agenda - atividades do musa


 

marçoabrilmaio

 


maio 2017

 

Programação da 15ª Semana de Museus na UFPR

 

A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio) e é um convite à comunidade a refletir, discutir e trocar experiências sobre o tema sugerido pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus): Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus. Mais informações sobre esse tema no link: http://guiadaprogramacao.museus.gov.br/


Neste ano, ocorrerá entre os dias 15 a 21 de maio, marcando a 15ª edição do evento . Nessa edição, mais de mil museus de todo o país oferecem ao público 3.000 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes e muito mais.

 

PROGRAMAÇÃO

 

17 de maio de 2017 - 12:00 às 12:30

PERFORMANCES - Apresentação de artistas/ performers que dialogam com a emergência de subjetividades que tradicionalmente não permeiam os espaços museológicos.

12h - Programa Performativo: expressar e compreender com Heloisa Müller

18h - Butohtais: Corpos Vivos Mortos com Allan Brasileiro e Bruna Bonanato

19h - Lilith com Nícolas Wolamiuk e Sabrina Marques

 

19 de maio de 2017 - 14:00 às 18:00
CURSO - Esperanto Por La Paco: aula introdutória do idioma Esperanto. Aberta ao público interessado em experimentar esse instrumento de expressão linguística regular e essencialmente neutro.


20 de maio de 2017 - 12:00 às 12:30

ENCONTRO - Tonalidade do Agora. Propõe-se um encontro na Sala 2 do MusA, onde acontece a exposição Produção Assistida, para uma Ação de Escuta Coletiva do espaço com duração de 21 minutos.

 

Release da exposição Produção Assistida


Produção Assistida é uma exposição sobre processos artísticos sediada pelo Museu de Arte da Universidade Federal do Paraná (MusA – UFPR), a partir do projeto dos artistas Constance Pinheiro, Eduardo Amato, Erica Storer, Gio Soifer, Isadora Mattiolli, Jéssica Luz e Maya Weyshof. A proposta do grupo é construir uma exposição tendo o MusA como ponto de partida para as ações que serão realizadas durantes os meses de maio e junho de 2017. A ideia é que essa mostra se concretize a partir de situações organizadas pelos artistas, levando em conta o espaço expositivo a partir de sua história, localização, entornos e relação com a universidade. O primeiro evento apresentado pelo grupo será realizado na noite de abertura, dia 09/05, às 19h, quando os artistas convidam o público para a montagem do mobiliário que será a base das ações oferecidas na exposição. O período expositivo vai até o dia 30/06.


Serviço:
Museu de Arte da UFPR – MusA
Rua XV de Novembro nº 695, 1º andar, Centro, Curitiba-PR
(Entrada pela Portaria da Praça Santos Andrade)
De segunda a sexta-feira das 09h às 18h
41-3310-2603 – musa@ufpr.br
Entrada Gratuita

ABRIL 2017

 

EDITAL 03/2017 DE CHAMADA MusA/UFPR
"Semana de Museus - DIZER O INDÍZIVEL"
Modalidade Performances

 

Abrimos um edital de chamada para performances para a 15º Semana Nacional de Museus. 

Essa ação pretende fomentar o campo da performance art em Curitiba, essa primeira chamada é aberta a toda a comunidade da UFPR.

 

inscrições prorrogadas até dia 7 de maio (domingo) às 23:59

 

A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio) e é um convite à comunidade a refletir, discutir e trocar experiências sobre o tema sugerido pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus): Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus. Mais informações sobre esse tema no link: http://eventos.museus.gov.br/


Neste ano, ocorrerá entre os dias 15 a 21 de maio, marcando a 15ª edição do evento . Nessa edição, mais de mil museus de todo o país oferecem ao público 3.000 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes e muito mais.

 

Download do Edital AQUI

 

Download da Ficha de Inscrição AQUI

 

Do óleo à resina: a diversidade plástica no Acervo MusA

 

O Museu de Arte da UFPR em 2017 está completando 15 anos e para comemorar essa importante data apresenta a primeira exposição de longa duração sobre seu acervo “Do óleo à resina: a diversidade plástica no Acervo MusA”.


A diversidade das obras expostas vai muito além do suporte em si, são técnicas, linguagens, estilos e temáticas que tornam o acervo único e singular. Uma singularidade capaz de traz múltiplas referências, significados, apreciações e ressignificações.


A mostra pretende aproximar o museu e o público dando oportunidade ao visitante em conhecer um pouco mais sobre a arte brasileira. Com ênfase aos artistas paranaenses que começaram a movimentar a cena das artes plásticas em Curitiba até linguagens mais contemporâneas que dialogam com o que é de mais atual na produção artística mundial.


A linha curatorial da exposição de curadoria da museóloga da instituição Lidiane do Nascimento, contempla a diversidade do acervo e pretende ressaltar a plasticidade de cada artista, segundo a curadora “uma exposição de longa-duração é uma demanda antiga do MusA, pois além de confirmar a missão da instituição museu que é preservar, pesquisar e difundir as artes plásticas, nos possibilitará realizar diversas ações de caráter educacional como visitas medidas, mesas-redondas e oficinas”.


A exposição conta com óleos sobre telas de Alfredo Andersen a Leonor Botteri, passando pelos mestres Guido Viaro e Theodoro De Bona em suas legítimas paisagens paranaenses a obras abstratas de Fernando Velloso, Arcangelo Ianelli, Mário Rubinski, Fernando Calderari e Anna Bella Geiger. Outras linguagens plásticas estão nas obras de Newton Goto, Dulce Osinski, Raul Cruz, Paulo Bruscky, Elizabeth Titton e muitos outros.

 

Serviço:

Do óleo à resina: a diversidade plástica no Acervo MusA

Abertura da Exposição: 06 de abril de 2017 às 19h

Museu de Arte da UFPR- MusA

Rua XV de Novembro. 695, 1º andar, Centro, Curitiba

Visitação: De segunda a sexta das 09 às 18h.
Para agendamento de visita educativa: (41)3310-2603 ou pelo e-mail: musa@ufpr.br

Entrada Gratuíta

março 2017

 

Musa - Conversas no Museu

 

A segunda edição de Conversas no Museu acontece na próxima terça-feira e abre um debate sobre "Arte, museu e educação: uma integração necessária na superação das tecnologias de controle social" através da tese da Prof. Joelma Zambão Estevam.


À convite da Coordenadora de Cultura Cristiane Souza e organização da Museóloga Lidiane do Nascimento, a palestra é uma oportunidade de aproximar o público com as questões mais fundamentais dentro de uma instituição museológica: o papel educador dos museus.

 

O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade acadêmica e externa.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail musa@ufpr.br
Os inscritos receberão certificados de participação

 

Serviço:

2º Conversas no Museu - Arte, museu, educação: uma integração necessária na superação das tecnologias de controle social

com Joelma Zambão Estevam

dia 14 de março de 2017 às 20h

Museu de Arte da UFPR- MusA

Rua XV de Novembro. 695, 1º andar, Centro, Curitiba

(41)3310-2660

Entrada franca

 

[FRENTE E VERSOS]
Exposição poético, gráfico, visual
Ken Fonseca | Ronaldo Corrêa
organizadores

 

Frente & Versos é uma exposição de poemas. A poesia apresentada em seu caráter de imagem incorporou, no decorrer do séc. XX, à sonoridade musical da palavra, a visualidade. Nesse registro o trabalho de poetas como Alberto Ireneu Puppi, atravessados pelas mídias de massa, provocou outras experiências poéticas/plásticas que foram consolidadas na experimentação de suportes, mídias e formas de fazer, circular e usar a palavra.


Frente & Versos apresenta poemas visuais, vídeo poemas, esculturas e ouras intervenções poéticas, gráficas e visuais de Alberto Ireneu Puppi. A reunião de trabalhos de diferentes momentos da produção desse poeta tem por propósito (re)construir um período da produção desse criador, seus diálogos com outros criadores contemporâneos e com os tempos e eventos que marcaram o século XX e XXI.


Alberto Ireneu Puppi é formado em Design pela Universidade Federal do Paraná, Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Autor de diversos livros de poesia como Antilira, publicado pela editora Insight (editorainsight.com.br), OLHAfOLHA, Os Primeiros Dias de Paupéria, Riah um Choro Feliz e Demão Amão, esses em edição de autor. Atualmente é professor do Departamento de Design de UFPR, onde desenvolve uma pesquisa intitulada Desígnios do Design, que tem por objetivo analisar o design de produto sob o ponto de vista das suas linguagens. Participou de exposições como: "Antilira - Uma intervenção poética", no MusA; "PR/BR – Produção da imagem simbólica do Paraná na cultura visual brasileira", no MON; "A-Mostra" no MIS-PR; "Linguajaratual" na UNESP-Marília.

 

FRENTE E VERSOS – exposição poético, gráfico, visual
Abertura: 08 de março de 2017, às 19h
Período expositivo: 09/03/2017 até 20/04/2017

 

VISITA GUIADA à mostra "Frente e Versos - Exposição poético, gráfico, visual" e CONVERSA COM O ARTISTA Alberto Puppi.

 

data: 05 de abril de 2017 hora: 15h

 

Museu de Arte da UFPR (MUSA)
de 2ª a 6ª feira, das 09h às 18h e sábados, das 9h às 13h
Domingo e feriado: Fechado.
Entrada Franca
Rua XV de Novembro, 695 | 1º andar | Centro | Curitiba-PR
musa@ufpr.br – 41-3310-2603

Visite a PROEC na rede social.

 

Pró-Reitor:
Prof. Dr. Leandro Franklin Gorsdorf

 

Trav. Alfredo Bufren, 140 - 3º Andar
curitiba - paraná - cep:80020-240
Fone: (41) 3310-2601
Fax: (41) 3310-2607
proec@ufpr.br


Problemas e/ou sugestões para com este Site encaminhe e-mail para unigraf@ufpr.br

PROEC 1990 - 2017 © todos os direitos reservados | desenvolvido por unigraf/proec e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR