Eixo 7. Arte e Cultura: formação, pesquisa, extensão e inovação

Metodologia:

A iniciativa propiciada por este edital permite à UFPR pensar na formulação de seu Plano Institucional de Cultura (PIC), que consta como meta do Plano de Desenvolvimento Institucional 2011-2015. A experiência oportunizada pelo “Projeto MUTIRÃO - Mais Cultura na UFPR” viabilizará a replicação desta metodologia em outros territórios no qual a UFPR se localiza no Estado do Paraná. O pontapé inicial para a construção do Plano Institucional de Cultura (PIC) se iniciou quando da primeira reunião para discussão do Edital, isto é, sua formulação está em andamento e não cessará com elaboração deste projeto e sua execução. Ao contrário, possibilitou um encontro para a reflexão do protagonismo da Universidade no contexto cultural, neste caso, em particular do Litoral. O fortalecimento do Mutirão e de sua articulação durante o processo será imprescindível para o encaminhamento do Plano de Cultura da UFPR. Torna-se um exemplo paradigmático de retomada da ideia de Universidade para além das especificidades e setores, para converter-se num espaço plural, diverso, interdisciplinar e dialógico. A relação extensionista proposta nos eixos anteriores refletirá na própria auto avaliação da UFPR sobre sua ideia de cultura, relacionando-a a cidadania, educação e ao território geográfico e simbólico na qual se reproduz.

Partindo desta proposta se avança no sentido de replicar esta metodologia junto aos demais Setores da Universidade e primordialmente nos setores avançados (Palotina e Jandaia do Sul). Ao mesmo tempo o final do Projeto Mutirão culminará com a proposta do Plano Institucional de Cultura da UFPR que se retroalimentarão neste processo. O projeto, por outro lado, incentivará determinadas ações exclusivamente nos tripé Ensino, Pesquisa e Extensão. Em relação ao Ensino e em consonância com a proposta de curricularização da Extensão, a proposta é criar disciplinas livres para alunos/as de qualquer curso da Graduação que sejam protagonizadas por mestres de cultura popular do Litoral, na complementariedade entre os saberes populares e científicos. No âmbito extensionista pretende-se o fortalecimento e apoio aos projetos vinculados às temáticas de cultura, educação e direitos humanos do Litoral, o que ocorrerá, pois o ponto de partida de construção do projeto são estas ações. Porém, o intuito é ampliar a ação extensionista na Litoral chamando professores que não estão integrados a estas ações, que passem a participar e proponham novas atividades extensionistas. Ainda na seara extensionista serão propostos diversos cursos de aperfeiçoamento e de extensão com temas afins ao Projeto Mutirão. Estas iniciativas foram demandas apresentadas pelos gestores públicos em razão da precariedade de formação dos quadros de técnicos, no âmbito das politicas culturais. Como um dos exemplos citou-se a realização de um curso sobre Elaboração de Planos Municipais de Cultura. Quanto à pesquisa, a meta é a inserção e circulação do conhecimento produzido no âmbito do projeto em espaços de discussão e divulgação, como periódicos, livros, simpósios, congressos, seminários, privilegiando aqueles de caráter nacional para a troca de saberes e experiências promoverem a autorreflexão dos integrantes do projeto e a construção de novas relações institucionais com projetos semelhantes. E por ultimo, um conjunto de ações que visa à prestação de contas das ações do projeto para a comunidade acadêmica da UFPR e da sociedade civil. Um dos formatos adotados foi a apresentação dos resultados parciais e finais do projeto por meio de seminários realizados no Litoral e em Curitiba. E outro, que ao mesmo tempo permitirá o conhecimento das ações do projeto pelo corpo discente, docente e servidores técnicos não diretamente envolvidos no Mutirão é a realização de uma Gincana Cultural, que será realizada concomitante ao Festival de inverno da UFPR em Antonina, que permitirá ao mesmo tempo aceder aos conhecimentos produzidos pela equipe do projeto e as práticas culturais das comunidades, ampliar a percepção da cultura local tradicional do Litoral como pertencente à construção da identidade histórico cultural paranaense. Rompe-se, assim, com a distância existente entre o mundo dos jovens que compõem nossa Universidade e as comunidades tradicionais.


Edital n° 19 Seleção de Estudantes

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura divulga o resultado final do Edital n °19 - Seleção de estudantes para Projeto Mutirão Mais Cultura na UFPR - Plano
Institucional de Cultura - EIXO 07:
24 de agosto de 2018

RESULTADO EDITAL 19/2018 PIC

 

CONVOCAÇÃO PARA ENTREVISTA Edital n° 19
22 de agosto de 2018

CONVOCAÇÃO EDITAL 19/2018 PIC

 

RETIFICAÇÃO
Edital n° 19 Seleção de Estudantes Para Projeto Mutirão mais Cultura na UFPR – Plano Institucional de Cultura eixo 7
20 de agosto de 2018

RETIFICAÇÃO EDITAL 19/2018 PIC

 

Edital n° 19 Seleção de Estudantes Para Projeto Mutirão mais Cultura na UFPR – Plano Institucional de Cultura eixo 7
08 de agosto de 2018

EDITAL 19/2018 PIC


CULTURA EM MOVIMENTO

10 de julho de 2018


Foto: Mutirão Mais Cultura

A PROEC lança a Carava PIC para construção do Plano institucional de Cultura da UFPR

 A Pró-reitoria de Extensão e Cultura realizou o lançamento da Caravana PIC, um movimento cultural que irá percorrer os setores da UFPR coletando dados e sugestões para a construção do Plano Institucional da Cultura da Universidade. A primeira edição do evento foi realizada no Departamento de Artes e contou com música, concerto, dança e exposição e amostra do Puts, curta-metragem produzido pelos alunos de Comunicação da UFPR.

A Caravana PIC fará 11 visitas aos setores e campi da UFPR para a construção coletiva do Plano de Cultura. A caravana promove um intercambio entre os conhecimentos e entendimentos sobre o conceito e a execução de cultura promovida pelos alunos, técnicos e professores. A proposta é proporcionar à comunidade acadêmica uma noite de atividades culturais, para conhecer as especificidades do cenário cultural e reunir contribuições.

Para Leandro Gorsdorf, pró-reitor de Extensão e Cultura da UFPR, propor a caravana é um desafio. Para ele, a UFPR não pode restringir-se apenas à capital, especialmente quando se busca trabalhar com cultura, pois ela é naturalmente uma agente de inclusão social “Temos que dar vazão a isso tudo que é produzido e desejado nesses lugares. Todos devem se reconhecer na política cultural universitária” defende o pró-reitor.

“Desenvolver esse plano institucional de Cultura em diálogo com o SACOD é de extrema importância para gerar esse espaço de interlocução. Um plano como esse dá condição para que a cultura seja melhor discutida na Universidade” destacou Regiane Regina Ribeiro, diretora do Setor de Artes, Comunicação e Design,

O início da caravana está previsto para o segundo semestre de 2018.

 


PROJETO MUTIRÃO MAIS CULTURA NA UFPR – EIXO 7 EDITAL 04/2018 - SELEÇÃO DE PESQUISADOR

14 de maio de 2018

Resultado final do processo seletivo para bolsa pesquisador.

RESULTADO FINAL EDITAL 04/2018

Divulgação dos nomes de alunos e alunas selecionados(as), por ordem alfabética, para as entrevistas do processo seletivo para bolsa pesquisador.

EDITAL 04/2018


Projeto Mutirão Mais Cultura divulga resultado da seleção de bolsa para 28º FESTIVAL DE INVERNO DA UFPR.

09 de maio de 2018


Foto: SUCOM/UFPR

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) divulga edital de bolsista para atuar nas atividades de pré-produção, produção e pós-produção do 28º FESTIVAL DE INVERNO DA UFPR, no período de maio a julho de 2018. O valor mensal da bolsa é de R$ 400,00, com carga horária de 12 horas semanais. Duas vagas serão destinadas aos estudantes de graduação dos cursos de Produção Cênica, Relações Públicas ou Comunicação Institucional.  Para os demais cursos de graduação serão selecionados 03 bolsistas. Os estudantes selecionados deverão ter disponibilidade para permanecer na cidade de Antonina – PR, no período de 11 a 21 de julho de 2018.

As inscrições deverão ser realizadas no período de 26 abril a 04 de maio. As entrevistas ocorrerão por ordem de chegada entre as 09h00 e 17h00, nos dias 07 e 08 de maio. O resultado será divulgado no dia 09 de maio de 2018 no portal da internet e nas redes sociais da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC). Para mais informações, acesse os links

Obs.: A manifestação de interesse em participar deste edital deverá ser realizado no seguinte e-mail: festivaldeinvernoufpr@gmail.com com o assunto: Bolsas 28º Festival de Inverno da UFPR

 

EDITAL BOLSAS 28º FESTIVAL

 

RESULTADO SELEÇÃO - EDITAL BOLSAS 28º FESTIVAl

Em virtude do número de participantes inscritos no Edital nº 04/2018, aproveitamos a oportunidade para aprovar alunos e alunas para outras modalidades de bolsa, nesta Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

Os(as) alunos(as) contemplados(as) com bolsa deverão comparecer na Coordenadoria de Cultura/Proec para entrega da documentação, conforme edital, no dia 10/05/2018 (IMPRETERIVELMENTE), no horário das 15:00 às 15:55 entrega de documentação e das 16:00 às 16:30 reunião de equipe.


MÊS DE ABRIL É MARCADO POR ENCONTRO DO PROJETO MUTIRÃO NO LITORAL

26 de abril de 2018


Foto: Cláudia Santos

O Projeto Mutirão desenvolve ações de cultura em sete municípios do Litoral do Paraná e visa a construção de uma política institucional de cultura para a UFPR.

A Pró – Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) promoveu, no dia 06 de abril, o segundo encontro de bolsistas do projeto “Mutirão Mais Cultura Na UFPR”. O evento aconteceu no Setor Litoral, Campus Matinhos, e contou com a participação de coordenadores dos cinco eixos do projeto, técnicos, alunos - bolsistas, professores e comunidade local.

Durante a programação, foram apresentadas as atividades realizadas em cada eixo com a intenção de promover um intercâmbio de experiências e diálogo entre as ações, garantindo o fortalecimento dos projetos. Os participantes discutiram as metodologias adotadas, articulando as ações desenvolvidas às práticas de ensino, pesquisa e extensão, promovendo a integração interdisciplinar entre os eixos.


Foto: Cláudia Santos

Todas as ações do “Mutirão” servem como ninho para a construção do plano institucional de Cultura da UFPR, - eixo 7

Para a professora Cláudia Cunha, Coordenadora de Cultura da PROEC, as ações do “Mutirão” e a criação do Plano Institucional de Cultura vão além da discussão conceitual de Cultura, pois ao contar com a presença dos estudantes pensando e executando as atividades, surgem concepções diversas de comunidade, cultura e sociedade que podem modificar a universidade, “a cientificidade sem os processos culturais enrijece e desumaniza a formação acadêmica”, defende a coordenadora. 


Foto: Cláudia Santos


A visita reuniu professores e bolsistas da Universidade Federal do Paraná

Ainda como parte da programação, os participantes do encontro visitaram a comunidade de Cabaraquara para conhecer o projeto de confecção de canoas desenvolvido por moradores da região. A ação é realizada em parceria com a professora Beatriz Leite, responsável pelas atividades de “Fortalecimento do empreendedorismo, inovação e gestão do turismo de base familiar da Baía de Guaratuba”, eixo 6, Setor Litoral.   

Segundo o professor Leandro Franklin Gorsdorf, Pró-Reitor da PROEC, o projeto “Mutirão Mais Cultura” é um potencializador de questões como educação e direitos humanos ao auxiliar na luta territorial das comunidades. 


Por Claudia Santos (bolsista)
Supervisão: Patricia Salles

voltar ao topo ^


PROJETO MUTIRÃO MAIS CULTURA NA UFPR – EIXO 7
EDITAL 04/2018 - SELEÇÃO DE PESQUISADOR

PROEC ABRE EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTA -PESQUISADOR
Por Cláudia Santos

*O edital de seleção de bolsista - pesquisador foi retificado no dia 23 de abril, de 2018.

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), torna público o edital para seleção de bolsistas de Pós Graduação (Mestrado) para atuar no Projeto “Mutirão Mais Cultura Na UFPR” (eixo 7) nas atividades de desenvolvimento do Plano Institucional de Cultura da UFPR (PIC).   A participação no projeto será de 12 horas semanais com previsão de início em maio e término em dezembro de 2018.

As inscrições estarão abertas até o próximo dia 22 de abril.

Requisitos:

✓  Experiência de trabalho ou estudo em área de pesquisa relacionada levantamento e sistematização de informações, bancos de dados e documentos na área de Cultura e ciências afins.
✓  Disponibilidade para participar de reuniões em Curitiba e Setor Litoral.

Atividades a serem realizadas:
✓  Produção de análises quantitativas;
✓  Diagnósticos e relatórios para construção de gráficos e estatísticas lineares e transversais; Produção de análises qualitativas;
✓  Criar categorias para análise de discursos após entrevistas individuais e de grupo focal;
✓  Propor organograma de suas ações tendo em vista as necessidades do projeto e o referido tempo do edital;
✓  Participar de modo regular das reuniões com a equipe do projeto.

Para inscrição, o candidato (a) deve enviar seu currículo para o e-mail para cultura@ufpr.br, informando o assunto " Bolsa Mais Cultura” até o dia 26 de abril. O resultado será divulgado até dia 25 de abril, no site da PROEC e nas redes sociais da PROEC.

Pró-reitoria de Extensão e Cultura
E-mail: picufpr2017@gmail.com
Telefone: 041 - 3310-2763 - Romilda

 

EDITAL 04/2018 - RETIFICADO

 

EDITAL 04/2018

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA
Pró-Reitor:
Prof. Dr. Leandro Franklin Gorsdorf

COORDENADORIA DE CULTURA DA UFPR
Coordenadora:
Profa. Dra. Claudia Madruga Cunha

Trav. Alfredo Bufren, 140 - 3º Andar
Curitiba - Paraná - CEP:80020-240
Fone: (41) 3310-2763
cultura@ufpr.br