CoC - Agenda dos Grupos Artísticos da UFPR

Coordenadora de Cultura
Profª Dra Claudia Madruga Cunha

 

Contato:
cultura@ufpr.br
(41) 3310-2763

 

Durante todo o ano, os Grupos Artísticos da UFPR promovem espetáculos de teatro, música popular brasileira, coro erudito, música orquestrada e dança moderna em diversos espaços culturais, dentro e fora da Universidade. São apresentações gratuitas, resultado de uma série de pesquisas, práticas e ensaios, que circulam entre os mais variados públicos. A participação nos Grupos Artísticos é aberta a toda comunidade, sem cobrança de taxas ou mensalidades.

 


 

 

TÉSSERA COMPANHIA DE DANÇA da UFPR

 

TÉSSERA COMPANHIA DE DANÇA APRESENTA ´AQUELA QUE É´

 

A Téssera Companhia de Dança da UFPR reapresenta o espetáculo ‘Aquela que é’, da coreógrafa Juliana Virtuoso. Trata-se de uma obra coreográfica que tem por objeto estético a essência e a fonte de energia vital da figura feminina, plenamente ciente de sua totalidade corpo/mente. A emoção, a interpretação e as intencionalidades do movimento foram exaustivamente trabalhadas na composição das cenas trazendo à tona reações orgânicas e carregadas de simbolismo. O espetáculo, que estreou em novembro de 2017, foi apresentado em cidades do interior do Paraná e traz, para esta versão atualizada, um elenco composto por vinte bailarinos e bailarinas. A criação da trilha sonora é de Helen de Aguiar e o projeto de iluminação é de Luis Tschannerl.

 

Serviço:

Téssera Companhia de Dança da UFPR

Espetáculo: AQUELA QUE É

Coreógrafa: Juliana Virtuoso

Local: Teatro da Reitoria da UFPR (Rua XV de Novembro, 1299)

Data: de 28 de junho a 01 de julho

Horário: 21 horas

Entrada gratuita

Palavração Companhia de teatro da ufpr

 

Outras Palavras-Dramaturgias Contemporâneas em cena na UFPR

 

OUTRAS PALAVRAS é um encontro de arte para discutir e fomentar a dramaturgia contemporânea. Um espaço para leituras, debates, performance e apresentação de ideias, com convidados e público. Rodas de conversa sobre a produção dramatúrgica e suas produções com dramaturgos, atores, produtores, professores e apaixonados pela cultura. Esse evento faz parte do Ciclo de Debates 2018 que a PalavrAção Cia de Teatro da UFPR, realiza através do projeto de extensão NuCriAção-Núcleo Criativo PalavrAção, produzido pelos integrantes da companhia.
A dramaturgia contemporânea não se refere mais a um conceito singular ou a arte de escrever dramas, mas antes, abarca todas as artes da cena e suas articulações. Percebe-se que nas últimas décadas o conceito de dramaturgia tem-se expandido, e essa expansão assinala novos paradigmas na criação artística, baseada no questionamento das noções de autoria, na desierarquização das artes e em novos protocolos de criação. A democratização dos processos criativos e o fim da supremacia do texto possibilitam a criação de conceitos de dramaturgia que se baseiam ora em outro conceito de palavra, ora no movimento, na imagem, na sonoplastia. Não encontrando espaço nas definições dramatúrgicas convencionais, novos grupos, atores, bailarinos e pensadores de teatro vêm cunhando outros conceitos como dramaturgia da cena, dramaturgia do som, dramaturgia da luz, dramaturgia do ator, dramaturgia do corpo, dramaturgia do movimento, dramaturgia coletiva, a dramaturgia colaborativa, a dramaturgia da imagem, entre outros.
A "peça", ainda que permaneça, no senso popular, como sinônimo de "teatro", há muito já não representa a forma central de escrita para a cena. Das hibridizações entre gêneros e materiais característicos do teatro moderno às experimentações inspiradas na arte da performance a ideia de dramaturgia ampliou-se, estendendo as fronteiras do fenômeno teatral, como aponta Kil Abreu, jornalista e crítico teatral.
Durante os encontros, os convidados e público farão uma incursão pelas principais recorrências e processos criativos desta dramaturgia contemporânea, especialmente a regional. Da raiz no drama ao conceito ampliado de narrativa cênica, serão discutidos alguns dos procedimentos utilizados por autores e grupos de artistas na criação das diversas formas de escritura para a cena atual. Os participantes terão certificação de evento de extensão com carga diária de 4 horas.

 

PROGRAMAÇÃO

18/06  -  SEGUNDA  19h30
CONCEITO DE  AUTORIA NA DRAMATURGIA CONTEMPORÂNEA
Palestra e Bate Papo: Prof. Jean Carlos Gonçalves (UFPR/SEPT)
Mediador: Alaor Carvalho

19/06  -  TERÇA  19h30
NÙCLEO DE DRAMATURGIA DO SESI E AUTORES DE CURITIBA
Roda de Conversa - Ana Zétola (SESI), Andrew Knoll (autor) e Thiago Dominoni (Cia Contágio)
Mediador: Alaor Carvalho

20/06  -  QUARTA  19h30
ALGUMAS PALAVRAS EM 23 ANOS
Roda de Conversa - Vários integrantes do grupo que trabalharam com textos autorais durante suas passagens como integrantes na PalavrAção: Gessé Malmann, Marcelo Felczack, Paulo Marques, Adriano Esturrilho, Hugo Mengarelli, Luciano Lacerda, Gilmar Rodrigues, Geisa Muller, Letícia Rodrigues
Mediador: Alaor Carvalho

21/06  QUINTA  19h
PERFORMANCE ARTE E A  DRAMATURGIA CORPÓREA
19h - Performance: Corpo Aberto - Escadarias até o MusA
21 h - Bate Papo: Profª Cristiane dos Santos Souza(UFPR/SEPT) e Profª Michele Schiochet (UFPR/Litoral)

22/06 - SEXTA  19h30
PROCESSOS DE CRIAÇÃO E TRADUÇÕES
Roda de Conversa: Francisco Malmann (autor); Profª Ruth Bohunovsky (Letras UFPR)

23/06 - SÁBADO   19h30
TEXTOS AUTORAIS NO TEATRO DE GRUPO.
Roda de Conversa - Léo Gluck (Selvática) Sueli Araujo (Cia Senhas) Olga Nenevê (Grupo Obragem) Eduardo Giacominni (Grupo Obragem) Léo Moita (Minha Nossa Cia de Teatro)
Mediador: Prof. Leandro Gorsdorf (UFPR/PROEC)

 

Ensemble de Cordas da Orquestra Filarmônica da UFPR

 

Madrigal da UFPR - As Estações” de Haydn

 

O Madrigal da UFPR dedica-se ao estudo e exploração do espaço de Arte, impondo-se a cada etapa um desafio. No oratório “As Estações”, Haydn nos mostra a relação do homem com a natureza e, através dela, com o sagrado e o eterno. Com sua obra, almejamos celebrar o direito humano à Vida, evidenciando a Beleza com a qual a natureza nos permite alcançar a plenitude.

 

Serviço:

“As Estações” – Haydn

Madrigal da UFPR

Direção Artística: Alvaro Nadolny

Datas: 21, 22 e 23 de Junho de 2018

Horário: 20h30

Local: Teatro da Reitoria (Rua XV de novembro, 1299 - Centro)

Entrada franca

Contribuição: Leite longa vida ou em pó (em prol do Instituto Semeando a Paz)

 

Ensemble de Cordas da Orquestra Filarmônica da UFPR

 

Concerto de Abertura da Temporada 2018

 

O Ensemble de Cordas da UFPR apresenta, nos dias 11 e 20 de junho, o Concerto em Homenagem aos 340 anos de Vivaldi. O músico e compositor veneziano homenageado compôs 770 obras e tornou-se conhecido do grande público com os quatro concertos para violino e orquestra “As Quatro Estações”. No programa da apresentação estão as seguintes obras: La Stravaganza, op.4, set de concertos dos quais serão apresentados as Stravaganzas 2, 4, 6 e 8; e o Concerto No. 10, RV 580 em Si menor para quatro violinos, cello e cordas, que faz parte do set L'estro armonico, Op.3. A apresentação ocorre no dia 11 de junho no TEUNI – Teatro Experimental da UFPR e, no dia 20 de junho, na Capela da Reitoria, sempre às 19 horas. A entrada é gratuita.

 

Serviço:

Ensemble de Cordas da Orquestra Filarmônica da UFPR

Concerto em Homenagem aos 340 anos de Vivaldi

 

Data: 11 de junho – segunda-feira

Horário:19 horas

Local: Teatro do TEUNI | Rua XV de Novembro, 1299

Entrada gratuita

 

Data: 20 de junho – quarta-feira

Horário:19 horas

Local: Capela da Reitoria da UFPR | Rua Gen. Carneiro, 460 - Edifício Dom Pedro I

Entrada gratuita

 

Orquestra Filarmônica da UFPR

 

Concerto de Abertura da Temporada 2018

 

A Orquestra Filarmônica da UFPR abre a sua Temporada 2018 com nomes consagrados da música de concerto. O repertório traz a Oitava Sinfonia de Ludwig van Beethoven, concluindo assim, o ciclo de sinfonias para orquestra clássica do compositor, iniciado pelo grupo em 2015, com a apresentação da Primeira, Segunda (2015), Quarta (2016) e Sétima (2017) Sinfonias. A Filarmônica dá continuidade, também, à sua política de contemplar anualmente jovens solistas integrantes e ex-integrantes do próprio grupo, apresentando este ano, o fagotista Evilnei Moura, com o Concerto em Si bemol maior, para fagote e orquestra, K.181, de W. A. Mozart. Completando o concerto, a Filarmônica traz como novidade a apresentação de uma versão com orquestra reduzida do icônico Prelúdio “Tristão e Isolda”, de Richard Wagner.

 

Serviço:

Orquestra Filarmônica da UFPR - Concerto de Abertura da Temporada 2018

Programa: Concerto para Fagote de Mozart & Prelúdio “Tristão e Isolda” de Wagner

8ª Sinfonia de Beethoven

 

Data: 18 de maio de 2018 Horário: 20h00

Local: Comunidade do Redentor | Rua Trajano Reis, 199

Entrada gratuita

 

Data: 23 e 24 de Maio de 2018

Horário: 20h00

Local: Teatro da Reitoria | Rua de XV de Novembro, 1299

Entrada gratuita

 

 

"Palco Impresso – Téssera em Cena"

 

A exposição "Palco Impresso – Téssera em Cena" marca as comemorações dos dez anos de atuação do fotógrafo Christian Alves junto à Téssera Companhia de Dança da UFPR, e os trinta e sete anos de trabalhos ininterruptos da Companhia. Com abertura no dia 02 de maio às 12h00, a exposição oferece ao público a possibilidade de (re)conhecer a estética das produções artísticas da Téssera Companhia de Dança por meio de imagens fotográficas. As fotos reunidas para essa mostra trazem um registro artístico exclusivamente da cena, transportando luz, movimento e ideias coreográficas para enquadramentos fotográficos, pelo olhar de Christian Alves.

 

Serviço:

A exposição pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 11h às 16h, e sábados e domingos, das 10h as 16h, de 02 de maio a 01 de julho, no Marbô-Bakery.

 

https://www.facebook.com/events/1729586920421574/

 

Palavração Companhia de teatro da ufpr

 

A Mostra PalavrAção da UFPR se apresenta no FRINGE 2018 com os 4 espetáculos produzidos durante o ano de 2017, sendo LILITH e SOCIEDADE DOS RATOS montagens das pesquisas dos atores da companhia, dirigidos por Marecelo Felczak; em CASOS PARTICULARES a estreia de jovens atores do curso de extensão "Arte Dramática e o Teatro de Comédia" ministrado por atores do Arte da Comédia e dirigidos por Roberto Innocente, em contrapartida de intercâmbio de pesquisas; e FIM DE FESTA é o resultado do curso de extensão "Arte Dramática II", em seu segundo ano de existência, ministrado e dirigido por Sergius Ramos.


Somando ao projeto dessa Mostra Especial quando a PalavrAção completa seus 22 anos o Prof. Me. Alaor de Carvalho, integrante há 21 anos ministrará a oficina "EXPERIMENTANDO A RAZÃO ORGÂNICA" todas as manhãs, compartilhando o aprendizado dessa prática de preparação de atores

(inscrições pelo site do Festival: https:// festivaldecuritiba.com.br/ oficinas-fringe/).
Anote em sua agenda e venha prestigiar! É gratuito!


O "TEUNI-TEATRO EXPERIMENTAL DA UFPR" fica dentro do Prédio Histórico na Praça Santos Andrade no 2 andar.
28/03
10 às 12h– Oficina Razão Orgânica – Sala Hugo Mengarelli
20h – Lilith

29/03
10 às 12h– Oficina Razão Orgânica – Sala Hugo Mengarelli
15h – Casos Particulares
18h – Casos Particulares
21h – Lilith

30/03
10 às 12h– Oficina Razão Orgânica – Sala Hugo Mengarelli
15h – Sociedade dos Ratos
20h – Sociedade dos Ratos

31/03
10 às 12h– Oficina Razão Orgânica/Roda de Conversa – Sala Hugo Mengarelli
19h – Fim de Festa
21h – Fim de Festa

 

CURSOS DE EXTENSÃO EM TEATRO (Arte Dramática)

 

Primeiramente serão disponibilizadas as vagas aos participantes das etapas do Curso de Extensão "PalavrAção-Arte Dramática" em 2017, e até 30% das vagas obrigatoriamente para alunos da UFPR. preenchidas essas vagas as demais serão disponibilizadas de acordo com os critérios para inscrição e seleção.

 

O objetivo dos cursos é continuar os estudos de preparação do ator, promovendo uma nova metodologia nesta formação, além de debates, discussões e pesquisas sobre valores universais, identificando a arte como responsável nesse processo. Tendo como referência a técnica “Razão Orgânica” desenvolvida pelo Prof. Dr. Hugo Mengarelli, prática de preparação de atores da PalavrAção Cia de Teatro da UFPR.

 

Inscrições devem ser realizadas pessoalmente na sede da PalavrAção:

Local: Prédio Histórico da UFPR no 3 andar, Bloco da XV

Data das Inscrições: 19 a 23 de março

Horário: 15 às 18h

 

Curso ArtD 1 - para iniciantes

Vagas: 20 (Devem preencher completamente a Ficha de Inscrição e uma carta de intenção justificando o interesse na vaga)

 

Curso ArtD 2 - para intermediários

Vagas: 20 (atores com prévia experiência - Devem preencher completamente a Ficha de Inscrição e uma carta de intenção, relatando as experiências em teatro)

 

Curso ArtD 3 - para experientes

Vagas: 05 ( atores com experiência em teatro - Devem preencher a completamente a Ficha de Inscrição uma Carta de Intenção, relatando as experiências em teatro)

madrigal DA UFPR

 

“Cristo no Monte das Oliveiras” de Beethoven

 

O Madrigal da UFPR apresenta, nos dias 23 e 24 de março, o concerto “Cristo no Monte das Oliveiras”, de Beethoven. A obra, trata de um dos momentos de maior importância na História da Salvação, em que Cristo está prestes a se imolar e se tornar, Ele mesmo, o Caminho da Reconciliação da criatura humana com seu Criador. Tal como fez em sua Nona Sinfonia, explica Alvaro Nadolny, diretor artístico do espetáculo, “Beethoven nos deixa seguros, por via da Estética, a visitar os mistérios que existem em nossa alma, levando-nos a um lugar dentro de nós mesmos em que impera a Paz, a Beleza e a Plenitude”. As apresentações serão realizadas no Teatro da Reitoria, às 20h30.

 

SERVIÇO:

“Cristo no Monte das Oliveiras” – Beethoven
MADRIGAL DA UFPR
Direção Artística: Alvaro Nadolny
Datas: 23 e 24 de Março
Horário: 20h30
Local: Teatro da Reitoria (Rua XV de novembro, 1299 - Centro)
Entrada franca
Contribuição: Leite longa vida ou em pó

 

CORO DA UFPR

 

Requiem – Dvořák

 

2018 é um ano comemorativo para o Coro da UFPR: o grupo completa 60 anos de dedicação à pesquisa, estudo e difusão da música erudita por meio do canto coral. E para dar início às comemorações, abre sua temporada oficial de espetáculos com a reapresentação de “Requiem” de Dvořák. A obra, composta em 1891 para o Festival de Música de Birmingham, faz uma profunda reflexão sobre os mistérios da vida e da morte. Sua abordagem original foge ao senso comum a respeito destas duas realidades, buscando demonstrar a continuidade da consciência nos dois estados. O concerto será realizado de 12 a 15 de março, em duas partes, com intervalo de dez minutos.

 

SERVIÇO:

Coro da UFPR

Direção Artística e Regência: Alvaro Nadolny

Datas: 12 a 15 de março (segunda a quinta)

Horário: 20h30

Local: Teatro da Reitoria (Rua XV de Novembro, 1299 - Centro)

Entrada gratuita

Colaboração: Leite longa vida ou em pó (em prol do Instituto Semeando a Paz)

 

téssera companhia de dança moderna DA UFPR

 


´UM OLHAR SOBRE O PROTAGONISMO FEMININO NA HISTÓRIA DA DANÇA MODERNA´

 

Do que se trata?

Estudo teórico da representação do corpo na história da dança moderna. Conceitos estéticos, filosóficos e performativos sobre a arte/dança moderna. O protagonismo feminino na criação das técnicas de dança moderna no início do século XX. Os desdobramentos históricos e técnicos da dança moderna: descendentes. A história da dança moderna no Brasil, no Paraná e na UFPR.

 

PROGRAMA (Conteúdo):

• Estudo das representações do corpo dançante na arte/dança moderna;

• Análise da estrutura organizativa da dança moderna: a lógica de um pensamento, corpo e técnica(s) especializado(s);

• Definição de parâmetros e lógicas na dança moderna: narrativa, dramaticidade, crítica social, gesto significativo;

• Isadora Duncan e o corpo em livre improviso;

• Loie Füller e o corpo cinema;

• Ruth Saint-Denis e a Denishawnschool: o corpo ritualizado;

• As matriarcas da dança moderna e o corpo/técnico especializado;

• A dança moderna no Brasil: precursoras;

• A dança moderna no Paraná-Curitiba-UFPR.

 

Serviço:

15 de março a 21 de junho de 2018
quintas-feiras - curso gratuito
DAS 14h00 AS 16h00

 

INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES
26 de fevereiro a 14 de março de 2018
De segunda a sexta-feira - das 14h00 as 18h00
Praça Santos Andrade, 50 2o. andar - Prédio Histórico da UFPR
(41)3310-2708 (à tarde)

Visite a Coordenadoria de Cultura da UFPR na rede social.

Pró-Reitor:
Prof. Dr. Leandro Franklin Gorsdorf

 

Trav. Alfredo Bufren, 140 - 3º Andar
curitiba - paraná - cep:80020-240
Fone: (41) 3310-2601
Fax: (41) 3310-2607
proec@ufpr.br


Problemas e/ou sugestões para com este Site encaminhe e-mail para unigraf@ufpr.br

PROEC 1990 - 2017 © todos os direitos reservados | desenvolvido por unigraf/proec e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR