agenda - atividades do musa


 

fevereiromarçomaIOjulhoagostonovembro

 


maio 2019

 

Denise Queiroz: Christofêmea


Exposição da artista curitibana Denise Queiroz, nascida em 2 de dezembro de 1967 e falecida em Berlim, em 1999.

A obra de Denise Queiroz encarna, sensível e corajosamente, o percurso de uma mulher brasileira que, debatendo com a história da arte ocidental, baseia-se em sua própria finitude iminente para construir uma obra delicada e potente, duramente honesta e profundamente delicada. Denise ativa as cicatrizes no seu próprio corpo de modo a transformá-lo numa intersecção, num cruzamento de energias que fluem do campo da arte e do ambiente social que estigmatiza a feminilidade, a negritude e a doença.

 

Com sua obra, curta, mas poderosa, a artista desloca o foco das imagens tradicionais de representação do corpo feminino como receptáculo de um olhar masculino desejante para torna-lo imagem consciente de si, sujeito de seus próprios destinos.

 

A mostra será composta de obras originais elaboradas entre sua vivência no Brasil e na Alemanha, e de poemas e textos elaborados pela artista.

 

Além dos textos da artista, a exposição será complementada por um painel de discussão composto por artistas e professores que conviveram com Denise Queiroz em Curitiba.


Curadoria: Jean Alisson, Ketlin Cristine Siqueira e Matheus Hartman
Organização geral: Geraldo Leão

 

Serviço:

Exposição Denise Queiroz: Christofêmea

Período expositivo: 30 de maio a 02 de agosto de 2019

Horário: Segunda a sexta-feira das 9h00 às 12h00 e das 13h00 às 18h00

Museu de Arte da UFPR – MusA – Rua XV de Novembro, nº 695 - 1º andar, Centro, Curitiba-PR

(entrada pela portaria da Praça Santos Andrade).

Entrada gratuita

 

Visite o site do MusA

www.musa.ufpr.br

 

Visite o MusA nas redes sociais.

 

Conversas no Museu sobre a exposição: Arte Pesquisa

 

O bate-papo será com os artistas da exposição Arte pesquisa e marca o término da exposição que esteve em cartaz no MusA desde de fevereiro, e tratou das poéticas dos professores pesquisadores do Departamento de Artes da UFPR: Dulce Osinski, Emanuel Monteiro, Fabrícia Jordão, Felipe Prando, Geraldo Leão, Isabelle Catucci, Juliana Gisi, Luana Veiga, Ricardo Carneiro e Tânia Bloomfield. 

 

saiba mais

 

Arte Pesquisa - Artistas-professores do DeArtes

 

Uma ótima notícia para quem não conseguiu ver a exposição temporária em cartaz nos últimos meses: "Arte Pesquisa" foi prorrogada até esta sexta-feira dia 10 de maio.

A expografia, o conceito curatorial e as obras expostas foram pensadas pelos artistas e professores do Departamento de Artes Visuais da UFPR.

A exposição tem como principal proposta trazer à discussão o papel da Universidade enquanto lugar de problematização dos paradigmas, de construção de ações positivas e ideias propositivas, como centro de movimentos de transformação da realidade em que vivemos.

A exposição está incrível.

Entrada gratuita!

 

saiba mais

 


março 2019

 

Resultado da 1ª etapa do Processo Seletivo para BOLSA EXTENSÃO, CULTURA E VOLUNTARIADO do MusA

 

Seguindo as regras do edital de chamada divulgado em 20 de fevereiro de 2019 – as entrevistas estão marcadas para o dia 18 de março. Os alunos selecionados ACIMA serão notificados por e-mail – com as informações do local e horário da entrevista.

 

saiba mais

 


fevereiro 2019

 

Arte Pesquisa - Artistas-professores do DeArtes


Arte Pesquisa é uma mostra das pesquisas poéticas dos professores pesquisadores do Departamento de Artes da UFPR: Dulce Osinski, Emanuel Monteiro, Fabrícia Jordão, Felipe Prando, Geraldo Leão, Isabelle Catucci, Juliana Gisi, Luana Veiga, Ricardo Carneiro e Tânia Bloomfield. A exposição tem como principal proposta trazer à discussão o papel da Universidade enquanto lugar de problematização dos paradigmas, de construção de ações positivas e ideias propositivas, como centro de movimentos de transformação da realidade em que vivemos. Uma boa oportunidade para conhecer a produção poética dos professores que compõem o núcleo estruturante do DeArtes/UFPR, que a partir da justaposição das diferentes direções de pensamentos, apresentam à comunidade acadêmica e ao público externo as possibilidades de pesquisa das suas proposições artísticas, as chamadas poéticas visuais.

 

Serviço:

Exposição “Arte Pesquisa”

Abertura: 27 de fevereiro 2019 às 18h30

Período expositivo: 27 de fevereiro a 03 de maio 2019

Horário: Segunda a sexta-feira das 9h00 às 12h00 e das 13h00 às 18h00

Museu de Arte da UFPR – MusA – Rua XV de Novembro, nº 695 - 1º andar, Centro, Curitiba-PR

(entrada pela portaria da Praça Santos Andrade).

Entrada gratuita

 

Visite o site do MusA

www.musa.ufpr.br

 

Visite o MusA nas redes sociais.

 

Núcleo Educativo do MusA

 

Semana que vem já é a semana de recepção dos Calouros 2019 da UFPR, e o MusA preparou uma visita especial para apresentar as ações do Museu, no âmbito do ensino, pesquisa e extensão para os novos ingressantes.


Quem sabe você não anima de se voluntariar, pesquisar ou concorrer a uma bolsa de extensão e cultura, entre muitas outras ações.

 

Serviço:
Dias 18 e 19 de fevereiro das 17 às 18hrs

inscrições no local ou por e-mail
Maiores informações:
nucleoeducativomusa@gmail.com
3310-2660 / 3310-2654

 

Visite o site do MusA

www.musa.ufpr.br

 

Visite o MusA nas redes sociais.

 

Visite a PROEC na rede social.

 

 

Visite o site do MusA

www.musa.ufpr.br

 

Visite o MusA nas redes sociais.

Pró-Reitor:
Prof. Dr. Leandro Franklin Gorsdorf

 

Trav. Alfredo Bufren, 140 - 3º Andar
curitiba - paraná - cep:80020-240
Fone: (41) 3310-2601
Fax: (41) 3310-2607
proec@ufpr.br


Problemas e/ou sugestões para com este Site encaminhe e-mail para unigraf@ufpr.br

PROEC 1990 - 2017 © todos os direitos reservados | desenvolvido por unigraf/proec e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR