Metodologia:
A iniciativa propiciada por este edital permite à UFPR pensar na formulação de seu Plano Institucional de Cultura (PIC), que consta como meta do Plano de Desenvolvimento Institucional 2011-2015. A experiência oportunizada pelo “Projeto MUTIRÃO - Mais Cultura na UFPR” viabilizará a replicação desta metodologia em outros territórios no qual a UFPR se localiza no Estado do Paraná. O pontapé inicial para a construção do Plano Institucional de Cultura (PIC) se iniciou na primeira reunião para discussão do Edital, isto é, sua formulação está em andamento e não cessará com elaboração deste projeto e sua execução. Ao contrário, possibilitou um encontro para a reflexão do protagonismo da Universidade no contexto cultural, neste caso, em particular do Litoral. O fortalecimento do Mutirão e de sua articulação durante o processo será imprescindível para o encaminhamento do Plano de Cultura da UFPR. Torna-se um exemplo paradigmático de retomada da ideia de Universidade para além das especificidades e setores, para converter-se num espaço plural, diverso, interdisciplinar e dialógico. A relação extensionista proposta nos eixos anteriores refletirá na própria auto avaliação da UFPR sobre sua ideia de cultura, relacionando-a a cidadania, educação e ao território geográfico e simbólico na qual se reproduz.
Partindo desta proposta se avança no sentido de replicar esta metodologia junto aos demais Setores da Universidade e primordialmente nos setores avançados (Palotina e Jandaia do Sul). Ao mesmo tempo o final do Projeto Mutirão culminará com a proposta do Plano Institucional de Cultura da UFPR que se retroalimentarão neste processo. O projeto, por outro lado, incentivará determinadas ações exclusivamente nos tripé Ensino, Pesquisa e Extensão. Em relação ao Ensino e em consonância com a proposta de curricularização da Extensão, a proposta é criar disciplinas livres para alunos/as de qualquer curso da Graduação que sejam protagonizadas por mestres de cultura popular do Litoral, na complementaridade entre os saberes populares e científicos. No âmbito extensionista pretende-se o fortalecimento e apoio aos projetos vinculados às temáticas de cultura, educação e direitos humanos do Litoral, o que ocorrerá, pois o ponto de partida de construção do projeto são estas ações. Porém, o intuito é ampliar a ação extensionista na Litoral chamando professores que não estão integrados a estas ações, que passem a participar e proponham novas atividades extensionistas. Ainda na seara extensionista serão propostos diversos cursos de aperfeiçoamento e de extensão com temas afins ao Projeto Mutirão. Estas iniciativas foram demandas apresentadas pelos gestores públicos em razão da precariedade de formação dos quadros de técnicos, no âmbito das políticas culturais. Como um dos exemplos citou-se a realização de um curso sobre Elaboração de Planos Municipais de Cultura. Quanto à pesquisa, a meta é a inserção e circulação do conhecimento produzido no âmbito do projeto em espaços de discussão e divulgação, como periódicos, livros, simpósios, congressos, seminários, privilegiando aqueles de caráter nacional para a troca de saberes e experiências promoverem a autorreflexão dos integrantes do projeto e a construção de novas relações institucionais com projetos semelhantes. E por último, um conjunto de ações que visa à prestação de contas das ações do projeto para a comunidade acadêmica da UFPR e da sociedade civil. Um dos formatos adotados foi a apresentação dos resultados parciais e finais do projeto por meio de seminários realizados no Litoral e em Curitiba. E outro, que ao mesmo tempo permitirá o conhecimento das ações do projeto pelo corpo discente, docente e servidores técnicos não diretamente envolvidos no Mutirão é a realização de uma Gincana Cultural, que será realizada concomitante ao Festival de inverno da UFPR em Antonina, que permitirá ao mesmo tempo aceder aos conhecimentos produzidos pela equipe do projeto e as práticas culturais das comunidades, ampliar a percepção da cultura local tradicional do Litoral como pertencente à construção da identidade histórico cultural paranaense. Rompe-se, assim, com a distância existente entre o mundo dos jovens que compõem nossa Universidade e as comunidades tradicionais.
A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura divulga o resultado final do Edital n °19 - Seleção de estudantes para Projeto Mutirão Mais Cultura na UFPR - Plano
Institucional de Cultura - EIXO 07:
24 de agosto de 2018
CONVOCAÇÃO PARA ENTREVISTA Edital n° 19
22 de agosto de 2018
RETIFICAÇÃO
Edital n° 19 Seleção de Estudantes Para Projeto Mutirão mais Cultura na UFPR – Plano Institucional de Cultura eixo 7
20 de agosto de 2018
RETIFICAÇÃO EDITAL 19/2018 PIC
Edital n° 19 Seleção de Estudantes Para Projeto Mutirão mais Cultura na UFPR – Plano Institucional de Cultura eixo 7
08 de agosto de 2018
Ação: 1. Fortalecimento da Rede “Mutirão Mais Cultura UFPR”
Previsão de realização: Julho/2015 a Julho/2017
Custo da Meta (R$):
Indicadores de acompanhamento:
06 reuniões; -01 edital de chamamento de pesquisadores e extensionistas de outras instituições.
% dos indicadores realizados:
90%
O projeto Mutirão se auto-organizou com reuniões bimestrais para discussões sobre as ações e os atendimentos as metas do projeto. Eram também reuniões que discutiam as relações com as comunidades envolvidas. Destas reuniões outras ações visaram ampliar a ação de difusão da Cultura do Litoral.
O edital não foi realizado tendo em vista a descontinuidade do projeto, que fez com que a equipe se voltasse a seus projetos específicos e devidamente planejados. Apesar disso o Circuito Arte e Cultura UFPR foi um espaço de intercâmbio de produtores culturais de diversas Universidades da Região Sul. No momento está se encaminhando a criação de um Fórum Região Sul de Cultura.
Data: 06 de abril de 2018
Data: maio e junho de 2018
O “Circuito Cultura e Arte UFPR” aconteceu nos dias 18 a 20 de maio em Paranaguá e nos dias 15 a 17 de junho em Matinhos, como uma ação da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFPR - PROEC, como uma etapa preparatória do Festival de Inverno da UFPR o evento promoveu a abertura de novos espaços de aprendizagem, prática, reflexão crítica, apreciação e produção artístico-cultural, num processo de integração com os mais variados segmentos da sociedade.
A realização do Circuito promoveu desafios de articulação com diferentes atores sociais do Litoral Paranaense, como também ofereceu acesso à essa população a uma grande diversidade de atividades e atrações artísticas e culturais.
Paralelamente ao evento foi realizado o Encontro dos Agentes Culturais na UFPR Litoral – Região Sul e do Simpósio de Gestão e Políticas Culturais do Litoral do Paraná.
Ação: 2. Construção da metodologia de elaboração do PIC.
Previsão de realização:Janeiro/2016 a Dezembro/2016
Custo da Meta (R$):
Indicadores de acompanhamento:
Criação do fórum de cultura para a elaboração do Plano Institucional de Cultura (PIC) da UFPR; -15 reuniões setoriais.
% dos indicadores realizados:
100%
Data: 2016 a 2018
O Plano de Cultura da UFPR (PIC|UFPR) é um documento que torna pública a política institucional para a cultura. Com duração plurianual de 10 (dez) anos, onde a sua execução se dará por meio de um conjunto de metas, operacionalizadas por um plano de gestão que orientará a proposição e execução de programas e projetos, atividades e ações para a cultura na universidade. O acompanhamento e a fiscalização do PIC|UFPR serão realizados pela participação cidadã e contará com os dispositivos existentes de transparência pública ou com aqueles a serem criados para esse fim.
Como proposta metodológica para a elaboração do PIC|UFPR, tomou-se as orientações do Ministério da Cultura (MinC) para a elaboração dos Planos Estaduais de Cultura, entendendo que as orientações propostas pelo MinC, e desenvolvidas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apresentam de forma objetiva as estratégias para operacionalizar as premissas estabelecidas no PNC, a saber, um processo de construção participativo, democrático, que faz parte do planejamento institucional e ter correspondência com os marcos legais balizadores, como o PNC, o Plano Nacional de Educação (PNE), o Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH3) e com o Plano Nacional de Extensão Universitária (PNExt).
Com o objetivo realizar um levantamento de informações sobre das Políticas para a Cultura na UFPR, foi idealizado um conjunto de ações, denominado Caravana PIC/UFPR para articular o levantamento e a organização dos dados, a análise e o mapeamento do cenário cultural (as políticas, práticas/atividades e bens/conteúdos para a cultura) no âmbito da UFPR. A análise permitirá definir os desafios e as oportunidades, estabelecendo as prioridades, que a UFPR enfrentará na formulação de objetivos e diretrizes para o Plano Institucional de Cultura (PIC-UFPR).
A CARAVANA PIC, promovida pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura, constituiu como uma das ações que visam à construção de estratégias para composição da análise situacional da cultura visando um futuro prognóstico. Teve como intuito estimular o diálogo sobre as percepções e concepções que dão forma a atividades artístico-culturais mediante a um intercâmbio entre os conhecimentos e entendimentos sobre o conceito e a execução de cultura promovida pelos alunos, técnicos, terceirizados e professores. A passagem da equipe PIC pelos setores da UFPR organizou um dia de intervenções culturais, para conhecer as especificidades do cenário cultural e reunir contribuições para a construção coletiva do Plano Institucional da Cultura da Universidade. Totalizaram 11 visitas aos setores, com a aplicação de 823 questionários, 10 mapeamentos de atividades culturais conhecidas e propostas em respectivos espaços indicados pelos participantes e 10 rodas de conversas sobre “Quais culturas nós queremos” com professores e alunos. A aplicação do questionário de diagnóstico teve como público principal alunos, mas também a participação de professores, técnicos administrativos e terceirizados, com perguntas formuladas para conhecer o cenário cultural captando tendências a partir de informações referentes às atividades culturais e de lazer dentro da UFPR.
Caravana PIC:
Campus Botânico - 23 de agosto de 2018
Campus SEPT – 25 de setembro de 2018
Campus Santos Andrade – 11 de setembro de 2018
Campus Agrárias – 09 de outubro de 2018
Campus Palotina – 10 de outubro e 12 de outubro de 2018
Campus Toledo – 13 de outubro de 2018
Campus Jandaia do Sul – 14 de outubro de 2018
Campus Politecnico – 17 de outubro de 2018
Campus Reitoria – 31 de outubro de 2018
Campus Juveve – 28 de novembro de 2018
Show de Encerramento do PIC e do Mutirão Mais Cultura – Grupo MPB da UFPR com o show “A cara do Brasil” - 15 e 16 de dezembro de 2018
Mais informações:
Documento Base do PICvoltar ao topo ^
Ação: 3. Fortalecimento dos programas e projetos de extensão vinculados à área temática da cultura, educação e direitos humanos no Litoral.
Previsão de realização:Janeiro/2016 a Dezembro/2016
Custo da Meta (R$):
Indicadores de acompanhamento:
Aumento de 30 por cento na participação do edital do PROEXT no litoral; -Aumento de 30 por cento de alunos bolsistas e voluntários de graduação e pós-graduação; -Aumento de 30 por cento de alunos de ensino médio; -Aumento de 30 por cento no registro dos programas e projetos na PROEC-UFPR.
% dos indicadores realizados:
O edital PROEXT não existe mais desde 2016. 100% de aumento de estudantes. Não havia disponibilização de bolsas extensão para estudantes do ensino médio. 100% aumento de registro de programas e projetos.
Ação: 4. Propiciar espaços de debate sobre a curricularização das atividades de extensão nas áreas temáticas de cultura, educação e direitos humanos.
Previsão de realização: Janeiro/2017 a Julho/2017
Custo da Meta (R$):
Indicadores de acompanhamento:
17 reuniões sobre a curricularização com as Coordenações de Curso, Fórum de Coordenadores e PROGRAD.
% dos indicadores realizados:
100%
Data: 15 de agosto de 2017
A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – PROEC realizou no dia 15 de agosto, no Auditório Maurício Bissoli - Campus Jardim Botânico - o 1º Encontro de Creditação da Extensão na UFPR, a fim de dialogar com os representantes dos Comitês Assessores de Extensão (CAEX) e coordenadores de programas e projetos de extensão da UFPR o processo de Creditação da Extensão na UFPR. Além da equipe PROEC que atua diretamente nas ações extensionistas, participaram professoras e professores de 33 cursos distintos, dos campi de Curitiba, Jandaia do Sul, Palotina, Centro de Estudos do Mar (CEM), Toledo e Litoral. Estiveram presentes coordenadores de programas e projetos e representantes da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD), Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PRAE) e estudantes representantes no CAEX, totalizando 86 pessoas envolvidas no primeiro encontro da creditação. O objetivo do Seminário era ampliar a discussão com a comunidade sobre a creditação da Extensão, abordando os trabalhos da Comissão na UFPR a partir do marco legal, fundamentos da Extensão e resultados do estudo diagnóstico da extensão nos cursos. Após as mesas de debates e apresentação e troca de experiências, foram formados grupos de discussão com os participantes para debater sobre as modalidades de creditação da extensão nos cursos, apresentando propostas para minuta de resolução ou regulamentações posteriores. As principais contribuições dos grupos são apresentadas no documento que fundamenta a proposta de minuta e algumas deverão ser ainda debatidas amplamente com a comunidade. Da mesma forma, foi identificada a necessidade de realizar atividades específicas para apresentar a cada coordenação e à comunidade universitária os fundamentos teóricos, marcos legais e avanços nos conceitos envolvidos no processo de creditação, dos limites e possibilidades e, principalmente, envolver a comunidade no processo de transformação dos currículos a partir da inserção da Extensão, da forma ora em discussão.
1º Encontro de Creditação da Extensão na UFPRvoltar ao topo ^
Data: 16 a 17 de agosto de 2018
Os temas tratados no I Seminário de Avaliação da Extensão e do III Encontro da Creditação da Extensão da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foram sobre as novas perspectivas para a extensão universitária, a avaliação da extensão e a inclusão de atividades extensionistas nos currículos dos cursos de graduação. Organizado em parceria entre Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) e Pró-reitoria de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD), o evento discutiu sobre a avaliação de projetos de extensão e as metodologias de indicadores necessários para entender como os princípios extensionistas estão sendo executados.
O evento também ofereceu palestras e grupos de trabalho com o objetivo de proporcionar aos coordenadores de cursos e integrantes de ações extensionistas reflexão acerca destas ações na universidade. Outro importante ponto debatido é a creditação da extensão no currículo de todos os cursos de graduação da UFPR, como também assegurar, no mínimo, 10% (dez por cento) do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social.
Programação I Seminário de Avaliação da Extensão e III Encontro da Creditação de Extensão na UFPR
I Seminário de Avaliação da Extensão e III Encontro da Creditação de Extensão na UFPR.
Crédito: Arquivo Superintendência de Comunicação Social da UFPR
Data: 26 a 27 de novembro de 2018
O Fórum de Pró-Reitores de Extensão da Região Sul – FORPROEX realizou o Seminário para ampliação das discussões em direção às melhorias da Política Nacional de Extensão Universitária e, consequentemente, o ensino de graduação. O evento contou com Pró-Reitores de Extensão e Graduação de diversas universidades do sul do país, coordenadores de Cursos de Graduação e de Programas e Projetos de Extensão da UFPR.
A palestra de abertura foi realizada pela Prof.ª Dr.ª Ana Livia de Souza Coimbra – Presidente do FORPROEX Nacional e na programação estava previsto palestras, discussões, apresentação de experiências e estratégias de articulação ensino-extensão.
LINK SITE - Curricularização da Extensão do FORPROEX-SUL
Ação: 5. Promover a formação continuada em políticas públicas para cultura (gestão cultural, entre outros) para protagonismo de agentes culturais no Litoral.
Previsão de realização: Janeiro/2017 a Julho/2017
Custo da Meta (R$):
Indicadores de acompanhamento:
04 cursos de extensão; -02 cursos de aperfeiçoamento; -240 pessoas envolvidas na formação continuada.
% dos indicadores realizados:
100% 4 cursos de extensão com 240 pessoas envolvidas
Data:
Cursos de extensão sobre Contação de Histórias e Autorias Compartilhadas. Todas essas ações, articuladas conjuntamente, objetivaram promover a interação entre o espaço acadêmico com as escolas de educação básica, artes, cultura e comunidade externa, por meio de espaços educativos fronteiriços e itinerários formativos.
Data: 18 e 19 de Setembro de 2017
Local: Comunidade de Batuva – Guaraqueçaba – PR
Coordenadoras: Professora Ana Josefina Ferrari e Professora Beatriz Leite Ferreira Cabral
Com o objetivo de propiciar o diálogo entre os moradores de Batuva com pessoas que já estão envolvidas em proposta de turismo de base familiar no litoral, o encontro contou com a presença de representantes do Grupo Guarapés, constituído por pessoas que participaram do curso de extensão: “Anfitriões da Baía de Guaratuba” em 2016, vinculado ao projeto de extensão “Fortalecimento do empreendedorismo, inovação e gestão do turismo de base familiar da Baía de Guaratuba”.
Considera-se que a aproximação entre o Grupo Guarapés e pessoas de Batuva possibilitou a troca de experiências e perspectivas sobre o turismo comunitário, na medida em que as pessoas de Guaratuba já tiveram esta formação com o projeto de extensão e possuem experiência em receber visitantes. Conforme relatos dos moradores de Batuva, a participação deles nesta atividade propiciou a reflexão e valorização de práticas culturais associadas ao grupo. Todos relataram o sentimento de satisfação com a atividade.
Data: 25 e 26 de setembro de 2017
Local: Setor Litoral da UFPR (Leal – Laboratório de processamento de alimentos e educação alimentar da UFPR Litoral)
Coordenadora: Professora Beatriz Ferreira Leite Cabral
Ministrante: Dirson Teixeira Júnior - bolsista Projeto Mutirão
Colaboradora: Gisele Francisca Horokoski - bolsista Projeto Mutirão
Participantes: Marilda B. Silva – Grupo Guarapés Flor Arzão – Grupo Guarapés Vanderléa – Grupo Guarapés
O 1° Curso Culinário do Litoral do Paraná e Turismo, com carga horária de 12 horas contou com a presença de integrantes de comunidades tradicionais do entorno da Baía de Guaratuba e do Grupo Guarapés. Os objetivos do curso são: Contribuir para a geração de renda através da produção de alimentos – Culinária caiçara, apresentar receitas da culinária caiçara e insumos tradicionais da região, promover trocas de experiência e contribuir para ações que buscam potencializar o turismo de base comunitária desenvolvidas pelos participantes, foram concretizados através da elaboração coletiva das receitas, abordagem de boas práticas na manipulação de alimentos, introdução a culinária caiçara, panificação e produção de doces e geleias artesanais, degustação dos pratos preparados e períodos de discussões em grupo. Cabe destacar que os diálogos possibilitaram aos participantes reconhecer a prática um do outro, identificando atributos para melhorar suas receitas e ajustar algumas ações do cotidiano. Nos dois dias de curso foi preparada cerca de dez receitas, em destaque o barreado, banana assada com canela, geleia de cenoura com laranja, batata rústica e pizza de frango com palmito. Os temas abordados no decorrer da realização do curso foi 1. Boas práticas na manipulação de alimentos: • Práticas de higiene; • Contaminação de alimentos; • como desinfetar de alimentos; • Destinação correta do lixo. 2. Introdução a culinária caiçara e gastronomia tradicional do Litoral do Paraná: • Cultura Caiçara: alimentação e trabalho; • Valorização da cultura caiçara, Valorização das Pancs – plantas alimentícias não convencionais.
A relevância dessa atividade também ocorreu na apresentação de situações-problemas que podem ocorrer no ambiente de trabalho (na cozinha, no restaurante) e cada participante respondeu o que faria caso alguma situação apresentada lhe acontecesse, promovendo o intercâmbio de opiniões e troca de conhecimento. O evento promoveu considerações importantes sobre as boas práticas na cozinha e a Cultura Caiçara.voltar ao topo ^
Data: agosto a novembro de 2018
O objetivo Geral do curso foi propiciar a formação continuada de docentes, atuais e futuros, da rede de educação básica, fundamental e média na área de Educação para as relações étnico raciais, com propostas metodológicas de trabalho em sala de aula na temática da História e Cultura Afro Brasileira, eixo obrigatório de acordo com a lei 10639. Apresentar diferentes perspectivas das Histórias e das Culturas - Afro brasileiras Estudar, analisar e problematizar as políticas públicas relacionadas com a educação para as relações étnico raciais.
Dentre as atividades realizadas nesse curso, o projeto Mutirão viabilizou duas ações. Uma foi a visita técnica dos estudantes do curso ERER à Comunidade quilombola de Batuva, onde o grupo foi recebido pelo professor Ilton Gonçalves da Silva que palestrou sobre o papel do educador do campo, das lutas raciais e sociais e da importância da educação para preservação e revitalização da história quilombola. A visita contou com a participação do Prof. Dr. Antônio João Galvão de Souza do IFPR e do professor da comunidade quilombola de Rio Verde, Antônio Gonçalves da Silva.
Outra atividade com apoio do Projeto foi a confecção das “sacolas didáticas”, uma releitura das “caixas didáticas” e sua metodologia elaborada pelo Eixo 1. As mesmas foram confeccionadas com elementos a partir da temática da Educação étnico- racial, como máscaras, turbantes, histórias, bonecas abayomi. Todas as “sacolas didáticas” foram acompanhadas de livros com metodologia específica, que foram doados pelo Núcleo de Ações Afirmativas da UFPR.voltar ao topo ^
Ação: 6. Garantir a circulação da produção acadêmica, técnica e científica referente aos processos desenvolvidos pela rede de pesquisadores.
Previsão de realização: Janeiro/2017 a Julho/2017
Custo da Meta (R$):
Indicadores de acompanhamento:
10 artigos acadêmicos aceitos e publicados; -45 apresentações em Congressos, Seminários; -01 SIEPE com a Temática “Cultura e Extensão”.
% dos indicadores realizados:
100%
O TOM 4 é resultado de um desafio assumido pela equipe da Coordenadoria de Cultura, a fim de garantir a participação dos outros setores e unidades da UFPR na proposição de perspectivas diversas, situadas e relacionadas com o local para o tema da cultura e da arte. Nesse sentido, fazemos parte de um projeto maior, que tem como premissa entender a arte e a cultura como meio para fortalecer e dar condições para a consolidação de direitos como a igualdade, a diversidade e a cidadania. Um projeto que simboliza o trabalho conjunto, a solidariedade e a gratidão: Mutirão, mais cultura na UFPR.
4º Edição do Caderno de Ensaios TOM com o tema “O Mar Como Fronteira, O Mar Como Barreira”voltar ao topo ^
Data: 28 de junho a 01 de julho 2018
Participação dos alunos de Pós-Graduação em Educação Física da UFPR no Congresso Brasileiro de Extensão, com apresentação como Comunicação Oral do trabalho intitulado “A FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DE AÇÕES CULTURAIS NO ÂMBITO DO LAZER DO GRUPO PET/GEPLEC”. O trabalho apresentado reflete sobre a importância da Universidade em proporcionar eventos de cunho extensionista para os alunos da graduação, para que estes possam aperfeiçoar sua formação acadêmica e profissional. Como exemplo, o trabalho relata a experiência dos bolsistas do grupo Geplec que atua a sete anos no Festival de Inverno da Universidade Federal do Paraná realizado na cidade de Antonina. O Festival de Inverno da UFPR integra as ações do eixo 7 do Projeto Mutirão – Mais Cultura na UFPR. O Geplec atua no Festival com uma atividade no âmbito do lazer, proporcionando a apropriação do espaço público a partir de experiências lúdicas no campo da Educação Física. A atuação extensionista durante uma semana em praça pública, trabalhando diretamente com a população, permite aos alunos da graduação uma experiência única de formação que desenvolve habilidades que extrapolam os muros das salas de aula, enquanto a Universidade cumpre seu papel de ensino, pesquisa e extensão.
LINK SITE - Site Geplec - Grupo de Estudo e Pesquisa em Lazer, Espaço e Cidade).voltar ao topo ^
Data: 02 a 04 de outubro
Dentro da programação desta SIEPE houve ações do Mutirão Mais Cultura
O projeto Mutirão Mais Cultura visou fortalecer a cultura do Litoral e de sua comunidade, através da democratização dos bens culturais.
Nosso espaço na Feira de Extensão, de 02 a 04 de outubro, no pátio da Reitoria contou com:
- Conversas com os mestres de Cultura Popular
- Apresentação de Fandango
- Exposição Rogai por Nós – Sala Arte e Design
- Produtos e Exposições do Turismo Comunitário do Litoral
- Caixas Didáticas
- Exposição “Mapas da Cultura no Litoral” – Ed. D. Pedro II
Veja a programação completa no site: http://www.proec.ufpr.br/maiscultura
A SIEPE é o encontro de ensino, pesquisa e extensão da UFPR, com apresentação de trabalhos científicos oriundos de Iniciação Científica e Extensão. Os estudantes envolvidos apresentaram desde 2017 os andamentos e as reflexões oriundas dos projetos vinculados ao projeto Mutirão. Totalizaram ???? apresentações.
Artigos
Ana Josefina Ferrari
1.
FERRARI, A. J.. Da minha parte ao trabalho: uma análise do significante trabalho em falas de mulheres trabalhadoras rurais quilombolas. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), v. 1, p. 1-12, 2016.
Citações:1
2.
FERRARI, A. J.. Batuva: seu arquivo e sua memória. Caderno TOM, v. v2, p. 48-74, 2016.
Beatriz Ferreira Leite Cabral
1.
MELO FARIAS, P. ; CABRAL, B. L. F. ; SARAIVA, M. V. . LAZER E TRABALHO NA BAÍA DE GUARATUBA. Anais Forum Internacional do Turismo Foz do Iguaçu, v. 1, p. 10, 2016.
2.
CABRAL, B. L. F.; SCHNIDER, A. H. . ?SÓ NÃO PODE O PEQUENO, OS GRANDES PODEM?: PERCEPÇÃO DE PESCADORES ARTESANAIS SOBRE O TURISMO NÁUTICO NO ESTUÁRIO DA BAÍA DE GUARATUBA (PR). In: Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade, 2015, Brasília. Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade, 2015.
Ary Giordani
1.
GIORDANI, Ary.. FORMA, ESTILO, GÊNERO E ENGAJAMENTO NO FANDANGO CAIÇARA ? das poéticas às alteridades. MORINGA - ARTES DO ESPETÁCULO (UFPB), v. 8, p. 129-144, 2017.
Bruna Maria Portela
1.
PORTELA, Bruna Marina. A Cultura Popular chega ao litoral: exposição 'Saber, Fazer e Celebrar a Vida' no Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR. Tom, v. 1, p. 74-89, 2016.
Laura Perez Gil
1.
Pérez GIL, Laura. Introdução ao Dossiê Etnologia e Museus: curadorias compartilhadas. Campos - Revista de Antropologia Social, v. 16, p. 11-15, 2015.
2.
Pérez GIL, Laura. Colecionismo, colonialismo e museus: ensaio sobre duas exposições. CAMPOS (UFPR), v. 16, p. 113-127, 2015.
Sandro Miguel Mendes
1.
MENDES, S. M. ; DAROZ, M. S. ; MENDES, S. M. . Capacitação dos Cooperados da Arte Nossa - a Experiência da ITCP/UFPR. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
2.
MENDES, S. M.; VALDUGA, V. . O Processo de Planejamento da Gestão Comunitária - Estudo de Caso no sistema de abastecimento de água na ilha de Superagui. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
Ação: 7. Apresentação dos resultados parciais e finais do projeto.
Previsão de realização: Janeiro/2017 a Julho/2017
Custo da Meta (R$):
Indicadores de acompanhamento:
02 seminários de avaliação; -02 relatórios (01 parcial e 01 final) do projeto;
% dos indicadores realizados:
100%
A metodologia adotada para a avaliação do projeto Mutirão foram os Encontros com as Comunidades que totalizaram 03(três). Para avaliação final a Coordenação junto a Comissão dos Coordenadores de Eixo entenderam que seria mais efetivo as avaliações por projetos entre docentes, estudantes e as comunidades.
Foi enviado relatório parcial no início de 2017 ao MINC e agora em março o relatório final.
Ação: 8. Realizar gincana sociocultural para integração das comunidades acadêmicas de Curitiba e do litoral nas atividades afins do projeto.
Previsão de realização: Janeiro/2017 a Julho/2017
Custo da Meta (R$):
Indicadores de acompanhamento:
01 gincana realizada; -550 alunos/alunas participantes; -150 servidores técnicos participantes/ envolvidos; -100 Professores envolvidos.
% dos indicadores realizados:
100%
A gincana foi incorporada no processo da Caravana PIC onde a comunidade acadêmica esteve em contato com a Cultura produzida em seu território, especialmente no Setor Litoral em Matinhos.
10 de julho de 2018
Foto: Mutirão Mais Cultura
A PROEC lança a Carava PIC para construção do Plano institucional de Cultura da UFPR
A Pró-reitoria de Extensão e Cultura realizou o lançamento da Caravana PIC, um movimento cultural que irá percorrer os setores da UFPR coletando dados e sugestões para a construção do Plano Institucional da Cultura da Universidade. A primeira edição do evento foi realizada no Departamento de Artes e contou com música, concerto, dança e exposição e amostra do Puts, curta-metragem produzido pelos alunos de Comunicação da UFPR.
A Caravana PIC fará 11 visitas aos setores e campi da UFPR para a construção coletiva do Plano de Cultura. A caravana promove um intercambio entre os conhecimentos e entendimentos sobre o conceito e a execução de cultura promovida pelos alunos, técnicos e professores. A proposta é proporcionar à comunidade acadêmica uma noite de atividades culturais, para conhecer as especificidades do cenário cultural e reunir contribuições.
Para Leandro Gorsdorf, pró-reitor de Extensão e Cultura da UFPR, propor a caravana é um desafio. Para ele, a UFPR não pode restringir-se apenas à capital, especialmente quando se busca trabalhar com cultura, pois ela é naturalmente uma agente de inclusão social “Temos que dar vazão a isso tudo que é produzido e desejado nesses lugares. Todos devem se reconhecer na política cultural universitária” defende o pró-reitor.
“Desenvolver esse plano institucional de Cultura em diálogo com o SACOD é de extrema importância para gerar esse espaço de interlocução. Um plano como esse dá condição para que a cultura seja melhor discutida na Universidade” destacou Regiane Regina Ribeiro, diretora do Setor de Artes, Comunicação e Design,
O início da caravana está previsto para o segundo semestre de 2018.
14 de maio de 2018
Resultado final do processo seletivo para bolsa pesquisador.
RESULTADO FINAL EDITAL 04/2018
Divulgação dos nomes de alunos e alunas selecionados(as), por ordem alfabética, para as entrevistas do processo seletivo para bolsa pesquisador.
09 de maio de 2018
Foto: SUCOM/UFPR
A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) divulga edital de bolsista para atuar nas atividades de pré-produção, produção e pós-produção do 28º FESTIVAL DE INVERNO DA UFPR, no período de maio a julho de 2018. O valor mensal da bolsa é de R$ 400,00, com carga horária de 12 horas semanais. Duas vagas serão destinadas aos estudantes de graduação dos cursos de Produção Cênica, Relações Públicas ou Comunicação Institucional. Para os demais cursos de graduação serão selecionados 03 bolsistas. Os estudantes selecionados deverão ter disponibilidade para permanecer na cidade de Antonina – PR, no período de 11 a 21 de julho de 2018.
As inscrições deverão ser realizadas no período de 26 abril a 04 de maio. As entrevistas ocorrerão por ordem de chegada entre as 09h00 e 17h00, nos dias 07 e 08 de maio. O resultado será divulgado no dia 09 de maio de 2018 no portal da internet e nas redes sociais da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC). Para mais informações, acesse os links
Obs.: A manifestação de interesse em participar deste edital deverá ser realizado no seguinte e-mail: festivaldeinvernoufpr@gmail.com com o assunto: Bolsas 28º Festival de Inverno da UFPR
RESULTADO SELEÇÃO - EDITAL BOLSAS 28º FESTIVAl
Em virtude do número de participantes inscritos no Edital nº 04/2018, aproveitamos a oportunidade para aprovar alunos e alunas para outras modalidades de bolsa, nesta Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.
Os(as) alunos(as) contemplados(as) com bolsa deverão comparecer na Coordenadoria de Cultura/Proec para entrega da documentação, conforme edital, no dia 10/05/2018 (IMPRETERIVELMENTE), no horário das 15:00 às 15:55 entrega de documentação e das 16:00 às 16:30 reunião de equipe.
26 de abril de 2018
Foto: Cláudia Santos
O Projeto Mutirão desenvolve ações de cultura em sete municípios do Litoral do Paraná e visa a construção de uma política institucional de cultura para a UFPR.
A Pró – Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) promoveu, no dia 06 de abril, o segundo encontro de bolsistas do projeto “Mutirão Mais Cultura Na UFPR”. O evento aconteceu no Setor Litoral, Campus Matinhos, e contou com a participação de coordenadores dos cinco eixos do projeto, técnicos, alunos - bolsistas, professores e comunidade local.
Durante a programação, foram apresentadas as atividades realizadas em cada eixo com a intenção de promover um intercâmbio de experiências e diálogo entre as ações, garantindo o fortalecimento dos projetos. Os participantes discutiram as metodologias adotadas, articulando as ações desenvolvidas às práticas de ensino, pesquisa e extensão, promovendo a integração interdisciplinar entre os eixos.
Foto: Cláudia Santos
Todas as ações do “Mutirão” servem como ninho para a construção do plano institucional de Cultura da UFPR, - eixo 7
Para a professora Cláudia Cunha, Coordenadora de Cultura da PROEC, as ações do “Mutirão” e a criação do Plano Institucional de Cultura vão além da discussão conceitual de Cultura, pois ao contar com a presença dos estudantes pensando e executando as atividades, surgem concepções diversas de comunidade, cultura e sociedade que podem modificar a universidade, “a cientificidade sem os processos culturais enrijece e desumaniza a formação acadêmica”, defende a coordenadora.
Foto: Cláudia Santos
A visita reuniu professores e bolsistas da Universidade Federal do Paraná
Ainda como parte da programação, os participantes do encontro visitaram a comunidade de Cabaraquara para conhecer o projeto de confecção de canoas desenvolvido por moradores da região. A ação é realizada em parceria com a professora Beatriz Leite, responsável pelas atividades de “Fortalecimento do empreendedorismo, inovação e gestão do turismo de base familiar da Baía de Guaratuba”, eixo 6, Setor Litoral.
Segundo o professor Leandro Franklin Gorsdorf, Pró-Reitor da PROEC, o projeto “Mutirão Mais Cultura” é um potencializador de questões como educação e direitos humanos ao auxiliar na luta territorial das comunidades.
Por Claudia Santos (bolsista)
Supervisão: Patricia Sallevoltar ao topo ^
PROEC ABRE EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTA -PESQUISADOR
Por Cláudia Santos
*O edital de seleção de bolsista - pesquisador foi retificado no dia 23 de abril, de 2018.
A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), torna público o edital para seleção de bolsistas de Pós Graduação (Mestrado) para atuar no Projeto “Mutirão Mais Cultura Na UFPR” (eixo 7) nas atividades de desenvolvimento do Plano Institucional de Cultura da UFPR (PIC). A participação no projeto será de 12 horas semanais com previsão de início em maio e término em dezembro de 2018.
As inscrições estarão abertas até o próximo dia 22 de abril.
Requisitos:
✓ Experiência de trabalho ou estudo em área de pesquisa relacionada levantamento e sistematização de informações, bancos de dados e documentos na área de Cultura e ciências afins.
✓ Disponibilidade para participar de reuniões em Curitiba e Setor Litoral.
Atividades a serem realizadas:
✓ Produção de análises quantitativas;
✓ Diagnósticos e relatórios para construção de gráficos e estatísticas lineares e transversais; Produção de análises qualitativas;
✓ Criar categorias para análise de discursos após entrevistas individuais e de grupo focal;
✓ Propor organograma de suas ações tendo em vista as necessidades do projeto e o referido tempo do edital;
✓ Participar de modo regular das reuniões com a equipe do projeto.
Para inscrição, o candidato (a) deve enviar seu currículo para o e-mail para cultura@ufpr.br, informando o assunto " Bolsa Mais Cultura” até o dia 26 de abril. O resultado será divulgado até dia 25 de abril, no site da PROEC e nas redes sociais da PROEC.
Pró-reitoria de Extensão e Cultura
E-mail: picufpr2017@gmail.com
Telefone: 041 - 3310-2763 - Romilda
PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA
Pró-Reitor:
Prof. Dr. Leandro Franklin Gorsdorf
COORDENADORIA DE CULTURA DA UFPR
Coordenadora:
Profa. Dra. Claudia Madruga Cunha
Trav. Alfredo Bufren, 140 - 3º Andar
Curitiba - Paraná - CEP:80020-240
Fone: (41) 3310-2763
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