mae - informes

 

 

Edição de Férias do JOGARTA acontece na Manticore Game Store neste domingo
Evento, de entrada gratuita, é aberto a todas as idades e voltado àqueles que querem se divertir e aprender a jogar diferentes jogos de RPG, carta e tabuleiro

 

Crédito: Douglas Fróis/Acervo MAE-UFPR

 

Evento vem desde sua primeira edição  trazendo jogos de RPGs nacionais para conhecimento do público, como o "Jaguareté: O Encontro", desenvolvido pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR

A quinta edição do JOGARTA acontece na Manticore Game Store neste domingo (29 de janeiro). O evento acontece das 13h55 às 19h e é voltado principalmente para aqueles que querem aprender a jogar e se divertir com diferentes jogos de tabuleiro, estratégia, jogos de carta e RPGs, aberto também a jogadores experientes e todos os interessados.
Nesta edição de férias, estão sendo oferecidas quarenta vagas distribuídas em oito mesas simultâneas mediadas pela equipe do JOGARTA. São sete mesas de RPGs diversos, incluindo jogos brasileiros de reconhecimento no mercado, e uma de Jogos de Tabuleiro Modernos. A entrada é franca, no entanto os interessados a participar estão convidados a doarem 1 kg de alimento não perecível (que pode ser arroz, feijão, macarrão ou 1 litro de leite de caixa longa vida), que será encaminhado pelo projeto para um abrigo de menores. 

 

O projeto JOGARTA
O objetivo do Projeto JOGARTA é levar atividades que envolvam o uso desses jogos para incentivar a socialização, o raciocínio, a tomada de decisões e a resolução de problemas através de jogos não digitais.  A participação no evento é gratuita e aberta para todas as idades.
Os mediadores apresentam mesas de jogos com temáticas seguras e sensíveis tendo em vista o público participante, seguindo a classificação indicativa da idade mínima anunciada nas mesas. Cada jogo começa com o primeiro jogador que se sentar para conhecer a proposta da mesa e os jogadores podem entrar e sair a qualquer momento. As propostas de mesas podem ser vistas na programação da página do evento no Facebook.
​​
O projeto teve sua estreia em agosto de 2016 e em suas quatro edições anteriores vem recebendo uma média de 100 participantes a cada edição, que já aconteceram na Biblioteca Pública do Paraná, Galeria Osório, Colégio Beraldo em Campina Grande do Sul e na Gibiteca de Curitiba. O projeto vem também ampliando suas parcerias, agora com o apoio da editora Galápagos, do game studio Lampião e das lojas Manticore Game Store e NERDZ, mantendo o apoio da editora Retropunk Publicações, da Gibiteca de Curitiba e do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná. O evento é de responsabilidade do professor de História e Filosofia Mateus Buffone, que é o idealizador da proposta e responsável por sua organização e coordenação em conjunto com Alan Rozante, Fábio Marcolino, Guilherme Brante e Luciano "Luke" Maciel.

 

Serviço
"5º JOGARTA - EDIÇÃO DE FÉRIAS - EVENTO ABERTO DE JOGOS ANALÓGICOS"
ONDE: Manticore Game Store (Rua Almirante Gonçalves, 1422 | Curitiba/PR).
QUANDO: Domingo, 29/01/17, das 13h55 às 19h00.
ENTRADA GRATUITA: No entanto, o projeto aceita doação de 1kg de alimento não perecível como arroz, feijão, macarrão ou 1 litro de leite de caixa longa vida a ser doado para um abrigo de menores.
MAIS INFORMAÇÕES EM: https://www.facebook.com/jogarta/
CONFIRME SUA PARTICIPAÇÃO: https://www.facebook.com/events/1006224866188526/
VÍDEO SOBRE A 2ª EDIÇÃO DO EVENTO: https://www.youtube.com/watch?v=WYjlOcy3Amk

 

 

Abertura do segmento de Cultura Popular da nova exposição de Longa Duração do MAE "Assim Vivem os Homens".

 

O Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR, o MAE, apresenta seu acervo ao público na exposição de longa duração sobre a cultura popular.

A mostra "Assim vivem os homens" aciona memórias, valoriza os atos do dia-a-dia, os costumes, mas também fala de sonhos e de imaginação. Esculturas cujas temáticas abrangem as atividades festivas, cotidianas e imaginárias do povo brasileiro.

Bruna Portela , curadora da exposição explica que o critério de curadoria que foi selecionado são obras potentes, capazes de transmitir ao público a força poética da nossa arte popular. Disse também que o objetivo é oferecer aos visitantes a possibilidade de se reconhecerem, e que também conheçam o desconhecido, o novo, o diferente. "Os temas tratados são próximos do cotidiano, então é possível se reconhecer e se identificar".

 

Serviço:
Exposição "Assim vivem os homens"
Data: 09 de dezembro 2016 - 19h
Local: Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR
Endereço: Rua XV de Novembro, 575, Centro Histórioco, Paranaguá - PR

 

Visite o MAE nas redes sociais.

Pró-Reitor:
Prof. Dr. Leandro Franklin Gorsdorf

 

Trav. Alfredo Bufren, 140 - 3º Andar
curitiba - paraná - cep:80020-240
Fone: (41) 3310-2601
Fax: (41) 3310-2607
proec@ufpr.br


Problemas e/ou sugestões para com este Site encaminhe e-mail para unigraf@ufpr.br

PROEC 1990 - 2017 © todos os direitos reservados | desenvolvido por unigraf/proec - wmv