agenda - grupos artísticos da ufpr

Durante todo o ano, os Grupos Artísticos da UFPR promovem espetáculos de teatro, música popular brasileira, coro erudito, música orquestrada e dança moderna em diversos espaços culturais, dentro e fora da Universidade. São apresentações gratuitas, resultado de uma série de pesquisas, práticas e ensaios, que circulam entre os mais variados públicos. A participação nos Grupos Artísticos é aberta a toda comunidade, sem cobrança de taxas ou mensalidades.

 

 

 

 

 

 

 

fevereiromarçomaio

 

maio 2018

 

Orquestra Filarmônica da UFPR
Concerto de Abertura da Temporada 2018

 

A Orquestra Filarmônica da UFPR abre a sua Temporada 2018 com nomes consagrados da música de concerto. O repertório traz a Oitava Sinfonia de Ludwig van Beethoven, concluindo assim, o ciclo de sinfonias para orquestra clássica do compositor, iniciado pelo grupo em 2015, com a apresentação da Primeira, Segunda (2015), Quarta (2016) e Sétima (2017) Sinfonias.

 

saiba maio

 

téssera companhia de dança da ufpr

 

"Palco Impresso – Téssera em Cena"

 

A exposição "Palco Impresso – Téssera em Cena" marca as comemorações dos dez anos de atuação do fotógrafo Christian Alves junto à Téssera Companhia de Dança da UFPR, e os trinta e sete anos de trabalhos ininterruptos da Companhia.

 

 

saiba mais

 

 

março 2018

 

Palavração Companhia de teatro da ufpr

 

A Mostra PalavrAção da UFPR se apresenta no FRINGE 2018 com os 4 espetáculos produzidos durante o ano de 2017, sendo LILITH e SOCIEDADE DOS RATOS montagens das pesquisas dos atores da companhia, dirigidos por Marecelo Felczak; em CASOS PARTICULARES a estreia de jovens atores do curso de extensão "Arte Dramática e o Teatro de Comédia" ministrado por atores do Arte da Comédia e dirigidos por Roberto Innocente, em contrapartida de intercâmbio de pesquisas; e FIM DE FESTA é o resultado do curso de extensão "Arte Dramática II", em seu segundo ano de existência, ministrado e dirigido por Sergius Ramos.

 

saiba mais

 

Palavração Companhia de teatro da ufpr

 

CURSOS DE EXTENSÃO EM TEATRO (Arte Dramática)

 

Primeiramente serão disponibilizadas as vagas aos participantes das etapas do Curso de Extensão "PalavrAção-Arte Dramática" em 2017, e até 30% das vagas obrigatoriamente para alunos da UFPR. preenchidas essas vagas as demais serão disponibilizadas de acordo com os critérios para inscrição e seleção.

 

O objetivo dos cursos é continuar os estudos de preparação do ator, promovendo uma nova metodologia nesta formação, além de debates, discussões e pesquisas sobre valores universais, identificando a arte como responsável nesse processo. Tendo como referência a técnica “Razão Orgânica” desenvolvida pelo Prof. Dr. Hugo Mengarelli, prática de preparação de atores da PalavrAção Cia de Teatro da UFPR.

 

saiba mais

 

 

madrigal DA UFPR

 

“Cristo no Monte das Oliveiras” de Beethoven

 

O Madrigal da UFPR dedica-se ao estudo e exploração do espaço de Arte, impondo-se a cada etapa um desafio. Beethoven, em toda sua obra, deixa transparecer ser um Homem mergulhado na Beleza. É notório que, na Nona Sinfonia, por exemplo, ele descreve uma Alegria transcendente e nos mostra onde ela é possível.
A obra que realizamos hoje trata de um dos momentos de maior importância na História da Salvação, em que Cristo está prestes a se Imolar e se tornar, Ele mesmo, o Caminho da Reconciliação da criatura humana com seu Criador.

 

saiba mais

 

CORO DA UFPR

 

Requiem – Dvořák

 

2018 é um ano comemorativo para o Coro da UFPR: o grupo completa 60 anos de dedicação à pesquisa, estudo e difusão da música erudita por meio do canto coral. E para dar início às comemorações, abre sua temporada oficial de espetáculos com a reapresentação de “Requiem” de Dvořák.

 

saiba mais

 

fevereiro 2017

 

téssera companhia de dança moderna DA UFPR

 

UM OLHAR SOBRE O PROTAGONISMO FEMININO NA HISTÓRIA DA DANÇA MODERNA

 

Do que se trata?

Estudo teórico da representação do corpo na história da dança moderna. Conceitos estéticos, filosóficos e performativos sobre a arte/dança moderna. O protagonismo feminino na criação das técnicas de dança moderna no início do século XX. Os desdobramentos históricos e técnicos da dança moderna: descendentes. A história da dança moderna no Brasil, no Paraná e na UFPR.

 

 

saiba mais

 

 

 

Visite a PROEC na rede social.

 

Pró-Reitor:
Prof. Dr. Leandro Franklin Gorsdorf

 

Trav. Alfredo Bufren, 140 - 3º Andar
curitiba - paraná - cep:80020-240
Fone: (41) 3310-2601
Fax: (41) 3310-2607
proec@ufpr.br


Problemas e/ou sugestões para com este Site encaminhe e-mail para unigraf@ufpr.br

PROEC 1990 - 2017 © todos os direitos reservados | desenvolvido por unigraf/proec e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR