CoC - Festival de inverno

 

Coordenador de Cultura

Prof. Ronaldo de Oliveira Corrêa

 

O Festival de Inverno da UFPR em Antonina-PR constitui uma política cultural executada pela Universidade Federal do Paraná com o propósito de articular as práticas de pesquisa, ensino e extensão universitária com os processos coletivos de participação cidadã nas políticas públicas.


Essa política cultural de âmbito Universitário tem como ação três eixos: as oficinas, os espetáculos e as atividades de formação. Os três eixos têm por função constituir diferentes espaços de aprendizagem, reflexão crítica, produção e apreciação dos bens e conteúdos culturais produzidos e fruídos pela/na sociedade brasileira.


Entende-se o Festival como patrimônio cultural da região do litoral paranaense. Isso pelo fato de sua perenidade como atividade de estímulo e apoio a diferentes práticas, orientações estéticas e culturais, tomando como território físico a cidade de Antonina-PR. Essa cidade, que possui longa tradição nas práticas e manifestações da cultura popular e multicultural, converte-se em território simbólico das trocas estéticas que permitem discutir as trocas políticas.


Como propósito, o Festival tem como princípio ético estimular e garantir a socialização, o encontro multicultural, geracional e de gênero, na medida em que esses processos de compartilhamento de espaços, temas e práticas permitam a democratização da cultura e da educação, a inclusão social e a valorização dos direitos humanos.

 

Projeto Formação Docente Integrada ao Festival de Inverno da UFPR
O projeto de Formação Docente integrada ao Festival de Inverno da UFPR tem como propósito construir uma mediação entre a UFPR e a Sociedade de Antonina, via o apoio a formação docente. Com esse propósito, faz necessário estabelecer as bases para o trabalho colaborativo entre os projetos extensionistas da UFPR e as instâncias administrativas que organizam as diretrizes para o ensino fundamental e médio. Com o projeto de formação será estimulada a produção local de material didático e o desenvolvimento de formas/ metodologias de ensino localizadas culturalmente e territorialmente.

 

Projeto Memória Gráfica do Festival de Inverno da UFPR
O Festival de Inverno da UFPR em Antonina constitui uma das ações extensionistas da Universidade Federal do Paraná. Sua abrangência temática abarca as artes visuais e performáticas, somado às vivências e proposição de processos artísticos. No decorrer dos 24 anos de existência o Festival de Inverno tem produzido material gráfico que marcam o
conceito de cada edição. Entre as diferentes categorias de material gráfico, os cartazes do Festival são as peças de maior centralidade e interesse para o tema da memória gráfica. Dessa forma, pretende-se registrar, catalogar e difundir em meio acadêmico e especialista das áreas da memória essas fontes até hoje não organizadas. Com isso, espera-se constituir uma
coleção e fontes originais para pesquisa, além de material de referência para a memória gráfica no Paraná.

 

Projeto Estratégias de Comunicação para o Festival de Inverno da UFPR
Considerando a diversidade do público atingido pelo Festival de Inverno da UFPR, é importante estabelecer estratégias de comunicação diferenciadas, respeitando tanto o perfil de cada segmento, como o canal de comunicação disponível. As ações desenvolvidas pelo projeto se concretizam por meio da produção de textos e materiais de divulgação direcionados e específicos para contemplar o universo dos participantes do evento (estudantes, professores, músicos, bailarinos, carnavalescos, artistas plásticos, turistas, comunidade local, etc.). Serão realizados também o registro fotográfico do Festival e o levantamento de informações relevantes para a manutenção e continuidade do evento.

 

Contatos:
(41) 3310-2631 - festival@ufpr.br

 

Visite o Festival de Inverno da UFPR na rede social.


informes

 

Site Oficial do 26º Festival de Inverno da UFPR, nele você encontrará todas as informações sobre o evento.

Visite a Coordenadoria de Cultura da UFPR na rede social.

Pró-Reitora:
Profª. Drª. Deise Cristina de Lima Picanço

Trav. Alfredo Bufren, 140 - 3º Andar
curitiba - paraná - cep:80020-240
Fone: (41) 3310-2601
Fax: (41) 3310-2607
proec@ufpr.br


Problemas e/ou sugestões para com este Site encaminhe e-mail para unigraf@ufpr.br

PROEC 1990 - 2016 © todos os direitos reservados | desenvolvido por unigraf/proec - wmv