mae - informes

 

MAE-UFPR oferece 1º Encontro de Memórias na 11ª Primavera de Museus na Reitoria da UFPR

Evento tratará sobre a trajetória do Museu em seus mais de 50 anos de existência

 

Na tarde de sexta-feira, 22 de setembro, o Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (MAE-UFPR) oferece um debate, sobre a história do próprio Museu, a partir de um diálogo com pessoas envolvidas em sua trajetória ao longo de 50 anos. O evento se inicia às 14h e termina às 17h30, e acontece na sala EP2 no 3º andar do prédio Dom Pedro II, na Reitoria da UFPR.

 

A abertura contará com uma mesa formada por pessoas ligadas à história do museu, entre elas a atual Diretora do Museu, Profª Márcia Cristina Rosato e as professoras Ana Luisa Fayet Sallas, Virgínia Souza de Borges Kistmann (ex-diretoras do MAE) e Márcia S. A. Kersten, primeira Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UFPR, além de convidados.

 

O evento se encerra com uma mesa formada pelos alunos de graduação bolsistas e ex- bolsistas do MAE Luana Souza, Lucas Politano, Mayra Levandoski e Tiago da Silva Pereira, que desenvolvem pesquisas sobre o Museu.

O encontro é integrante da programação nacional da 11ª Primavera de Museus, promovida pelo IBRAM - Instituto Brasileiro de Museus, que convida público e instituições a juntos delinearem trajetórias, processos e resultados de atuação, abrindo espaço para a inclusão da produção museológica na malha diversa que é a memória coletiva; esta edição contempla mais de 5 mil atividades culturais em 417 cidades de 25 estados e Distrito Federal, que podem ser consultadas no guia da programação, disponível no site do IBRAM.

#primaveraMuseus2017 #DescubraMAEUFPR

 

Serviço:

1º Encontro de Memórias do MAE-UFPR - 11ª Primavera de Museus
Data: : 22 de setembro, das 14h às 17h30

Local: Reitoria da UFPR- Prédio D. Pedro II - 3o andar - Sala EP2
Rua Dr. Faivre, 405 - Curitiba-PR

 

INSCREVA-SE GRATUITAMENTE NA PÁGINA DO EVENTO NO FACEBOOK:

http://bit.ly/ENCONTRO-MEMORIAS-mae-ufpr

 

MAE-UFPR recebe exposição “Nos Passos da Evolução Humana” nesta sexta-feira

Exposição trata das origens e do desenvolvimento do homo-sapiens sapiens

 

O Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR recebe nesta sexta-feira (15 de setembro) a exposição “Nos Passos da Evolução Humana”, em sua Sede Expositiva em Paranaguá.

Proposta pelo Museu de Arqueologia Ciro Flamarion Cardoso, de Ponta-Grossa (PR),  a exposição será aberta às 15h com uma palestra do curador da exposição, Prof. Dr. Moacir Elias Santos e em seguida uma visita guiada conduzida pelo próprio professor.


A mostra “Nos Passos da Evolução Humana” trata das origens e do desenvolvimento de diversas espécies de australopitecíneos e de hominídeos que resultaram, a partir de milhares de anos de evolução, no aparecimento do Homo sapiens sapiens. A exposição tem como objetivo mostrar, por meio das réplicas e dos fac-símiles, as principais alterações físicas que foram surgindo na anatomia ancestral, principalmente, o bipedismo e o aumento do cérebro.


Seus painéis apresentam a origem dos fósseis e como seriam as faces destes antepassados, a partir de um trabalho de aproximação facial realizado com as réplicas da exposição.

As aproximações faciais foram desenvolvidas pelo designer Cícero Moraes, e a montagem da mostra foi realizada pela Profa. Dra. Liliane Cristina Coelho e pelo profº Moacir. A exposição permanece no MAE-UFPR até 31 de janeiro de 2018.

Serviço:

Exposição “Nos Passos da Evolução Humana”

Quando: De 15 de setembro (abertura às 15h) a 31 de janeiro de 2018, das 8h às 20h, exceto segundas.

Onde: MAE-UFPR - Sede Histórica - Rua XV de Novembro, 575 - Centro Histórico - PARANAGUÁ-PR

ENTRADA FRANCA

 

Confira o resultado da seleção de bolsas cultura para atividades em Paranaguá

 

O MAE-UFPR divulga sua lista de bolsistas selecionados para atividades formativas em seu programa de Difusão Cultural do museu em 2017 que devem acontecer em sua Sede Histórica em Paranaguá.

Os resultados estão disponíveis no link https://goo.gl/P167Qn  .

 

Os contemplados devem ficar atentos à sua caixa de entrada no e-mail informado no formulário de candidatura para informações a respeito dos próximos passos e assinatura de termo de compromisso.

Agradecemos o interesse e participação dos mais de 70 inscritos!

 

MAE-UFPR e Gibiteca promovem 11º JOGARTA - encontro de jogos de mesa e de interpretação

Prestes a completar seu primeiro ano, projeto traz oportunidade gratuita para aprender a jogar e se divertir com diferentes tipos de jogos

 

Última edição do evento, no Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR em Paranaguá

 

O 11º JOGARTA acontece das 13h30 às 18h neste sábado, dia 15. Em julho, ele acontece na Gibiteca de Curitiba com um tema especialmente voltado para o espaço: Histórias em Quadrinhos. O projeto vem há quase um ano, através seus encontros, oferecendo a oportunidade para qualquer pessoa interessada aprender e se divertir com os últimos lançamentos de jogos de tabuleiro, estratégia, cardgames, LARPs, e RPGs, bem como oferecendo oficinas relacionadas ao tema. Para isso, trabalha com uma equipe de mediadores preparada para atender iniciantes e veteranos de todas as idades.

Nesta edição, são ofertadas um total de mais de 100 vagas simultâneas distribuídas entre jogos de RPG, de tabuleiro e oficinas dentro da temática do mês. Entre elas, uma aventura em que os jogadores serão integrantes dos grandes heróis da DC da Liga da Justiça e enfrentarão nada mais nada menos que o próprio Batman como seu inimigo. Há também uma oficina de combate viking e de desenho, além de aventuras dos RPG brasileiros Tormenta e Jaguareté: O Encontro, do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (MAE-UFPR). As atrações acontecem de maneira simultânea e são planejadas permitindo aos participantes experimentarem mais de uma atividade durante o evento.

A entrada é franca, no entanto os interessados a participar estão convidados a doarem 1 kg de alimento não perecível (que pode ser arroz, feijão, macarrão ou 1 litro de leite de caixa longa vida), que será encaminhado pelo projeto para o abrigo de menores da ACRIDAS - Associação Cristã de Assistência Social.


MAE oferece mesa de Jaguareté: O Encontro​​ na Gibiteca​ de Curitiba

Combata o perverso Anhangá/Venh Kuprig Koreg integrando um grupo de heróis no Brasil do Século XVI

No 11º Jogarta, o MAE-UFPR oferece no evento uma mesa de seu RPG "Jaguareté: O Encontro" para até 6 jogadores. Na história ofertada pelo jogo, um antigo artefato místico ​ indígena​ ​ perdido na floresta​

se partiu, concedendo incríveis poderes xamânicos a um grupo de jovens tupinambás e guaianases. No entanto, nesse processo um temido espírito ancestral se libertou, e agora o​s jogadores devem impedir que o​
equilíbrio entre os 3 domínios do universo segundo o povo Guaianás ​se quebre
​.​

O projeto JOGARTA
O objetivo do Projeto JOGARTA é levar atividades que envolvam o uso de jogos de RPG, carta e tabuleiro para incentivar a socialização, o raciocínio, a tomada de decisões e a resolução de problemas através de jogos não digitais. A participação no evento é gratuita e aberta para todas as idades.

Os mediadores apresentam mesas de jogos com temáticas seguras e sensíveis tendo em vista o público participante, seguindo a classificação indicativa da idade mínima anunciada nas mesas. Cada jogo começa com o primeiro jogador que se sentar para conhecer a proposta da mesa e os jogadores podem entrar e sair a qualquer momento. As propostas de mesas podem ser vistas na programação da página do evento no Facebook.

De acordo com o coordenador e idealizador do projeto, o mestre em História profº Mateus Henriques Buffone, o JOGARTA começou a ganhar contornos em meados de 2013, quando trabalhou em colaboração com Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR no desenvolvimento do Role-Playing Game (RPG) “Jaguareté: O Encontro”, que objetiva privilegiar o ponto de vista dos povos indígenas no período de invasão dos europeus nos territórios que hoje compõe o Brasil. O objetivo então sempre foi difundir uma brincadeira que vá além do mero e puro entretenimento. “É um pouco mais complexo que o simples chegar e jogar. Nossa equipe de mediadores é preparada para trabalhar questões pedagógicas, lidar com alteridade, tomadas de decisões. Então pegamos jogos comerciais e, a partir disso, tentamos ‘enganar’ o público e trabalhar conteúdos”, explica Buffone.

O projeto teve sua estreia em agosto de 2016 e em suas dez edições anteriores vem recebendo uma média de 100 participantes a cada edição, que já aconteceram na Biblioteca Pública do Paraná, Galeria Osório, Colégio Beraldo em Campina Grande do Sul, na Gibiteca de Curitiba, na Manticore Game Store , no Colégio Estadual Maria Montessori, no Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR e no prédio da Reitoria da Universidade Federal do Paraná, em que nesses últimos locais os jogadores tiveram uma experiência mais teatral de jogo (uma categoria de RPG conhecida como “LARP” - RPG Live Action) com réplicas de peças do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR, e também outra experiência com temática Zumbi que aconteceu nos espaços do Solar do Barão e na Gibiteca. O projeto conta com o apoio do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná, da Gibiteca de Curitiba, da editora Retropunk Publicações, das lojas NERDZ e outras parcerias. O projeto tem também realizado oficinas Sobre Jogos, postadas em seu canal do youtube e adaptações de jogos para cegos e pessoas com baixa visão no Instituto Paranaense de Cegos.


Serviço

11º JOGARTA NA GIBITECA: ‘QUADRINHOS’

15/07/2017, das 13h30 às 18h

Gibiteca de Curitiba - Rua Presidente Carlos Cavalcanti 533

ENTRADA GRATUITA!*

 

MAIS INFORMAÇÕES EM: https://www.facebook.com/jogarta/

CONFIRME SUA PARTICIPAÇÃO: http://bit.ly/jogarta11

* Para entrada, aceita-se facultativamente a doação de 1kg de alimento não perecível como arroz, feijão, macarrão ou 1 litro de leite de caixa longa vida a ser doado para o abrigo de menores da Associação Cristã de Assistência Social (ACRIDAS)

 

Confira o resultado da seleção de bolsas realizado no dia 07/07 para alunos da UFPR

 

O MAE-UFPR divulga sua lista de bolsistas selecionados para atividades formativas em seus programas de extensão universitária em 2017. 

Os resultados estão disponíveis no link https://goo.gl/Hmpu67 . Os contemplados devem ficar atentos à sua caixa de entrada no e-mail informado no formulário de inscrição para informações a respeito dos próximos passos e assinatura de termo de compromisso.

Agradecemos o interesse e participação dos mais de 100 inscritos!

 

Abertas vagas de Bolsa Cultura para atividades no MAE-UFPR em Paranaguá
Atividades da bolsa acontecem exclusivamente na Sede Histórica do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR. Inscrições são online, e vão até quarta, dia 12 de julho.

 

Bolsa é oportunidade para integrar equipe de alunos do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR

 

O MAE-UFPR - Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná - está com vagas abertas de Bolsa Cultura para interessados em participar de seu Programa de Extensão Universitária "Difusão Cultural do MAE".  Entre as várias atividades formativas, os bolsistas selecionados poderão trabalhar, por exemplo, com o apoio no planejamento, participação e organização de diferentes atividades do MAE tais como visitas guiadas, exposições temporárias,  eventos acadêmicos e culturais abertos para a comunidade.

As inscrições serão feitas exclusivamente online, e os interessados devem se candidatar apenas através de formulário de inscrição disponível no link http://bit.ly/bolsaculturaMAE2017, divulgado na página do Facebook do MAE e na página do museu no website da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.

O prazo de inscrição se encerra na quarta-feira, 12 de julho de 2017, às 23h59min. A banca examinadora fará a seleção dos aprovados para a bolsa mediante análise dos formulários de inscrição preenchidos pelos candidatos pela internet.

Os interessados devem conhecer e concordar com os termos e condições da bolsa, disponíveis no edital de seleção http://bit.ly/EditalBolsaCulturaMAE2017 , que contém também informações a respeito das atividades a serem desenvolvidas, bem como os documentos exigidos para ingresso na bolsa.

O resultado será divulgado até dia 14/07/2017 na página do MAE no website da PROEC e na página do MAE no Facebook. Os selecionados receberão um e-mail com informações sobre a data para apresentação dos documentos originais e assinatura da documentação necessária.

 

Mais informações:

www.facebook.com/MAEUFPR | (41) 3721-1200 (PARANAGUÁ-PR)

 

Aluno UFPR, venha fazer parte da Equipe do Museu de Arqueologia e Etnologia!
MAE-UFPR está com vagas abertas para Bolsas Extensão 2017. Faça sua inscrição até esta quarta, dia 5 de julho

 

A atividade formativa de visitas guiadas é somente uma entre as várias que alunos da UFPR podem fazer no MAE-UFPR

O MAE - Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR - está com vagas abertas de bolsa-extensão para alunos da Universidade Federal do Paraná interessados em participar de seus Programas de Extensão: "Difusão Cultural do MAE", "Ações Educativas do MAE", e "Curadoria do Acervo do MAE".

Os programas abrangem as áreas de Ciências Sociais, História, Design (Gráfico e Produto), Arquitetura, Artes Visuais, Produção Sonora, Comunicação, Educação, Ciência da Computação, além de outras áreas correlacionadas.

As inscrições devem ser feitas até às 23h59min de 05 de julho de 2017, e serão feitas exclusivamente online. A seleção acontece dia 7 de julho, data na qual os inscritos devem comparecer na Reserva Técnica do MAE (na Rua Bom Jesus, 650 - Juvevê, Curitiba) para entrevista no horário escolhido pelo candidato no formulário de inscrição - https://goo.gl/S625Yy .

Alunos que chegarem após o horário informado, bem como aqueles que não efetuarem a inscrição e/ou não trouxerem os documentos exigidos pelo edital, não poderão participar das entrevistas.

Confira nos links abaixo os editais de seleção para mais informações a respeito dos Programas, Atividades a serem Desenvolvidas, os Documentos exigidos para o dia da entrevista, Valor Mensal e Carga Horária:

 

Programa de Ações Educativas do MAE: https://goo.gl/uFz6WE

Programa de Curadoria do Acervo do MAE: https://goo.gl/9Jqn8V

Programa de Difusão Cultural do MAE: https://goo.gl/yo6gQF

 

Para efetuar sua inscrição preencha o formulário no link https://goo.gl/S625Yy até esta quarta, dia 5/07!!!

Após as entrevistas na sexta (dia 7), o resultado será divulgado no dia 10 na página do Facebook do MAE-UFPR

Mais informações:
www.facebook.com/MAEUFPR

MAE-UFPR inaugura exposição “Deuses que Dançam”
Exposição, que abre na quarta-feira (21/06), é oportunidade para conhecer o universo dos orixás no Candomblé

 

Na quarta-feira 21 de junho, o Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná (MAE-UFPR) traz para sua sede histórica em Paranaguá a exposição “Deuses que Dançam”. A abertura acontece às 18h, promovendo um diálogo com as  curadoras da exposição profª Gisele Kliemann e da aluna da UFPR Litoral Milah Gouveia.

Realizado em parceria com o curso de licenciatura em Artes da UFPR, a exposição apresenta os Orixás: segundo o Candomblé, ancestrais africanos responsáveis por proteger as forças que regem a natureza, representados na exposição por manequins que “vestem” as divindades dançantes. Desta forma, a proposta da exposição é trazer, independente de crença religiosa, um pouco da estética da cultura proveniente do Candomblé, como suas danças e sua música. Busca também possibilitar o conhecimento de seu universo, apresentado na mostra com cada elemento presente em suas manifestações — objetos, cores, enfeites, contas, comidas, bebidas, músicas, trajes típicos, gestos e coreografias.

As indumentárias e acessórios da mostra foram desenhados por Milah Gouveia, com colaboração de Breno Oberdan, Mariana Rossafa e Suellen Inouhe e os manequins foram desenvolvidos por Rhodrigo Clhöe e executados por Otoniel Cruz Pessoa. O encerramento da mostra está previsto para maio de 2018.

 

Serviço:

Exposição “Deuses que Dançam”
Data: De 21 de junho de 2017 (abertura às 18h) a 25 de maio de 2018.
Local: Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR - Rua XV de Novembro, 575 - Centro Histórico - PARANAGUÁ-PR
Mais informações: https://goo.gl/8c0cwH | (41) 3313-2042 - CURITIBA / (41) 3721-1200 - PARANAGUÁ

Entrada Gratuíta

 

Confira a programação do MAE-UFPR na XV Semana de Museus

 

Confirme sua participação no evento e acompanhe os informes da programação!

 

confirme aqui

 

Dia 16 - Mesa de Abertura- Violências contra Indígenas: Dizer o indizível nos museus.
Horário: 09h às 12h

Palestrantes
Doutor Carlos Frederico Marés, Vice-Presidente da Comissão da Verdade - Paraná, Professor de Pós-Graduação e Graduação em Direito pela PUC-PR, Ex-Procurador do Estado do Paraná, Ex- Presidente da FUNAI.
Mestre Manuel Caleiro pesquisador da PUC-PR
Rafael Pacheco Mestrando pelo PPGA UFPR.

Dia 17 Mesa Redonda- Lutas Indígenas
Horário: 14h às 18h

Palestrantes
Claudemir da Silva e Dival da Silva, representantes da etnia Xetá
Gilda Wankyly Kuitá, representante da etnia Kaingang
Rivelino Gabriel de Castro, representante da etnia Guarani.

Dia 18 CineMAE
Horário: 14h às 18h

14hs – Filme: “Um depoimento Terena - As lutas de vida e morte no Mato Grosso do Sul.
Depoimento do cacique Lindomar Terena” -, 25 minutos.

14:30Hs - às 18h – Palestra
Marcelo Zelic - Colaborador da Comissão da Verdade/Grupo Tortura Nunca Mais de SP e da Comissão Justiça e Paz

 

Serviço:

Programação XV Semana de Museus: Dizer o Indizível nos Museus
De 16 a 18 de Maio de 2017.
Local: Prédio Histórico da UFPR - Praça Santos Andrade s/n° - Sala 200 (Direito).

Entrada Gratuíta

Edição de Férias do JOGARTA acontece na Manticore Game Store neste domingo
Evento, de entrada gratuita, é aberto a todas as idades e voltado àqueles que querem se divertir e aprender a jogar diferentes jogos de RPG, carta e tabuleiro

 

Crédito: Douglas Fróis/Acervo MAE-UFPR

 

Evento vem desde sua primeira edição  trazendo jogos de RPGs nacionais para conhecimento do público, como o "Jaguareté: O Encontro", desenvolvido pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR

A quinta edição do JOGARTA acontece na Manticore Game Store neste domingo (29 de janeiro). O evento acontece das 13h55 às 19h e é voltado principalmente para aqueles que querem aprender a jogar e se divertir com diferentes jogos de tabuleiro, estratégia, jogos de carta e RPGs, aberto também a jogadores experientes e todos os interessados.
Nesta edição de férias, estão sendo oferecidas quarenta vagas distribuídas em oito mesas simultâneas mediadas pela equipe do JOGARTA. São sete mesas de RPGs diversos, incluindo jogos brasileiros de reconhecimento no mercado, e uma de Jogos de Tabuleiro Modernos. A entrada é franca, no entanto os interessados a participar estão convidados a doarem 1 kg de alimento não perecível (que pode ser arroz, feijão, macarrão ou 1 litro de leite de caixa longa vida), que será encaminhado pelo projeto para um abrigo de menores. 

 

O projeto JOGARTA
O objetivo do Projeto JOGARTA é levar atividades que envolvam o uso desses jogos para incentivar a socialização, o raciocínio, a tomada de decisões e a resolução de problemas através de jogos não digitais.  A participação no evento é gratuita e aberta para todas as idades.
Os mediadores apresentam mesas de jogos com temáticas seguras e sensíveis tendo em vista o público participante, seguindo a classificação indicativa da idade mínima anunciada nas mesas. Cada jogo começa com o primeiro jogador que se sentar para conhecer a proposta da mesa e os jogadores podem entrar e sair a qualquer momento. As propostas de mesas podem ser vistas na programação da página do evento no Facebook.
​​
O projeto teve sua estreia em agosto de 2016 e em suas quatro edições anteriores vem recebendo uma média de 100 participantes a cada edição, que já aconteceram na Biblioteca Pública do Paraná, Galeria Osório, Colégio Beraldo em Campina Grande do Sul e na Gibiteca de Curitiba. O projeto vem também ampliando suas parcerias, agora com o apoio da editora Galápagos, do game studio Lampião e das lojas Manticore Game Store e NERDZ, mantendo o apoio da editora Retropunk Publicações, da Gibiteca de Curitiba e do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná. O evento é de responsabilidade do professor de História e Filosofia Mateus Buffone, que é o idealizador da proposta e responsável por sua organização e coordenação em conjunto com Alan Rozante, Fábio Marcolino, Guilherme Brante e Luciano "Luke" Maciel.

 

Serviço
"5º JOGARTA - EDIÇÃO DE FÉRIAS - EVENTO ABERTO DE JOGOS ANALÓGICOS"
ONDE: Manticore Game Store (Rua Almirante Gonçalves, 1422 | Curitiba/PR).
QUANDO: Domingo, 29/01/17, das 13h55 às 19h00.
ENTRADA GRATUITA: No entanto, o projeto aceita doação de 1kg de alimento não perecível como arroz, feijão, macarrão ou 1 litro de leite de caixa longa vida a ser doado para um abrigo de menores.
MAIS INFORMAÇÕES EM: https://www.facebook.com/jogarta/
CONFIRME SUA PARTICIPAÇÃO: https://www.facebook.com/events/1006224866188526/
VÍDEO SOBRE A 2ª EDIÇÃO DO EVENTO: https://www.youtube.com/watch?v=WYjlOcy3Amk

 

 

Abertura do segmento de Cultura Popular da nova exposição de Longa Duração do MAE "Assim Vivem os Homens".

 

O Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR, o MAE, apresenta seu acervo ao público na exposição de longa duração sobre a cultura popular.

A mostra "Assim vivem os homens" aciona memórias, valoriza os atos do dia-a-dia, os costumes, mas também fala de sonhos e de imaginação. Esculturas cujas temáticas abrangem as atividades festivas, cotidianas e imaginárias do povo brasileiro.

Bruna Portela , curadora da exposição explica que o critério de curadoria que foi selecionado são obras potentes, capazes de transmitir ao público a força poética da nossa arte popular. Disse também que o objetivo é oferecer aos visitantes a possibilidade de se reconhecerem, e que também conheçam o desconhecido, o novo, o diferente. "Os temas tratados são próximos do cotidiano, então é possível se reconhecer e se identificar".

 

Serviço:
Exposição "Assim vivem os homens"
Data: 09 de dezembro 2016 - 19h
Local: Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR
Endereço: Rua XV de Novembro, 575, Centro Histórioco, Paranaguá - PR

 

Visite o MAE nas redes sociais.

Pró-Reitor:
Prof. Dr. Leandro Franklin Gorsdorf

 

Trav. Alfredo Bufren, 140 - 3º Andar
curitiba - paraná - cep:80020-240
Fone: (41) 3310-2601
Fax: (41) 3310-2607
proec@ufpr.br


Problemas e/ou sugestões para com este Site encaminhe e-mail para unigraf@ufpr.br

PROEC 1990 - 2017 © todos os direitos reservados | desenvolvido por unigraf/proec e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR