gabinete da proec - eventos

PROEC - Pró reitoria de extensão e cultura


A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) atua por meio da proposição, desenvolvimento e integração de ações de extensão, cultura, políticas sociais e divulgação da produção intelectual e científica, articulando-se com o ensino e a pesquisa de forma inter e multidisciplinar. A interação entre essas ações acontece por meio da reflexão, discussão e atuação sobre o espaço social e os sujeitos nele envolvidos, privilegiando ações conjuntas com as administrações públicas e a sociedade civil, em favor de políticas sociais que buscam a construção de uma sociedade mais justa e solidária e do desenvolvimento sustentável. As ações da PROEC buscam estabelecer um diálogo permanente com as diretrizes e metas da Política Nacional de Extensão Universitária (PNEU -2012), do Plano Nacional de Cultura (PNC – 2010), do Plano Nacional de Educação (PNE-2014) e do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH3 – 2009/2010), além de acompanhar as recentes sobre a Política Nacional das Artes, e manter especial diálogo com programas e planos estaduais e municipais de educação, cultura e direitos humanos.  As Unidades da PROEC realizam suas atividades por meio de processos permanentes de formação e interação dialógica com as comunidades interna e externa da UFPR, nos quais se articulam saberes e práticas que objetivam a inclusão social e a construção do conhecimento. Fazem parte desta Pró-Reitoria três coordenadorias: de Extensão, de Cultura e de Políticas Socias. Além das três coordenadorias, outras duas unidades fazem parte da PROEC: a Editora da UFPR e o Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR.

 

Pró-Reitor de Extensão e Cultura da UFPR

Prof. Dr. Leandro Franklin Gorsdorf

 

SECRETARIA DA PROEC/UFPR
Chefe da Unidade: Karina Ferreira de Lima
Telefone: (41) 3310-2601
e-mail: proec@ufpr.br

 

Estão abertas as inscrições de jovens artistas para a 3º edição do CUBIC - Circuito Universitário da Bienal Internacional de Curitiba 2017


Estão abertas as inscrições de projetos de jovens artistas para participar do Circuito Universitário da Bienal Internacional de Curitiba 2017 – CUBIC 3. A iniciativa é uma oportunidade para que estes artistas, ainda em formação, participem de um dos circuitos da Bienal Internacional de Curitiba. A 3º edição do CUBIC se alinha ao cenário estudantil nacional e, por isso, busca acatar projetos artísticos que refletem, contribuem e dão visibilidade para questões emergenciais da contemporaneidade.


O objetivo do Circuito é abrir caminho para as pesquisas poéticas e demais meios expressivos em um contexto expositivo mais amplo e criterioso, dando visibilidade à produção de arte emergente na região e gerando um espaço de debate entre esses estudantes e os agentes do circuito profissional e educacional da arte em Curitiba. O CUBIC se entende como um projeto de formação de base por meio de processos de aprendizagem e profissionalização no campo das artes visuais contemporâneas. Workshops com artistas da Bienal, debates e outros eventos fazem parte do programa.


Os trabalhos selecionados do CUBIC 3 serão divulgados nos meios de comunicação da Bienal Internacional. Serão oferecidas premiações aos artistas que se destacarem no processo de seleção, execução das exposições e demais atividades do edital. O primeiro lugar ganhará como prêmio um curso de verão 2018 no Parque Lage no Rio de Janeiro, com duração de 1 semana e passagem aérea incluída, e o segundo lugar o prêmio de R$ 500,00.


O edital é aberto para alunos matriculados em qualquer curso de graduação do município de Curitiba, criando assim um panorama da produção atual para além das fronteiras dos cursos de Arte e representando a diversidade do meio artístico emergente.


Além das instituições do município de Curitiba, em 2017 o edital contemplará pela primeira vez inscrições de cursos de Artes Visuais de outras localidades, pelo


convênio da Bienal Internacional de Curitiba com a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e a UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina). Também serão inclusos os cursos de graduação da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral.


As universidades de Córdoba (Argentina) e Assunção (Paraguai) terão uma participação especial por serem países vizinhos e parceiros da Bienal. Essa iniciativa visa ampliar o projeto do CUBIC e estabelecer diálogos com a produção artística dessas universidades.


As inscrições são gratuitas e o número de propostas por artista é ilimitado, mais de uma poderá ser aceita se assim parecer adequado à comissão curatorial. Para se inscrever o proponente deverá entregar seu dossiê, no Departamento de Artes da UFPR, até às 18h do dia 21 de junho de 2017 (quarta-feira). Os alunos matriculados nas universidades de fora do município e que não residem em Curitiba deverão fazer a entrega por Correio, até o dia 14 de junho de 2017.


As propostas serão avaliadas por uma comissão formada por um membro de cada Instituição de Ensino Superior de Arte da cidade de Curitiba (UFPR e Unespar/FAP EmbapUnespar) e pela equipe de curadoria do CUBIC 3, formada por Stephanie Dahn Batista (UFPR), Isadora Mattiolli e Iuska Wolski.
Para mais informações, acesse o edital e ficha de inscrição:
http://bienaldecuritiba.com.br/cubic-3/ | Facebook e instagram: CUBIC 3

 

PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR INDIVIDUAL E COLETIVO: ESTRUTURA E FERRAMENTAS PARA A PRÁTICA EM SAÚDE MENTAL
Modalidade: GRATUITO
Objetivo: O Curso se destina a capacitar profissionais e estudantes que trabalham ou têm interesse no campo da Saúde Mental para a compreensão e utilização do Projeto Terapêutico Singular como guia de suas ações, tanto em sua vertente individual como coletiva.
Carga Horária Total: 16 horas - Terças-feiras das 18h30min às 22h30min
Datas: 11, 18, 25 de abril de 2017 e 09 de maio de 2017
Conteúdo:
Projeto Terapêutico Singular Individual: Conceito, estrutura e ferramentas para a prática em Saúde Mental
Projeto Terapêutico Singular Individual: Prática, composição e utilização das ferramentas
Projeto terapêutico Singular Coletivo: Conceito, estrutura e ferramentas para a prática em Saúde Mental
Projeto terapêutico Singular Coletivo: Prática, composição e utilização das ferramentas
AS INSCRIÇÕES SERÃO CONFIRMADAS NO DIA 05 DE ABRIL DE 2017

 

Maiores informações no link:
http://www.saude.ufpr.br/portal/terapiaocupacional/evento/curso-projeto-terapeutico-singular-individual-e-coletivo-estrutura-e-ferramentas-para-a-pratica-em-saude-mental/

 

CURSO SOBRE METODOLOGIAS DA PESQUISA PARA EXTENSÃO POPULAR

com a Prof. Dra. Laura Fonseca (FACED/UFRGS).

Em debate, entre outros temas:

- Direito e movimentos populares;

- Classe e consciência de classe;

- Estratégias metodológicas para extensão popular;

- Técnicas de pesquisa. Local: PPGD/UFPR,

 

Serviço:

Sala de Videoconferências.

Data: 28 e 29 de março.

Horário: dia 28, às 19h; dia 29, às 8h e às 14h.

Inscrições: http://www.ppgd.ufpr.br/

Organização: Fórum das Comunidades* e Núcleo de Direito Cooperativo e Cidadania [Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD/UFPR)].

 

* Participam do Fórum das Comunidades: APP-Sindicato, APUFPR, CAOP-DH/MP-PR, CESPDH, MPT, NESEF.

Visite a PROEC na rede social.

 

Pró-Reitor:
Prof. Dr. Leandro Franklin Gorsdorf

 

Trav. Alfredo Bufren, 140 - 3º Andar
curitiba - paraná - cep:80020-240
Fone: (41) 3310-2601
Fax: (41) 3310-2607
proec@ufpr.br


Problemas e/ou sugestões para com este Site encaminhe e-mail para unigraf@ufpr.br

PROEC 1990 - 2017 © todos os direitos reservados | desenvolvido por unigraf/proec e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR