PROEC - Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR
agenda - atividades do musa


 

fevereiromarçomaIOjulhoagosto

 

agosto 2018

 

Exposição: “Irena Palulis: humanidade, natureza, cosmos”

 

 

Mulher paranaense, de descendência polonesa, que lutou contra amarras de seu tempo e dedicou-se às artes plásticas com uma paixão incansável; Irena Palulis ganha exposição retrospectiva de sua vida e obra: “Irena Palulis: humanidade, natureza, cosmos”.
Aluna de Guido Viaro e de diversos outros grandes nomes da história da arte no Paraná, Palulis dialogou com os movimentos artísticos paranaenses; estudou na Academia de Belas Artes de Varsóvia; participou, promoveu e foi premiada em diversas exposições. Sempre expressou um traço e personalidade artística própria, alimentados por uma busca interior que a inquietava e a movimentava pelo mundo, desenvolvendo sua espiritualidade.

A exposição é fruto de uma parceria dos pesquisadores da Universidade Federal do Paraná e artistas Consuelo Schlichta, Tânia Bloomfield, Luís Carlos dos Santos e Heliana Grudzien junto à família da artista, que abriu seus arquivos e suas lembranças.
Uma homenagem mais que justa à trajetória de Irena Palulis, agora ao alcance do público.

 

Serviço:

Exposição “Irena Palulis: humanidade, natureza, cosmos”

Vernissage: 27 de agosto, às 18h00 
Período de Visitação: 28 de agosto a 26 de outubro de 2018 - Segunda a sexta-feira - 12h00 às 18h00.
Local: Museu de Arte da UFPR - Prédio histórico da UFPR / Praça Santos Andrade n° 50, 1° andar, Centro
Entrada gratuita 

 

* Agendamento de visitas mediadas: nucleoeducativomusa@gmail.com


Museu de Arte da UFPR – MusA
Prédio histórico da UFPR
Praça Santos Andrade n° 50, 1° andar, Centro
Segunda a sexta-feira das 12h às 18h
Entrada gratuita
41-3310-2603 – musa@ufpr.br - www.musa.ufpr.br

 


julho 2018

 

Férias no MusA

 

 

O MusA é uma unidade museológica vinculada a Coordenadoria de Cultura (COC) da Pró Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da UFPR, e possui como missão preservar, pesquisar e difundir as artes plásticas, assim como ser um centro de pesquisa e referência no campo da museologia e da arte paranaense. É um espaço destinado ao estudo e à pesquisa, através das exposições, palestras e ações educativas.

Nesse mês de julho a equipe do Núcleo Educativo do Museu (NEMu) convida o público para uma experiência educativa, além da contemplação às raras obras expostas, grupos interessados podem entrar em contato com museu para agendar uma visita educativa prolongada.

Cada grupo agendado terá uma visita personalizada, onde a equipe faz um estudo prévio do perfil e do interesse desse público para a visita ao museu. O núcleo, coordenado pela museóloga Lidiane do Nascimento e pela prof. Rose Meri Trojan pretende assim direcionar a mediação e as práticas artísticas conforme o interesse particular de cada grupo, aumentando assim a vivência no espaço do museu.

A visita prolongada durante o mês de julho inclui: contação de História, mediação às exposições, oficina/prática artística ou roda de conversa e tem duração de 2h.

As atividades são direcionadas para todas as faixas etárias.

 

Serviço:
Mais informações pelo e-mail:

nucleoeducativomusa@gmail.com


Museu de Arte da UFPR – MusA
Prédio histórico da UFPR
Praça Santos Andrade n° 50, 1° andar, Centro
Segunda a sexta-feira das 12h às 18h
Entrada gratuita
41-3310-2603 – musa@ufpr.br

 


maio 2018

 

FORMA ESPAÇO

 

 

Espaço e forma são a essência e matéria da arquitetura. O espaço arquitetônico é o espaço concretamente vivenciado, experiência concreta e subjetiva ao mesmo tempo, aliada à força de imaginação poética e transcendente concepção metafísica.

O espaço matemático, da representação, constitui a linguagem específica do processo de criação e comunicação em arquitetura, são os desenhos técnicos e artísticos e as maquetes físicas e virtuais.

O espaço vivencial e matemático são indissociáveis e tem um papel crucial na evolução intelectual, no ensino e na prática da arquitetura. Esta exposição apresenta a Disciplina de Estudos da Forma do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná, por meio de exercícios didáticos idealizados ao longo dos últimos cinco anos e que traduzem aspectos conceituais, construtivos e de síntese da expressão visual, para a compreensão do processo de geração da forma.

Estes exercícios, que pertencem ao ciclo inicial da formação, revelam apenas uma parte do complexo processo de ensino-aprendizagem e evidenciam o caráter artístico do espaço e da forma, a relação entre arte e técnica, a plástica utilitária dos espaços, o espaço vivenciado e sua representação.

 

Serviço:
Vernissage dia 24 de maio às 19h
Visitação de 25 de maio a 31 de julho de 2018
Museu de Arte da UFPR – MusA
Prédio histórico da UFPR
Praça Santos Andrade n° 50, 1° andar, Centro
Segunda a sexta-feira das 12h às 18h
Entrada gratuita
41-3310-2603 – musa@ufpr.br

 

TERMO DE COMPROMISSO PROGRAMA BOLSA CULTURA 2018

 

O Museu de Arte da UFPR - MUSA torna pública as inscrições para o processo seletivo de Bolsistas Cultura, para atuação em atividades a serem desenvolvidas em Projeto do Núcleo de Ação Educativa do museu. São 2 (duas) vagas destinadas a estudantes de graduação da UFPR e as inscrições vão até o dia 13 de maio.

 

download edital

 

TERMO DE COMPROMISSO PROGRAMA BOLSA CULTURA 2018

 

O Programa Bolsa Cultura da UFPR tem por objetivo a manutenção de um elenco qualitativo e versátil dos Grupos Artísticos institucionalizados da PROEC, por meio de trabalho sistemático que contribua para a melhoria da formação artística de seus integrantes, bem como a manutenção do acervo artístico-cultural do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (MAE) e Museu de Arte da UFPR (MUSA).

 

 

saiba mais

 


março 2018

 

Conversa com artista - Pawel Kwiatkwoski

 

 

Serviço:

Evento de extensão no MusA segunda-feira às 19h.
Conversa com artista - Pawel Kwiatkwoski

Em um bate-papo o público terá oportunidade de conhecer o processo artístico desse gravador, pintor e professor polonês que pela primeira vez expõe no Brasil.

Imperdível.
Entrada gratuita.

 


fevereiro 2018

 

“Onda” - Exposição individual do artista polonês Pawel Kwiatkowski

 

No dia 08 de março, quinta-feira, às 19 horas, o Museu de Arte da UFPR abre a exposição “Onda”, de Pawel Kwiatkowski, cujo título é uma metáfora a multidão, base temática do processo de criação do artista polonês. “O fluxo dos transeuntes, aliado à tentativa de desenvolver um modelo iconográfico de homem moderno inserido no contexto existencial da realidade de hoje, tornaram-se uma fonte de inspiração constante e estão no cerne do conceito da série”, explica Kwiatkowski.

A mostra, organizada pela Profª Dra. Dulce Osinski, do Departamento de Artes da UFPR, tem cerca de vinte trabalhos no formato de 80 x 120 cm, impressos em papel, com técnicas gráficas combinadas. O ponto de partida das obras, conta o artista, “é o uso de fotografias feitas a partir de um curto tempo de exposição, as quais, no processo de reimpressão, dão às imagens um caráter de liberdade. O desenvolvimento e o enriquecimento dos trabalhos têm por base o uso de técnicas colográficas, as quais proporcionam enormes possibilidades criativas. O método por mim utilizado dialoga intensamente com a espontaneidade e com a imprevisibilidade, características de minha poética”.

O período expositivo é de 09 de março a 27 de abril, de segunda a sexta, sempre das 12h00 às 18h00, com entrada gratuita. É possível também agendar visitas mediadas pelo e-mail: nucleoeducativomusa@gmail.com.

 

Serviço:

“Onda” - Exposição individual do artista polonês Pawel Kwiatkowski

Vernissage: 08 de março de 2018, às 19h00

Período expositivo: 09 de março a 27 de abril de 2018 - segunda a sexta de 12h às 18h

Local: Museu de Arte da UFPR - Prédio Histórico da UFPR na Praça Santos Andrade - 1º andar - Centro, Curitiba, PR

Entrada Gratuita

Contato: 3310-2603 / musa@ufpr.br

Agendamento de visitas mediadas: nucleoeducativomusa@gmail.com

 

10 anos da Mostra_DeArtes de 07 de dezembro de 2017 a 23 de fevereiro de 2018

 

A Mostra_DeArtes foi criada em 2008 por ocasião do início dos novos cursos de graduação Artes Visuais – Bacharelado e Artes Visuais – Licenciatura da UFPR. Ela foi planejada como um espaço de exposição de trabalhos artísticos dos alunos do 1° ao 4° ano e é realizada sempre ao fim de cada ano letivo. Seu objetivo é o de dar visibilidade à produção desenvolvida durante cada período letivo nas diversas disciplinas dos cursos através de uma convocatória aberta e sem seleção. E, assim, ela constitui-se também para os estudantes de artes como um laboratório de experimentação nas áreas de curadoria, expografia, montagem e mediação educativa. 

Foi realizado um levantamento inicial de sua história ao mirar sua longa trajetória de uma década. À partir do material documental encontrado são mostrados os cartazes de cada edição elaborados pelos e pelas estudantes de artes visuais, registros fotográficos, vídeos e matérias realizadas pela UFPR TV. A presente exposição apresenta também obras e propostas artísticas realizadas por dezesseis artistas egressos dos cursos de Artes Visuais que prontamente aceitaram o convite. Unem-se trabalhos das mostras anteriores e trabalhos recentes que propõem um diálogo entre passado e presente.

 

A presente exposição comemorativa é apresentada no Museu de Arte da UFPR conjuntamente com a décima edição da Mostra_DeArtes exposta nos espaços do Departamento de Artes – Campus Batel. Através destes dois eventos reafirmamos o compromisso da formação universitária pública, gratuita e de excelência dos futuros artistas, professores e agentes culturais nos cursos de Artes Visuais. E, mais especificamente, no entendimento das artes visuais como uma área de conhecimento que, por meio de pesquisa teórica, pesquisa poética e do debate de ideias, produz um saber sensível e crítico.

 

Curadoria X Mostra_DeArtes/ edição comemorativa:

Stephanie Dahn Batista

Paulo Reis

 

Curadoria assistente:

Milena Carolina Rankel (DeArtes)

Victória Bahls (DeArtes)


Serviço:

Museu de Arte da UFPR - Prédio Histórico da UFPR - 1º andar / Centro, Curitiba, PR

Entrada gratuita

contato: 3310-2603 / musa@ufpr.br 

Para agendar visitas mediadas: nucleoeducativomusa@gmail.com


saiba mais

 

Visite a PROEC na rede social.

 

Pró-Reitor:
Prof. Dr. Leandro Franklin Gorsdorf

 

Trav. Alfredo Bufren, 140 - 3º Andar
curitiba - paraná - cep:80020-240
Fone: (41) 3310-2601
Fax: (41) 3310-2607
proec@ufpr.br


Problemas e/ou sugestões para com este Site encaminhe e-mail para unigraf@ufpr.br

PROEC 1990 - 2017 © todos os direitos reservados | desenvolvido por unigraf/proec e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR