agenda - atividades nos teatros

 

Rua XV de Novembro, 1299 - Centro

 

marçoabrilmaiojunhojulhoagostosetembronovembro

 

 

Praça Santos Andrade, 50 – Centro

2º andar do Prédio Histórico da UFPR

 

marçoabrilmaiojunhoagostooutubro novembro

 

novembro 2017

 

Téssera Companhia de Dança da UFPR – “Aquela que é”

 

A Téssera Companhia de Dança da UFPR apresenta “Aquela que é”, com concepção e coreografia de Juliana Virtuoso.
A coreógrafa, que com esse espetáculo faz sua estreia à frente da Companhia, apresenta uma obra coreográfica que expõe o universo feminino, trazendo à cena a mulher, plena, livre, senhora de seu corpo e sua mente.

 

saiba mais

 

Madrigal da UFPR – “Cristo no Monte das Oliveiras” de Beethoven

 

O Madrigal da UFPR dedica-se ao estudo e exploração do espaço de Arte, impondo-se a cada etapa um desafio. Beethoven, em toda sua obra, deixa transparecer ser um Homem mergulhado na Beleza. É notório que na Nona Sinfonia, por exemplo, ele descreve uma Alegria transcendente e nos mostra onde ela é possível.

 

saiba mais

 

Grupo de MPB da UFPR - É PRECISO ESTAR ATENTO E FORTE – 50 anos de Tropicália

 

O espetáculo apresenta um recorte histórico que vai da produção musical da década de 60, como a Bossa Nova e a Jovem Guarda, passando pelas composições que efetivamente fizeram parte da Tropicália, até às reverberações que o movimento gerou na música popular brasileira.

 

 

saiba mais

 

coro e madrigal da UFPR – “Origens”

Concerto comemorativo dos 500 anos da Reforma Protestante

 

Nos dias 09, 10 e 11 de novembro, às 20h30, os integrantes do Coro e Madrigal da UFPR apresentam o recital de canto, percussão e piano “Origens”, um estudo sobre as raízes da própria musicalidade brasileira, inspirado pelos sons e nuances característicos da África.

 

Desde 1993, o Coro da UFPR vem desenvolvendo uma profunda pesquisa sobre a essência que percorre as veias musicais do Brasil, quando apresentou uma abordagem da religiosidade africana através da suíte inédita “Ifé bogbo ayê” de autoria de Mayumi Osato e arranjos de Álvaro Nadolny. Destacam-se ainda, a ópera “Zumbi Odara” de 1995, “Missa Terra Santa Cruz” de 2000, “Além disso” de 2004 - todas de autoria de Álvaro Nadolny, e libreto de Edson Luís de Oliveira (CEP – Colégio Estadual do Paraná). E em 2015, o recital “Terra Incógnita”, que trouxe músicas com temas indígenas, afro e brasileiros.

 

saiba mais

 

Orquestra Filarmônica da UFPR & Tertúlia Vocal – “O Murmúrio Adivinhado”

Concerto comemorativo dos 500 anos da Reforma Protestante

 

Em comemoração aos 500 anos da Reforma, a Orquestra Filarmônica da UFPR, ao lado do Tertúlia Vocal (vinculado ao Coro & Madrigal da UFPR), apresenta o concerto “O murmúrio adivinhado”. Com obras que traduzem o espírito reformado, que aproxima os mundos católico e protestante e ecoa na própria música, o concerto vai apresentar peças históricas, como a Cantata BWV 80, de J. S. Bach e excertos da Sinfonia da Reforma de Mendelssohn, além de outras obras que traçam um paralelo direto com a canção “Castelo Forte”, composta por Martinho Lutero em 1529.

 

saiba mais

 

setembro 2017

 

O Eterno na Beleza - Madrigal da UFPR

 

O Madrigal da UFPR apresenta nos dias 5, 6 e 7 de outubro o concerto “O Eterno na Beleza”. A proposta do grupo para este espetáculo, que conta com a direção artística de Alvaro Nadolny, é explorar a beleza da vida, a experiência temporal do amor de que realmente somos feitos. As apresentações serão realizadas no Teatro da Reitoria, sempre às 20h30.

 

saiba mais

 

Todo dia um repertório diferente, escolhido pelos próprios cantores. Esta é a proposta da Mostra de Canto e Piano “De Voz para Vós", onde integrantes do Coro da UFPR e do Madrigal da UFPR compartilham com o público o resultado dos seus esforços de aprimoramento. Os concertos serão realizados nos dias 21, 22 e 23 de setembro, no Teatro da Reitoria, sempre às 20h30.

 

Serviço:

Mostra de Canto e Piano "De Voz para Vós"
Coro da UFPR e Madrigal da UFPR
Dias: 21, 22 e 23 de setembro

Horário: 20h30

Local: Teatro da Reitoria

Entrada: Leite Longa vida ou em pó

 

saiba mais

 

 

 

agosto 2017

 

Companhia de Teatro Palavração da UFPR – “Lilith”

 

"Lilith” Dois seres criados do barro, Lilith e Adão. Surgindo juntos para deslumbrar sensações e despertar consciência, mas quando os dois percebem o “Outro”, o “Desejo” da volta nunca será tranquilo.

 

Serviço:

Companhia de Teatro Palavração da UFPR – “Lilith”

Data: 11 e 12 de agosto

Horário: 20h30

Local: TEUNI – Teatro Experimental da UFPR

Entrada Gratuita

 

Data: 16 de agosto

Horário: 20h30

Local: Teatro da Reitoria

Entrada Gratuita

 

* Classificação: 14 anos Entrada Gratuita

 

saiba mais

 

julho 2017

 

Coro da UFPR - Primeira de 2017

 

Neste espetáculo, o Coro da UFPR apresenta o Requiem de W. A. Mozart.
O desafio que o grupo se impõe, é encontrar a razão das dificuldades técnicas de realização e relacioná-las à profundidade do conteúdo que ilustram. Para tanto, os exercícios de concentração e interpretação são as principais ferramentas de estudo neste ano.

 

saiba mais

 

Junho 2017

 

black dog - téssera companhia de dança da ufpr

 

A coreografia pesquisada e construída a partir de seis sintomas marcantes do maior transtorno psicossocial da atualidade – a depressão - revela em cena uma grande densidade interpretativa, despontando sentimentos contrastantes e alta carga emocional.

 

Serviço:

Data: 22 a 25 de junho (quinta a domingo)

Nome da atração: Téssera Companhia de Dança da UFPR – “Black Dog”

Horário: 21h00

Local: Teatro da Reitoria – Rua XV de Novembro, 1299

Classificação: Livre

Entrada Gratuita

 

saiba mais

 

madrigal DA UFPR

 

Espetáculo “Ora Pro Nobis”

Nessa temporada, o grupo procura sintonizar-se com a beleza que traz consigo plenitude e conforto, através do uso criterioso das ferramentas de percepção e imaginação.

 

saiba mais

 

maio 2017

Grupo de Câmara da SCAR

 

Esse Concerto é uma parceria com a orquestra filarmônica da UFPR.
Eles foram convidados por nós para virem se apresentar em Curitiba e o Quarteto de cordas da UFPR irá se apresentar em Jaraguá do Sul.

 

Serviço:

Concerto do Grupo de Câmara da SCAR
Data: 27 de maio de 2017

Horário: 20h00
Local: Teatro da Reitoria (Rua XV de Novembro, 1299)
Entrada franca

 

ORQUESTRA FILARMÔNICA DA UFPR - Mais forte é a sombra onde há muita luz

 

Em seu concerto de abertura da Temporada 2017, a Orquestra Filarmônica da UFPR traz o espírito do romantismo germânico, encarnado de forma diferente em três compositores e obras bastante distintos.

 

Serviço:

Orquestra Filarmônica da UFPR - “Mais forte é a sombra onde há muita luz - Wo viel Licht ist, ist starker Schatten”

Programa: Beethoven, Mendelssohn, Atterberg

Regência: Márcio Steuernagel

Data: 24 e 25 de maio de 2017

Horário: 20h00

Local: Teatro da Reitoria (Rua XV de Novembro, 1299)

Ingresso: Entrada Gratuita

 

saiba mais

 

leitura musicada de Fausto, o homem que vendeu sua alma

 

Com textos de Christopher Marlowe, Goethe, Wolfgang Bauer , Paul Valèry, Machado de Assis, Fernando Pessoa, Guimarães Rosa, Eliane Ganem.

 

A leitura será realizada pelo O Círculo: Núcleo de leitura, dirigido pelo Flavio Stein, e com a presença da atriz Rosana Stavis, leitora convidada. Agradecemos a todos eles que, com muito carinho e dedicação, abraçaram o projeto.

Agradecemos a Patricia Cardoso, Marilene Weinhardt, Viviane Pereira, Ruth Bohunovsky, Klaus Eggensperger a elaboração do roteiro e a seleção de textos.

Agradecemos a Caetano Galindo e Luis Bueno, por cederem a tradução inédita de seu Fausto, de Christopher Marlowe; e também a Ruth Bohunovsky, Cristiane G. Bachmann e Paulo Pacheco pela tradução de trechos da peça de Bauer.

Agradecemos o apoio e a participação da diretora do Setor de Ciências Humanas, prof. Ligia Negri, que aceitou abrir o evento.

Agradecemos ao Pró-Reitor de Extensão e Cultura, prof. Leandro Franklin Gorsdorf, e a Coordenadora de Extensão, prof Maria Virginia Filomena Cremasco, a cessão do teatro.

Sem o apoio da Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa, de seu superintendente Prof. André Ruediger (UFPR), e da presidente do Conselho Sra Maria Valeria Schmidt , não teria sido possível realizar este evento. A eles, o nosso muito obrigada.

 

Serviço:

Leitura musicada de Fausto, o homem que vendeu sua alma

Data; 06 de maio de 2017

Teatro da Reitoria

Rua XV de Novembro. 1299, Centro, Curitiba

Entrada Gratuíta

abril 2017

 

Mostra

28/03 à 09/04

A Mostra 2017 do Festival de Curitiba é formada por espetáculos convidados pelos curadores Guilherme Weber e Marcio Abreu. Eles estabeleceram as seguintes linhas conceituais: Mulheres e identidades, Alteridades, Coletivos, Artistas Residentes e Coprodução, Espaço Público, Humor e Crítica e Curitiba.

Novas dramaturgias, textos inéditos, performances, dança, artistas consagrados e novas companhias estarão juntos em uma programação diversificada.

 

amadores

 

O espetáculo é um relato poético e um manifesto artístico. Uma galeria de retratos vivos. Um passeio por histórias e contextos que poderiam separar, mas que se aproximam em cena. O que começou como uma entrevista, em que cada um exibiu suas especialidades e seus "objetos de arte", chega ao palco como um compartilhamento de experiências pessoais que questionam a relação com a arte e como o desejo por ela pode revelar nossa história e nossas falhas a desesperança, o anseio pelo outro, a falta de pertencimento.

 

 

01/04 - Encontro de crítica
Encontros entre artistas, espectadores e críticos da DocumentaCena, logo após o espetáculo. 

 

Serviço:

Amadores

Data: 01 de abril de 2017

Horário: 21h

Data: 02 de abril de 2017

Horário: 15h

Local: Teatro da Reitoria da UFPR - Rua XV de novembro, 1299 - Centro

Ingresso: R$ 70,00

 

saiba +

 

MOVVA

O EVENTO DE DANÇA DO FESTIVAL DE CURITIBA
De 29 DE MARÇO A 09 DE ABRIL

Corpo. Movimento. Precisão. Esse é o MOVVA, o evento do Festival de Curitiba dedicada à dança.

São espetáculos nacionais e internacionais que vão fazer você se encantar e se emocionar.

 

transobjeto

 

Um homem-placa entra em cena, fica nu, vira bicho, artista e modelo, canta, bebe, dança e fuma um cigarro. Se essa história fosse um poema, ele seria modernista; se fosse um espetáculo, ele seria ativista; se fosse música, ela seria tropicalista; e, se a história fosse verdade, o homem estaria solto pelas ruas do Brasil. 

03/04 - Encontro de crítica
Encontros entre artistas, espectadores e críticos da DocumentaCena, logo após o espetáculo. 

 

Serviço:

Transobjeto

Data: 03 e 04 de abril de 2017

Horário: 21h

Local: Teatro da Reitoria da UFPR - Rua XV de novembro, 1299 - Centro

Ingresso: R$ 40,00

 

saiba +

 

Mostra de Solos Vera Mantero

 

OLYMPIA
Inspirada na pintura realista "Olympia", criada por Édouard Manet em 1863, a artista cria esta obra a partir da leitura de trechos da obra "Asfixiante Cultura", de Jean Dubuffet. A proposta nasceu em 1993, quando Vera lia Dubuffet, acabara de ver a pintura em exposição e recebeu convite para um evento. "Pareceu absolutamente indicado ler passagens do livro naquela ocasião para quem estivesse no teatro. 'Mas ler como?". Em busca da resposta veio a ideia: "E se fosse Olympia a ler o Dubuffet?".

O QUE PODEMOS DIZER DO PIERRE
Em 2006, para celebrar o Dia Mundial da Dança, a coreógrafa Vera Mantero apresentou uma improvisação ao som da voz de Gilles Deleuze dando aula sobre Espinoza. Ela baseou seu movimento na insistência e no grounding, um corpo que pressiona e empurra espaços e vai todo em direção ao chão. A ideia foi depois desenvolvida na linha de outras criações nas quais Vera propõe multiplicidades em interação filosofia e intuição, verbal e não-verbal, racional e irracional.

 

Serviço:

Mostra de Solos Vera Mantero

Data: 06 e 07 de abril de 2017

Horário: 21h

Local: Teatro da Reitoria da UFPR - Rua XV de novembro, 1299 - Centro

Ingresso: R$ 70,00

 

saiba +

 

quando se calam os anjos

 

Obra da Curitiba Cia de Dança, com a direção geral de Nicole Vanoni e coreografia de Rodrigues, o espetáculo traz para o palco questões cênicas e dramatúrgicas que realçam um universo pós-moderno virtual no qual vários encontros são marcados pelo descaso do outro ou pela falência do ser humano. As cenas são criadas e recriadas num jogo de luz, sons e movimentos, e a dramaturgia tem como ingredientes a inquietude, a ironia, a sensualidade e a fisicalidade dos corpos poéticos da jovem companhia. A companhia tem apoio anual da Itaipu Binacional.

 

Serviço:

Quando se calam os Anjos

Data: 08 de abril de 2017

Horário: 21h

Data: 09 de abril de 2017

Horário: 19h

Local: Teatro da Reitoria da UFPR - Rua XV de novembro, 1299 - Centro

Ingresso: R$ 40,00

 

saiba +

março 2017

 

protocolo elefante

 

O Grupo Cena 11 evoca um réquiem-nascimento na tensão entre o esquecimento e novos futuros. Uma quietude cheia de gente, que insiste em perguntar: por que continuar? Protocolo Elefante investiga, na ação de afastamento e isolamento do elefante na iminência de sua morte, uma metáfora de separação e exílio. Um questionamento sobre como fatores contidos no ambiente ao qual pertencemos são afetados quando migramos, a sós, para um contexto diverso e distante destas familiaridades e simetrias do pertencer.

 

 

Serviço:

Protocolo Elefante

Data: 29 e 30 de março de 2017

Horário: 21h

Local: Teatro da Reitoria da UFPR - Rua XV de novembro, 1299 - Centro

Ingresso: R$ 70,00

 

saiba +

 

Fringe

29/03 à 09/04

Mostra aberta a todas as companhias interessadas, sem curadoria, que gradualmente transformou Curitiba em um imenso palco a céu aberto, com apresentações se espalhando por vários espaços.

 

Na Varanda

 

Timóteo, um velho simpático que perambula pelas ruas de uma pequena viela a oferecer seus "consertos & concertos".

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Serviço:

Na Varanda

Data: 29 de março e 01 de abril de 2017

Horário: 20h00

Local: Teatro da Reitoria da UFPR - Rua XV de novembro, 1299 - Centro

Ingressos: Pague quanto vale

 

saiba +

 

melhor escolha

 

Uma menina que encontra um amigo que lhe mostra um novo caminho para uma vida de alegria.

 

 

 

 

 

 

 

 

Serviço:

Melhor Escolha

Data: 29 de março e 01 de abril de 2017

Horário: 20h00

Local: Teatro da Reitoria da UFPR - Rua XV de novembro, 1299 - Centro

Ingressos: Pague quanto vale

 

saiba +

 

eles cultuam árvores mortas

 

O espetáculo de lambe-lambe "Eles cultuam árvores mortas" é um experimento sonoro-visual acerca do resiliente e pouco desafiado legado da colonização no Brasil.

 

 

 

 

 

 

 

Serviço:

Eles cultuam árvores mortas

Data: 30 de março de 2017

Horário: 20h00

Local: Teatro da Reitoria da UFPR - Rua XV de novembro, 1299 - Centro

Ingressos: Pague quanto vale

 

saiba +

 

bruxa

 

Chão adentro é sempre noite. Um silêncio coberto de sons abafados. Grave. Lá, terreno de possibilidades, incorpora-se tudo o que ousar emergir. Neste meio, elas se desfazem enquanto se constroem, abraçando a aventura da existência.

 

 

 

 

 

 

 

Serviço:

Bruxa

Data: 30 de março de 2017

Horário: 20h00

Local: Teatro da Reitoria da UFPR - Rua XV de novembro, 1299 - Centro

Ingressos: Pague quanto vale

 

saiba +

 

antonina, little star

 

Antonina é uma doce senhora que passa seus dias atrás de uma máquina de costura. Outrora fora cantora de rádio, mas a vida a levou para outros caminhos. Antonina pode ter esquecido seus sonhos, mas seus sonhos nunca esqueceram dela.

 

 

 

 

 

 

Serviço:

Antonina, Little Star

Data: 30 de março de 2017

Horário: 20h00

Local: Teatro da Reitoria da UFPR - Rua XV de novembro, 1299 - Centro

Ingressos: Pague quanto vale

 

saiba +

 

a menina e o mundo

 

Fala do encontro entre uma menina entediada com um livro. Um encontro aparentemente normal, mas que, como em todo ato da leitura, cria um espaço imenso e único para o lúdico. Ao abrir o livro, a história começa a ganhar vida e a imaginação preenche todas as lacunas, um novo universo é criado!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Serviço:

A Menina e o mundo

Data: 30 de março de 2017

Horário: 20h00

Local: Teatro da Reitoria da UFPR - Rua XV de novembro, 1299 - Centro

Ingressos: Pague quanto vale

 

saiba +

março 2017


téssera companhia de dança da UFPR

 

Numa solenidade marcada pela reafirmação do compromisso com a ética, a transparência e o trabalho coletivo em prol da excelência na universidade, a professora Graciela Bolzón de Muniz tomou posse nesta quarta-feira, 8 de março, como vice-reitora da Universidade Federal do Paraná. Professora da instituição há 23 anos, ela é considerada referência como pesquisadora na área de engenharia florestal e reconhecida por seu trabalho de atração de recursos para a pesquisa na UFPR.

 

 

Serviço:

Téssera Companhia de Dança da UFPR
Participação na abertura da cerimônia de posse da Vice-Reitora da Universidade Federal do Paraná, Graciela Bolzon

Data: 08 de março de 2017

Horário: Manhã

Local: Teatro da Reitoria da UFPR - Rua XV de novembro, 1299 - Centro

Entrada gratuita

 

saiba +

 


Praça Santos Andrade, 50 – Centro

2º andar do Prédio Histórico da UFPR

 

marçoabrilmaiojunhoagostooutubronovembro

 

novembro 2017

 

Companhia de Teatro Palavração da UFPR – “Sociedade dos Ratos”

 

Amo Supremo, o líder dos Ratos, quer impedir que Ratazana e Rato de Esgoto disseminem ideias revolucionárias entre as cobaias do laboratório. Mas tudo fica complicado quando os subordinados responsáveis por conter os avanços da utopia dos esgotos são atrapalhados, dispersos e colocam seus desejos individuais acima de suas responsabilidades. Uma comédia crítica ao comportamento humano contemporâneo, usando o antropomorfismo para traçar paralelos entre humanos civilizados dos anos 2000 e ratos vivendo em um laboratório de experimentos.

 

saiba mais

 

outbro 2017

 

MAE-UFPR promove V Semana de Oficinas em Arqueologia

 

Serviço:

Série Música de Câmara | 2º Semestre

11 de outubro - 19h e
13 de outubro de 2017 - 20h

Teatro Experimental da UFPR - TEUNI
Pça. Santos Andrade, 50, 2º andar, Ala da Rua XV de Novembro

Entrada Franca

 

saiba mais

 

agosto 2017

 

Companhia de Teatro Palavração da UFPR – “Lilith”

 

"Lilith” Dois seres criados do barro, Lilith e Adão. Surgindo juntos para deslumbrar sensações e despertar consciência, mas quando os dois percebem o “Outro”, o “Desejo” da volta nunca será tranquilo.

 

Serviço:

Companhia de Teatro Palavração da UFPR – “Lilith”

Data: 11 e 12 de agosto

Horário: 20h30

Local: TEUNI – Teatro Experimental da UFPR

Entrada Gratuita

 

Data: 16 de agosto

Horário: 20h30

Local: Teatro da Reitoria

Entrada Gratuita

 

* Classificação: 14 anos Entrada Gratuita

 

saiba mais

 

junho 2017

 

quarteto de cordas da ufpr

 

O Quarteto da UFPR, formado pelos músicos Rafael Ferronato, Dhiego Lima, Fabiane Nishimori e Shante Cabral, abrirá sua temporada 2017 no dia 05de junho na série de música de câmara do Teuni.
Nesse concerto o Quarteto terá uma participação especial do contrabaixista e professor do Departamento de Artes da UFPR, Francisco Azevedo.

 

Serviço:

Data: 05 de junho de 2017

Horário: 19h30

Local: TEUNI – Teatro Experimental da Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Praça Santos Andrade, 50 – Centro – 2º andar do Prédio Histórico da UFPR.

Entrada Gratuíta

 

 

saiba mais

 

 

série música de câmara da ufpr

 

SÉRIE DE MÚSICA DE CÂMARA DA ORQUESTRA FILARMÔNICA DA UFPR
A série “ Música no Teuni ” faz parte da série de música de câmara da Orquestra Filarmônica da UFPR. Como o próprio nome sugere, os concertos se realizam no Teatro Experimental da UFPR, o Teuni. Essa série surgiu com o intuito de promover e incentivar os integrantes da Orquestra Filarmônica em seus trabalhos de música de câmara fora do âmbito da orquestra. Os concertos do “Música no Teuni” acontecem duas vezes por ano. No primeiro semestre a série acontecerá nos dias 05, 07 e 08 de junho, tendo o Quarteto de Cordas da UFPR no concerto de abertura.

 

Serviço:

Data: 05, 07 e 08 de junho de 2017

Horário: 19h30

Local: TEUNI – Teatro Experimental da Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Praça Santos Andrade, 50 – Centro – 2º andar do Prédio Histórico da UFPR.

Entrada Gratuíta

 

saiba mais

 

maio 2017

 

palavração cia de teatro DA UFPR - ciclo de debates

 

“UMA CURTA PASSAGEM COM MÁRIO BORTOLOTTO”

Os ensaios abertos terão a participação de convidados da área teatral e outros com interesse na sugestão de ideias acerca do temas que permeiam a montagem cênica. O texto Curta Passagem de Mário Bortolotto, que escreveu esta montagem como um "fechamento" de apontamentos a respeito de vários hábitos do homem contemporâneo e que de certo modo nos estudos dessa montagem a PalavrAção buscou referências nos conceitos relatados pelo sociólogo Baumann e sua denominação de Sociedade Líquida.

 

Serviço:

Local: TEUNI-Teatro Experimental da UFPR Prédio Histórico - 2º Andar

ENTRADA GRATUITA

Retirar convite 30 minutos antes do início.

Agendamentos de grupo ou informações:

Email: palavracao@ufpr.br

(41) 3310-2736 (Terça a Sexta 19h às 22h)

Facebook: https://www.facebook.com/ciapalavracao/

 

saiba mais

 

abril 2017

 

Fringe

29/03 à 09/04

Mostra aberta a todas as companhias interessadas, sem curadoria, que gradualmente transformou Curitiba em um imenso palco a céu aberto, com apresentações se espalhando por vários espaços.

 

Da transparência

 

Leitura encenada do livro "Da Transparência", inédito no Brasil, da escritora portuguesa Conceição Gonçalves: "É um país de sonho, verdadeiramente, e só não o vê assim quem anda distraído, e tem o direito de andar distraído, mas não tem o direito de dizer que não é de sonho".

 

 

 

 

 

 

Serviço:

Da Transparência

Data: 01 e 02 de abril de 2017

Horário: 15h30

Local: TEUNI – Teatro Experimental da Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Praça Santos Andrade, 50 – Centro – 2º andar do Prédio Histórico da UFPR.

Entrada Gratuíta

 

saiba +

 

Procura-se Plateia Que Não Atrapalhe o Espetáculo

 

Ao se apresentar, um ator vai perdendo gradualmente a paciência. Na plateia, alguém atende o celular, ouvem-se tosses, pessoas dão risada em cenas dramáticas e uma fã não o reconhece como protagonista. Para ajudar, seu produtor nunca produziu um sucesso e sua mulher, Dilma, chega.

 

 

 

 

 

Serviço:

Procura-se Plateia Que Não Atrapalhe o Espetáculo

Data: 04 de abril de 2017

Horário: 20h

Local: TEUNI – Teatro Experimental da Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Praça Santos Andrade, 50 – Centro – 2º andar do Prédio Histórico da UFPR.

Ingresso: R$ 20,00

 

saiba +

 

romeu e julieta

 

Ao atualizar o sentido da maior história de amor da humanidade, a direção de Mário Ferreira transpõe a tragédia de dois jovens apaixonados para o contexto de um ambiente contemporâneo, com basicamente os mesmos diálogos e versos do original.

 

 

 

 

 

 

 

Serviço:

Romeu e Julieta

Data: 04 de abril de 2017

Horário: 17h

Data: 05 de abril de 2017

Horário: 20h

Data: 06 de abril de 2017

Horário: 14h

Local: TEUNI – Teatro Experimental da Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Praça Santos Andrade, 50 – Centro – 2º andar do Prédio Histórico da UFPR.

Entrada Gratuíta

 

saiba +

 

CABARÉ DA SERVIDÃO VOLUNTÁRIA

 

Um cabaré musical sobre essa obra icônica, de Étienne de la Boétie(1530-1563), que trata da necessidade de submissão humana aos seres que a escravizam. Oprimido e opressor são apenas dois lados da mesma moeda. Um tratado sobre a resistência sem violência.

 

 

 

 

 

 

 

Serviço:

Cabaré da Servidão Voluntária

Data: 04 de abril de 2017

Horário: 14h

Data: 05 de abril de 2017

Horário: 17h

Data: 06 de abril de 2017

Horário: 20h

Local: TEUNI – Teatro Experimental da Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Praça Santos Andrade, 50 – Centro – 2º andar do Prédio Histórico da UFPR.

Ingresso: R$ 30,00

 

saiba +

 

o homem que queria ser Rita Cadillac

 

As loucuras do amor. Até onde pode chegar um homem quando se apaixona por uma celebridade do bas fond?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Serviço:

o homem que queria ser Rita Cadillac

Data: 07 de abril de 2017

Horário: 17h

Data: 08 de abril de 2017

Horário: 14h

Data: 09 de abril de 2017

Horário: 20h

Local: TEUNI – Teatro Experimental da Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Praça Santos Andrade, 50 – Centro – 2º andar do Prédio Histórico da UFPR.

Entrada Gratuíta

 

saiba +

 

FORA DESSE MUNDO

 

Situada em uma realidade paralela, sete pessoas vivem os assombros de sues lembranças. Cada uma carrega suas inquietações, suas razões e o porquê de  estar em isolamento. 

 

 

 

 

 

 

 

Serviço:

Fora Desse Mundo

Data: 07 de abril de 2017

Horário: 20h

Data: 08 de abril de 2017

Horário: 11h

Data: 09 de abril de 2017

Horário: 17h

Local: TEUNI – Teatro Experimental da Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Praça Santos Andrade, 50 – Centro – 2º andar do Prédio Histórico da UFPR.

Ingresso: R$ 30,00

 

saiba +

 

Por Ser Mulher: Substantivo Feminino

 

Mulher, substantivo feminino. O que você já viveu por ser mulher? Quais são os momentos bons e bonitos que só uma mulher pode viver? E quais são as dores e medos que só uma mulher conhece? Como você luta, por ser mulher?

 

 

 

 

 

 

 

Serviço:

Por ser Mulher: Substantivo Feminino

Data: 07 de abril de 2017

Horário: 14h

Data: 08 de abril de 2017

Horário: 20h

Data: 09 de abril de 2017

Horário: 21h

Local: TEUNI – Teatro Experimental da Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Praça Santos Andrade, 50 – Centro – 2º andar do Prédio Histórico da UFPR.

Ingresso: R$ 30,00

 

saiba +

 

What the fuck is DIZ?

 

'What the fuck is DIZ?' não diz, sugere. Sugere um jogo. Com a palavra. Com o espectador. Sugere Anne. Sugere Franz. Sugere tempos e "estados". Sugere o ato de falar quando não há ou não se sabe o que dizer. Sugere um entre. Entre Anne e Franz. Entre eu e você. Entre nós. A palavra.

 

 

 

 

 

Serviço:

What the fuck is DIZ?

Data: 08 de abril de 2017

Horário: 17h

Data: 09 de abril de 2017

Horário: 14h

Local: TEUNI – Teatro Experimental da Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Praça Santos Andrade, 50 – Centro – 2º andar do Prédio Histórico da UFPR.

Ingresso: R$ 20,00

 

saiba +

 

encurralados

 

Convenções do mundo do espetáculo são satirizadas: O que é o teatro? Para que serve? Quando é que o conceito de ‘personagem’ se torna presente? A arte de fazer teatro é a base. É o que sustenta a nossa opção de fazer os espectadores questionarem tudo o que assistem. Este espetáculo é uma experiência.

 

 

 

 

Serviço:

Encurralados

Data: 29 a 31 de março de 2017

Horário: 21h30

Data: 01 e 02 de abril de 2017

Horário: 21h30

Local: TEUNI – Teatro Experimental da Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Praça Santos Andrade, 50 – Centro – 2º andar do Prédio Histórico da UFPR.

Ingressos: R$ 60,00

 

saiba +

 

tecno sapiens

 

Tecno Sapiens surgiu da reflexão sobre o uso da tecnologia. Através do humor pretendemos assumir uma postura de questionamento, abordando os temas não pela sua especificidade mas pela sua capacidade metafórica, sujeitando-nos livremente à interpretação do púbico.

 

 

 

 

 

 

Serviço:

Tecno Sapiens

Data: 29 de março e 01 de abril de 2017

Horário: 18h30

Data: 30 de março e 02 de abril de 2017

Horário: 20h30

Data: 31 de março e 03 de abril de 2017

Horário: 19h30

Local: TEUNI – Teatro Experimental da Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Praça Santos Andrade, 50 – Centro – 2º andar do Prédio Histórico da UFPR.

Ingressos: R$ 16,00

 

saiba +

 

entrevista de emprego

 

Espetáculo constituído por cinco atos e em cada um deles ocorre uma "Entrevista de Emprego. As personagens são as mesmas, mas a dificuldade aumenta progressivamente para o entrevistado. Um espetáculo fortemente marcado pelo rigor e pelo ritmo, acentuado por um texto de pergunta/resposta.

 

 

 

 

 

 

Serviço:

entrevista de emprego

Data: 29 de março e 01 de abril de 2017

Horário: 19h30

Data: 30 de março e 02 de abril de 2017

Horário: 18h30

Data: 31 de março e 03 de abril de 2017

Horário: 20h30

Local: TEUNI – Teatro Experimental da Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Praça Santos Andrade, 50 – Centro – 2º andar do Prédio Histórico da UFPR.

Ingressos: R$ 16,00

 

saiba +

 

Homem de Sorte

 

"Eu sou um homem de sorte. Quem me vê? Sou eu que me vejo. Quem sou eu? Sou a minha sombra." Um homem brinca com quem tem a faca e o queijo na mão. A Morte já não é determinista. Personificada, tem um discurso coloquial e pouco poético. Vocês são um público de sorte. Um público sem sorte. Um público com sorte.

 

 

 

 

 

Serviço:

Homem de Sorte

Data: 29 de março e 01 de abril de 2017

Horário: 20h30

Data: 30 de março e 02 de abril de 2017

Horário: 19h30

Data: 31 de março e 03 de abril de 2017

Horário: 18h30

Local: TEUNI – Teatro Experimental da Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Praça Santos Andrade, 50 – Centro – 2º andar do Prédio Histórico da UFPR.

Ingressos: R$ 16,00

 

saiba +

 

março 2017

 

Projeto Câmbio da MINHA NOSSA Cia. de Teatro apresenta o espetáculo O Leão no Aquário

 

O Leão no Aquário recorta um momento na vida de um homem: o momento em que este homem, depois de um longo período de afastamento, retoma sua vida e se depara com antigas relações. Num movimento rápido e caótico, personagens importantes se interpõem na reconstrução da memória dos dias recentes: a mãe, o amigo, a mulher, o filho – "Eles e aquela força brutal que exerciam sobre mim. Cruéis e delicados. Quanto amor. Quanta fúria. Quanta história. E eu, eu estava parado. Simplesmente parado." Nesse turbilhão, revelam-se as estruturas sociais e emocionais que sustentam, tal qual andaimes, nossa aparente normalidade, nossa aparente certeza. Como um observador distante, e ao mesmo tempo varrido pelo turbilhão, esse homem se pergunta: "o que está acontecendo?"

O Leão no Aquário evidencia, de um lado, o caráter repetitivo e circular da vida cotidiana e, de outro, a solidão, a ausência e a dificuldade em se fazer comunicar, à medida que estruturas sociais e a cultura de massa engendram um esvaziamento da experiência que acaba por automatizar a vida e a fala, rendendo inócuas as tentativas de real comunicação.

A montagem de O Leão no Aquário, viabilizada através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com incentivo do GRUPO POSITIVO configura a segunda etapa do Projeto Câmbio, uma proposição da Minha Nossa Cia. de Teatro para intercâmbio teatral com artistas de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Curitiba, que se alternam, em diferentes momentos, entre dramaturgia e direção nos trabalhos com o grupo curitibano. Seu principal objetivo é o encontro de alteridades como meio propulsor de produção e criação em arte, intercambiando experiências, formações artísticas e filosóficas, culturais e regionais. O Projeto Câmbio é um espaço aberto à eclosão de conflitos latentes, uma abertura para que esses conflitos venham à tona para serem contemplados e discutidos. A primeira etapa do projeto resultou no espetáculo Primavera Leste, que estreou em abril de 2016 no Teatro Novelas Curitibanas, viabilizado através do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura.

 

Serviço
O Leão no Aquário
Sinopse: Perplexo, parado em frente a uma parede de sua nova casa, um homem se pergunta o que está acontecendo no mundo.
TEUNI – Teatro Experimental da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Praça Santos Andrade, 50 – Centro – 2º andar do Prédio Histórico da UFPR.
De 02 a 19 de março de 2017, quinta a domingo, às 20h.
Entrada franca – Classificação Indicativa: 14 anos – Duração: 60 minutos.

 

Visite a PROEC na rede social.

 

Pró-Reitor:
Prof. Dr. Leandro Franklin Gorsdorf

 

Trav. Alfredo Bufren, 140 - 3º Andar
curitiba - paraná - cep:80020-240
Fone: (41) 3310-2601
Fax: (41) 3310-2607
proec@ufpr.br


Problemas e/ou sugestões para com este Site encaminhe e-mail para unigraf@ufpr.br

PROEC 1990 - 2017 © todos os direitos reservados | desenvolvido por unigraf/proec e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR