CoC - Grupos Artísticos da UFPR

Coordenador de Cultura
Rodrigo Arantes Reis

 

Contato:
cultura@ufpr.br
(41) 3310-2763

 

 

Durante todo o ano, os Grupos Artísticos da UFPR promovem espetáculos de teatro, música popular brasileira, coro erudito, música orquestrada e dança moderna em diversos espaços culturais, dentro e fora da Universidade. São apresentações gratuitas, resultado de uma série de pesquisas, práticas e ensaios, que circulam entre os mais variados públicos. A participação nos Grupos Artísticos é aberta a toda comunidade, sem cobrança de taxas ou mensalidades.


 

 

coro da UFPR

 

 

Coro da UFPR encerra temporada do ano com convidados

 

Sob a regência e direção artística de Alvaro Nadolny, o Coro da Universidade Federal do Paraná encerra a temporada de 2019 na próxima semana. Além de interpretar obras de compositores do romantismo e impressionismo, traz também ao palco, como convidados, o Madrigal da UFPR e um grupo de cantores do próprio Coro, dirigidos pelo jovem regente Lucas Svolenski. As apresentações serão de 5 a 7 de dezembro, às 20h30, no Teatro da Reitoria.

 

Além de composições de Giuseppe Verdi, o coro vai apresentar “Le Djinns”, de Gabriel Fauré, com poesia de Victor Hugo, obra baseada na mitologia árabe. Já o Madrigal da UFPR vai interpretar “Toward the Unknow Region”, do compositor inglês Ralph Vaughan Williams.

 

Serviço

Coro da UFPR
Data: 5, 6 e 7 de dezembro de 2019.
Horário: 20h30.
Local: Teatro da Reitoria. Rua XV de novembro, 1299, Centro – Curitiba.
Direção artística e regência: Alvaro Nadolny
Regente assistente: Felipe Biesek
Pianistas: Karina Gineste e Hermes Drechsel
Colaboração: Leite longa vida ou em pó (em prol do Instituto Semeando a Paz).

Entrada: Gratuita.

 

orquestra filarmônica da UFPR

 

 

Concerto "Transversalidades"- Concerto de Encerramento da Temporada 2019 da Orquestra Filarmônica

 

Ao encerrar a temporada de 2019, a Orquestra Filarmônica da UFPR apresenta o concerto "transversalidades" que protagoniza a Petite Symphony para sopros e a Sinfonia n. 1, obras raramente executadas do francês Charles Gounod, dialoga com o romantismo de Alberto Nepomuceno com sua Serenata para cordas e inclui uma criação para duo de percussão já de final do Séc.XX, de Fernando Iazzetta. A regência da Sinfonia n. 1 de Gounod está a cargo do regente assistente da Orquestra Filarmônica, Gabriel Correa. As apresentações acontecerão nos dias 20 e 21 de novembro, no Teatro da Reitoria da UFPR, às 20h, com entrada franca.

 

Serviço

Concerto "Transversalidades"

Regência: Gabriel Correa

Data: 20 e 21 de novembro de 2019

Horário: 20h.

Local: Teatro da Reitoria - Rua XV de novembro, 1299 – Centro.

Entrada: Gratuita.

 

Grupo de MPB da UFPR

 

GRUPO DE MPB DA UFPR APRESENTA “A OUTRA CARA DO BRASIL”

Nestes 25 anos de história, o Grupo de MPB da UFPR celebrou a vasta pluralidade musical que compõe a música popular brasileira. Foram dezenas de espetáculos que levaram ao público nossos ritmos, canções, cantores e cantoras, intérpretes, compositores e compositoras e outros elementos que juntos tentaram abarcar toda a diversidade deste país que tem a miscigenação no seu DNA .

Toda esta diversidade, inclusive, foi tema do show “A Cara do Brasil” que o GMPB apresentou no ano passado com músicas e ritmos que buscavam exaltar esta multiplicidade que compõe a nossa identidade cultural. Entretanto, face ao novo contexto sociopolítico que o país está passando, é importantíssimo que se aborde esta ruptura com as nossas raízes, alertando para o perigo deste silenciamento de vozes, e da iminente censura que se instaura em solo brasileiro. É neste sentido que apresentamos “A Outra Cara do Brasil”, um espetáculo que dialoga com o espetáculo do ano anterior introduzindo, entretanto, músicas que falam sobre esta perda de identidade, sobre os ataques às minorias, silenciamento e resistência. Esta outra face, autoritária e higienista, que surge neste Brasil que não se reconhece no seu próprio povo precisa ser desmascarada, para então ser questionada e desconstruída. “A Outra Cara do Brasil” é um apelo por liberdade e democracia em tempos sombrios.

A apresentação acontece no dia 27 de novembro, às 20h, no Teatro da Reitoria, em Curitiba, com entrada franca, entretanto o grupo conta a com a contribuição espontânea de 1 quilo de alimento não perecível que será doado a Fundação Educacional Meninos e Meninas de Rua Profeta Elias.

 

SOBRE O GRUPO DE MPB DA UFPR
O Grupo de MPB da UFPR foi criado em 1994 por integrantes do Coral da Universidade Federal do Paraná com o propósito pesquisar e difundir a música popular brasileira. Formado por profissionais e estudantes da comunidade interna e externa à Universidade, o GMPB, sigla pela qual ficou conhecido, procura explorar e aprimorar as possibilidades da voz como recurso artístico. Desde 2018, o grupo é comandado pelo maestro Vicente Ribeiro.

 

Serviço:

a outra cara do Brasil - Grupo de MPB da UFPR
Dia 27 de novembro às 20 horas
Local: Teatro da Reitoria (Rua XV de novembro, 1299, Centro - Curitiba)
Entrada franca

 

orquestra filarmônica da UFPR

 

 

Músicas de Rodrigo Flamarion

1- Estudos Ilusórios

2- Vitória

3- Beladona

4- Viagem a Ponta Grossa

 

Serviço:

Série de Música de Câmara daOruquestra Filarmônica da UFPR
Dia 29 de novembro às 20 horas
Local: Departamento de Artes - Rua Coronel Dulcídio, 638, Batel, Curitiba
Entrada franca

orquestra filarmônica da UFPR

 

 

Serviço:

Celebração de Natal Concerto
28 de novembro - 20h00
Auditóro Poty Lazzarotto (MON) - Rua Alberto Folloni, n.2, Juvevê

Entrada franca

 

01 de dezembro - 19h30
Igreja São Vicente de Paulo - Rua Jaime Reis, n. 531, São Francisco
Entrada franca

 

coro da UFPR

 

Verdi será tema de concerto do Coro da UFPR no Teatro da Reitoria

Na próxima semana, de 17 a 19, o Coral da Universidade Federal do Paraná inicia mais uma temporada e desta vez somente com obras do compositor italiano Giuseppe Verdi. As apresentações começam sempre às 20h30 e marcam mais um aniversário do grupo, que completa 61 anos na quinta-feira (17de outubro). A regência e direção artística são do maestro Alvaro Nadolny.

Verdi, que também aniversaria neste mês de outubro (nascido em 10/10/1813), será homenageado pelo Coro da UFPR, que interpretará suas seguintes composições: Ave Maria, Stabat Mater, Laudi Alla Vergine Maria, Te Deum e Pai Nosso.

As obras foram escritas por Verdi depois de um desafio lançado em 1888 pelo compositor Adolfo Crescentini, que publicou na Gazetta Musicale di Milano (importante periódico musical da Itália, na época) um conjunto incomum de intervalos que chamou de “escala enigmática” e desafiou os compositores a harmonizá-la. “Incentivado pelo artista Arrigo Boito em 1889, Verdi aceita e concretiza o desafio compondo a Ave Maria. Nos anos seguintes ele compôs as outras três peças:  Stabat Mater, Laudi Alla Vergine Maria e Te Deum, conjunto de obras que foi publicado em 1898, com o título Quatro Peças Sacras. Foi nesse mesmo período que ele escreveu também o Pai Nosso. O Coro ao estudar essas obras, tem como objetivo explorar novas possibilidades de construção musical, onde o limite entre repouso e tensão é cada vez mais tênue”, explica o maestro.

 

Coro da Universidade Federal do Paraná – Fundado em 17 de outubro de 1958 pelo Maestro Mario Garau, o Coro da UFPR é dirigido há mais de 30 anos pelo maestro Alvaro Nadolny que se dedica à pesquisa, estudo e difusão da música erudita por meio do canto coral. Hoje o grupo se tornou um importante celeiro para novos cantores que integram grupos profissionais no Paraná e outros Estados. Também é um grande incentivador para novos regentes, compositores e professores de canto. A exemplo disso, nesse concerto estreia mais um jovem regente, Lucas Svolenski, aluno de Naldony e do curso de Composição e Regência na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Assim como ele, outros regentes já surgiram, como é o caso de Felipe Biesek, formado em música e que atua como cantor, compositor e regente auxiliar de Alvaro Nadolny no Coro da UFPR.

 

Serviço:
Coro da UFPR (Universidade Federal do Paraná)
Dias: 17, 18, 19 de outubro (de quinta a sábado), às 20h30
Local: Teatro da Reitoria (Rua XV de novembro, 1299, Centro - Curitiba)
Direção artística e regência: Alvaro Nadolny
Regente assistente: Felipe Biesek
Pianistas: Karina Gineste, Hermes Drechsel

Entrada: gratuita.
Colaboração: Leite longa vida ou em pó (em prol do Instituto Semeando a Paz)

 

Madrigal da UFPR

 

“Pedaços”

O Madrigal da UFPR, na sua rotina de trabalho, tem como enfoque explorar os sentidos e a relação do ser humano com o sagrado, através da arte.
O espetáculo "Pedaços" trata do desenvolvimento da música e a relação com o sagrado ao longo do tempo. Traz momentos criados no passado, e por compositores do grupo, no presente, com perspectivas que revelam, apesar de sua roupagem diferente, uma busca por encontrar-se com a eternidade pela realização artística.
O Madrigal da UFPR convida a todos para, com arte, educação e sensibilidade, perceber que podemos construir um mundo novo.

 

Serviço:
“Pedaços” – Madrigal da UFPR
Direção Artística: Alvaro Nadolny
Data: 3 a 5 de outubro de 2019 (quinta a sábado)
Horário: 20h30
Local: Teatro da Reitoria. Rua XV de novembro, 1299, Centro – Curitiba – PR.
Entrada: gratuita.
Colaboração: Leite longa vida ou em pó (em prol do Instituto Semeando a Paz)

 

téssera companhia de dança da UFPR

 

“Sete”
Os quatro coreógrafos da Téssera Companhia de Dança da UFPR se revezam e diversificam suas proposições artísticas criando o espetáculo Sete, um conjunto de sete coreografias que exploram temas da contemporaneidade.

 

Serviço:
Datas: 20 a 22 de Setembro
Horário: 21h
Local: Teatro da Reitoria (Rua XV de Novembro, 1299 - Centro)
Entrada franca

 

Página do grupo artístico:

www.tessera.ufpr.br

 

Coro e Madrigal da UFPR

 

De Voz Para Vós
Mostra de Canto e Piano

 

Nesta mostra, os integrantes do Coro da UFPR e do Madrigal da UFPR compartilham com o público o resultado dos seus esforços de aprimoramento individual.
Os três dias de mostra caracterizam-se pela diversidade do repertório, que é escolhido pelos próprios cantores, originado dos vários anseios que conduzem o intérprete na arte do canto.

 

Serviço:
Datas: 12 e 13 de Setembro (quinta e sexta)
Horário: 20h30
Local: Teatro da Reitoria (Rua XV de Novembro, 1299 - Centro)
Entrada franca
Contribuição: Leite longa vida ou em pó (em prol do Instituto Semeando a Paz)

 

* Páginas dos grupos artísticos:
Coro da UFPR: https://www.facebook.com/CorodaUFPR
Madrigal da UFPR: https://www.facebook.com/MadrigaldaUFPR

 

orquestra filarmônica da UFPR

 

A série de Música de câmara da OFUFPR tem como objetivo promover a atuação dos músicos integrantes da Orquestra em formações cameristicas.

 

Serviço:

Data: 29 de agosto

Horário: 9h

Local: Capela da Reitoria (Rua XV de novembro, 1299 - Centro)

Entrada gratuita

 

orquestra filarmônica da UFPR

 

 

“Releituras e Intertextualidade” é o título do concerto que a Orquestra Filarmônica da UFPR apresentará neste mês de agosto. São obras de compositores franceses dos sec. XIX e XX, Camile Saint-Saëns e Maurice Ravel que revisitam o passado, e do norte-americano Aaron Copland, que cria um universo musical inspirado pelo início da colonização europeia na América a partir da música folclórica e de sua vivência na Europa dos anos 20.
A regência da orquestra estará a cargo da maestrina convidada, Ingrid Stein.


Programa:
Maurice Ravel – Pavane pour un’enfant defunte
Aaron Copland – Appalachian Spring
Camile Saint-Saëns – Suite para orquestra

 

Serviço:

Data: 22 e 23 de agosto

Horário: 20h

Local: Teatro da Reitoria (Rua XV de novembro, 1299 - Centro)

Entrada gratuita

 

Grupo de MPB da UFPR

 

 

SOLISTAS DO GMPB - TERRITÓRIOS

Há 25 anos, o Grupo de MPB da UFPR semeava no solo fértil da música popular brasileira uma ideia de celebrar os diversos ritmos, cantores e canções que compõem a nossa cultura. E é inspirado nesta temática de origens, terra e raízes que apresenta o primeiro espetáculo inédito do grupo neste ano - Territórios.

Com interpretações solos e um repertório que vai de clássicos de Gilberto Gil e Chico Buarque, passando por célebres como Chico Science e Milton Nascimento até nomes contemporâneos como Francisco El Hombre e Cacau de Sá, todas as canções tem um tema em comum - a terra. A relação do ser humano com o espaço, com os elementos orgânicos que o compõem e as transformações ambientais e sociais que resultam dessa interação formam um roteiro e repertório rico em simbolismos e reflexões acerca da nossa história e do nosso momento atual.

O processo de escolha das músicas foi feito em conjunto e a elaboração do espetáculo pensada para que sirva de manifesto social e político sobre pertencimento e resistência.

 

Serviço:

Data: 30 às 21h e 31 às 20h de agosto

Local: Teatro da Reitoria (Rua XV de novembro, 1299 - Centro)

Entrada gratuita

Entretanto o grupo conta a com a doação de 1 quilo de alimento não perecível que será doado a Fundação Educacional Meninos e Meninas de Rua Profeta Elias.

 

SOBRE O GRUPO DE MPB DA UFPR

O Grupo de MPB da UFPR foi criado em 1994 por integrantes do Coral da Universidade Federal do Paraná com o propósito pesquisar e difundir a música popular brasileira. Formado por profissionais e estudantes da comunidade interna e externa à Universidade, o GMPB, sigla pela qual ficou conhecido, procura explorar e aprimorar as possibilidades da voz como recurso artístico. Desde 2018, o grupo é comandado pelo maestro Vicente Ribeiro.

 

Siga o Grupo de MPB

Instagram: @gmpb_ufpr

Facebook: www.facebook.com/grupodempbdaufpr

 

coro da UFPR

 

Temporada do Coro da UFPR – Haydn, Schubert e Brahms

As primeiras apresentações do Coro da Universidade Federal do Paraná (UFPR) deste ano acontecem de 4 a 6 de julho, às 20h30, no Teatro da Reitoria. O repertório é composto por obras de Johannes Brahms, Franz Joseph Haydn e Franz Schubert.

De acordo com o maestro Alvaro Nadolny e seu regente auxiliar Felipe Biesek, nesse concerto o Coro da UFPR propõe uma reflexão sobre amor e medo, relaxamento e tensão, silêncio e som. “Essas relações compõem a matéria-prima do repertório escolhido para essa temporada. O esforço do Coro é buscar e desenvolver ferramentas técnicas e expressivas que mostrem os elementos oferecidos por Haydn, Schubert e Brahms para construção dessas reflexões”, explicam os maestros.

Repertório – de Brahms serão apresentadas: Quatetetto para coro e piano (O Shöne Nacht; Spätherbst; Abendlied; Warrum?) e Geistliches Lied. De Haydn: Insanae et Vanae Curae e Abendlied zu Gott. De Schubert será apresentada Chor der Engel (à cappella).

 

Serviço:
Concerto do Coro da UFPR (Universidade Federal do Paraná)
Dias: 4, 5 e 6 de julho (de quinta a sábado), às 20h30
Local: Teatro da Reitoria (Rua XV de novembro, 1299 – Curitiba - Centro)
Direção artística e Regência: Alvaro Nadolny. Regente assistente: Felipe Biesek. Pianistas: Karina Gineste, Hermes Drechsel
Entrada gratuita.
Colaboração espontânea: Leite longa vida ou em pó (em prol do Instituto Semeando a Paz).

 

téssera companhia de dança da UFPR

 

 

“Raça frívola nós nos fechamos
Nas casas que acreditamos indestrutíveis
Destas cidades só vai restar o que passa através delas: o vento!
A casa torna o hóspede alegre: ele a esvazia.
Nós sabemos que somos provisórios
E que depois de nós não virá nada digno ser mencionado.
No dia em que a terra tremer, espero
Não abandonar os meus charutos. Nem achá-los amargos.
Eu, Bertolt Brecht, que das florestas negras
Fui jogado nas cidades de cimento, trazido no ventre de minha mãe
Noutros tempos.”


(extrato do poema DO POBRE B.B.)

 

Neste contexto de 'exílio' de si mesmo, a Téssera propõe, neste espetáculo, situações de estranhamento e atitudes inesperadas frente às propostas e jogos coreográficos. O elenco dá vida a personagens metropolitanos que desfilam e dançam em meio a um suposto Brecht, figurado como 'sujeito contemporâneo', aturdido em suas reflexões e pensamentos críticos. Tudo o que existe é a solidão, mesmo em face da sociedade de aparências, cujos movimentos são vazios, virtuais e desprovidos de sentido.

 

Serviço:

Só em Acapulco

Data: 27 a 30 de junho de 2019

Horário: 21h

Local: Teatro da Reitoria (Rua XV de novembro, 1299 - Centro)

Entrada gratuita

 

companhia de teatro da UFPR

 

 

Pensar um encontro composto por artistas, pesquisadorxs, professorxs, performers e produtorxs LGBTI+, compartilhando trajetórias e olhares sobre suas práticas de criação e reflexão articuladas às suas vivências LGBTI+ é uma tarefa desafiadora, reveladora.


Desejo/produção que nos recoloca diante de processos de invisibilidade e deslegitimização dos corpos LGBTI+, ao passo que também revela as potências de processos e experiências de reinvindicação criativa das espacialidades e corporeidades, aqui expressas no diálogo entre artistas da(s) cena(s). 


Cena DiverCidade realiza-se graças à cordialidade e disposição dxs convidadxs envolvidxs que toparam a parceria com a disponibilidade de quem acredita na urgência do encontro. Durante quatro dias refletiremos contextos entre corpos e criações LGBTI+ e a cidade, entre as estratégias éticas/estéticas de existência e resistência nas esferas e estruturas de convívios e(m) diferenças.

 

Serviço:

confira a programação completa: clique aqui

Cena DiverCidade

Data: 26 a 29 de junho de 2019

Horário: das 10h às 19h

Todas as atividades acontecerão nas salas da Companhia de Teatro da UFPR.
Prédio Histórico da Universidade Federal, Pça. Santos Andrade, 3° andar, Ala rua XV de Novembro.
Atividades Gratuitas.
Classificação: 16 anos.

 

Série Música de Câmara da Orquestra Filarmônica da UFPR

 

 

A  temporada 2019 da Série Música de Câmara da Orquestra Filarmônica da UFPR apresenta o Quinteto em Si menor, op 115 para clarinete e quarteto de cordas de J. Brahms. A série de Música de câmara da OFUFPR tem como objetivo promover a atuação dos músicos integrantes da Orquestra em formações cameristicas.

 

J. Brahms, Quinteto em Si menor, op.115 para clarinete e quarteto de cordas
I.Allegro
II.Adagio
III.Andantino / Presto non assai
IV.Con Moto
Violino: Filipe Pinheiro
Violino: Pablo Malagutti
Viola: Caio Mei
Cello: Lucas Santiago
Clarinete: Elvis Willian

 

Serviço:

Música de Câmara da UFPR

Data: 13 de junho de 2019

Horário: 20h

Local: Capela da Reitoria (Rua XV de novembro, 1299 - Centro)

Entrada gratuita

 

Madrigal da UFPR apresenta o espetáculo: “Beethoven”

 

 

Nesta primeira temporada do ano, o Madrigal da UFPR convida ao encontro com Beethoven – uma vivência intensa do Belo e dos Valores que dignificam a Vida e o Eterno.

 

Quando nos entregamos à grande Música de Beethoven, encontramos seus brados de respeito ao Amor e ao Ser Humano e nos deparamos com a responsabilidade de ser íntegros e copartícipes dessa Grande Criação.

Os espetáculos acontecem de 12 a 14 de junho, no Teatro da Reitoria, sempre às 20h30.

 

 

Serviço:

“Beethoven” – Madrigal da UFPR

Direção Artística: Alvaro Nadolny

Datas: 12 a 14 de junho de 2019 (quarta a sexta)

Horário: 20h30

Local: Teatro da Reitoria (Rua XV de novembro, 1299 - Centro)

 

Entrada gratuita

Colaboração: Leite longa vida ou em pó (em prol do Instituto Semeando a Paz)

 

orquestra Filarmônica da UFPR - Concerto de Abertura Temporada 2019

 

 

A Orquestra Filarmônica da UFPR apresenta, nos dias 31 de maio e 1º de junho, o concerto de abertura da Temporada de Espetáculos 2019, sob a regência do maestro convidado Willian Lentz e participação solo do clarinetista Elvis Willian. No repertório, obras de grandes nomes da música, como Johann Sebastian Bach e Wolfgang Amadeus Mozart, e ainda, composições do brasileiro Claudio Santoro, cujo centenário comemora-se este ano.

 

Willian Lentz é mestre em música, com linha de pesquisa em composição musical, pela Universidade Federal do Paraná e bacharel em Composição e Regência pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná-EMBAP/UNESPAR. Em 2018, foi convidado para reger a Orquestra Jovem do Estado de São Paulo na série de concertos didáticos realizados na Sala São Paulo. Atualmente, está envolvido com a coordenação da oficina de música oferecida à comunidade pela Fundação Solidariedade, onde dirige a Orquestra de Cordas Solidariedade, formada por crianças e adolescentes, a qual realiza apresentações gratuitas com foco na acessibilidade à música de concerto e formação de público. Recebeu orientação em regência de Emanuel Martinez, Osvaldo Ferreira, Márcio Steuernagel, Roberto Tibiriçá, Jamil Maluf, Stefan Geiger e há mais de dois anos estuda regência orquestral com o maestro e violinista Cláudio Cruz.

 

Elvis Willian é bacharel em Clarinete pela EMBAP-UNESPAR sob orientação dos professores Maurício Carneiro e Jairo Wilkens. Participou de vários festivais pelo Brasil, como a Oficina de Música de Curitiba, Festival de Música de Santa Catarina e o Festival de Música de Pelotas, onde teve aulas com grandes clarinetistas do cenário nacional e internacional. Atualmente, além de atuar como clarinetista da Orquestra Filarmônica da UFPR é também clarinetista da Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa.

 

Serviço:

Concerto de Abertura Temporada 2019
31 de maio e 01 de junho - 20h
Teatro da Reitoria
Rua XV de Novembro, 1299 - Centro, Curitiba – PR
Entrada Franca

 

UFPR promove apresentações culturais nas ruas nesta quinta-feira (16 de maio)

 

 

Os Grupos Artísticos da UFPR estarão nas ruas a partir das 12 horas, nas escadarias do Prédio Histórico da UFPR e na Praça Santos Andrade, reunidos em suas diversidades de linguagens e processos, em apresentações de trechos de obras dos repertórios, em defesa da universidade pública. Participam das ações artísticas o grupo de Coro; Orquestra Filarmônica; Téssera – Companhia de Dança; Companhia de Teatro e Grupo MPB.

 

Às 12h30, também se apresentam o Coro e a Orquestra do Departamento de Artes, formada por membros da Orquestra Filarmônica, estudantes da graduação e da pós-graduação do DeArtes e convidados.

 

Em seguida o Grupo de Choro do DeArtes traz um repertório variado e interpretado com uma sonoridade atual, incluindo peças de Jacob do Bandolim, ícone da cultura musical, cujo 100º aniversário de nascimento é comemorado neste ano. O grupo faz parte do Projeto de Extensão “Práticas Musicais para a Comunidade no DeArtes 2.0”, desde 2011, vinculado à disciplina de Prática de Conjunto Musical VII.

 

Serviço:

16 de maio - 12hr
Praça Santos Andrade - Escadaria Prédio Histórico da UFPR
Entrada Franca

 

téssera companhia de dança da ufpr

 

 

A Téssera Companhia de Dança da UFPR apresenta “Aquela que é” como parte integrante da “Mostra Cambutadefedapada", no Festival de Teatro de Curitiba.

A “Mostra Cambutadefedapada”, comemorativa aos 12 anos da companhia teatral formada por André Coelho, Gabriel Gorosito e Moa Leal, acontece entre os dias 14 de março e 07 de abril no Teatro Novelas Curitibanas.

Desde sua criação, os “Cambutadefedapada” trazem aos palcos espetáculos que tratam das questões do homem e suas interligações com o Estado e com a Natureza. Este ano, apresentam ao público uma intensa programação que engloba a estreia de “Cobaias”, reapresentações de peças de seu repertório e apresentações de artistas e grupos convidados.

Entre os convidados, está a Téssera Companhia de Dança da UFPR, que entrará em cena nos dias 27, 28 e 29 de março, abrindo a programação do Festival de Teatro de Curitiba, dentro da Mostra Cambutadefedapada, com o espetáculo coreografado por Juliana Virtuoso, e uma tarde de "Work in Progress" com bate papo sobre processos de criação em dança moderna.

 

Serviço:

Mostra Cambutadefedapada – Festival de Teatro de Curitiba - Téssera Companhia de Dança da UFPR - Fringe

“Aquela que é”

A coreografia aborda a temática da essência e da fonte de energia vital femininas, traz à tona reações orgânicas carregadas de simbolismo, compondo cenas a partir da emoção, da interpretação e das intencionalidades do movimento por meio da dança moderna.

Coreógrafa: Juliana Virtuoso

Trilha sonora: Helen de Aguiar

Iluminação: Luis Tscharnnell

Direção: Rafael Pacheco

Data: 27, 28 e 29 de março

Horário: 19 horas

Local: Teatro Novelas Curitibanas

ENTRADA FRANCA – CLASSIFICAÇÃO LIVRE

 

Mostra de solos ‘Work in progress’ e bate papo com as coreógrafas

Serão apresentados dois solos, ambos em processo de construção, seguidos de bate papo sobre possibilidades de criação em dança moderna. As coreografias serão interpretadas pelas bailarinas Juliana Virtuoso e Gabrielle Vasconcelos.

Coreógrafa: Helen de Aguiar

Data: 29 de março

Horário: 15 horas

Local: Teatro Novelas Curitibanas - Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 1.222

ENTRADA FRANCA

 

 

A Pró- Reitoria de Extensão e Cultura, por meio da Unidade de Dança da UFPR, oferece gratuitamente o Curso de Extensão Universitária 'TEORIA(S) DO MOVIMENTO NA DANÇA'. As aulas iniciam-se no dia 04 de abril e serão ministradas às quintas-feiras, das 14h30 às 16h00. O curso terá carga horária total de 30 horas e é aberto à comunidade em geral (a partir de 16 anos de idade). São 50 vagas disponíveis e os interessados deverão fazer sua inscrição no período de 07 a 29 de março, das 14h00 às 18h00, na Unidade de Dança Moderna, localizada no 2º andar do Prédio Histórico da UFPR – Praça Santos Andrade. Mais informações: (41) 3310-2708, no período da tarde.

 

Inscrições Esgotadas

 

Serviço:

Curso de Extensão Universitária: 'TEORIA(S) DO MOVIMENTO NA DANÇA'

Início das aulas: 04 de abril - quintas-feiras, das 14h30 às 16h00

Número de vagas: 50

Período de inscrições: 07 a 29 de março (das 14h00 às 18h00)

Local: Unidade de Dança Moderna - 2º andar do Prédio Histórico da UFPR – Praça Santos Andrade

Mais informações: (41) 3310-2708 - à tarde

Visite a Coordenadoria de Cultura da UFPR na rede social.

Pró-Reitor:
Prof. Dr. Leandro Franklin Gorsdorf

 

Trav. Alfredo Bufren, 140 - 3º Andar
curitiba - paraná - cep:80020-240
Fone: (41) 3310-2601
Fax: (41) 3310-2607
proec@ufpr.br


Problemas e/ou sugestões para com este Site encaminhe e-mail para unigraf@ufpr.br

PROEC 1990 - 2017 © todos os direitos reservados | desenvolvido por unigraf/proec e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR