agenda - atividades da PROEC

fevereiromarçoabril

 

abril 2018

 

PROJETO MUTIRÃO MAIS CULTURA NA UFPR – EIXO 7

 

EDITAL 04/2018 - SELEÇÃO DE PESQUISADOR

 

saiba mais

 

I Semana Acadêmica dos Estudantes Indígenas da UFPR

 

Nós acadêmicos indígenas da UFPR anunciamos e convidamos toda comunidade para participar da I Semana Acadêmica dos Estudantes Indígenas da UFPR!

 

saiba mais

 

Recaída: compreensão do processo e manejo

 

Uma das ações do NIED é o Ciclo de Debates. O Ciclo de Debates é constituído de encontros mensais, sempre realizados na terceira quinta-feira do mês, às 18h, abertos a toda a comunidade, interna e externa a UFPR, em que os debates são conduzidos por docentes ou técnicos da UFPR ou convidados da comunidade externa.

 

saiba mais

 

festival de inverno da ufpr

 

Abertas inscrições para a seleção de oficinas e espetáculos para o 28º festival de inverno da UFPR, que acontecerá de 14 a 21 de julho de 2018, em Antonina - Paraná.

 

saiba mais

março 2018

 

MAE-UFPR OFERECE PALESTRA SOBRE BIOARQUEOLOGIA

 

O Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR oferece no dia 28 de março para toda a comunidade acadêmica interna e externa a palestra "Bioarqueologia: conceitos e discussões contemporâneas", ministrada pela profª Dra. Mercedes Okumura do Museu Nacional (UFRJ).

 

saiba mais

 

Palavração Companhia de teatro da ufpr

 

A Mostra PalavrAção da UFPR se apresenta no FRINGE 2018 com os 4 espetáculos produzidos durante o ano de 2017, sendo LILITH e SOCIEDADE DOS RATOS montagens das pesquisas dos atores da companhia, dirigidos por Marecelo Felczak; em CASOS PARTICULARES a estreia de jovens atores do curso de extensão "Arte Dramática e o Teatro de Comédia" ministrado por atores do Arte da Comédia e dirigidos por Roberto Innocente, em contrapartida de intercâmbio de pesquisas; e FIM DE FESTA é o resultado do curso de extensão "Arte Dramática II", em seu segundo ano de existência, ministrado e dirigido por Sergius Ramos.

 

saiba mais

 

Palavração Companhia de teatro da ufpr

 

CURSOS DE EXTENSÃO EM TEATRO (Arte Dramática)

 

Primeiramente serão disponibilizadas as vagas aos participantes das etapas do Curso de Extensão "PalavrAção-Arte Dramática" em 2017, e até 30% das vagas obrigatoriamente para alunos da UFPR. preenchidas essas vagas as demais serão disponibilizadas de acordo com os critérios para inscrição e seleção.

 

O objetivo dos cursos é continuar os estudos de preparação do ator, promovendo uma nova metodologia nesta formação, além de debates, discussões e pesquisas sobre valores universais, identificando a arte como responsável nesse processo. Tendo como referência a técnica “Razão Orgânica” desenvolvida pelo Prof. Dr. Hugo Mengarelli, prática de preparação de atores da PalavrAção Cia de Teatro da UFPR.

 

saiba mais

 

 

Conversa com artista - Pawel Kwiatkwoski

 

Em um bate-papo o público terá oportunidade de conhecer o processo artístico desse gravador, pintor e professor polonês que pela primeira vez expõe no Brasil.

 

saiba mais

 

 

madrigal DA UFPR

 

“Cristo no Monte das Oliveiras” de Beethoven

 

O Madrigal da UFPR dedica-se ao estudo e exploração do espaço de Arte, impondo-se a cada etapa um desafio. Beethoven, em toda sua obra, deixa transparecer ser um Homem mergulhado na Beleza. É notório que, na Nona Sinfonia, por exemplo, ele descreve uma Alegria transcendente e nos mostra onde ela é possível.
A obra que realizamos hoje trata de um dos momentos de maior importância na História da Salvação, em que Cristo está prestes a se Imolar e se tornar, Ele mesmo, o Caminho da Reconciliação da criatura humana com seu Criador.

 

saiba mais

 

CORO DA UFPR

 

Requiem – Dvořák

 

2018 é um ano comemorativo para o Coro da UFPR: o grupo completa 60 anos de dedicação à pesquisa, estudo e difusão da música erudita por meio do canto coral. E para dar início às comemorações, abre sua temporada oficial de espetáculos com a reapresentação de “Requiem” de Dvořák.

 

saiba mais

Fevereiro 2018

 

musa - museu de arte DA UFPR

 

“Onda” - Exposição individual do artista polonês Pawel Kwiatkowski

 

No dia 08 de março, quinta-feira, às 19 horas, o Museu de Arte da UFPR abre a exposição “Onda”, de Pawel Kwiatkowski, cujo título é uma metáfora a multidão, base temática do processo de criação do artista polonês. “O fluxo dos transeuntes, aliado à tentativa de desenvolver um modelo iconográfico de homem moderno inserido no contexto existencial da realidade de hoje, tornaram-se uma fonte de inspiração constante e estão no cerne do conceito da série”, explica Kwiatkowski.

 

 

saiba mais

 

téssera companhia de dança moderna DA UFPR

 

UM OLHAR SOBRE O PROTAGONISMO FEMININO NA HISTÓRIA DA DANÇA MODERNA

 

Do que se trata?

Estudo teórico da representação do corpo na história da dança moderna. Conceitos estéticos, filosóficos e performativos sobre a arte/dança moderna. O protagonismo feminino na criação das técnicas de dança moderna no início do século XX. Os desdobramentos históricos e técnicos da dança moderna: descendentes. A história da dança moderna no Brasil, no Paraná e na UFPR.

 

 

saiba mais

 

8ª congresso brasileiro de extensão universitária - cbeu

 

É com muita satisfação que apresentamos a identidade visual e o site do 8º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária - CBEU 2018, cuidadosamente desenvolvidos pela Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - PROEX/UFRN.

 

Com o tema "Extensão e Sociedade: Contextos e Potencialidades", o Congresso ocorrerá entre os dias 28 e 30 de junho de 2018 em Natal/RN e contará com conferências, mesas-redondas, oficinas, comunicações orais e sessões de pôsteres.

As inscrições iniciam no dia 22 de janeiro, no site do evento.

E atenção, pró-reitoras e pró-reitores de extensão! Entre os dias 25 e 27 de junho de 2018 acontecerá o 43º Encontro Nacional do FORPROEX, também em Natal/RN. Em breve enviaremos mais informações.

Saudações extensionistas!

 

saiba mais

 

10 anos da Mostra_DeArtes de 07 de dezembro de 2017 a 23 de fevereiro de 2018

 

A Mostra_DeArtes foi criada em 2008 por ocasião do início dos novos cursos de graduação Artes Visuais – Bacharelado e Artes Visuais – Licenciatura da UFPR. Ela foi planejada como um espaço de exposição de trabalhos artísticos dos alunos do 1° ao 4° ano e é realizada sempre ao fim de cada ano letivo. Seu objetivo é o de dar visibilidade à produção desenvolvida durante cada período letivo nas diversas disciplinas dos cursos através de uma convocatória aberta e sem seleção. E, assim, ela constitui-se também para os estudantes de artes como um laboratório de experimentação nas áreas de curadoria, expografia, montagem e mediação educativa. 


Serviço:

Museu de Arte da UFPR - Prédio Histórico da UFPR - 1º andar / Centro, Curitiba, PR

Entrada gratuita

contato: 3310-2603 / musa@ufpr.br 

Para agendar visitas mediadas: nucleoeducativomusa@gmail.com


 

saiba mais

 

QUEREMOS SABER A SUA OPINIÃO - LOJA NO MAE-UFPR

 

O Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR está estudando a possibilidade de instalação de uma loja, mas para isso queremos saber o que você pensa! Para responder, não demora mais do que 3 minutos, e nem precisa se identificar.


Sua participação é muito importante!!!

 

saiba mais

 

Livro “Jaguareté: O Encontro” já está disponível para venda

 

Desde seu lançamento, jogo desenvolvido pelo museu tem sido utilizado por educadores no Brasil todo para melhor compreensão do universo indígena

 

Atendendo a pedidos de seu público, o Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (MAE-UFPR) e a Editora UFPR oferecem para venda a primeira reimpressão do livro de RPG “Jaguareté: O Encontro”.  A edição inclui Escudo do Mestre, Mapa e um Dado de dez faces.

 

saiba mais

 

Visite a PROEC na rede social.

 

Pró-Reitor:
Prof. Dr. Leandro Franklin Gorsdorf

 

Trav. Alfredo Bufren, 140 - 3º Andar
curitiba - paraná - cep:80020-240
Fone: (41) 3310-2601
Fax: (41) 3310-2607
proec@ufpr.br


Problemas e/ou sugestões para com este Site encaminhe e-mail para unigraf@ufpr.br

PROEC 1990 - 2017 © todos os direitos reservados | desenvolvido por unigraf/proec e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR