CoC - Grupos Artísticos da UFPR

Coordenadora de Cultura
Profª Dra Claudia Madruga Cunha

 

Contato:
cultura@ufpr.br
(41) 3310-2763

 

 

Durante todo o ano, os Grupos Artísticos da UFPR promovem espetáculos de teatro, música popular brasileira, coro erudito, música orquestrada e dança moderna em diversos espaços culturais, dentro e fora da Universidade. São apresentações gratuitas, resultado de uma série de pesquisas, práticas e ensaios, que circulam entre os mais variados públicos. A participação nos Grupos Artísticos é aberta a toda comunidade, sem cobrança de taxas ou mensalidades.


 

 

Companhia de Teatro Palavração da UFPR apresenta “Abajur Lilás

 

A Companhia de Teatro Palavração da UFPR apresenta “Abajur Lilás”, uma releitura do polêmico texto escrito por Plínio Marcos em 1969, censurado em plena ditadura militar, no qual retrata como as classes marginalizadas sobrevivem dia após dia, atravessadas pelas rígidas leis da sociedade. Mais do que uma forma de representação no palco, a peça "Abajur Lilás" realça o verdadeiro valor da liberdade de expressão em tempos de censura. A direção é assinada por Marcelo Leonel Felczak, com adaptação de Edilaine Maciel.

 

Serviço:

Companhia de Teatro Palavração da UFPR – “Abajur Lilás”

Data: 18 a 20 de outubro

Horário: 20h30

Local: TEUNI – Teatro Experimental da UFPR

Entrada gratuita

Classificação: 18 anos

 

Coro da UFPR – 60 anos

 

 

2018 é um ano comemorativo para o Coro da UFPR: juntamente com o Teatro e todo complexo da Reitoria, o grupo completa 60 anos de dedicação à pesquisa, estudo e difusão da música erudita por meio do canto coral. Fundado em 17 de outubro de 1958 pelo Maestro Mario Garau, o Coro é dirigido há 30 anos pelo Maestro Alvaro Nadolny. 
As apresentações ocorrerão de 17 a 20 de outubro, no Teatro da Reitoria. No dia 17 (quarta-feira), a cerimônia de homenagem inicia às 19h, seguido de espetáculo que contará com a participação de ex-integrantes do Coro e de grupos convidados, como a Orquestra Filarmônica da UFPR e o Coro do CEP (este fundado um ano antes pelo mesmo Maestro Mario Garau).

Os espetáculos de 18 a 20 ocorrerão às 20:30, com o Coro da UFPR e pianistas executando obras importantes na história do grupo, como a Missa Terra de Santa Cruz, composta pelo maestro Alvaro Nadolny para comemorar os 500 anos do Brasil.

 

Serviço:

Coro da UFPR
Direção Artística e Regência: Alvaro Nadolny
Datas:
17 de outubro (quarta), 19h – Cerimônia e Espetáculo com o Coro da UFPR, Orquestra Filarmônica da UFPR e Coro do CEP
18 a 20 de outubro (quinta a sábado), 20h30 – Coro da UFPR
Local: Teatro da Reitoria (Rua XV de Novembro, 1299 - Centro)

Entrada gratuita
Contribuição: Leite longa vida ou em pó (em prol do Instituto Semeando a Paz)

 

Madrigal da UFPR “O que faz parte de nós”

 

 

O Madrigal da UFPR é um grupo dedicado ao estudo e exploração do espaço de Arte. Em "O que faz parte de nós", iremos celebrar nossa produção artística conjunta, com obras compostas por integrantes do grupo.
Celebramos aquilo que faz parte de nós, que advém do convívio, da interação, dos múltiplos esforços convergentes. A palavra que emerge da contemplação dos frutos que a convivência nos propiciou é uma em especial: Gratidão – um sentimento peculiar, um estado de graça induzido pela experiência repetida de momentos engrandecedores.
Estendemos a todos o convite para que venham também compartilhar deste processo infinitamente construtivo.

 

Serviço:

“O que faz parte de nós”
MADRIGAL DA UFPR
Direção Artística: Alvaro Nadolny
Datas: 4 a 6 de Outubro de 2018
Horário: 20h30
Local: Teatro da Reitoria (Rua XV de novembro, 1299 - Centro)

Entrada gratuita
Contribuição: Leite longa vida ou em pó (em prol do Instituto Semeando a Paz)

 

PALCO IMPRESSO – TÉSSERA EM CENA

 

 

A Téssera Companhia de Dança da UFPR realiza, no dia 03 de outubro, a abertura da exposição “Palco Impresso – Téssera em Cena”, em comemoração aos dez anos de atividades do fotógrafo Christian Alves junto ao grupo. A Companhia, que completa trinta e sete anos de trabalho, convida o público a conhecer a estética de suas produções artísticas por meio de fotografias que transmitem luz, movimento e ideias de cenas coreográficas. Onze imagens compõem a exposição, representando um registro artístico dos espetáculos. O evento ocorre às 19h no Jokers Pub Café e a entrada é gratuita.

 

Serviço:

Téssera Companhia de Dança da UFPR

Abertura da Exposição Palco Impresso - Téssera em Cena

Data: 03 de outubro

Local: Jokers Pub Café | R. São Francisco, 164 - Curitiba

Horário: 19h00

Entrada gratuita

 

GRUPO DE MPB DA UFPR APRESENTA “DELAS - COMPOSITORAS BRASILEIRAS”

 

 

O Grupo de MPB da UFPR apresenta nos dias 29 e 30 de setembro seu espetáculo “Solistas do GMPB - DELAS”, no Teatro da Reitoria. No palco, treze solistas e uma orquestra celebram a riqueza da musicalidade das mulheres. Com repertório formado exclusivamente por canções compostas por mulheres, os integrantes do Grupo cantarão sobre temáticas como a dor, o prazer e a rebeldia pensadas a partir da ótica feminina. A apresentação, que tem como objetivo provocar reflexões a respeito da problemática da não valorização de compositoras na música de gênero MPB, ocorre às 20h00 no dia 29 e às 18h00, no dia 30 de setembro. A entrada é gratuita.

 

Serviço:

Grupo de MPB da UFPR

Espetáculo: DELAS - Compositoras Brasileiras Data: 29 de setembro

Local:Teatro da Reitoria da UFPR | Rua de XV de Novembro, 1299 - Curitiba, PR

Horário: 20h00

Entrada gratuita

 

Data: 30 de setembro

Local:Teatro da Reitoria da UFPR | Rua de XV de Novembro, 1299 - Curitiba, PR

Horário: 18h00

Entrada gratuita

 

Orquestra Filarmônica da UFPR

 

 

A Orquestra Filarmônica da UFPR apresenta:
‘Harry Crowl 60 Anos’

Terceiro concerto da temporada 2018 em homenagem ao nosso diretor artístico A Orquestra Filarmônica da UFPR apresenta um concerto em homenagem ao seu diretor artístico Harry Crowl, compositor e musicólogo que completa 60 anos. Integrante do Simpósio Internacional de Música Nova (SIMN 2018), o concerto é dedicado à difusão da música contemporânea, assim como à de compositores brasileiros de todas as épocas, trabalho contínuo que a Filarmônica tem realizado desde 2009. As obras executadas neste programa abrangem um repertório que vai desde o início do Séc. XIX, com uma abertura para orquestra descoberta por Crowl, passando pelo Concerto para bandolim e Cordas, de Radamés Gnattali, numa lembrança aos 30 anos de falecimento do compositor. O destaque é para as três obras do compositor homenageado, todas inéditas em Curitiba.


Serviço:

Data: 19 e 20 de Setembro de 2018
Local: Teatro da Reitoria da UFPR | Rua de XV de Novembro, 1299 - Curitiba, PR
Horário: 20h00
Entrada Franca


Programa:

Pe. João de Deus de Castro Lobo (1794-1832)
Abertura em Ré Maior (descoberta por H.Crowl, em 1986)

 

Radamés Gnatalli (1906-1988)
Concerto para bandolim e orquestra de cordas
Solista: Daniel Migliavacca

 

Francisco Mignone (1897-1986)
Urutáu (1944)

 

Harry Crowl (1958)
Concerto para clarone, percussão e piano (1994)*
Sérgio Albach, clarone; Vinícius Portes e Bruno Oliveira, percussão; Santiago Beis, piano

 

Harry Crowl (1958)
Aguaretê-pixuna (2018), para percussão**
UM2UO (Luiz Fernando Diogo e Vinícius Portes)

 

Harry Crowl (1958)
À Memória do Caboclo d’Água (2016/18), para flugelhorn, orquestra e sons eletrônicos**
Jorge Scheffer, flugelhorn. Antonio Spoladore, difusão eletrônica
Criação e realização dos sons eletrônicos, Antonio Spoladore e Harry Crowl.

 

Márcio Steuernagel , regência
*primeira audição em Curitiba.
**primeira audição mundial

 

Coro e madrigal da UFPR

 

De Voz Para Vós - Mostra de Canto e Piano

 

Nesta mostra, os integrantes do Coro e do Madrigal da UFPR compartilham com o público o resultado dos seus esforços de aprimoramento individual.

Os três dias de mostra caracterizam-se pela diversidade do repertório, que é escolhido pelos próprios cantores, originado dos vários anseios que conduzem o intérprete na arte do canto.

 

Serviço:

De Voz Para Vós - Mostra de Canto e Piano

Coro e Madrigal da UFPR

Datas: 11 a 13 de setembro (terça a quinta)

Horário: 20h30
Local:
Teatro da Reitoria (Rua XV de Novembro, 1299 - Centro)

Entrada gratuita
Contribuição: Leite longa vida ou em pó
(em prol do Instituto Semeando a Paz)

 

Redes Sociais
Coro da UFPR: 
https://www.facebook.com/CorodaUFPR
Madrigal da UFPR: 
https://www.facebook.com/MadrigaldaUFPR

 

Mais informações:

3310-2635 ou pelo e-mail: coro@ufpr.br.

 

Coro da UFPR

 

Coro da UFPR convida ex-integrantes para Concerto Comemorativo

 

O Coro da UFPR completa, no próximo mês de outubro, 60 anos de atividade e convida todos os ex-integrantes para cantar no concerto comemorativo, que será realizado no dia 17 de outubro, no Teatro da Reitoria. Para participar, basta comparecer aos ensaios na sala do Coro (subsolo do Prédio Histórico da UFPR), nas segundas e quartas, das 20h00 às 22h00.

 

Mais informações:

3310-2635 ou pelo e-mail: coro@ufpr.br.

 

Palavração Companhia de teatro da ufpr

 

Curso de Extensão "ESTUDOS DO MOVIMENTO"
Estudos de técnicas corporais em busca de percepção e consciência corporal. O curso pode ser adequado para artistas e pessoas interessadas em expandir sua noção do que um corpo se atingir. Abandonar hábitos corporais diários para descobrir a Imaginação escondida dentro, transformando as ações internas em honestidade física e capacidade de ouvir as energias do corpo.

A proposta do curso é estudar diversos autores que referendam estudos do corpo do ator-dançarino-cantor como Eugênio Barba, Rudolf Laban, Kazuo Ono e outros. Juntando a máxima que mora no ator a base e o centro da realização teatral nos move e nos inspira. Estudos aliados à praticas corporais e vocais pretendem esmiuçar ao máximo as possibilidades de potências corporais e vocais em seu sentido mais amplo. Para tanto poderão ser convidados profissionais de diferentes áreas para que as dúvidas em relação ao corpo e suas peculiaridades sejam sanadas.
O desejo de realização, portanto, se move na direção do encontro, da presença do outro na construção, na coragem, e no prazer, do fazer teatral, da pesquisa de cena e linguagem. Em tempos de desesperança alguns encontram na competição e no confronto o seu caminho. Acreditando no inverso, na cooperação e no diálogo, no trabalho sincero em cena e fora dela, no poder da sinergia que o fazer teatral proporciona. Assim, seguimos por algumas escolhas cênicas que propiciam a potência e a poética nas quais basearemos nosso trabalho. Abrindo a possibilidade de pesquisas para artistas que compartilhem dos mesmos objetivos, como integrantes, voluntários ou convidados. Pretendemos desenvolver uma linguagem física de alta intensidade como processo de busca, como centro da pesquisa do ator, desenvolvendo o estado de consciência, o controle, e a precisão criativa do artista criador. Não queremos abafar o barulho dos corpos, nós queremos maximiza-los. Alimentando a imaginação como músculo, nutrindo o inconsciente, fundamental na construção da linguagem lúdica artística, em cima do vasculhar das imagens não realistas.

As atividades serão desenvolvidas na Sala Hugo Mengarelli, sala de ensaios da PalavrAção Cia de Teatro da UFPR no Prédio Histórico da UFPR

 

Serviço:
Período: 14 de agosto a 15 de novembro de 2018
Duração: 84 horas
Inscrições gratuitas de 01 a 10 de agosto - segunda a sexta das 16h às 19h na sede da PalavrAção Cia de Teatro da UFPR.
Limite: 10 vagas (avaliação no primeiro dia)
Indicações: somente para maiores de 18 anos;
disponibilidade de horário das 8h às 11h nas terças e quintas;
disponibilidade para exercícios físicos.
Ministrante: Sergius Ramos
Coordenação: Alaor de Carvalho

 

Coro da UFPR

 

“Haendel & Mozart”

 

Em 2018, o Coro da UFPR comemora 60 anos de atividades. Fundado em 17 de outubro de 1958 pelo Maestro Mario Garau, o Coro é dirigido há 30 anos pelo Maestro Alvaro Nadolny. Em sua segunda temporada deste ano, realiza o espetáculo “Haendel & Mozart”, reunindo obras da transição do período barroco, que fixa o sistema temperado e a robustez do contraponto, para o período clássico, marcado pela fluidez da harmonia e busca de simetria e equilíbrio. O concerto ilustra que a transição ocorreu sem uma ruptura abrupta, mas provocou grande mudança estética e estrutural nas composições. As apresentações ocorrem de 12 a 14 de julho, às 20h30, no Teatro da Reitoria.

 

Serviço:

Coro da UFPR

Direção Artística e Regência: Alvaro Nadolny
Datas: 12 a 14 de Julho de 2018 (quinta a sábado)

Horário: 20h30
Local: Teatro da Reitoria (Rua XV de Novembro, 1299 - Centro) 
Entrada gratuita

Colaboração: Leite longa vida ou em pó (em prol do Instituto Semeando a Paz)

 

orquestra filarmônica da UFPR

 

A Orquestra Filarmônica da UFPR apresenta ‘EFEMÉRIDES’ Segundo concerto da temporada 2018 em homenagem a grandes compositores

 

Em seu segundo concerto da temporada 2018, a Orquestra Filarmônica da Universidade Federal do Paraná apresenta 'EFEMÉRIDES'. O espetáculo faz uma homenagem a grandes compositores, entre eles: Harry Crowl, que completa seu 60º aniversário, com a Suíte Antiga Brasileira; os 340 anos de Antonio Vivaldi, com o concerto em si menor para 4 violinos; além de Claude Debussy e Radamés Gnatali, que no ano de 2018 completam 100 e 30 anos de falecimento, respectivamente. O concerto conta com a interpretação dos solistas Dhiego Lima, Pablo dos Santos Malagutti, Felipe Romagnoli e Filipe Pinheiro, no violino, e também com a obra "A Menina dos Cabelos de Linho", de Debussy, com Dalila Lopes da Silva ao piano e em nova orquestração para sopros e percussão de William Henrique Claro.

 

Serviço:

Data: 5 de Julho

Local: Teatro da Reitoria da UFPR | Rua de XV de Novembro, 1299 - Curitiba, PR

Horário: 20h00

Entrada gratuita

 

Data: 15 de Julho

Local: Teatro Municipal de Antonina | Rua Carlos Gomes da Costa, 266 - Antonina, PR

Horário: 20h00

Entrada gratuita

TÉSSERA COMPANHIA DE DANÇA da UFPR

 

TÉSSERA COMPANHIA DE DANÇA APRESENTA ´AQUELA QUE É´

 

A Téssera Companhia de Dança da UFPR reapresenta o espetáculo ‘Aquela que é’, da coreógrafa Juliana Virtuoso. Trata-se de uma obra coreográfica que tem por objeto estético a essência e a fonte de energia vital da figura feminina, plenamente ciente de sua totalidade corpo/mente. A emoção, a interpretação e as intencionalidades do movimento foram exaustivamente trabalhadas na composição das cenas trazendo à tona reações orgânicas e carregadas de simbolismo. O espetáculo, que estreou em novembro de 2017, foi apresentado em cidades do interior do Paraná e traz, para esta versão atualizada, um elenco composto por vinte bailarinos e bailarinas. A criação da trilha sonora é de Helen de Aguiar e o projeto de iluminação é de Luis Tschannerl.

 

Serviço:

Téssera Companhia de Dança da UFPR

Espetáculo: AQUELA QUE É

Coreógrafa: Juliana Virtuoso

Local: Teatro da Reitoria da UFPR (Rua XV de Novembro, 1299)

Data: de 28 de junho a 01 de julho

Horário: 21 horas

Entrada gratuita

Palavração Companhia de teatro da ufpr

 

Outras Palavras-Dramaturgias Contemporâneas em cena na UFPR

 

OUTRAS PALAVRAS é um encontro de arte para discutir e fomentar a dramaturgia contemporânea. Um espaço para leituras, debates, performance e apresentação de ideias, com convidados e público. Rodas de conversa sobre a produção dramatúrgica e suas produções com dramaturgos, atores, produtores, professores e apaixonados pela cultura. Esse evento faz parte do Ciclo de Debates 2018 que a PalavrAção Cia de Teatro da UFPR, realiza através do projeto de extensão NuCriAção-Núcleo Criativo PalavrAção, produzido pelos integrantes da companhia.
A dramaturgia contemporânea não se refere mais a um conceito singular ou a arte de escrever dramas, mas antes, abarca todas as artes da cena e suas articulações. Percebe-se que nas últimas décadas o conceito de dramaturgia tem-se expandido, e essa expansão assinala novos paradigmas na criação artística, baseada no questionamento das noções de autoria, na desierarquização das artes e em novos protocolos de criação. A democratização dos processos criativos e o fim da supremacia do texto possibilitam a criação de conceitos de dramaturgia que se baseiam ora em outro conceito de palavra, ora no movimento, na imagem, na sonoplastia. Não encontrando espaço nas definições dramatúrgicas convencionais, novos grupos, atores, bailarinos e pensadores de teatro vêm cunhando outros conceitos como dramaturgia da cena, dramaturgia do som, dramaturgia da luz, dramaturgia do ator, dramaturgia do corpo, dramaturgia do movimento, dramaturgia coletiva, a dramaturgia colaborativa, a dramaturgia da imagem, entre outros.
A "peça", ainda que permaneça, no senso popular, como sinônimo de "teatro", há muito já não representa a forma central de escrita para a cena. Das hibridizações entre gêneros e materiais característicos do teatro moderno às experimentações inspiradas na arte da performance a ideia de dramaturgia ampliou-se, estendendo as fronteiras do fenômeno teatral, como aponta Kil Abreu, jornalista e crítico teatral.
Durante os encontros, os convidados e público farão uma incursão pelas principais recorrências e processos criativos desta dramaturgia contemporânea, especialmente a regional. Da raiz no drama ao conceito ampliado de narrativa cênica, serão discutidos alguns dos procedimentos utilizados por autores e grupos de artistas na criação das diversas formas de escritura para a cena atual. Os participantes terão certificação de evento de extensão com carga diária de 4 horas.

 

PROGRAMAÇÃO

18/06  -  SEGUNDA  19h30
CONCEITO DE  AUTORIA NA DRAMATURGIA CONTEMPORÂNEA
Palestra e Bate Papo: Prof. Jean Carlos Gonçalves (UFPR/SEPT)
Mediador: Alaor Carvalho

19/06  -  TERÇA  19h30
NÙCLEO DE DRAMATURGIA DO SESI E AUTORES DE CURITIBA
Roda de Conversa - Ana Zétola (SESI), Andrew Knoll (autor) e Thiago Dominoni (Cia Contágio)
Mediador: Alaor Carvalho

20/06  -  QUARTA  19h30
ALGUMAS PALAVRAS EM 23 ANOS
Roda de Conversa - Vários integrantes do grupo que trabalharam com textos autorais durante suas passagens como integrantes na PalavrAção: Gessé Malmann, Marcelo Felczack, Paulo Marques, Adriano Esturrilho, Hugo Mengarelli, Luciano Lacerda, Gilmar Rodrigues, Geisa Muller, Letícia Rodrigues
Mediador: Alaor Carvalho

21/06  QUINTA  19h
PERFORMANCE ARTE E A  DRAMATURGIA CORPÓREA
19h - Performance: Corpo Aberto - Escadarias até o MusA
21 h - Bate Papo: Profª Cristiane dos Santos Souza(UFPR/SEPT) e Profª Michele Schiochet (UFPR/Litoral)

22/06 - SEXTA  19h30
PROCESSOS DE CRIAÇÃO E TRADUÇÕES
Roda de Conversa: Francisco Malmann (autor); Profª Ruth Bohunovsky (Letras UFPR)

23/06 - SÁBADO   19h30
TEXTOS AUTORAIS NO TEATRO DE GRUPO.
Roda de Conversa - Léo Gluck (Selvática) Sueli Araujo (Cia Senhas) Olga Nenevê (Grupo Obragem) Eduardo Giacominni (Grupo Obragem) Léo Moita (Minha Nossa Cia de Teatro)
Mediador: Prof. Leandro Gorsdorf (UFPR/PROEC)

 

Ensemble de Cordas da Orquestra Filarmônica da UFPR

 

Madrigal da UFPR - As Estações” de Haydn

 

O Madrigal da UFPR dedica-se ao estudo e exploração do espaço de Arte, impondo-se a cada etapa um desafio. No oratório “As Estações”, Haydn nos mostra a relação do homem com a natureza e, através dela, com o sagrado e o eterno. Com sua obra, almejamos celebrar o direito humano à Vida, evidenciando a Beleza com a qual a natureza nos permite alcançar a plenitude.

 

Serviço:

“As Estações” – Haydn

Madrigal da UFPR

Direção Artística: Alvaro Nadolny

Datas: 21, 22 e 23 de Junho de 2018

Horário: 20h30

Local: Teatro da Reitoria (Rua XV de novembro, 1299 - Centro)

Entrada franca

Contribuição: Leite longa vida ou em pó (em prol do Instituto Semeando a Paz)

 

Ensemble de Cordas da Orquestra Filarmônica da UFPR

 

Concerto de Abertura da Temporada 2018

 

O Ensemble de Cordas da UFPR apresenta, nos dias 11 e 20 de junho, o Concerto em Homenagem aos 340 anos de Vivaldi. O músico e compositor veneziano homenageado compôs 770 obras e tornou-se conhecido do grande público com os quatro concertos para violino e orquestra “As Quatro Estações”. No programa da apresentação estão as seguintes obras: La Stravaganza, op.4, set de concertos dos quais serão apresentados as Stravaganzas 2, 4, 6 e 8; e o Concerto No. 10, RV 580 em Si menor para quatro violinos, cello e cordas, que faz parte do set L'estro armonico, Op.3. A apresentação ocorre no dia 11 de junho no TEUNI – Teatro Experimental da UFPR e, no dia 20 de junho, na Capela da Reitoria, sempre às 19 horas. A entrada é gratuita.

 

Serviço:

Ensemble de Cordas da Orquestra Filarmônica da UFPR

Concerto em Homenagem aos 340 anos de Vivaldi

 

Data: 11 de junho – segunda-feira

Horário:19 horas

Local: Teatro do TEUNI | Rua XV de Novembro, 1299

Entrada gratuita

 

Data: 20 de junho – quarta-feira

Horário:19 horas

Local: Capela da Reitoria da UFPR | Rua Gen. Carneiro, 460 - Edifício Dom Pedro I

Entrada gratuita

 

Orquestra Filarmônica da UFPR

 

Concerto de Abertura da Temporada 2018

 

A Orquestra Filarmônica da UFPR abre a sua Temporada 2018 com nomes consagrados da música de concerto. O repertório traz a Oitava Sinfonia de Ludwig van Beethoven, concluindo assim, o ciclo de sinfonias para orquestra clássica do compositor, iniciado pelo grupo em 2015, com a apresentação da Primeira, Segunda (2015), Quarta (2016) e Sétima (2017) Sinfonias. A Filarmônica dá continuidade, também, à sua política de contemplar anualmente jovens solistas integrantes e ex-integrantes do próprio grupo, apresentando este ano, o fagotista Evilnei Moura, com o Concerto em Si bemol maior, para fagote e orquestra, K.181, de W. A. Mozart. Completando o concerto, a Filarmônica traz como novidade a apresentação de uma versão com orquestra reduzida do icônico Prelúdio “Tristão e Isolda”, de Richard Wagner.

 

Serviço:

Orquestra Filarmônica da UFPR - Concerto de Abertura da Temporada 2018

Programa: Concerto para Fagote de Mozart & Prelúdio “Tristão e Isolda” de Wagner

8ª Sinfonia de Beethoven

 

Data: 18 de maio de 2018 Horário: 20h00

Local: Comunidade do Redentor | Rua Trajano Reis, 199

Entrada gratuita

 

Data: 23 e 24 de Maio de 2018

Horário: 20h00

Local: Teatro da Reitoria | Rua de XV de Novembro, 1299

Entrada gratuita

 

 

"Palco Impresso – Téssera em Cena"

 

A exposição "Palco Impresso – Téssera em Cena" marca as comemorações dos dez anos de atuação do fotógrafo Christian Alves junto à Téssera Companhia de Dança da UFPR, e os trinta e sete anos de trabalhos ininterruptos da Companhia. Com abertura no dia 02 de maio às 12h00, a exposição oferece ao público a possibilidade de (re)conhecer a estética das produções artísticas da Téssera Companhia de Dança por meio de imagens fotográficas. As fotos reunidas para essa mostra trazem um registro artístico exclusivamente da cena, transportando luz, movimento e ideias coreográficas para enquadramentos fotográficos, pelo olhar de Christian Alves.

 

Serviço:

A exposição pode ser visitada de terça a sexta-feira, das 11h às 16h, e sábados e domingos, das 10h as 16h, de 02 de maio a 01 de julho, no Marbô-Bakery.

 

https://www.facebook.com/events/1729586920421574/

 

Palavração Companhia de teatro da ufpr

 

A Mostra PalavrAção da UFPR se apresenta no FRINGE 2018 com os 4 espetáculos produzidos durante o ano de 2017, sendo LILITH e SOCIEDADE DOS RATOS montagens das pesquisas dos atores da companhia, dirigidos por Marecelo Felczak; em CASOS PARTICULARES a estreia de jovens atores do curso de extensão "Arte Dramática e o Teatro de Comédia" ministrado por atores do Arte da Comédia e dirigidos por Roberto Innocente, em contrapartida de intercâmbio de pesquisas; e FIM DE FESTA é o resultado do curso de extensão "Arte Dramática II", em seu segundo ano de existência, ministrado e dirigido por Sergius Ramos.


Somando ao projeto dessa Mostra Especial quando a PalavrAção completa seus 22 anos o Prof. Me. Alaor de Carvalho, integrante há 21 anos ministrará a oficina "EXPERIMENTANDO A RAZÃO ORGÂNICA" todas as manhãs, compartilhando o aprendizado dessa prática de preparação de atores

(inscrições pelo site do Festival: https:// festivaldecuritiba.com.br/ oficinas-fringe/).
Anote em sua agenda e venha prestigiar! É gratuito!


O "TEUNI-TEATRO EXPERIMENTAL DA UFPR" fica dentro do Prédio Histórico na Praça Santos Andrade no 2 andar.
28/03
10 às 12h– Oficina Razão Orgânica – Sala Hugo Mengarelli
20h – Lilith

29/03
10 às 12h– Oficina Razão Orgânica – Sala Hugo Mengarelli
15h – Casos Particulares
18h – Casos Particulares
21h – Lilith

30/03
10 às 12h– Oficina Razão Orgânica – Sala Hugo Mengarelli
15h – Sociedade dos Ratos
20h – Sociedade dos Ratos

31/03
10 às 12h– Oficina Razão Orgânica/Roda de Conversa – Sala Hugo Mengarelli
19h – Fim de Festa
21h – Fim de Festa

 

CURSOS DE EXTENSÃO EM TEATRO (Arte Dramática)

 

Primeiramente serão disponibilizadas as vagas aos participantes das etapas do Curso de Extensão "PalavrAção-Arte Dramática" em 2017, e até 30% das vagas obrigatoriamente para alunos da UFPR. preenchidas essas vagas as demais serão disponibilizadas de acordo com os critérios para inscrição e seleção.

 

O objetivo dos cursos é continuar os estudos de preparação do ator, promovendo uma nova metodologia nesta formação, além de debates, discussões e pesquisas sobre valores universais, identificando a arte como responsável nesse processo. Tendo como referência a técnica “Razão Orgânica” desenvolvida pelo Prof. Dr. Hugo Mengarelli, prática de preparação de atores da PalavrAção Cia de Teatro da UFPR.

 

Inscrições devem ser realizadas pessoalmente na sede da PalavrAção:

Local: Prédio Histórico da UFPR no 3 andar, Bloco da XV

Data das Inscrições: 19 a 23 de março

Horário: 15 às 18h

 

Curso ArtD 1 - para iniciantes

Vagas: 20 (Devem preencher completamente a Ficha de Inscrição e uma carta de intenção justificando o interesse na vaga)

 

Curso ArtD 2 - para intermediários

Vagas: 20 (atores com prévia experiência - Devem preencher completamente a Ficha de Inscrição e uma carta de intenção, relatando as experiências em teatro)

 

Curso ArtD 3 - para experientes

Vagas: 05 ( atores com experiência em teatro - Devem preencher a completamente a Ficha de Inscrição uma Carta de Intenção, relatando as experiências em teatro)

madrigal DA UFPR

 

“Cristo no Monte das Oliveiras” de Beethoven

 

O Madrigal da UFPR apresenta, nos dias 23 e 24 de março, o concerto “Cristo no Monte das Oliveiras”, de Beethoven. A obra, trata de um dos momentos de maior importância na História da Salvação, em que Cristo está prestes a se imolar e se tornar, Ele mesmo, o Caminho da Reconciliação da criatura humana com seu Criador. Tal como fez em sua Nona Sinfonia, explica Alvaro Nadolny, diretor artístico do espetáculo, “Beethoven nos deixa seguros, por via da Estética, a visitar os mistérios que existem em nossa alma, levando-nos a um lugar dentro de nós mesmos em que impera a Paz, a Beleza e a Plenitude”. As apresentações serão realizadas no Teatro da Reitoria, às 20h30.

 

SERVIÇO:

“Cristo no Monte das Oliveiras” – Beethoven
MADRIGAL DA UFPR
Direção Artística: Alvaro Nadolny
Datas: 23 e 24 de Março
Horário: 20h30
Local: Teatro da Reitoria (Rua XV de novembro, 1299 - Centro)
Entrada franca
Contribuição: Leite longa vida ou em pó

 

CORO DA UFPR

 

Requiem – Dvořák

 

2018 é um ano comemorativo para o Coro da UFPR: o grupo completa 60 anos de dedicação à pesquisa, estudo e difusão da música erudita por meio do canto coral. E para dar início às comemorações, abre sua temporada oficial de espetáculos com a reapresentação de “Requiem” de Dvořák. A obra, composta em 1891 para o Festival de Música de Birmingham, faz uma profunda reflexão sobre os mistérios da vida e da morte. Sua abordagem original foge ao senso comum a respeito destas duas realidades, buscando demonstrar a continuidade da consciência nos dois estados. O concerto será realizado de 12 a 15 de março, em duas partes, com intervalo de dez minutos.

 

SERVIÇO:

Coro da UFPR

Direção Artística e Regência: Alvaro Nadolny

Datas: 12 a 15 de março (segunda a quinta)

Horário: 20h30

Local: Teatro da Reitoria (Rua XV de Novembro, 1299 - Centro)

Entrada gratuita

Colaboração: Leite longa vida ou em pó (em prol do Instituto Semeando a Paz)

 

téssera companhia de dança moderna DA UFPR

 


´UM OLHAR SOBRE O PROTAGONISMO FEMININO NA HISTÓRIA DA DANÇA MODERNA´

 

Do que se trata?

Estudo teórico da representação do corpo na história da dança moderna. Conceitos estéticos, filosóficos e performativos sobre a arte/dança moderna. O protagonismo feminino na criação das técnicas de dança moderna no início do século XX. Os desdobramentos históricos e técnicos da dança moderna: descendentes. A história da dança moderna no Brasil, no Paraná e na UFPR.

 

PROGRAMA (Conteúdo):

• Estudo das representações do corpo dançante na arte/dança moderna;

• Análise da estrutura organizativa da dança moderna: a lógica de um pensamento, corpo e técnica(s) especializado(s);

• Definição de parâmetros e lógicas na dança moderna: narrativa, dramaticidade, crítica social, gesto significativo;

• Isadora Duncan e o corpo em livre improviso;

• Loie Füller e o corpo cinema;

• Ruth Saint-Denis e a Denishawnschool: o corpo ritualizado;

• As matriarcas da dança moderna e o corpo/técnico especializado;

• A dança moderna no Brasil: precursoras;

• A dança moderna no Paraná-Curitiba-UFPR.

 

Serviço:

15 de março a 21 de junho de 2018
quintas-feiras - curso gratuito
DAS 14h00 AS 16h00

 

INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES
26 de fevereiro a 14 de março de 2018
De segunda a sexta-feira - das 14h00 as 18h00
Praça Santos Andrade, 50 2o. andar - Prédio Histórico da UFPR
(41)3310-2708 (à tarde)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ORQUESTRA FILARMÔNICA DA UFPR
Espetáculo: Outras Orquestras
02 e 04 de junho de 2016 (quinta-feira e sábado) – 20h30 – Teatro da Reitoria (Rua XV de Novembro, 1299 | Centro)
03 de junho de 2016 (sexta-feira) – 20h30 – Comunidade do Redentor (Rua Trajano Reis, 199 | São Francisco)
Entrada Gratuita

 

Release:
Em tempos incertos, a Orquestra Filarmônica da UFPR abre sua temporada 2016 de forma alternativa, com o concerto "Outras Orquestras". Focado em combinações orquestrais distintas da formação tradicional de orquestra clássica – formação oficial da Orquestra Filarmônica da UFPR –, o concerto traz um repertório de obras de épocas e formações variadas. O espetáculo inclui obras antigas de peso, como o "Concerto de Brandenburgo Nº3", de J.S.Bach; de relevância histórica, como os "Concertos para Oboé de Clarinete RV 559 e 560", de Vivaldi (uma das primeiras obras para clarinete no repertório orquestral); e obras mais recentes, como a "Brook Green Suite", de Gustav Holst, de instrumentação flexível. Venha desfrutar de um repertório que prova que a boa música sobrevive a qualquer crise.

 

 

Apresentação:

A Orquestra Filarmônica da UFPR representa hoje a convergência de grandes esforços envidados ao longo de 50 anos por várias personalidades. Foram muitos os nomes que denominaram a orquestra. Em alguns momentos, mais de uma orquestra atuava simultaneamente. A então chamada Orquestra Sinfônica Juvenil da Universidade do Paraná foi fundada em fevereiro de 1962. A principal iniciativa foi dos Maestros Gedeão Martins e Hildegard Soboll Martins. Dessa orquestra saíram alguns dos mais importantes músicos paranaenses. 

               
A partir de 2002, depois de passar por um período de transição, a Orquestra Filarmônica Juvenil da UFPR, sob a direção artística de Harry Crowl, passou a ser um grupo musical moderno voltado para um sentido didático mais amplo que pudesse servir também à comunidade que atende aos concertos e aqueles que criam e pesquisam a música de nossa época. Um número expressivo de obras novas já foi estreado pela OFUFPR, assim como obras de importância histórica receberam as suas primeiras audições contemporâneas desde então. Em 2007, a Orquestra adotou a sua denominação atual de Orquestra Filarmônica da UFPR. A partir 2009, o Maestro Márcio Steuernagel assume o cargo de regente titular da orquestra e inicia uma nova fase consolidando o projeto da orquestra e expandindo para atividades mais ambiciosas, como as "Bienais - Música Hoje", desde 2011. 


Em 2012, para as comemorações do Cinquentenário da orquestra e Centenário da UFPR, foram encomendadas obras aos compositores atuantes na UFPR, Maurício Dottori, Roseane Yampolschi, Harry Crowl e Márcio Steuernagel, que foram gravadas em CD comemorativo. 

 

Equipe:

Márcio Steuernagel e Harry Crowl

Fabiane Nishimori e Dhiego Lima

(em cessão técnica pela Orquestra Sinfônica Nacional/Universidade Federal Fluminense)

 

Contatos:

(41) 3310-2640 - orquestra@ufpr.br

 

Site/Facebook:

Horários de atendimento/ensaio:

Ensaios: terça e quinta-feira, das 8h30 às 12h30;

Atendimento interno: 

Segunda, quarta e sexta-feira, das 9h00 às 12h00;

Atendimento externo:

mediante agendamento por e-mail ou telefone.


Endereço:
Trav. Alfredo Bufren, 140, 3º Andar, Centro

 

Projetos:

Série de Música de Câmara

 

Apresentação:

Este projeto proporciona aos músicos da Orquestra Filarmônica da UFPR um espaço no qual eles podem se apresentar com grupos de câmara, valorizando a formação integral do músico integrante da Orquestra Filarmônica da UFPR também como músico camerista e solista, além de sua formação como músico orquestral. Além disso, esse projeto visa convidar músicos profissionais que venham agregar conhecimento aos jovens músicos da OFUFPR e à comunidade. Este projeto se divide em duas linhas:

 

 Série Música de Câmara (TEUNI)
 A Série Música de Câmara, que tem como objetivo promover a atuação dos músicos integrantes da Orquestra e seus convidados em diversas formações camerísticas reduzidas, para abranger a criação e performance de música erudita nas suas múltiplas facetas. Os concertos ocorrem no TEUNI em duas temporadas anuais (uma por semestre), em datas previamente agendadas pela Orquestra Filarmônica da UFPR. Os grupos participantes devem ter no mínimo 50% de integrantes da Orquestra Filarmônica da UFPR (ou um terço, em caso de trios).


Série Concertos na Capela (Capela da Reitoria)
Na série Concertos na Capela a Orquestra Filarmônica da UFPR promove concertos de grupos integrados ou liderados por músicos da própria orquestra, independente de gêneros musicais e orientações estéticas. Podem participar desta série grupos com pelo menos um integrante da Orquestra Filarmônica da UFPR.   


Equipe:

Márcio Steuernagel e Harry Crowl

Fabiane Nishimori e Dhiego Lima

(em cessão técnica pela Orquestra Sinfônica Nacional/Universidade Federal Fluminense)

 

Contatos:

(41) 3310-2640 - orquestra@ufpr.br

 

Site/Facebook:

Horários de atendimento/ ensaio:

Segunda, quarta e sexta-feira, das 9h00 às 12h00


Endereço:

Trav. Alfredo Bufren, 140, 3º Andar, Centro

 

 

Apresentação:

Criada no ano de 1981, a Téssera Companhia de Dança da UFPR desenvolve uma linguagem estética diferenciada e fundamenta o seu trabalho no ensino e pesquisa em dança moderna. A técnica de dança formativa é estruturada a partir dos conceitos da dança moderna de origem germânica. As pesquisas coreográficas utilizam-se da estética simbolista, evidenciando a releitura dos conceitos de Espaço, Tempo, Forma e Movimento, e o gesto significativo, norteados pelos conceitos de Bertolt Brecht, Constantin Stanislawski e Jerzy Grotowski, estabelecendo assim a linha de orientação concreta do trabalho realizado na Companhia. 


O elenco desenvolve diariamente suas atividades divididas entre aulas de preparação técnica, ensaios para a manutenção de repertório, ensaios para a criação de novas coreografias e laboratórios de improvisação e composição coreográfica, quando a obra requer a participação do elenco na criação e proposição de movimentos, gestos e concepção de personagens a partir de uma ideia específica, sob a orientação dos diretores e coreógrafos.

 

Equipe:

Rafael Pacheco (Direção Geral),
Cristiane Wosniak (Coreógrafa)
Juliana Virtuoso (Coreógrafa)

Helen de Aguiar (Coreógrafa)

 

Contatos:

(41) 3310-2708 - tessera@ufpr.br

 

Site/Facebook:

Horários de atendimento/ensaio:

Segunda a quinta-feira das 13h30 às 17h30.

Ensaios de segunda a sexta-feira das 18h30 às 22h00.


Endereço:
Rua XV de Novembro, 695, 1º andar, Centro

 

 

Apresentação:

A estrada do Grupo de MPB da UFPR completou em 2014, 20 anos. Nesse tempo, tem-se mantido fiel ao motivo de seu aparecimento: a música popular brasileira. Seu principal diferencial artístico é o fato de que os espetáculos produzidos são sempre resultado de pesquisas, além de ser configurado como um coro cênico. Isto quer dizer que os movimentos corporais dos cantores, os textos e os jogos teatrais aliam-se ao canto para sensibilizar plateias. Em seus quase 40 espetáculos oficiais já produzidos - e muita pesquisa feita – foram homenageados compositores, letristas, poetas, escritores e estilos musicais. 


Também ‘subiram ao palco’ temas filosóficos, folclóricos e históricos, como mote para manter o compromisso do Grupo com a divulgação do tesouro musical brasileiro. Lançou em 2013 o CD e álbum de arranjos "Terra de Pinho II" (o 1º CD é de 1998), que contempla obras de compositores paranaenses.

 

Equipe:

Dirigente: Vicente Ribeiro

 

Contatos:

(41) 3310-2742 - mpb@ufpr.br

 

Site/Facebook:

Horários de atendimento/ensaio:

Segunda a sexta-feira, das 16h00 às 22h00.

Ensaios terças e quintas-feiras, das 19h30 às 22h00.


Endereço:

Rua XV de Novembro, 695, Térreo, Centro

 

 

Apresentação:

A Companhia de Teatro Palavração da UFPR foi fundada em 1995 pelo professor e diretor Dr. Hugo Mengarelli - lotado no Departamento de Artes da Universidade Federal do Paraná, a convite da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, estreando sua primeira montagem em 1996. Foi o trabalho da Companhia que inspirou seu diretor a criar o TEUNI - Teatro Experimental da UFPR, em 1998.


O ideal que orienta o caminho da Companhia sempre esteve ligado ao trabalho do ator. Experimentando e desenvolvendo criações artísticas ao longo de sua história, a Companhia Palavração desenvolveu seu próprio método de trabalho: razão orgânica. Desse modo, a linguagem da Companhia e seu desenvolvimento criativo e de encaminhamento de pesquisa dentro das Artes Cênicas é fundamentado nas bases delineadas por Mengarelli que trabalha o ator como base de sustentação da cena, mas sobretudo, estuda a energia pulsional (inconsciente, libido) e a relação do ator com seu espaço (dentro/fora fora/dentro), potencializando o Dom (disponibilidade e fé), o Andaritmo, a sustentação de energia, a limpeza e precisão do Movimento, os anteparos e ressonadores e, principalmente, a Ética no trabalho do ator que leva a uma estética refinada, onde a escuta e a clareza da comunicação são presentificadas na sublimação do que Mengarelli chama de "M’eu corpo", o corpo de trabalho do ator, esse que trabalhado pela razão orgânica, torna-se seu instrumento e partitura.


A Companhia de Teatro Palavração sempre oportuniza a seus integrantes o espaço para desenvolverem pesquisas de criação dentro das Artes Cênicas, apresentando os resultados dos trabalhos em temporadas abertas ao público e buscando levar seu trabalho a outros palcos do país.

 

Equipe:

Dirigente: Alaor de Carvalho

 

Contatos:

(41) 3310-2736 - palavracao@ufpr.br

 

Site/Facebook:

Horários de atendimento/ensaio:

Terça a sexta-feira, das 19h00 às 22h30


Endereço:

Rua XV de Novembro, 695, 3º andar, Centro

 

Visite a Coordenadoria de Cultura da UFPR na rede social.

Pró-Reitor:
Prof. Dr. Leandro Franklin Gorsdorf

 

Trav. Alfredo Bufren, 140 - 3º Andar
curitiba - paraná - cep:80020-240
Fone: (41) 3310-2601
Fax: (41) 3310-2607
proec@ufpr.br


Problemas e/ou sugestões para com este Site encaminhe e-mail para unigraf@ufpr.br

PROEC 1990 - 2017 © todos os direitos reservados | desenvolvido por unigraf/proec e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR