agenda - atividades do musa


 

marçoabrilmaiojunhojunho

 


julho 2017

 

 

"O Museu de Arte da UFPR – MusA está com processo seletivo aberto de Bolsistas Cultura e Voluntariado para atuar nas áreas de acervo e documentação do museu.


As vagas são abertas para profissionais e estudantes das áreas de Conservação e Restauração; Museologia; Curadoria e Crítica de Arte; Gestão da Informação; Artes Visuais; Design; Arquitetura e Urbanismo e História. Currículos devem ser enviados para o e-mail musa@ufpr.br "

 

Download do edital aqui

 

 

O MusA - Museu de Arte da UFPR - está com vagas abertas de bolsa-extensão e voluntariado para alunos da Universidade Federal do Paraná interessados em participar do Projeto de Extensão "Educação em Museus: Núcleo Educativo do Musa - NEMU.

 

O projeto abrange as áreas de:

Licenciatura em História;
Licenciatura em Artes Visuais;
História -  Memória e Imagem;
Comunicação Social;
Letras;
Letras Libras;
Pedagogia;
Tecnologia em Produção Cênica;
Gestão, Ciência e

Tecnologia da Informação.

 

Download do edital aqui


Inscrições: enviar currículo até às 23h59min de 05 de julho de 2017, exclusivamente para o e-mail: musa@ufpr.br

 
Os inscritos serão notificados por e-mail do horário da entrevista;


Entrevista: dia 6 de julho na Sala da Administração do MusA – PROEC na Trav. Alfredo Bufren, 140, 3º andar, Centro, Curitiba-PR (prédio histórico – Praça Santos Andrade). 

 

Resultado da seleção: divulgado até dia 10 (segunda-feira) neste link e na página do Facebook do MusA-UFPR
www.facebook.com/MuseudeArtedaUFPR/

 


junho 2017

 

Oficina de zine

dia 27.06 as 15h
Nesta oficina o aluno terá um contato a fundo com o objeto artístico zine e suas infinitas possibilidades. O aluno sai da oficina com seu primeiro zine na mão, já com algumas cópias pra espalhar pelo mundo. 3hrs de aula - levar materiais de criação favoritos e papel A3.

 

Gestão Cultural em Tempo de Crise

dia 27.06 as 19h
Mesa Debate com:
Pró-Reitor de Extensão e Cultura Prof. Leandro F. Gorsdorf
Museóloga do Museu de Arte da UFPR Lidiane N. Silva
Professor do Departamento de Artes da UFPR Paulo Reis

 

Superlotação

dia 29.06 as 19h
Evento de encerramento da exposição Produção Assistida, onde propomos ao público fazer presença para que ocorra a superlotação do espaço físico do Musa.

 


maio 2017

 

Programação da 15ª Semana de Museus na UFPR

 

A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio) e é um convite à comunidade a refletir, discutir e trocar experiências sobre o tema sugerido pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus): Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus. Mais informações sobre esse tema no link: http://guiadaprogramacao.museus.gov.br/


Neste ano, ocorrerá entre os dias 15 a 21 de maio, marcando a 15ª edição do evento . Nessa edição, mais de mil museus de todo o país oferecem ao público 3.000 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes e muito mais.

 

PROGRAMAÇÃO

 

17 de maio de 2017 - 12:00 às 12:30

PERFORMANCES - Apresentação de artistas/ performers que dialogam com a emergência de subjetividades que tradicionalmente não permeiam os espaços museológicos.

12h - Programa Performativo: expressar e compreender com Heloisa Müller

18h - Butohtais: Corpos Vivos Mortos com Allan Brasileiro e Bruna Bonanato

19h - Lilith com Nícolas Wolamiuk e Sabrina Marques

 

19 de maio de 2017 - 14:00 às 18:00
CURSO - Esperanto Por La Paco: aula introdutória do idioma Esperanto. Aberta ao público interessado em experimentar esse instrumento de expressão linguística regular e essencialmente neutro.


20 de maio de 2017 - 12:00 às 12:30

ENCONTRO - Tonalidade do Agora. Propõe-se um encontro na Sala 2 do MusA, onde acontece a exposição Produção Assistida, para uma Ação de Escuta Coletiva do espaço com duração de 21 minutos.

 

Release da exposição Produção Assistida


Produção Assistida é uma exposição sobre processos artísticos sediada pelo Museu de Arte da Universidade Federal do Paraná (MusA – UFPR), a partir do projeto dos artistas Constance Pinheiro, Eduardo Amato, Erica Storer, Gio Soifer, Isadora Mattiolli, Jéssica Luz e Maya Weyshof. A proposta do grupo é construir uma exposição tendo o MusA como ponto de partida para as ações que serão realizadas durantes os meses de maio e junho de 2017. A ideia é que essa mostra se concretize a partir de situações organizadas pelos artistas, levando em conta o espaço expositivo a partir de sua história, localização, entornos e relação com a universidade. O primeiro evento apresentado pelo grupo será realizado na noite de abertura, dia 09/05, às 19h, quando os artistas convidam o público para a montagem do mobiliário que será a base das ações oferecidas na exposição. O período expositivo vai até o dia 30/06.


Serviço:
Museu de Arte da UFPR – MusA
Rua XV de Novembro nº 695, 1º andar, Centro, Curitiba-PR
(Entrada pela Portaria da Praça Santos Andrade)
De segunda a sexta-feira das 09h às 18h
41-3310-2603 – musa@ufpr.br
Entrada Gratuita

ABRIL 2017

 

EDITAL 03/2017 DE CHAMADA MusA/UFPR
"Semana de Museus - DIZER O INDÍZIVEL"
Modalidade Performances

 

Abrimos um edital de chamada para performances para a 15º Semana Nacional de Museus. 

Essa ação pretende fomentar o campo da performance art em Curitiba, essa primeira chamada é aberta a toda a comunidade da UFPR.

 

inscrições prorrogadas até dia 7 de maio (domingo) às 23:59

 

A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio) e é um convite à comunidade a refletir, discutir e trocar experiências sobre o tema sugerido pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus): Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus. Mais informações sobre esse tema no link: http://eventos.museus.gov.br/


Neste ano, ocorrerá entre os dias 15 a 21 de maio, marcando a 15ª edição do evento . Nessa edição, mais de mil museus de todo o país oferecem ao público 3.000 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes e muito mais.

 

Download do Edital AQUI

 

Download da Ficha de Inscrição AQUI

 

Do óleo à resina: a diversidade plástica no Acervo MusA

 

O Museu de Arte da UFPR em 2017 está completando 15 anos e para comemorar essa importante data apresenta a primeira exposição de longa duração sobre seu acervo “Do óleo à resina: a diversidade plástica no Acervo MusA”.


A diversidade das obras expostas vai muito além do suporte em si, são técnicas, linguagens, estilos e temáticas que tornam o acervo único e singular. Uma singularidade capaz de traz múltiplas referências, significados, apreciações e ressignificações.


A mostra pretende aproximar o museu e o público dando oportunidade ao visitante em conhecer um pouco mais sobre a arte brasileira. Com ênfase aos artistas paranaenses que começaram a movimentar a cena das artes plásticas em Curitiba até linguagens mais contemporâneas que dialogam com o que é de mais atual na produção artística mundial.


A linha curatorial da exposição de curadoria da museóloga da instituição Lidiane do Nascimento, contempla a diversidade do acervo e pretende ressaltar a plasticidade de cada artista, segundo a curadora “uma exposição de longa-duração é uma demanda antiga do MusA, pois além de confirmar a missão da instituição museu que é preservar, pesquisar e difundir as artes plásticas, nos possibilitará realizar diversas ações de caráter educacional como visitas medidas, mesas-redondas e oficinas”.


A exposição conta com óleos sobre telas de Alfredo Andersen a Leonor Botteri, passando pelos mestres Guido Viaro e Theodoro De Bona em suas legítimas paisagens paranaenses a obras abstratas de Fernando Velloso, Arcangelo Ianelli, Mário Rubinski, Fernando Calderari e Anna Bella Geiger. Outras linguagens plásticas estão nas obras de Newton Goto, Dulce Osinski, Raul Cruz, Paulo Bruscky, Elizabeth Titton e muitos outros.

 

Serviço:

Do óleo à resina: a diversidade plástica no Acervo MusA

Abertura da Exposição: 06 de abril de 2017 às 19h

Museu de Arte da UFPR- MusA

Rua XV de Novembro. 695, 1º andar, Centro, Curitiba

Visitação: De segunda a sexta das 09 às 18h.
Para agendamento de visita educativa: (41)3310-2603 ou pelo e-mail: musa@ufpr.br

Entrada Gratuíta

março 2017

 

Musa - Conversas no Museu

 

A segunda edição de Conversas no Museu acontece na próxima terça-feira e abre um debate sobre "Arte, museu e educação: uma integração necessária na superação das tecnologias de controle social" através da tese da Prof. Joelma Zambão Estevam.


À convite da Coordenadora de Cultura Cristiane Souza e organização da Museóloga Lidiane do Nascimento, a palestra é uma oportunidade de aproximar o público com as questões mais fundamentais dentro de uma instituição museológica: o papel educador dos museus.

 

O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade acadêmica e externa.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail musa@ufpr.br
Os inscritos receberão certificados de participação

 

Serviço:

2º Conversas no Museu - Arte, museu, educação: uma integração necessária na superação das tecnologias de controle social

com Joelma Zambão Estevam

dia 14 de março de 2017 às 20h

Museu de Arte da UFPR- MusA

Rua XV de Novembro. 695, 1º andar, Centro, Curitiba

(41)3310-2660

Entrada franca

 

[FRENTE E VERSOS]
Exposição poético, gráfico, visual
Ken Fonseca | Ronaldo Corrêa
organizadores

 

Frente & Versos é uma exposição de poemas. A poesia apresentada em seu caráter de imagem incorporou, no decorrer do séc. XX, à sonoridade musical da palavra, a visualidade. Nesse registro o trabalho de poetas como Alberto Ireneu Puppi, atravessados pelas mídias de massa, provocou outras experiências poéticas/plásticas que foram consolidadas na experimentação de suportes, mídias e formas de fazer, circular e usar a palavra.


Frente & Versos apresenta poemas visuais, vídeo poemas, esculturas e ouras intervenções poéticas, gráficas e visuais de Alberto Ireneu Puppi. A reunião de trabalhos de diferentes momentos da produção desse poeta tem por propósito (re)construir um período da produção desse criador, seus diálogos com outros criadores contemporâneos e com os tempos e eventos que marcaram o século XX e XXI.


Alberto Ireneu Puppi é formado em Design pela Universidade Federal do Paraná, Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Autor de diversos livros de poesia como Antilira, publicado pela editora Insight (editorainsight.com.br), OLHAfOLHA, Os Primeiros Dias de Paupéria, Riah um Choro Feliz e Demão Amão, esses em edição de autor. Atualmente é professor do Departamento de Design de UFPR, onde desenvolve uma pesquisa intitulada Desígnios do Design, que tem por objetivo analisar o design de produto sob o ponto de vista das suas linguagens. Participou de exposições como: "Antilira - Uma intervenção poética", no MusA; "PR/BR – Produção da imagem simbólica do Paraná na cultura visual brasileira", no MON; "A-Mostra" no MIS-PR; "Linguajaratual" na UNESP-Marília.

 

FRENTE E VERSOS – exposição poético, gráfico, visual
Abertura: 08 de março de 2017, às 19h
Período expositivo: 09/03/2017 até 20/04/2017

 

VISITA GUIADA à mostra "Frente e Versos - Exposição poético, gráfico, visual" e CONVERSA COM O ARTISTA Alberto Puppi.

 

data: 05 de abril de 2017 hora: 15h

 

Museu de Arte da UFPR (MUSA)
de 2ª a 6ª feira, das 09h às 18h e sábados, das 9h às 13h
Domingo e feriado: Fechado.
Entrada Franca
Rua XV de Novembro, 695 | 1º andar | Centro | Curitiba-PR
musa@ufpr.br – 41-3310-2603

Visite a PROEC na rede social.

 

Pró-Reitor:
Prof. Dr. Leandro Franklin Gorsdorf

 

Trav. Alfredo Bufren, 140 - 3º Andar
curitiba - paraná - cep:80020-240
Fone: (41) 3310-2601
Fax: (41) 3310-2607
proec@ufpr.br


Problemas e/ou sugestões para com este Site encaminhe e-mail para unigraf@ufpr.br

PROEC 1990 - 2017 © todos os direitos reservados | desenvolvido por unigraf/proec e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR