gabinete da proec - eventos

PROEC - Pró reitoria de extensão e cultura


A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) atua por meio da proposição, desenvolvimento e integração de ações de extensão, cultura, políticas sociais e divulgação da produção intelectual e científica, articulando-se com o ensino e a pesquisa de forma inter e multidisciplinar. A interação entre essas ações acontece por meio da reflexão, discussão e atuação sobre o espaço social e os sujeitos nele envolvidos, privilegiando ações conjuntas com as administrações públicas e a sociedade civil, em favor de políticas sociais que buscam a construção de uma sociedade mais justa e solidária e do desenvolvimento sustentável. As ações da PROEC buscam estabelecer um diálogo permanente com as diretrizes e metas da Política Nacional de Extensão Universitária (PNEU -2012), do Plano Nacional de Cultura (PNC – 2010), do Plano Nacional de Educação (PNE-2014) e do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH3 – 2009/2010), além de acompanhar as recentes sobre a Política Nacional das Artes, e manter especial diálogo com programas e planos estaduais e municipais de educação, cultura e direitos humanos.  As Unidades da PROEC realizam suas atividades por meio de processos permanentes de formação e interação dialógica com as comunidades interna e externa da UFPR, nos quais se articulam saberes e práticas que objetivam a inclusão social e a construção do conhecimento. Fazem parte desta Pró-Reitoria três coordenadorias: de Extensão, de Cultura e de Políticas Socias. Além das três coordenadorias, outras duas unidades fazem parte da PROEC: a Editora da UFPR e o Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR.

 

Pró-Reitor de Extensão e Cultura da UFPR

Prof. Dr. Leandro Franklin Gorsdorf

 

SECRETARIA DA PROEC/UFPR
Chefe da Unidade: Karina Ferreira de Lima
Telefone: (41) 3310-2601
e-mail: proec@ufpr.br

 

 

Meditação na UFPR

Unidade/Instância de Origem:  PROEC gabinete

 

Data início: 10 de setembro de 2018
Data fim: 03 de dezembro de 2018


Carga horária total:  20h

 

Vagas alunos: 20
Vagas servidores: 20
Vagas comunidade: 20
Vagas total: 60

 

Período inscrição: 20 de agosto 2018 a 05 de setembro de 2018.

 

 

Responsável inscrição:  Maria Rita Michalski

Contato telefone:  41 33102618

Contato email: meditaufpr@gmail.com.br

 

Critérios para inscrição: Pessoas sem restrições médicas para práticas de meditação e relaxamento. Acima de 17 anos conforme vagas disponíveis. 

Frequência:   80%     

Certificação:  Participar de 80% das atividades

Local de realização: Estúdio 2 (sala de dança) 2 andar prédio histórico da UFPR

 

Para quem? 

Para pessoas iniciantes ou praticantes, servidores públicos, alunos ou pessoas da comunidade externa.


Porque?
O evento de “Meditação na UFPR” visa proporcionar espaço e tempo para a prática de meditação com acompanhamento de meditadores experientes. Fornecer acompanhamento prático para que a meditação possa se tornar hábito e possa ser incluída nos outros dias da semana individualmente. Dicas e ferramentas para orientar uma prática regular de meditação de cada participante.

 

Como?
Programação: Os horários são uma referência de como será disposta as atividades de todas as datas.

Após 12:30 a porta será fechada!

 

Roteiro básico:
1 - Relaxamento e alongamento breve. 10 m.  2 - Introdução a prática do dia. 05 a 10 m.
3 -  Meditação 30 m
4 - Meditação Metta bhavana (meditação da gratidão). 05 m
5 - Fechamento. 5 m


Para quem puder permanecer: 
6 - Palestra ou roda de conversa sobre tema ligado a prática do dia. : até 20 m
7 - Perguntas e respostas. 10 m

 

Datas e Horários:

12:15 às 13:30 (Segundas-feiras)

Setembro:
10 de setembro de 2018 | 17de setembro de 2018 | 24 de setembro de 2018

Outubro:
01 de outubro de 2018 | 08 de outubro de 2018 | 15 de outubro de 2018 | 22 de outubro de 2018

29 de outubro de 2018

Novembro:
05 de novembro de 2018 | 12 de novembro de 2018 | 19 de novembro de 2018

 

Metodologia:

Abordagem multidisciplinar: aprendizado e vivência de diferentes técnicas de meditação, originadas de diferentes linhas de pensamento.
Desde 1999 em que iniciaram os eventos de extensão “Jornadas de Desenvolvimento Pessoal” no HC - Hospital de Clínicas e na UFPR  que meditação foi tema debatido, utilizado e praticado. Utilizada nos eventos de capacitação dos trabalhadores na UFPR como podemos ver um resumo aqui: (http://anais.suceg.ufsc.br/index.php/suceg/article/view/79)
Também nas atividades do Projeto Vida Plena também muito se foi praticado das técnicas de meditação. Apresentação da conexão entre meditação, saúde e  bem estar através de rodas de conversa no final da meditação pelo especialista convidado. Evento de extensão, sem nenhum caráter religioso. Vivências de diferentes técnicas meditativas variadas tradições. 

Público Alvo:

Comunidade interna UFPR e externa  - Gratuito

Onde:

Prédio histórico da UFPR  Praça Santos Andrade  2 andar estúdio 2 (sala de dança)
ao lado do MUSA (museu de arte da UFPR).

 

Informações complementares para o acesso público:

A cultura de paz só é realizável se nós estivermos mais leves e as respostas aos acontecimentos for firme, determinada porém sem violência. A necessidade de aprender sobre Respiração, experimentando diferentes formas de aplicação deste sistema na meditação hoje tem sido difundido por tantos trabalhos técnicos-científicos.
Quando mais constata a importância e benefícios da meditação, percebemos os obstáculos em meditar são igualmente relatados. Nos leva ao meio do caos diário da metrópole curitibana oferecer um tempo, espaço e conversas sobre as dificuldades mais comuns que impedem essa prática de meditação (distração, impaciência, sonolência, etc).
Oferecemos técnicas complementares e aprendizado de diferentes técnicas alternativas que preparam o corpo e a mente para que facilitam a entrada no estado meditativo.
E este estado de Presença, um bem estar que ao longo do “processo” se aprende e cérebro registra um novo jeito de reagir.
A meditação possa se refletir na forma como vivemos nosso dia-a-dia, ampliando a capacidade de se manter consciente no momento presente.

 

Quem?
Organizadores e instrutores:

Rodrigo Rocha Ribeiro de Souza: Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1993), Especialista em Comunicação e Tecnologias na Educação, também pela UFPR (2001), Mestre em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná (2007). Pós-graduado em : Psicoterapia Corporal, Práticas Psicoterápicas, Orientações da Sexualidade, Orientação Profissional - Abordagem Psicopedagógica, e Gestalt-terapia. Possui cursos de formação em: Conceitos Básicos da Psicanálise, Massagens Bioenergéticas; Técnicas Terapêuticas Corporais e Meditativas, Hipnose, Formação Holística de Base – UNIPAZ/PR,  Técnicas de Relaxamento.  Trabalhou na área da Educação como professor em cursos de especialização, e palestrante para entidades como o SESC e SENAC. Trabalhou na área da Psicologia Clínica e Educacional, em escolas especiais e clínicas multidisciplinares. Meditador Vipassana a mais de 20 anos.  
http://lattes.cnpq.br/9141539935342781

 

Maria Rita Taques Michalski: Empreendedora Pública e Design de Projetos com mais de 20 anos de experiência e dedicação na área de Capacitação e Desenvolvimento de Pessoas. É servidora técnica da UFPR desde 1992. Entre 2011 a 2018 Coordenou de eventos de Capacitação de vários órgãos públicos através da ESAF / Ministério da Fazenda (Escola de Administração Fazendária). Desenvolveu atividades de coordenação e implantação da Rede de Desenvolvimento de Pessoas nos Órgãos Públicos no Estado do Paraná, é palestrante, conferencista e mentora em projetos de organizações públicas e privadas. Seus temas de estudo são: Desenvolvimento pessoal; Capacitação e aprendizagem profissional, Gestão de Pessoas, Liderança, Gestão de Equipes, Promoção da Saúde, Qualidade de Vida e Administração do Estresse, Meditação.      

http://lattes.cnpq.br/7608889966236488

 

Prezadas e prezados,

 

Alguns informes:

  • Os certificados para os participantes do 42º Encontro Nacional do FORPROEX (Florianópolis/SC) estão disponíveis no site do evento;
  • Disponibilizamos também a Carta de Florianópolis;
  • A Cerimônia e a Conferência de Abertura foram transmitidas ao vivo pelo IFSC. O vídeo pode ser assistido aqui; em anexo, a apresentação do Prof. José Eustáquio Romão.
  • A mesa "30 anos de FORPROEX: Passado, Presente e Futuro" foi transmitida ao vivo na página do FORPROEX no Facebook. Confira o vídeo aqui;

Nossa imensa gratidão a todos os envolvidos na organização, em especial a Comissão Local (UDESC, UFSC e IFSC).

E que venham o 43º FORPROEX (25 e 26 de junho) e o CBEU 2018 (27 a 29 de junho) em Natal/RN! Assista ao vídeo de divulgação!

Atenciosamente,

Silas Araújo Leite de Oliveira
Secretário Executivo - FORPROEX
ProEC - Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFABC
Telefone: (11) 3356-7282
http://renex.org.br

 

42° FORPROEX

Com o tema “Os Rumos da Extensão Universitária Brasileira: 30 anos do Forproex”, realizar-se-á em Florianópolis/SC, entre os dias 16 e 18 de novembro de 2017, a 42ª edição do Encontro Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX).

O início da trajetória de aperfeiçoamento e valorização da extensão universitária brasileira promovida pelo Forproex se confunde com o reencontro do Brasil com a democracia a partir do fim do ciclo dos governos militares e a retomada civil dos destinos da República. Surgido em 6 de novembro de 1987, durante o I Encontro Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas, realizado em Brasília, em 2017 o Forproex completa 30 anos de importante caminhada viabilizando a relação transformadora entre a universidade e a sociedade. Nesses 30 anos, a entidade tem pautado o fazer extensionista, comprometida com o pleno exercício da cidadania e o fortalecimento da democracia. Condição plasmada em seu Regimento de Fundação e referendada pela Política Nacional de Extensão. O debate nacional continua, antigos e novos desafios estão postos, a exemplo da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão e a curricularização, da institucionalização, financiamento e internacionalização da extensão, temários acadêmicos e administrativos que se mesclam a realidade nacional e exigem a recorrente avaliação dos rumos da extensão universitária brasileira. Assim sendo, a comissão organizadora local, com a anuência da coordenação nacional do Fórum, tem a satisfação de convidá-lo(a) para participar do 42º Encontro Nacional do Forproex, relevante momento de discussão dos rumos da extensão universitária brasileira na atualidade, em edição especial de 30 anos do Forproex.

 

https://42forproex.wixsite.com/meusite-1

 

PROGRAMAÇÃO

QUINTA-FEIRA, 16 NOV

09h - Abertura Oficial

10h - Conferência de abertura: "Os Desafios da Extensão Universitária Brasileira na Atualidade"

12h - Almoço

13h30 - Reunião das Regionais

15h - Grupos de Trabalho:

- Creditação

- Indicadores de Avaliação

- Internacionalização da Extensão

- Princípios da Extensão

16h - Coffee break

19h - Jantar

20h30 - Apresentação cultural: "Espetáculo - Dona Bilica, Naquele Tempo"


SEXTA-FEIRA, 17 NOV

09h - Mesa Redonda: "30 anos de FORPROEX: Passado, Presente e Futuro"

10h45 - Coffee Break

11h - Reunião por Seguimento

12h - Almoço

14h - Plenária final: Carta de Florianópolis

16h - Coffee break

19h - Jantar

20h30 - Apresentação Cultural: "Orquestra Acadêmica da Udesc"


SÁBADO, 18 NOV

Visita Técnica*
Saída do Hotel: 8h

Previsão de chegada ao Hotel: 18h

​Duração da Visita Técnica: 6 horas
• Saída da Escuna: 10h (do Trapiche da Scuna Sul - Centro)

Roteiro:

•Passagem sob a Ponte Hercílio Luz;
•Vista Panorâmica da Cidade;
•Passagem pelas Ilhas dos Guarás;
•Visita a Ilha de Ratones Grande - (Fortaleza de Santo Antônio - séc. XVIII);
•Visita a Ilha de Anhatomirim – (Fortaleza de Santa Cruz - séc. XVIII);
•Vista Panorâmica da Baía dos Golfinhos (área de preservação ambiental);

 

Estão abertas as inscrições de jovens artistas para a 3º edição do CUBIC - Circuito Universitário da Bienal Internacional de Curitiba 2017


Estão abertas as inscrições de projetos de jovens artistas para participar do Circuito Universitário da Bienal Internacional de Curitiba 2017 – CUBIC 3. A iniciativa é uma oportunidade para que estes artistas, ainda em formação, participem de um dos circuitos da Bienal Internacional de Curitiba. A 3º edição do CUBIC se alinha ao cenário estudantil nacional e, por isso, busca acatar projetos artísticos que refletem, contribuem e dão visibilidade para questões emergenciais da contemporaneidade.


O objetivo do Circuito é abrir caminho para as pesquisas poéticas e demais meios expressivos em um contexto expositivo mais amplo e criterioso, dando visibilidade à produção de arte emergente na região e gerando um espaço de debate entre esses estudantes e os agentes do circuito profissional e educacional da arte em Curitiba. O CUBIC se entende como um projeto de formação de base por meio de processos de aprendizagem e profissionalização no campo das artes visuais contemporâneas. Workshops com artistas da Bienal, debates e outros eventos fazem parte do programa.


Os trabalhos selecionados do CUBIC 3 serão divulgados nos meios de comunicação da Bienal Internacional. Serão oferecidas premiações aos artistas que se destacarem no processo de seleção, execução das exposições e demais atividades do edital. O primeiro lugar ganhará como prêmio um curso de verão 2018 no Parque Lage no Rio de Janeiro, com duração de 1 semana e passagem aérea incluída, e o segundo lugar o prêmio de R$ 500,00.


O edital é aberto para alunos matriculados em qualquer curso de graduação do município de Curitiba, criando assim um panorama da produção atual para além das fronteiras dos cursos de Arte e representando a diversidade do meio artístico emergente.


Além das instituições do município de Curitiba, em 2017 o edital contemplará pela primeira vez inscrições de cursos de Artes Visuais de outras localidades, pelo


convênio da Bienal Internacional de Curitiba com a UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e a UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina). Também serão inclusos os cursos de graduação da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral.


As universidades de Córdoba (Argentina) e Assunção (Paraguai) terão uma participação especial por serem países vizinhos e parceiros da Bienal. Essa iniciativa visa ampliar o projeto do CUBIC e estabelecer diálogos com a produção artística dessas universidades.


As inscrições são gratuitas e o número de propostas por artista é ilimitado, mais de uma poderá ser aceita se assim parecer adequado à comissão curatorial. Para se inscrever o proponente deverá entregar seu dossiê, no Departamento de Artes da UFPR, até às 18h do dia 21 de junho de 2017 (quarta-feira). Os alunos matriculados nas universidades de fora do município e que não residem em Curitiba deverão fazer a entrega por Correio, até o dia 14 de junho de 2017.


As propostas serão avaliadas por uma comissão formada por um membro de cada Instituição de Ensino Superior de Arte da cidade de Curitiba (UFPR e Unespar/FAP EmbapUnespar) e pela equipe de curadoria do CUBIC 3, formada por Stephanie Dahn Batista (UFPR), Isadora Mattiolli e Iuska Wolski.
Para mais informações, acesse o edital e ficha de inscrição:
http://bienaldecuritiba.com.br/cubic-3/ | Facebook e instagram: CUBIC 3

 

PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR INDIVIDUAL E COLETIVO: ESTRUTURA E FERRAMENTAS PARA A PRÁTICA EM SAÚDE MENTAL
Modalidade: GRATUITO
Objetivo: O Curso se destina a capacitar profissionais e estudantes que trabalham ou têm interesse no campo da Saúde Mental para a compreensão e utilização do Projeto Terapêutico Singular como guia de suas ações, tanto em sua vertente individual como coletiva.
Carga Horária Total: 16 horas - Terças-feiras das 18h30min às 22h30min
Datas: 11, 18, 25 de abril de 2017 e 09 de maio de 2017
Conteúdo:
Projeto Terapêutico Singular Individual: Conceito, estrutura e ferramentas para a prática em Saúde Mental
Projeto Terapêutico Singular Individual: Prática, composição e utilização das ferramentas
Projeto terapêutico Singular Coletivo: Conceito, estrutura e ferramentas para a prática em Saúde Mental
Projeto terapêutico Singular Coletivo: Prática, composição e utilização das ferramentas
AS INSCRIÇÕES SERÃO CONFIRMADAS NO DIA 05 DE ABRIL DE 2017

 

Maiores informações no link:
http://www.saude.ufpr.br/portal/terapiaocupacional/evento/curso-projeto-terapeutico-singular-individual-e-coletivo-estrutura-e-ferramentas-para-a-pratica-em-saude-mental/

 

CURSO SOBRE METODOLOGIAS DA PESQUISA PARA EXTENSÃO POPULAR

com a Prof. Dra. Laura Fonseca (FACED/UFRGS).

Em debate, entre outros temas:

- Direito e movimentos populares;

- Classe e consciência de classe;

- Estratégias metodológicas para extensão popular;

- Técnicas de pesquisa. Local: PPGD/UFPR,

 

Serviço:

Sala de Videoconferências.

Data: 28 e 29 de março.

Horário: dia 28, às 19h; dia 29, às 8h e às 14h.

Inscrições: http://www.ppgd.ufpr.br/

Organização: Fórum das Comunidades* e Núcleo de Direito Cooperativo e Cidadania [Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD/UFPR)].

 

* Participam do Fórum das Comunidades: APP-Sindicato, APUFPR, CAOP-DH/MP-PR, CESPDH, MPT, NESEF.

Visite a PROEC na rede social.

 

Pró-Reitor:
Prof. Dr. Leandro Franklin Gorsdorf

 

Trav. Alfredo Bufren, 140 - 3º Andar
curitiba - paraná - cep:80020-240
Fone: (41) 3310-2601
Fax: (41) 3310-2607
proec@ufpr.br


Problemas e/ou sugestões para com este Site encaminhe e-mail para unigraf@ufpr.br

PROEC 1990 - 2017 © todos os direitos reservados | desenvolvido por unigraf/proec e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR