Coordenadoria de Extensão - Políticas Sociais - nied

A proposição de novos direitos e de novas políticas sociais deve ser fruto da parceria entre conhecimento acadêmico e popular, entre as práticas de ensino, pesquisa e extensão e as ações sociais da sociedade civil. O papel da Universidade deve ser pensado no contexto de afirmação de direitos e do reconhecimento dos sujeitos desses direitos como interlocutores para a construção de um pensamento crítico.
Por essa razão, é imprescindível pensar a ação institucional extensionista em conjunto com os movimentos sociais, estabelecendo o diálogo e a atitude cidadã em nossa comunidade acadêmica.

 

Coordenadora de Extensão

Profª Dra Maria Virgínia Filomena Cremasco

 

Contato:

coex@ufpr.br

(41) 3310-2756

Giovana Candiotto 

Rosane Schlichta 

 

Núcleo Interdisciplinar de Enfrentamento à Drogadição - NIED


Em 9 de dezembro de 2012 foi criado na Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR) o Núcleo Interdisciplinar de Enfrentamento à Drogadição (NIED) com o objetivo de catalisar as ações em ensino, pesquisa e extensão voltadas para a temática de drogas. O NIED fornecerá subsídios para políticas públicas voltadas para o enfrentamento do uso prejudicial de substâncias psicoativas bem como construirá de forma dialógica com a comunidade, os conteúdos e métodos de abordagem relacionados ao tema.

 

As ações do NIED serão dirigidas aos profissionais e alunos da comunidade interna da UFPR, aos profissionais e alunos da rede de ensino de Curitiba e região metropolitana e aos profissionais do sistema público de saúde que trabalhem com a temática sobre drogas e álcool. As ações também se estendem à comunidade em geral visando à prevenção do abuso de drogas e álcool. Diversos órgãos já integram o NIED da UFPR, conferindo-lhe seu caráter interdisciplinar de ações: Diretoria de Política sobre Drogas da Secretaria Municipal de Defesa Social de Curitiba, Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, Secretaria Estadual de Saúde do Paraná, Ordem dos Advogados do Brasil secção Paraná, Ministério Publico do Paraná, Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) e Juizados Especiais de Curitiba, Foro Central, ambos do Poder Judiciário Estadual do Paraná, Secretaria Estadual de Segurança Pública do Paraná, SESI/FIEP e AMAAS (Associação de Moradores e Comerciantes do entorno da UFPR).

 

O NIED se reúne mensalmente no Fórum de discussão dos GTs para organizar cronogramas de ações e discussões sobre encaminhamentos de demandas. As reuniões ocorrem sempre nas primeiras quartas-feiras do mês na sala de reuniões da PROEC (Praça Santos Andrade, terceiro andar), sob coordenação das professoras Maria Virginia Filomena Cremasco e Dione Maria Menz.
As próximas reuniões deste semestre serão nos dias 14/09 (dia 07/09 é feriado), 05/10, 09/11 e 07/12.

 

 

 


 

 

 

O NIED se reúne mensalmente no Fórum de discussão dos GTs para organizar cronogramas de ações e discussões sobre encaminhamentos de demandas. As reuniões ocorrem sempre nas segundas sextas-feiras do mês. As próximas reuniões deste semestre serão nos dias 08/04, 13/05, 10/06 e 08/07.

 

 

 


Primeiro encontro do Ciclo de Debates do NIED terá a temática "Alcoolismo e família: vamos conversar" e será realizado no dia 31 de março de 2016 às 18 h.

 

Este debate será conduzido por:

  • Marcelo Brunstein – Diretor Executivo da Associação Nacional para Filhos de Alcoolistas e Dependentes Químicos (NACOA – National Association for Children of Alcoholics);
  • Marcelo Kimati Dias – Diretor do Departamento de Políticas Sobre Drogas do Município de Curitiba;
  • Maria Virgínia Filomena Cremasco – Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Enfretamento à Drogadição da UFPR e do Centro Regional de Referência para Formação em Políticas sobre Drogas da UFPR;
  • Dione Maria Menz – Vice-Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Enfretamento à Drogadição da UFPR e do Centro Regional de Referência para Formação em Políticas sobre Drogas da UFPR.

    Sala 205 do Direito - Praça Santos Andrade - Prédio Histórico da UFPR

Serão fornecidos certificados
Inscrições no Local - Vagas Limitadas - Evento Grauito


Os próximos encontros estão previstos para os dias 26 de abril, 31de maio e 28 de junho de 2016, sempre às 18 horas.

Pró-Reitor:
Prof. Dr. Leandro Franklin Gorsdorf

 

Trav. Alfredo Bufren, 140 - 3º Andar
curitiba - paraná - cep:80020-240
Fone: (41) 3310-2601
Fax: (41) 3310-2607
proec@ufpr.br


Problemas e/ou sugestões para com este Site encaminhe e-mail para unigraf@ufpr.br

PROEC 1990 - 2017 © todos os direitos reservados | desenvolvido por unigraf/proec - wmv