gabinete da proec

PROEC - Pró reitoria de extensão e cultura


A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) atua por meio da proposição, desenvolvimento e integração de ações de extensão, cultura, políticas sociais e divulgação da produção intelectual e científica, articulando-se com o ensino e a pesquisa de forma inter e multidisciplinar. A interação entre essas ações acontece por meio da reflexão, discussão e atuação sobre o espaço social e os sujeitos nele envolvidos, privilegiando ações conjuntas com as administrações públicas e a sociedade civil, em favor de políticas sociais que buscam a construção de uma sociedade mais justa e solidária e do desenvolvimento sustentável. As ações da PROEC buscam estabelecer um diálogo permanente com as diretrizes e metas da Política Nacional de Extensão Universitária (PNEU -2012), do Plano Nacional de Cultura (PNC – 2010), do Plano Nacional de Educação (PNE-2014) e do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH3 – 2009/2010), além de acompanhar as recentes sobre a Política Nacional das Artes, e manter especial diálogo com programas e planos estaduais e municipais de educação, cultura e direitos humanos.  As Unidades da PROEC realizam suas atividades por meio de processos permanentes de formação e interação dialógica com as comunidades interna e externa da UFPR, nos quais se articulam saberes e práticas que objetivam a inclusão social e a construção do conhecimento. Fazem parte desta Pró-Reitoria três coordenadorias: de Extensão, de Cultura e de Políticas Socias. Além das três coordenadorias, outras duas unidades fazem parte da PROEC: a Editora da UFPR e o Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR.

 

Pró-Reitor de Extensão e Cultura da UFPR

Prof. Dr. Leandro Franklin Gorsdorf

 

Boletim Gestão 2013-2016


Após quatro anos de atuação, entre os anos de 2013 e 2016, a atual gestão da PROEC traz uma síntese de suas atividades, buscando resgatar e problematizar sua atuação no contexto histórico, político, social, cultural e econômico do país. Esse conjunto de reflexões acontece num momento em que muitas conquistas sociais e direitos adquiridos com as lutas dos movimentos sociais e sindicais, e consolidados pela Constituição de 1988, passaram a ser questionados e subtraídos para parte da população brasileira, por meio de emendas parlamentares e medidas provisórias. Nessa conjuntura, nos parece importante, recuperar os princípios e valores que a universidade passou a representar desde a sua redefinição nos anos finais do século XX, e que se expressam nos documentos e marcos legais que definem as políticas públicas para a educação e a cultura, em diálogo com os movimentos sociais e a sociedade civil organizada. A consolidação de novos direitos passa pela revisão constante das políticas sociais, e o papel da extensão e da cultura universitárias é estabelecer uma relação dialógica com os vários segmentos da sociedade de forma a contribuir com a proposição de projetos e ações que permitam promover impacto e transformação social. O que apresentamos de forma sintética neste Boletim é uma parte daquilo que foi realizado e construído de forma coletiva e colaborativa pelas unidades da PROEC entre si e em conjunto com as demais unidades administrativas e setores acadêmicos. Esperamos que alguns dos caminhos trilhados por esta gestão possam ter contribuído para traçar novas rotas, rumo a novas perspectivas de sociedade, novas sociabilidades e territorialidades.

 

Faça o download deste boletim em PDF clique aqui

 

SECRETARIA DA PROEC/UFPR
Chefe da Unidade: Karina Ferreira de Lima
Telefone: (41) 3310-2601
e-mail: proec@ufpr.br

 

Visite a PROEC na rede social.

 

Pró-Reitor:
Prof. Dr. Leandro Franklin Gorsdorf

 

Trav. Alfredo Bufren, 140 - 3º Andar
curitiba - paraná - cep:80020-240
Fone: (41) 3310-2601
Fax: (41) 3310-2607
proec@ufpr.br


Problemas e/ou sugestões para com este Site encaminhe e-mail para unigraf@ufpr.br

PROEC 1990 - 2017 © todos os direitos reservados | desenvolvido por unigraf/proec e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR