agenda - atividades do musa


 

fevereiromarçomaIOjulhoagostonovembrodezembro

 


dezembro 2019

 

netos de makunaimi

 

A exposição "Netos de Makunaima: encontros de arte indígena contemporânea", promovida pelo Grupo PET Litoral Indígena/PROGRAD/MEC em parceria com a Coordenadoria de Cultura da PROEC/UFPR, dá continuidade ao movimento artístico iniciado no Abril Indígena, com a exposição "O Renascimento de Makunaima na Arte Indígena Contemporânea", no Museu Paranaense.  Ambos os eventos contam com a participação ativa de estudantes pertencentes a diversos povos indígenas, que cursam graduação na UFPR. A proposta agora é criar um espaço motivado pela ideia de encontro, no formato de evento paralelo ao IV Encontro Regional Sul de Estudantes Indígenas. Evocamos a presença do espirito criador de Makunaima, através da ativação das forças imaginantes de dois de seus muitos netos - Jaider Esbell e Gustavo Caboco -, acompanhados da vovó Bernaldina José Pedro, que nessa festa nos brindará com narrativas poéticas e evocações fabulatórias. A expografia é de Jaider Esbell e Gustavo Caboco, contando com obras e intervenções artísticas que iniciam na montagem e prosseguem durante a abertura. Na perspectiva do "encontro", Ana Elisa de Castro Freitas (UFPR) compartilha a curadoria com Paula Berbert (USP), cujas pesquisas igualmente convergem para o campo da arte indígena contemporânea. A exposição ficará no MusA até fevereiro.

 

SERVIÇO:
Abertura da exposição “Netos de Makunaima: encontros de arte indígena contemporânea
Data: 27 de novembro de 2019
Horário: 19h
Período expositivo: 28 de novembro de 2019 a 19 fevereiro de 2020
Museu de Arte da UFPR – MusA
Praça Santos Andrade nº 50, 1º andar, Centro, Curitiba-PR
9h às 12h e das 13h às 18h | segunda a sexta-feira
www.musa.ufpr.br | musa@ufpr.br | 41-3310-2603
Entrada gratuita

 


setembro 2019

 

CUBIC 4

 

O Circuito Universitário da Bienal de Curitiba (CUBIC) é uma plataforma de
produção, formação e profissionalização de artistas universitários da região sul do Brasil e da América Latina. O projeto do CUBIC foi elaborado no Curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2013, no intuito de oferecer uma experiência, fora do espaço da universidade, no circuito de arte local projetado internacionalmente. Nesta 4ª edição, pela primeira vez, foi aberta uma segunda modalidade de inscrição destinada à produção crítica. Ao contemplar tanto práticas poéticas quanto teóricas o CUBIC passa a ter uma nova camada conceitual.

O CUBIC 4 reforça o compromisso da universidade pública de fomentar espaços de pensamento crítico e de debate. O CUBIC possui um caráter de extensão, pois possibilita que a produção teórica e artística promovidas no âmbito universitário ganhem uma visibilidade pública, assegurando o acesso e circulação do conhecimento advindo do campo das artes visuais. Campo esse que vem sendo sistematicamente descredibilizado, atacado e censurado. Diante desses desafios atuais, o CUBIC se coloca como uma medida propositiva, acolhedor do dissenso, que é estruturante à dinâmica da arte contemporânea.

As exposições do CUBIC 4 com 36 artistas acontecem na Galeria DeArtes da
UFPR (24/09 a 31/10/2019), no MUSA da UFPR (25/09/2019 a 01/03/2020), no Museu de Gravura (24/9 a 01/03/2020) e na Sala Arte digital do MUMA (10/10/2019 a 01/03/2020).

Acompanhe o CUBIC na mídias sociais facebook: @cubic.BienaldeCuritiba e
instagram: @cubic.4 para saber dos horários de abertura e mais eventos.

 

Equipe curatorial
Stephanie Dahn Batista (UFPR)
Fabricia Jordão (UFPR)
Isadora Mattiolli

 

SERVIÇO:
Circuito Universitário da Bienal de Curitiba (CUBIC) 4
Abertura: 25/09 às 20h
Período expositivo: 26/09/2019 a 01/03/2020
Museu de Arte da UFPR – MusA
Praça Santos Andrade nº 50, 1º andar, Centro, Curitiba-PR
9h às 12h e das 13h às 18h | segunda a sexta-feira
www.musa.ufpr.br | musa@ufpr.br | 41-3310-2603
Entrada gratuita

 


julho 2019

 

Férias de Julho no MusA

 

Mediação em exposições de arte: elo entre o artista e o público.

Durante os dias 8 a 12 de julho no horário de funcionamento do museu os mediadores culturais do Núcleo Educativo do MusA estarão disponíveis para atender ao público espontâneo na exposição "Denise Queiroz: Christofêmea". Sobre a artista: Christofêmea abrange trabalhos da artista paranaense Denise Queiroz, falecida em Berlim em 1999. De forma gestual e autobiográfica e através da simbologia do corpo feminino e da religiosidade, seus poemas, pinturas e desenhos expõem a dor, a força e a luta perante algo irremediável. Ela propõe com suas obras a ressignificação da questão do corpo, da doença e do feminino. Denise Queiroz morreu aos 27 anos por complicações de um tumor no útero. Essa é a primeira exposição individual da artista em 20 anos.

 

É gratuito, no MusA!

 

Durante o mês de julho para agendar um visita mediada completa enviar solicitação pelo e-mail: nucleoeducativomusa@gmail.com

 

Serviço:
Período expositivo: 08 a 12 de julho de 2019

Horário: Segunda a sexta-feira das 9h00 às 12h00 e das 13h00 às 18h00

Museu de Arte da UFPR – MusA – Rua XV de Novembro, nº 695 - 1º andar, Centro, Curitiba-PR

(entrada pela portaria da Praça Santos Andrade).

Entrada gratuita

 


maio 2019

 

Denise Queiroz: Christofêmea

 

Exposição da artista curitibana Denise Queiroz, nascida em 2 de dezembro de 1967 e falecida em Berlim, em 1999.

A obra de Denise Queiroz encarna, sensível e corajosamente, o percurso de uma mulher brasileira que, debatendo com a história da arte ocidental, baseia-se em sua própria finitude iminente para construir uma obra delicada e potente, duramente honesta e profundamente delicada. Denise ativa as cicatrizes no seu próprio corpo de modo a transformá-lo numa intersecção, num cruzamento de energias que fluem do campo da arte e do ambiente social que estigmatiza a feminilidade, a negritude e a doença.

 

Com sua obra, curta, mas poderosa, a artista desloca o foco das imagens tradicionais de representação do corpo feminino como receptáculo de um olhar masculino desejante para torna-lo imagem consciente de si, sujeito de seus próprios destinos.

 

A mostra será composta de obras originais elaboradas entre sua vivência no Brasil e na Alemanha, e de poemas e textos elaborados pela artista.

 

Além dos textos da artista, a exposição será complementada por um painel de discussão composto por artistas e professores que conviveram com Denise Queiroz em Curitiba.


Curadoria: Jean Alisson, Ketlin Cristine Siqueira e Matheus Hartman
Organização geral: Geraldo Leão

 

Serviço:

Exposição Denise Queiroz: Christofêmea

Período expositivo: 30 de maio a 02 de agosto de 2019

Horário: Segunda a sexta-feira das 9h00 às 12h00 e das 13h00 às 18h00

Museu de Arte da UFPR – MusA – Rua XV de Novembro, nº 695 - 1º andar, Centro, Curitiba-PR

(entrada pela portaria da Praça Santos Andrade).

Entrada gratuita

 

Visite o site do MusA

www.musa.ufpr.br

 

Visite o MusA nas redes sociais.

 

Conversas no Museu sobre a exposição: Arte Pesquisa

 

O bate-papo será com os artistas da exposição Arte pesquisa e marca o término da exposição que esteve em cartaz no MusA desde de fevereiro, e tratou das poéticas dos professores pesquisadores do Departamento de Artes da UFPR: Dulce Osinski, Emanuel Monteiro, Fabrícia Jordão, Felipe Prando, Geraldo Leão, Isabelle Catucci, Juliana Gisi, Luana Veiga, Ricardo Carneiro e Tânia Bloomfield. 

 

saiba mais

 

Arte Pesquisa - Artistas-professores do DeArtes

 

Uma ótima notícia para quem não conseguiu ver a exposição temporária em cartaz nos últimos meses: "Arte Pesquisa" foi prorrogada até esta sexta-feira dia 10 de maio.

A expografia, o conceito curatorial e as obras expostas foram pensadas pelos artistas e professores do Departamento de Artes Visuais da UFPR.

A exposição tem como principal proposta trazer à discussão o papel da Universidade enquanto lugar de problematização dos paradigmas, de construção de ações positivas e ideias propositivas, como centro de movimentos de transformação da realidade em que vivemos.

A exposição está incrível.

Entrada gratuita!

 

saiba mais

 


março 2019

 

Resultado da 1ª etapa do Processo Seletivo para BOLSA EXTENSÃO, CULTURA E VOLUNTARIADO do MusA

 

Seguindo as regras do edital de chamada divulgado em 20 de fevereiro de 2019 – as entrevistas estão marcadas para o dia 18 de março. Os alunos selecionados ACIMA serão notificados por e-mail – com as informações do local e horário da entrevista.

 

saiba mais

 


fevereiro 2019

 

Arte Pesquisa - Artistas-professores do DeArtes


Arte Pesquisa é uma mostra das pesquisas poéticas dos professores pesquisadores do Departamento de Artes da UFPR: Dulce Osinski, Emanuel Monteiro, Fabrícia Jordão, Felipe Prando, Geraldo Leão, Isabelle Catucci, Juliana Gisi, Luana Veiga, Ricardo Carneiro e Tânia Bloomfield. A exposição tem como principal proposta trazer à discussão o papel da Universidade enquanto lugar de problematização dos paradigmas, de construção de ações positivas e ideias propositivas, como centro de movimentos de transformação da realidade em que vivemos. Uma boa oportunidade para conhecer a produção poética dos professores que compõem o núcleo estruturante do DeArtes/UFPR, que a partir da justaposição das diferentes direções de pensamentos, apresentam à comunidade acadêmica e ao público externo as possibilidades de pesquisa das suas proposições artísticas, as chamadas poéticas visuais.

 

Serviço:

Exposição “Arte Pesquisa”

Abertura: 27 de fevereiro 2019 às 18h30

Período expositivo: 27 de fevereiro a 03 de maio 2019

Horário: Segunda a sexta-feira das 9h00 às 12h00 e das 13h00 às 18h00

Museu de Arte da UFPR – MusA – Rua XV de Novembro, nº 695 - 1º andar, Centro, Curitiba-PR

(entrada pela portaria da Praça Santos Andrade).

Entrada gratuita

 

Visite o site do MusA

www.musa.ufpr.br

 

Visite o MusA nas redes sociais.

 

Núcleo Educativo do MusA

 

Semana que vem já é a semana de recepção dos Calouros 2019 da UFPR, e o MusA preparou uma visita especial para apresentar as ações do Museu, no âmbito do ensino, pesquisa e extensão para os novos ingressantes.


Quem sabe você não anima de se voluntariar, pesquisar ou concorrer a uma bolsa de extensão e cultura, entre muitas outras ações.

 

Serviço:
Dias 18 e 19 de fevereiro das 17 às 18hrs

inscrições no local ou por e-mail
Maiores informações:
nucleoeducativomusa@gmail.com
3310-2660 / 3310-2654

 

Visite o site do MusA

www.musa.ufpr.br

 

Visite o MusA nas redes sociais.

 

Visite a PROEC na rede social.

 

 

Visite o site do MusA

www.musa.ufpr.br

 

Visite o MusA nas redes sociais.

Pró-Reitor:
Prof. Dr. Leandro Franklin Gorsdorf

 

Trav. Alfredo Bufren, 140 - 3º Andar
curitiba - paraná - cep:80020-240
Fone: (41) 3310-2601
Fax: (41) 3310-2607
proec@ufpr.br


Problemas e/ou sugestões para com este Site encaminhe e-mail para unigraf@ufpr.br

PROEC 1990 - 2017 © todos os direitos reservados | desenvolvido por unigraf/proec e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR