CoEX - Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP

 

Coordenadora de Extensão
Profª Dra Maria Virgínia Filomena Cremasco

 

Concebido em junho de 1998 por um grupo de professores da UFPR que participaram do Seminário Nacional de Divulgação de Incubadoras de Cooperativas promovido pela COPPE / UFRJ. Em julho do mesmo ano, a Universidade Federal do Paraná e a Universidade Federal do Rio de Janeiro assinaram o Termo de Cooperação Técnica si.


Posteriormente, a equipe de docentes e técnicos administrativos da UFPR, participaram de um processo de formação com o objetivo de estruturar a ITCP/UFPR considerando os mesmos princípios metodológicos propostos e aplicados pela ITCP/UFRJ. Em 22 de março de 1999 a ITCP/UFPR foi institucionalizada como um Programa de Extensão Universitária vinculado à Coordenadoria de Apoio à Cidadania com a missão de gerar trabalho e renda para grupos de trabalhadores e suas famílias.


Atualmente, vinculada a Coordenadoria de Extensão, a ITCP/UFPR trabalha com o objetivo de oferecer apoio e orientação técnica e científica, no processo de consolidação e organização de grupos populares e empreendimentos cooperativos ou associativos de pequeno porte, envolvendo o trabalho de técnicos, professores orientadores e alunos bolsistas em nível de graduação, mestrado e doutorado. Como consequência desse panorama, a proposta metodológica de atuação da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP/UFPR permanece amparada nos eixos do ensino, da pesquisa e da extensão universitária.

 

Coordenador da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP
Sandro Miguel Mendes

 

Contato:
Fone:(41) 3350-5651

Link www.itcp.ufpr.br
www.facebook.com/incubadoraitcpufpr/

 

PROJETOS DA ITCP

 

Economia Solidária, Desenvolvimento Local e Organização Comunitária

Tem objetivo de desenvolver ações que possibilite a emancipação das comunidades e a produção de tecnologias sociais voltadas aos contextos populares, tendo como principal ferramenta os processos educativos continuados, interagindo com o poder público local, acesso a políticas públicas, capacitações e organização da comunidade através de projetos de intervenção voltados a construção do desenvolvimento local.

 

Economia Solidária e Turismo de Base Comunitária – ITCP

Tem o objetivo de estudar e socializar as possibilidades da Economia solidária na cadeia produtiva do Turismo, tendo como perspectiva e a incubação de empreendimentos econômicos solidários e o fortalecimento da comunidade local.

 

Economia Solidária e Desenvolvimento Sustentável para Estrangeiros

Tem o objetivo de desenvolver ações que possibilite a emancipação das comunidades e a produção de tecnologias sociais voltadas aos contextos populares, tendo como principal ferramenta os processos educativos continuados, interagindo com a comunidade através de projetos de intervenção voltados a construção do desenvolvimento local no Brasil e no Exterior.

 

O Projeto de Extensão MEL - Mulheres Empreendedoras e Líderes

O Projeto de Extensão MEL - Mulheres Empreendedoras e Líderes, da PROEC/UFPR visa articular a criação da REDE MULHERES EMPREENDEDORAS E LÍDERES em Curitiba e mesorregião. Tem como objetivos específicos: a instrumentalização das mulheres e desenvolvimento da liderança e, estímulo ao empreendedorismo social.

 

Pró-Reitor:
Prof. Dr. Leandro Franklin Gorsdorf

 

Trav. Alfredo Bufren, 140 - 3º Andar
curitiba - paraná - cep:80020-240
Fone: (41) 3310-2601
Fax: (41) 3310-2607
proec@ufpr.br


Problemas e/ou sugestões para com este Site encaminhe e-mail para unigraf@ufpr.br

PROEC 1990 - 2017 © todos os direitos reservados | desenvolvido por unigraf/proec e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR