Eixo 7. Arte e Cultura: formação, pesquisa, extensão e inovação

Metodologia:

A iniciativa propiciada por este edital permite à UFPR pensar na formulação de seu Plano Institucional de Cultura (PIC), que consta como meta do Plano de Desenvolvimento Institucional 2011-2015. A experiência oportunizada pelo “Projeto MUTIRÃO - Mais Cultura na UFPR” viabilizará a replicação desta metodologia em outros territórios no qual a UFPR se localiza no Estado do Paraná. O pontapé inicial para a construção do Plano Institucional de Cultura (PIC) se iniciou quando da primeira reunião para discussão do Edital, isto é, sua formulação está em andamento e não cessará com elaboração deste projeto e sua execução. Ao contrário, possibilitou um encontro para a reflexão do protagonismo da Universidade no contexto cultural, neste caso, em particular do Litoral. O fortalecimento do Mutirão e de sua articulação durante o processo será imprescindível para o encaminhamento do Plano de Cultura da UFPR. Torna-se um exemplo paradigmático de retomada da ideia de Universidade para além das especificidades e setores, para converter-se num espaço plural, diverso, interdisciplinar e dialógico. A relação extensionista proposta nos eixos anteriores refletirá na própria auto avaliação da UFPR sobre sua ideia de cultura, relacionando-a a cidadania, educação e ao território geográfico e simbólico na qual se reproduz.

Partindo desta proposta se avança no sentido de replicar esta metodologia junto aos demais Setores da Universidade e primordialmente nos setores avançados (Palotina e Jandaia do Sul). Ao mesmo tempo o final do Projeto Mutirão culminará com a proposta do Plano Institucional de Cultura da UFPR que se retroalimentarão neste processo. O projeto, por outro lado, incentivará determinadas ações exclusivamente nos tripé Ensino, Pesquisa e Extensão. Em relação ao Ensino e em consonância com a proposta de curricularização da Extensão, a proposta é criar disciplinas livres para alunos/as de qualquer curso da Graduação que sejam protagonizadas por mestres de cultura popular do Litoral, na complementariedade entre os saberes populares e científicos. No âmbito extensionista pretende-se o fortalecimento e apoio aos projetos vinculados às temáticas de cultura, educação e direitos humanos do Litoral, o que ocorrerá, pois o ponto de partida de construção do projeto são estas ações. Porém, o intuito é ampliar a ação extensionista na Litoral chamando professores que não estão integrados a estas ações, que passem a participar e proponham novas atividades extensionistas. Ainda na seara extensionista serão propostos diversos cursos de aperfeiçoamento e de extensão com temas afins ao Projeto Mutirão. Estas iniciativas foram demandas apresentadas pelos gestores públicos em razão da precariedade de formação dos quadros de técnicos, no âmbito das politicas culturais. Como um dos exemplos citou-se a realização de um curso sobre Elaboração de Planos Municipais de Cultura. Quanto à pesquisa, a meta é a inserção e circulação do conhecimento produzido no âmbito do projeto em espaços de discussão e divulgação, como periódicos, livros, simpósios, congressos, seminários, privilegiando aqueles de caráter nacional para a troca de saberes e experiências promoverem a autorreflexão dos integrantes do projeto e a construção de novas relações institucionais com projetos semelhantes. E por ultimo, um conjunto de ações que visa à prestação de contas das ações do projeto para a comunidade acadêmica da UFPR e da sociedade civil. Um dos formatos adotados foi a apresentação dos resultados parciais e finais do projeto por meio de seminários realizados no Litoral e em Curitiba. E outro, que ao mesmo tempo permitirá o conhecimento das ações do projeto pelo corpo discente, docente e servidores técnicos não diretamente envolvidos no Mutirão é a realização de uma Gincana Cultural, que será realizada concomitante ao Festival de inverno da UFPR em Antonina, que permitirá ao mesmo tempo aceder aos conhecimentos produzidos pela equipe do projeto e as práticas culturais das comunidades, ampliar a percepção da cultura local tradicional do Litoral como pertencente à construção da identidade histórico cultural paranaense. Rompe-se, assim, com a distância existente entre o mundo dos jovens que compõem nossa Universidade e as comunidades tradicionais.


Resultados da Seleção de Bolsistas- Eixo 7
Seleção de Estudantes para Projeto Mutirão Mais Cultura na UFPR – Eixo 7 - Arte e Cultura: Formação, Pesquisa, Extensão e Inovação

faça o download aqui

 


CRONOGRAMA DE ENTREVISTAS -  EDITAL 13/2017
SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA
PROJETO MUTIRÃO MAIS CULTURA NA UFPR – EIXO 7

As entrevistas serão realizadas no dia 13 de setembro, na sala de reuniões da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (3º andar do Prédio Histórico da UFPR - Praça Santos Andrade), conforme cronograma abaixo:

NOME

HORÁRIO DA ENTREVISTA

Renan Oliveira da Silva

08h20

Kim Vasco

08h40

Jonas Palmares

09h00

Jade Amorim

09h20

Lucas Bueno

09h40

Vanessa Victória

10h00

Gyuri Ballalai

10h20

Lucas Santana

10h40

Cláudia Santos

11h00

Natália Viotto Martins

11h20

Claudia Gonçalves de Brito

11h40

Willian Costa

12h00

Francisco Rocha

12h20

Larissa Abrão

12h40

  • O não comparecimento implicará na eliminação do(a) candidato(a).

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA
Pró-Reitor:
Prof. Dr. Leandro Franklin Gorsdorf

COORDENADORIA DE CULTURA DA UFPR
Trav. Alfredo Bufren, 140 - 3º Andar
Curitiba - Paraná - CEP:80020-240
Fone: (41) 3310-2763
cultura@ufpr.br