CoC - Festival de inverno

 

Coordenador de Cultura
Rodrigo Arantes Reis

 

Festival de Inverno da UFPR – 30 anos

 

O Festival de Inverno da UFPR chega a sua 30ª edição em 2020, contabilizando a passagem de inúmeros artistas, de centenas de pessoas da comunidade de Antonina e do Litoral do Paraná e, da mobilização da nossa comunidade acadêmica.
30 anos de Memórias!
Em tempos de esquecimento de nossa história, lembrar-se, realizando este Festival, reforça a importância deste processo na memória individual e coletiva, no sentido de fortalecer uma identidade cultural local e para a UFPR.
Imagens, informações e vestígios compõem este ato de memória, de experienciar uma (re) significação da cultura, das artes e do Festival em si mesmo.
Neste ano, queremos convidar todos e todas para propor reflexões e práticas que partam da materialidade e imaterialidade memorialística dos Festivais de Inverno da UFPR em Antonina, para que possamos coletivamente (re)criar o passado no presente. 

 

Prof. Dr. Leandro Franklin Gorsdorf
Pró-Reitor de Extensão e Cultura da UFPR 

 

O Festival de Inverno da UFPR em Antonina-PR constitui uma política cultural executada pela Universidade Federal do Paraná com o propósito de articular as práticas de pesquisa, ensino e extensão universitária com os processos coletivos de participação cidadã nas políticas públicas.

Essa política cultural de âmbito universitário tem como ação três eixos: as oficinas, as atividades artístico culturais e as atividades paralelas. Os três eixos têm por função constituir diferentes espaços de aprendizagem, reflexão crítica, produção e apreciação dos bens e conteúdos culturais produzidos e fruídos pela/na sociedade brasileira.

Entende-se o Festival como patrimônio cultural da região do litoral paranaense. Isso pelo fato de sua perenidade como atividade de estímulo e apoio a diferentes práticas, orientações estéticas e culturais, tomando como território físico a cidade de Antonina-PR. Essa cidade, que possui longa tradição nas práticas e manifestações da cultura popular e multicultural, converte-se em território simbólico das trocas estéticas que permitem discutir as trocas políticas.

Como propósito, o Festival tem como princípio ético estimular e garantir a socialização, o encontro multicultural, geracional e de gênero, na medida em que esses processos de compartilhamento de espaços, temas e práticas permitam a democratização da cultura e da educação, a inclusão social e a valorização dos direitos humanos.


Coordenadoria de Cultura da UFPR
Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – PROEC/UFPR

 

30º Festival de Inverno da UFPR - 18 a 26 de julho de 2020, em Antonina-PR.

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - PROEC/UFPR, por meio da Coordenadoria de Cultura, torna público a abertura dos Editais de seleção nºs 24 e 25/2019, contendo normas que regem a inscrição e seleção de propostas de apresentações artístico-culturais e oficinas a serem oferecidas ao público durante o 30º Festival de Inverno da UFPR, que será realizado de 18 a 26 de julho de 2020, em Antonina-PR.

 

Edital Apresentações Artístico Culturais 30º Festival de Inverno da UFPR

 

Edital Oficinas 30º Festival de Inverno da UFPR

 

Contatos:
(41) 3310-2631 - cultura@ufpr.br

 

Visite o Festival de Inverno da UFPR nas redes sociais.

 


30º Festival de Inverno da UFPR

18 a 26 de julho de 2020

Antonina - Paraná


Visite o Site do Evento

 

 


Visite a Coordenadoria de Cultura da UFPR na rede social.

Pró-Reitor:
Prof. Dr. Leandro Franklin Gorsdorf

 

Trav. Alfredo Bufren, 140 - 3º Andar
curitiba - paraná - cep:80020-240
Fone: (41) 3310-2601
Fax: (41) 3310-2607
proec@ufpr.br


Problemas e/ou sugestões para com este Site encaminhe e-mail para unigraf@ufpr.br

PROEC 1990 - 2017 © todos os direitos reservados | desenvolvido por unigraf/proec e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR