agenda - atividades da PROEC

 

abril 2017

 

Ciclo de Debates "Encontro com Luigi Pirandello e sua época"

 

Todas as atividades são abertas ao público interessado, seja interno ou externo à universidade, observando a indicação para maiores de 14 anos. Os ingressos deverão ser retirados uma hora antes de cada apresentação, grupos deverão agendar antecipadamente pelo

email: palavracao@ufpr.br

 

PROGRAMAÇÃO

Data: 27, 28 e 29 de abril 2017

Local: TEUNI Horário: 20h00

Espetáculos TRÊS VEZES PIRANDELLO, TRAGÉDIA, DRAMA, COMÉDIA de Luigi Pirandello com Diálogos Introdutivos de Roberto Innocente

 

Horário: 21h20 - Palestra/bate papo sobre:

- o momento histórico – cultural da Itália e da Europa entre as duas guerras (1918-1939)

- Luigi Pirandello

- a arte Teatral entre as duas guerras (1920-1930)

- o teatro naturalista e verista - a lição de Stanislavski - o fazer teatral, a formação aos estilos do teatro. Data: 30 de abril 2017

Local: TEUNI

Horário: 20h00

- Espetáculos TRÊS VEZES PIRANDELLO, TRAGÉDIA, DRAMA, COMÉDIA de Luigi Pirandello com Diálogos Introdutivos de Roberto Innocente

 

TRÊS VEZES PIRANDELLO, TRAGÉDIA, DRAMA, COMÉDIA reúne três atos únicos de Luigi Pirandello, dois dos quais inéditos no Brasil. Uma profunda, trágica, dramática e irônica reflexão sobre a vida. Situações e acontecimentos singulares se tornam exemplo da necessidade, que todos temos, de encontrar sempre uma “saída” para viver a vida. A presença imaginária do mesmo Pirandello, a música tradicional siciliana que acompanha a cena e o “cheiro de Sicília” que permeia palco e plateia remetem ao mundo fantasmagórico, realmente irreal, do grande gênio que escreveu “Seis personagens em procura de um autor”.

 

Prezados coordenadores e coordenadoras

 

Conforme deliberado em reunião do CAEX em 18/04/2017, o prazo para inserção de adequações de propostas novas e de relatórios anuais, somente de PROJETOS E PROGRAMAS, será até 1º de Maio de 2017.

 

Os coordenadores e coordenadoras que não inserirem as adequações no SIGEU até esta data NÃO poderão concorrer a bolsas em 2017.

 

Este prazo justifica-se para viabilização do Edital de Bolsas 2017.

 

Atenciosamente

 

Comitê Assessor de Extensão

 

saiba +

 

Sobre o Suicídio...

 

Dando seguimento as ações da PROEC desenvolvidas através dos Programas e Projetos de Extensão, bem como as atividades e eventos do Centro Regional de Formação em Políticas Sobre Drogas da UFPR (CRR), disponibilizamos à comunidade externa e interna da UFPR alguns manuais e cartilhas que tratam sobre a Prevenção do Suicídio.


Estes documentos, originários da Organização Mundial de Saúde (OMS), buscam orientar as equipes de saúde, de mídias, da educação e os profissionais que fazem aconselhamento  sobre o tema sensibilizando-os para a identificação das situações de risco e mapeamento das populações vulneráveis, objetivando o desenvolvimento de ações de prevenção ao suicídio, acolhimento e manejo dos casos na comunidade, na atenção primária a saúde e no ambiente escolar.

 

saiba +

 

Política de Drogas no Brasil

 

Estão abertas as inscrições para o evento: "Política de Drogas no Brasil".
Trata-se de uma programação onde se discutirá sobre a política pública que envolve esta temática, na perspectiva da Saúde e do Direito.

 

Serviço:

Data: 27 de abril de 2017
Horário: 19:00
Local: UNINTER - Campos Garcez  -  Auditório  - 7º andar
Av Luiz Xavier, 103 – Centro
Evento Gratuito
Haverá Certificado   

 

saiba +

 

EDITAL 03/2017 DE CHAMADA MusA/UFPR"Semana de Museus - DIZER O INDÍZIVEL" Modalidade Performances

 

A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio) e é um convite à comunidade a refletir, discutir e trocar experiências sobre o tema sugerido pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus): Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus. Mais informações sobre esse tema nos links:

http://eventos.museus.gov.br/docs/15snm/15 SEMANA Museus e historias controversas. pdf e http://eventos.museus.gov.br/.


Neste ano, ocorrerá entre os dias 15 a 21 de maio, marcando a 15ª edição do evento . Nessa edição, mais de mil museus de todo o país oferecem ao público 3.000 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes e muito mais.

 

 

Download do Edital AQUI

 

Download da Ficha de Inscrição AQUI

 

Companhia de teatro da UFPR convida para cursos de extensão

 

A Companhia de Teatro da UFPR, Palavração, oferece neste semestre dois cursos de extensão abertos à comunidade, um deles voltado para iniciantes e outro voltado para pessoas com experiência prévia. São vinte vagas em cada um deles e as inscrições devem ser feitas pessoalmente na sede do grupo no Prédio Histórico da UFPR (Praça Santos Andrade – Bloco da Rua XV de Novembro – 3º andar), de segunda a sexta-feira, das 19h às 21h e estão abertas até o dia 17 de abril. Para participar é preciso ser maior de 18 anos. Os cursos e as inscrições são gratuitos.

 

O curso voltado aos iniciantes, entitulado “Arte Dramática e O Teatro de Comédia”, começa no dia 19 de abril e terá seus encontros nas quartas e sextas das 14h às 17h. Já o curso “Arte Dramática II”, que tem como público pessoas que já tenham experiência em teatro, inicia no dia 22 de abril, com encontros nos sábados das 14h às 17h.

 



 

 

Serviço:

Local das inscrições: Sede da Companhia Palavração

(Prédio Histórico da UFPR – Praça Santos Andrade – Bloco da Rua XV de Novembro – 3º andar

Data das inscrições: 04 a 17 de abril

Dias e horários das inscrições: De segunda a sexta, das 19h às 21h

 

Cursos Arte Dramática e O Teatro de Comédia

Pré-requisito: ser maior de 18 anos

Início: 19 de abril

 

Arte Dramática II

Pré-requisito:ser maior de 18 anos e ter experiênica prévia em teatro

Início: 22 de abril

Mais informações: palavracao@ufpr.br

 

Do óleo à resina: a diversidade plástica no Acervo MusA

 

O Museu de Arte da UFPR em 2017 está completando 15 anos e para comemorar essa importante data apresenta a primeira exposição de longa duração sobre seu acervo “Do óleo à resina: a diversidade plástica no Acervo MusA”.
A diversidade das obras expostas vai muito além do suporte em si, são técnicas, linguagens, estilos e temáticas que tornam o acervo único e singular. Uma singularidade capaz de traz múltiplas referências, significados, apreciações e ressignificações.
A mostra pretende aproximar o museu e o público dando oportunidade ao visitante em conhecer um pouco mais sobre a arte brasileira. Com ênfase aos artistas paranaenses que começaram a movimentar a cena das artes plásticas em Curitiba até linguagens mais contemporâneas que dialogam com o que é de mais atual na produção artística mundial.

 

Serviço:

Do óleo à resina: a diversidade plástica no Acervo MusA

Abertura da Exposição: 06 de abril de 2017 às 19h

Museu de Arte da UFPR- MusA

Rua XV de Novembro. 695, 1º andar, Centro, Curitiba

Visitação: De segunda a sexta das 09 às 18h.
Para agendamento de visita educativa: (41)3310-2603 ou pelo e-mail: musa@ufpr.br

Entrada Gratuíta

 

saiba +

 

A Re(A)presentação do Corpo e da Dança no Cinema e no Audiovisual

 

Estão abertas as inscrições para o curso de extensão “A Re(A)presentação do Corpo e da Dança no Cinema e no Audiovisual”. São 50 vagas, destinadas a pessoas com mais de 18 anos. Os interessados devem se inscrever até o dia 4 de abril, na Unidade de Dança Moderna da UFPR – Prédio Histórico da Praça Santos Andrade, de segunda a sexta-feira, no horário das 14 às 18 horas.

 

O curso será ministrado gratuitamente no período de 5 de abril a 8 de julho pela coreógrafa da Téssera Companhia de Dança da UFPR Cristiane Wosniak, também doutora em Corpo, Dança e Cinema.

 

As aulas acontecerão às quartas-feiras e a carga horária total é de 30 horas. Os participantes receberão certificados expedidos pela Coordenadoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec).

 

 

 

 

Serviço: VAGAS ESGOTADAS

A Re(A)presentação do Corpo e da Dança no Cinema e no Audiovisual

Inscrições: Até o dia 04 de abril de 2017

Período do Curso: 05 de abril a 08 de julho de 2017 - segunda a sexta das 14 às 18h

Unidade de Dança Moderna da UFPR
Prédio Histórico da Praça Santos Andrade, 50 - 1º andar - 1º andar, Centro, Curitiba

Rua XV de Novembro. 695, 1º andar, Centro, Curitiba

Informaões: (41)3310-2708

Entrada Gratuíta

 

março 2017

 

Edital de seleção de propostas para ministrantes de oficinas - 27º Festival de Inverno da UFPR

 

A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Coordenadoria de Cultura (COC) da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) torna público o presente Edital, contendo normas que regem a inscrição e seleção de propostas de oficinas a serem ministradas no 27º Festival de Inverno da UFPR, que será realizado de 14 a 19 de julho de 2017, nos municípios de Antonina, Matinhos, Paranaguá e Pontal do Paraná.

 

 

 

 

Serviço:

Edital de seleção de propostas para ministrantes de oficinas - 27º Festival de Inverno da UFPR

Inscriçoes: Até 16 de abril de 2017

Para maiores esclarecimentos, os interessados deverão entrar em contato com a Coordenadoria de Cultura da UFPR, pelos telefones (41) 3310-2631 ou (41) 3310-2633, no horário das 8h00 às 18h00, de segunda a sexta-feira, ou pelo e-mail festival@ufpr.br, ou, ainda, pessoalmente na Coordenadoria

Travessa Alfredo Bufrem, 140, 3º andar (Praça Santos Andrade) Centro - Curitiba-PR.

 

saiba +

 

 

MOVVA

O EVENTO DE DANçA DO FESTIVAL DE CURITIBA
De 29 DE março A 09 DE ABRIL

Corpo. Movimento. Precisão. Esse é o MOVVA, o evento do Festival de Curitiba dedicada à dança. São espetáculos nacionais e internacionais que vão fazer você se encantar e se emocionar.

 

protocolo elefante

 

O Grupo Cena 11 evoca um réquiem-nascimento na tensão entre o esquecimento e novos futuros. Uma quietude cheia de gente, que insiste em perguntar: por que continuar? Protocolo Elefante investiga, na ação de afastamento e isolamento do elefante na iminência de sua morte, uma metáfora de separação e exílio. Um questionamento sobre como fatores contidos no ambiente ao qual pertencemos são afetados quando migramos, a sós, para um contexto diverso e distante destas familiaridades e simetrias do pertencer.

 

 

Serviço:

Protocolo Elefante

Data: 29 e 30 de março de 2017

Horário: 21h

Local: Teatro da Reitoria da UFPR - Rua XV de novembro, 1299 - Centro

ingresso: R$ 70,00

 

saiba +

 

 

Fringe

29/03 à 09/04

Mostra aberta a todas as companhias interessadas, sem curadoria, que gradualmente transformou Curitiba em um imenso palco a céu aberto, com apresentações se espalhando por vários espaços.

 

Na Varanda

 

Timóteo, um velho simpático que perambula pelas ruas de uma pequena viela a oferecer seus "consertos & concertos".

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Serviço:

Na Varanda

Data: 29 de março e 01 de abril de 2017

Horário: 20h00

Local: Teatro da Reitoria da UFPR - Rua XV de novembro, 1299 - Centro

Ingressos: Pague quanto vale

 

saiba +

 

Projeto Câmbio da MINHA NOSSA Cia. de Teatro apresenta o espetáculo O Leão no Aquário

 

O Leão no Aquário evidencia, de um lado, o caráter repetitivo e circular da vida cotidiana e, de outro, a solidão, a ausência e a dificuldade em se fazer comunicar, à medida que estruturas sociais e a cultura de massa engendram um esvaziamento da experiência que acaba por automatizar a vida e a fala, rendendo inócuas as tentativas de real comunicação.

 

 

 

Serviço
O Leão no Aquário
Sinopse: Perplexo, parado em frente a uma parede de sua nova casa, um homem se pergunta o que está acontecendo no mundo.
TEUNI - Teatro Experimental da Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Praça Santos Andrade, 50 - Centro - 2nº andar do Prédio Histórico da UFPR.
De 02 a 19 de março de 2017, quinta a domingo, às 20h.
Entrada gratuita – Classificação Indicativa: 14 anos – Duração: 60 minutos.

 

saiba +

 

orquestra filarmõnica da UFPR - Resultado e Segunda Chamada - Audição 2017


Nos dias 7 e 9 de março de 2017, reuniu-se na Sala da Orquestra, junto à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, no Prédio Histórico da Universidade Federal do Paraná, banca avaliadora constituída por Márcio Steuernagel, regente titular da OF-UFPR; Fabiane Nishimori, assistente técnica da OF-UFPR, e Prof. Francisco Azevedo, contrabaixista e professor do Departamento de Artes da UFPR, a fim de realizar as Audições para avaliação e seleção de músicos para a Temporada 2016 da Orquestra Filarm"nica da UFPR.

 

saiba +

 

Grupo de MPB da UFPR - resultado Primeira etapa da audição:


Todos os candidatos aprovados nas audições deverão comparecer no teste cênico, que acontecerá no dia 14 de março, terça, as 19:30h na Sala do Grupo de MPB da UFPR, no Prédio Histórico da UFPR, com roupas leves e confortáveis. O não comparecimento do candidato recorrerá a exclusão do mesmo do processo seletivo.

 

O resultado final do processo seletivo sairá no dia 15 de março e o primeiro ensaio dos aprovados será no dia 16 de março as 19:30.

 

saiba +

 

Vão - Coro e Madrigal da UFPR

 

"Vão" é um experimento cênico de integrantes do Coro e do Madrigal da UFPR em busca da expansão das possibilidades de seu fazer artístico, utilizando canções do Teatro Musical roteirizadas através de um processo de criação coletiva.

 

 

 

 

 

 

 

Serviço:

Vão - Coro e Madrigal da UFPR

Data: 23 a 25 de março de 2017

Horário: 20h15

Local: TEUNI - Teatro Experimental da UFPR

Entrada gratuita

 

Musa - Conversas no Museu

 

A segunda edição de Conversas no Museu acontece na Próxima terça-feira e abre um debate sobre "Arte, museu e educação: uma integração necessária na superação das tecnologias de controle social" através da tese da Prof. Joelma Zambão Estevam.


À convite da Coordenadora de Cultura Cristiane Souza e organização da Museóloga Lidiane do Nascimento, a palestra é uma oportunidade de aproximar o público com as questões mais fundamentais dentro de uma instituição museológica: o papel educador dos museus.


O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade acadêmica e externa.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail musa@ufpr.br
Os inscritos receberão certificados de participação

 

Serviço:

2nº Conversas no Museu - Arte, museu, educação: uma integração necessária na superação das tecnologias de controle social

com Joelma Zambão Estevam

dia 14 de março de 2017 às 20h

Museu de Arte da UFPR- MusA

Rua XV de Novembro. 695, 1nº andar, Centro, Curitiba

(41)3310-2660

Entrada gratuita

 

Exposição MusA - Museu de arte da ufpr

 

[FRENTE E VERSOS]
Exposição poético, gráfico, visual

Ken Fonseca | Ronaldo Corrêa

organizadores

 

Frente & Versos é uma exposição de poemas. A poesia apresentada em seu caráter de imagem incorporou, no decorrer do séc. XX, à sonoridade musical da palavra, a visualidade. Nesse registro o trabalho de poetas como Alberto Ireneu Puppi, atravessados pelas mídias de massa, provocou outras experiências poéticas/plásticas que foram consolidadas na experimentação de suportes, mídias e formas de fazer, circular e usar a palavra.

 

saiba +

 

Informações:

FRENTE E VERSOS - exposição poético, gráfico, visual
Abertura: 08 de março de 2017, às 19h
Período expositivo: 09/03/2017 até 20/04/2017

Museu de Arte da UFPR (MUSA)
de 2ª a 6ª feira, das 09h às 18h e sábados, das 9h às 13h
Domingo e feriado: Fechado.
Entrada gratuita
Rua XV de Novembro, 695 | 1nº andar | Centro | Curitiba-PR
musa@ufpr.br – 41-3310-2603

 

téssera companhia de dança da UFPR

 

Numa solenidade marcada pela reafirmação do compromisso com a ética, a transparência e o trabalho coletivo em prol da excelência na universidade, a professora Graciela Bolzón de Muniz tomou posse nesta quarta-feira, 8 de março, como vice-reitora da Universidade Federal do Paraná. Professora da instituição há 23 anos, ela é considerada referência como pesquisadora na área de engenharia florestal e reconhecida por seu trabalho de atração de recursos para a pesquisa na UFPR.

 

 

Serviço:

Téssera Companhia de Dança da UFPR
Participação na abertura da cerimônia de posse da Vice-Reitora da Universidade Federal do Paraná, Graciela Bolzon

Data: 08 de março de 2017

Horário: Manhã

Local: Teatro da Reitoria da UFPR - Rua XV de novembro, 1299

Entrada gratuita

 

saiba +

 

UM2UO - Espetáculo de Percussão

 

UM2UO convida toda a comunidade UFPR e externa para uma nova experiência com a música! Em particular a música de câmara, em particular, a Percussão.

 

UM2UO (um duo) é um grupo de música de câmara vinculado à Orquestra Filarmônica da UFPR, grupo nacionalmente conhecido por seus trabalhos com música nova. Formado por Luís Fernando Diogo e Vinicius Portes (ambos membros da Filarm"nica em temporadas passadas), UM2UO já foi atração em festivais de música como o Festival Internacional de Percussão de Curitiba, Bienal Música Hoje, Simpósio Internacional de Música Nova e Festival Villa Lobos, no Rio de Janeiro, no qual foram premiados no Concurso Internacional de Música de Câmara. Na Próxima sexta, dia 3 de março, o duo trará ao Prédio Histórico da UFPR um espetáculo inovador que reúne toda a versatilidade de seu repertório e, com imensa honra convida todos os amigos e servidores que dividem com eles esta mesma casa.

 

Serviço:

Espetáculo de Percussão

Data - 3 de março, sexta-feira, 19 h

Duração - 1h 15m

Programa - Reich, Chagas, Masson, Kopetzki, Luís Fernando Diogo/Vinícius Portes, Beis.

Local - Sala da Orquestra Filarm"nica da UFPR (Prédio Histórico, 3º andar)

Entrada gratuita

Visite a PROEC na rede social.

 

Pró-Reitor:
Prof. Dr. Leandro Franklin Gorsdorf

 

Trav. Alfredo Bufren, 140 - 3º Andar
curitiba - paraná - cep:80020-240
Fone: (41) 3310-2601
Fax: (41) 3310-2607
proec@ufpr.br


Problemas e/ou sugestões para com este Site encaminhe e-mail para unigraf@ufpr.br

PROEC 1990 - 2017 © todos os direitos reservados | desenvolvido por unigraf/proec - wmv