agenda - grupos artísticos da ufpr

Durante todo o ano, os Grupos Artísticos da UFPR promovem espetáculos de teatro, música popular brasileira, coro erudito, música orquestrada e dança moderna em diversos espaços culturais, dentro e fora da Universidade. São apresentações gratuitas, resultado de uma série de pesquisas, práticas e ensaios, que circulam entre os mais variados públicos. A participação nos Grupos Artísticos é aberta a toda comunidade, sem cobrança de taxas ou mensalidades.

 

 

 

 

 

 

 

fevereiromarçomaiojunhoJUlHOagostosetembrooutubronovembro

dezembro

 

dezembro 2018

 

grupo de mpb da UFPR

 

O Brasil é imenso e possui uma vasta população. Tamanha diversidade de chão e de povo faz com que a multiculturalidade seja uma das principais características desse país continental. Mas será que nós, os "jecas urbanoides" que habitam as metrópoles e os grandes centros, conhecemos os matizes dessa multiculturalidade que faz a cara do Brasil?

 

saiba mais

Coro da UFPR – 60 anos

 

2018 foi um ano comemorativo para o Coro da UFPR: o grupo completou 60 anos de dedicação à pesquisa, estudo e difusão da música erudita por meio do canto coral. Para encerrar a temporada de espetáculos, cantores e pianistas executarão obras importantes desta trajetória, como trechos da Missa Terra de Santa Cruz, composta pelo maestro Alvaro Nadolny, por ocasião dos 500 anos do Brasil.

 

saiba mais

 

novembro 2018

 

téssEra companhia de dança da UFPR

 

A obra coreográfica ‘Aquela que é’, de Juliana Virtuoso, tem por objeto estético a essência e a fonte de energia vital da figura feminina. A emoção, a interpretação e as intencionalidades do movimento foram exaustivamente trabalhadas na composição das cenas, trazendo à tona reações orgânicas e carregadas de simbolismo.

 

saiba mais

 

Orquestra Filarmônica da UFPR

 

A Orquestra Filarmônica da UFPR encerra a sua temporada de 2018 com o concerto “Ao Destino, o Meu Cântico”, dedicado a grandes obras sinfônico-corais do Romantismo Alemão, de autoria de Felix Mendelssohn e Johannes Brahms.

 

 

saiba mais

 

Companhia de Teatro Palavração da UFPR

 

Cursos de extensão em Arte Dramática apresentam 4 espetáculos na III Mostra de Teatro da UFPR

A III Mostra de Teatro da UFPR ocorre entre os dias 13 e 17 de novembro e conta, pelo terceiro ano, com a participação de peças trazidas pelo Núcleo Criativo PalavrAção. Resultados de trabalhos produzidos nos cursos de extensão Arte Dramática, quatro peças estarão em cartaz no Teatro da Reitoria: Flores de Plástico, Liberdade Liberdade, Quatro Contos & Uma Sorte e Porque Me Miras… Se Não Me Sacas A Bailar?

 

saiba mais

 

Companhia de Teatro Palavração da UFPR

 

A Companhia de Teatro PalavrAção da UFPR realiza, entre os dias 01 e 30 de novembro, a exposição “Imaginário Minimalista” no hall do MusA - Museu de Arte da UFPR. A pesquisa apresenta, dentro de um contexto estético, formas geométricas, figurinos, cores e contrastes que estimulam a criatividade. O efeito visual da composição reflete um questionamento que parte da imaginação pessoal do autor, Zylipe Burguez.

 

saiba mais

 

Companhia de Teatro Palavração da UFPR

 

O terror psicológico de transtornos mentais vivido por mais de 11 milhões de brasileiros, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é tema da peça ‘Paralelo 49’, produzida pela Companhia de Teatro PalavrAção. O trabalho teve início com a inspiração de obras de autores como Edgar Allan Poe e Stephen King. Ao longo do processo, influências do período Gótico, da psicanálise de Freud, da poesia de Álvares de Azevedo e Casimiro de Abreu, além da trajetória do pintor Van Gogh, serviram para o aprofundamento e ambientação da dramaturgia. A dança contemporânea e a expressividade corporal também estão presentes na construção da narrativa.

 

saiba mais

 

outubro 2018

 

Companhia de Teatro Palavração da UFPR

 

A Companhia de Teatro Palavração da UFPR apresenta “Abajur Lilás”, uma releitura do polêmico texto escrito por Plínio Marcos em 1969, censurado em plena ditadura militar, no qual retrata como as classes marginalizadas sobrevivem dia após dia, atravessadas pelas rígidas leis da sociedade. Mais do que uma forma de representação no palco, a peça "Abajur Lilás" realça o verdadeiro valor da liberdade de expressão em tempos de censura. A direção é assinada por Marcelo Leonel Felczak, com adaptação de Edilaine Maciel.

 

 

saiba mais

 

Coro da UFPR – 60 anos

 

2018 é um ano comemorativo para o Coro da UFPR: juntamente com o Teatro e todo complexo da Reitoria, o grupo completa 60 anos de dedicação à pesquisa, estudo e difusão da música erudita por meio do canto coral. Fundado em 17 de outubro de 1958 pelo Maestro Mario Garau, o Coro é dirigido há 30 anos pelo Maestro Alvaro Nadolny.

 

saiba mais

 

PALCO IMPRESSO – TÉSSERA EM CENA

 

A Téssera Companhia de Dança da UFPR realiza, no dia 03 de outubro, a abertura da exposição “Palco Impresso – Téssera em Cena”, em comemoração aos dez anos de atividades do fotógrafo Christian Alves junto ao grupo. A Companhia, que completa trinta e sete anos de trabalho.

 

saiba mais

 

Madrigal da UFPR “O que faz parte de nós”

 

O Madrigal da UFPR é um grupo dedicado ao estudo e exploração do espaço de Arte. Em "O que faz parte de nós", iremos celebrar nossa produção artística conjunta, com obras compostas por integrantes do grupo.

 

saiba mais

 

setembro 2018

 

GRUPO DE MPB DA UFPR APRESENTA “DELAS - COMPOSITORAS BRASILEIRAS”

 

O Grupo de MPB da UFPR apresenta nos dias 29 e 30 de setembro seu espetáculo “Solistas do GMPB - DELAS”, no Teatro da Reitoria. No palco, treze solistas e uma orquestra celebram a riqueza da musicalidade das mulheres. Com repertório formado exclusivamente por canções compostas por mulheres, os integrantes do Grupo cantarão sobre temáticas como a dor, o prazer e a rebeldia pensadas a partir da ótica feminina.

 

saiba mais

 

A Orquestra Filarmônica da UFPR apresenta: ‘Harry Crowl 60 Anos’

 

Terceiro concerto da temporada 2018 em homenagem ao nosso diretor artístico A Orquestra Filarmônica da UFPR apresenta um concerto em homenagem ao seu diretor artístico Harry Crowl, compositor e musicólogo que completa 60 anos. Integrante do Simpósio Internacional de Música Nova (SIMN 2018), o concerto é dedicado à difusão da música contemporânea, assim como à de compositores brasileiros de todas as épocas, trabalho contínuo que a Filarmônica tem realizado desde 2009.

 

saiba mais

 

Coro da UFPR convida ex-integrantes para Concerto Comemorativo

 

Nesta mostra, os integrantes do Coro e do Madrigal da UFPR compartilham com o público o resultado dos seus esforços de aprimoramento individual.

Os três dias de mostra caracterizam-se pela diversidade do repertório, que é escolhido pelos próprios cantores, originado dos vários anseios que conduzem o intérprete na arte do canto.

 

saiba mais

 

agosto 2018

 

Coro da UFPR convida ex-integrantes para Concerto Comemorativo

 

O Coro da UFPR completa, no próximo mês de outubro, 60 anos de atividade e convida todos os ex-integrantes para cantar no concerto comemorativo, que será realizado no dia 17 de outubro

 

saiba mais

 

Palavração Companhia de teatro da ufpr

 

Curso de Extensão "ESTUDOS DO MOVIMENTO"

Estudos de técnicas corporais em busca de percepção e consciência corporal. O curso pode ser adequado para artistas e pessoas interessadas em expandir sua noção do que um corpo se atingir. Abandonar hábitos corporais diários para descobrir a Imaginação escondida dentro, transformando as ações internas em honestidade física e capacidade de ouvir as energias do corpo.

 

saiba mais

 

julho 2018

 

Coro da UFPR “Haendel & Mozart”

 

Em 2018, o Coro da UFPR comemora 60 anos de atividades. Fundado em 17 de outubro de 1958 pelo Maestro Mario Garau, o Coro é dirigido há 30 anos pelo Maestro Alvaro Nadolny. Em sua segunda temporada deste ano, realiza o espetáculo “Haendel & Mozart”, reunindo obras da transição do período barroco, que fixa o sistema temperado e a robustez do contraponto, para o período clássico, marcado pela fluidez da harmonia e busca de simetria e equilíbrio.

 

saiba mais

 

orquestra filarmônica da UFPR

 

Em seu segundo concerto da temporada 2018, a Orquestra Filarmônica da Universidade Federal do Paraná apresenta 'EFEMÉRIDES'. O espetáculo faz uma homenagem a grandes compositores, entre eles: Harry Crowl, que completa seu 60º aniversário.

 

saiba mais

 

junho 2018

 

Téssera Companhia de Dança da UFPR

 

A Téssera Companhia de Dança da UFPR reapresenta o espetáculo ‘Aquela que é’, da coreógrafa Juliana Virtuoso. Trata-se de uma obra coreográfica que tem por objeto estético a essência e a fonte de energia vital da figura feminina, plenamente ciente de sua totalidade corpo/mente.

 

saiba mais

 

palavração cia de teatro da UFPR

 

OUTRAS PALAVRAS é um encontro de arte para discutir e fomentar a dramaturgia contemporânea. Um espaço para leituras, debates, performance e apresentação de ideias, com convidados e público. Rodas de conversa sobre a produção dramatúrgica e suas produções com dramaturgos, atores, produtores, professores e apaixonados pela cultura. Esse evento faz parte do Ciclo de Debates 2018 que a PalavrAção Cia de Teatro da UFPR, realiza através do projeto de extensão NuCriAção-Núcleo Criativo PalavrAção, produzido pelos integrantes da companhia.

 

saiba mais

 

Madrigal da UFPR - As Estações” de Haydn

 

O Madrigal da UFPR dedica-se ao estudo e exploração do espaço de Arte, impondo-se a cada etapa um desafio. No oratório “As Estações”, Haydn nos mostra a relação do homem com a natureza e, através dela, com o sagrado e o eterno. Com sua obra, almejamos celebrar o direito humano à Vida, evidenciando a Beleza com a qual a natureza nos permite alcançar a plenitude.

 

saiba mais

 

O Grupo de MPB da UFPR

 

O Grupo de MPB da UFPR abre inscrições para seleção de cantores, visando a complementação do elenco para a temporada do segundo semestre de 2018. Este edital visa a seleção de 04 (quatro) cantores (contraltos e tenores) para integrar o grupo.

 

saiba mais

 

Ensemble de Cordas da UFPR

 

O Ensemble de Cordas da UFPR apresenta, nos dias 11 e 20 de junho, o Concerto em Homenagem aos 340 anos de Vivaldi. O músico e compositor veneziano homenageado compôs 770 obras e tornou-se conhecido do grande público com os quatro concertos para violino e orquestra “As Quatro Estações”.

 

saiba mais

 

 

maio 2018

 

UFPR PROMOVE ESQUENTA PRÉ-FESTIVAL EM PARANANGUÁ

 

COM O CIRCUITO “CULTURARTE”, UFPR EXPANDE AS AÇÕES DO FESTIVAL DE INVERNO NO LITORAL  

       

Para entrar no clima de Festival, a Universidade Federal do Paraná deu início no dia 18 de maio, às programações do “Circuito Cultura e Arte UFPR - Paranaguá”.  As ações aconteceram como parte do 28º Festival de Inverno, que ocorre tradicionalmente no mês de julho, na cidade de Antonina

 

saiba mais

 

Orquestra Filarmônica da UFPR
Concerto de Abertura da Temporada 2018

 

A Orquestra Filarmônica da UFPR abre a sua Temporada 2018 com nomes consagrados da música de concerto. O repertório traz a Oitava Sinfonia de Ludwig van Beethoven, concluindo assim, o ciclo de sinfonias para orquestra clássica do compositor, iniciado pelo grupo em 2015, com a apresentação da Primeira, Segunda (2015), Quarta (2016) e Sétima (2017) Sinfonias.

 

saiba maio

 

téssera companhia de dança da ufpr

 

"Palco Impresso – Téssera em Cena"

 

A exposição "Palco Impresso – Téssera em Cena" marca as comemorações dos dez anos de atuação do fotógrafo Christian Alves junto à Téssera Companhia de Dança da UFPR, e os trinta e sete anos de trabalhos ininterruptos da Companhia.

 

 

saiba mais

 

 

março 2018

 

Palavração Companhia de teatro da ufpr

 

A Mostra PalavrAção da UFPR se apresenta no FRINGE 2018 com os 4 espetáculos produzidos durante o ano de 2017, sendo LILITH e SOCIEDADE DOS RATOS montagens das pesquisas dos atores da companhia, dirigidos por Marecelo Felczak; em CASOS PARTICULARES a estreia de jovens atores do curso de extensão "Arte Dramática e o Teatro de Comédia" ministrado por atores do Arte da Comédia e dirigidos por Roberto Innocente, em contrapartida de intercâmbio de pesquisas; e FIM DE FESTA é o resultado do curso de extensão "Arte Dramática II", em seu segundo ano de existência, ministrado e dirigido por Sergius Ramos.

 

saiba mais

 

Palavração Companhia de teatro da ufpr

 

CURSOS DE EXTENSÃO EM TEATRO (Arte Dramática)

 

Primeiramente serão disponibilizadas as vagas aos participantes das etapas do Curso de Extensão "PalavrAção-Arte Dramática" em 2017, e até 30% das vagas obrigatoriamente para alunos da UFPR. preenchidas essas vagas as demais serão disponibilizadas de acordo com os critérios para inscrição e seleção.

 

O objetivo dos cursos é continuar os estudos de preparação do ator, promovendo uma nova metodologia nesta formação, além de debates, discussões e pesquisas sobre valores universais, identificando a arte como responsável nesse processo. Tendo como referência a técnica “Razão Orgânica” desenvolvida pelo Prof. Dr. Hugo Mengarelli, prática de preparação de atores da PalavrAção Cia de Teatro da UFPR.

 

saiba mais

 

 

madrigal DA UFPR

 

“Cristo no Monte das Oliveiras” de Beethoven

 

O Madrigal da UFPR dedica-se ao estudo e exploração do espaço de Arte, impondo-se a cada etapa um desafio. Beethoven, em toda sua obra, deixa transparecer ser um Homem mergulhado na Beleza. É notório que, na Nona Sinfonia, por exemplo, ele descreve uma Alegria transcendente e nos mostra onde ela é possível.
A obra que realizamos hoje trata de um dos momentos de maior importância na História da Salvação, em que Cristo está prestes a se Imolar e se tornar, Ele mesmo, o Caminho da Reconciliação da criatura humana com seu Criador.

 

saiba mais

 

CORO DA UFPR

 

Requiem – Dvořák

 

2018 é um ano comemorativo para o Coro da UFPR: o grupo completa 60 anos de dedicação à pesquisa, estudo e difusão da música erudita por meio do canto coral. E para dar início às comemorações, abre sua temporada oficial de espetáculos com a reapresentação de “Requiem” de Dvořák.

 

saiba mais

 

fevereiro 2017

 

téssera companhia de dança moderna DA UFPR

 

UM OLHAR SOBRE O PROTAGONISMO FEMININO NA HISTÓRIA DA DANÇA MODERNA

 

Do que se trata?

Estudo teórico da representação do corpo na história da dança moderna. Conceitos estéticos, filosóficos e performativos sobre a arte/dança moderna. O protagonismo feminino na criação das técnicas de dança moderna no início do século XX. Os desdobramentos históricos e técnicos da dança moderna: descendentes. A história da dança moderna no Brasil, no Paraná e na UFPR.

 

 

saiba mais

 

 

 

Visite a PROEC na rede social.

 

Pró-Reitor:
Prof. Dr. Leandro Franklin Gorsdorf

 

Trav. Alfredo Bufren, 140 - 3º Andar
curitiba - paraná - cep:80020-240
Fone: (41) 3310-2601
Fax: (41) 3310-2607
proec@ufpr.br


Problemas e/ou sugestões para com este Site encaminhe e-mail para unigraf@ufpr.br

PROEC 1990 - 2017 © todos os direitos reservados | desenvolvido por unigraf/proec e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR