assim como, exercícios e informações sobre a temática específica de cada uma. As Rodas de Leitura constitui-se numa prática pedagógica e cultural, relacionada ao ato de ler conjuntamente, que é muito usada por professores(as) e contadores(as) de história, que leem com ou para os demais, especialmente quando são leitores em formação. Essas metodologias serão adaptadas ao contexto cultural do Litoral. Junto a cada comunidade escolar selecionada e sua comunidade circundante se discutirá o escopo das metodologias formativas e a sua construção serão de responsabilidade destas comunidades conjuntamente com os pesquisadores/extensionistas, estudantes e técnicos da UFPR. Pretende-se que essas metodologias sejam contextualizadas a partir da memória, histórias, representações e identidades do Litoral. Posteriormente, haverá um processo de formação dos professores, educadores e agentes culturais vinculados a estas comunidades selecionadas para, num passo seguinte, aplicá-las junto ao corpo discente e as comunidades tradicionais, respeitando as especificidades da Educação Fundamental e Médio. Concomitante a estas iniciativas há a proposta de elaboração de materiais didáticos e paradidáticos em formatos de livros, guias e de fichas de atividades com orientações quanto à aplicação e avaliação, e com o conteúdo correlato as práticas culturais a serem identificadas e mapeadas no Eixo de Diversidade Cultural Ao final deste processo se organizará uma Caixa Didática que será composta com a integralidade de práticas culturais de todas as comunidades/grupos com a finalidade de servir de material de difusão da diversidade cultural do Litoral, para professores e educadores de outras regiões do Paraná e do Brasil


Estão abertas as inscrições até 18 de setembro para seleção de bolsistas graduandos da UFPR

Projeto Mutirão Mais Cultura UFPR - eixo Educação Básica

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