Coex - atividades gestão 2017-2020

 

Coordenadora de Extensão

Profª. Drª. Maria Virgínia Filomena Cremasco

 

Contato:

coex@ufpr.br

(41) 3310-2756

 

 

 

Foi amplamente discutido o processo de inserção da extensão nos currículos dos cursos de graduação da UFPR, tendo em vista a proposta do Plano Nacional de Educação que visa "assegurar, no mínimo, 10% (dez por cento) do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social". Este debate  fundamentou a criação, no âmbito dos currículos plenos de graduação, as Atividades de Extensão que comporão os Projetos Pedagógicos de Curso, tendo por finalidade contribuir para a efetiva indissociabilidade entre as funções básicas da Universidade. 

 

 

Seminário: “Curricularização da Extensão do FORPROEX-SUL”

 

Dando continuidade aos debates sobre a Creditação/Curricularização da Extensão nos cursos de Graduação, o FORPREX – Fórum de Pró-Reitores de Extensão da Região Sul – realiza o Seminário para ampliação das discussões em direção às melhorias da Política Nacional de Extensão Universitária e, consequentemente, o ensino de graduação.
O evento contará com Pró-Reitores de Extensão e Graduação de diversas universidades do sul do país, coordenadores de Cursos de Graduação e de Programas e Projetos de Extensão da UFPR. A programação terá palestras, discussões e apresentação de experiências e estratégias de articulação ensino-extensão.
Local: Salão Nobre do Curso de Direito – 1º andar do Prédio Histórico da UFPR na Praça Santos Andrade – Curitiba


Data:

26 de novembro:
14h00 às 18h00 – Abertura, Palestra e Debate – Prof.ª Dr.ª Ana Livia de Souza Coimbra – Presidente do FORPROEX Nacional


27 de novembro:
8h30 às 13h00 – Oficina: Estratégias sobre Curricularização da Extensão – PROEC e PROGRAD/UFPR

13h00 às 14h00 – Almoço


14h00 às 17h00 – Mesa redonda sobre Experiências com a Curricularização

        • Cursos Noturnos – Pedagogia (UFRJ) – Prof.ª Dr.ª Ana Paula Abreu Moura – Coordenadora de Extensão da Faculdade de Educação da UFRJ
        • Engenharias (UFMG) – Prof. Dr. Flávio de Freitas Mattos – Diretor da Diretoria de Fomento e Avaliação da Extensão da UFMG

          Inscrições: no local e data das atividades
          O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade universitária.

 

Prezados coordenadores e coordenadoras de Cursos de Graduação e de Programas e Projetos de Extensão da UFPR Dando continuidade ao debate sobre a Creditação/Curricularização da extensão na UFPR, a PROEC, em parceria com a PROGRAD, promoverá o 1º Seminário de Avaliação da Extensão e 3º Encontro da Creditação da Extensão, nos dias 16 e 17 de agosto, no Auditório Gralha Azul, Campus Botânico.

 

Público-alvo:

Coordenadores de Cursos de Graduação da UFPR

Integrantes de Programas e Projetos de Extensão

Comunidade UFPR

 

Local:

Auditório Gralha Azul, Campus Botânico – Curitiba

 

Horário:

Das 9h00 – 12h00 e das 13h30 – 18h00

 

Programação:

Dia 16 de agosto – 1º Seminário de Avaliação da Extensão

Dia 17 de agosto – 3º Encontro da Creditação da Extensão

 

Confira a Programação completa aqui

 

Acreditamos que este debate deve avançar e envolver toda a comunidade que atua na extensão e, por isso, elaboramos ao Coordenadores de Programas e Projetos de Extensão o “Censo das Atividades de Extensão na UFPR”

 

E, aos Coordenadores dos Cursos de Graduação um instrumento de consulta a abordando a Creditação e Avaliação da Extensão, o “Censo das Atividades de Creditação da Extensão na UFPR”

 

As informações levantadas e analisadas nestes formulários, são de grande importância, a fim de tornar o processo avaliativo extensionista adequado a realidade acadêmica e concomitantemente alavancar as Políticas institucionais da UFPR validando a Creditação das atividades extensionistas.

 

Solicitamos sua participação respondendo e refletindo sobre as questões levantadas para podermos construir, juntos, encaminhamentos adequados a toda a comunidade UFPR.

 

Em breve seguirão mais informações sobre o Evento.

 

Público-alvo:
Estudantes de Graduação da UFPR

 

Programação:

13 de setembro, quarta-feira, 3 turmas:

Tarde - das 13h 30 às 17h 30 - Auditório Mauricio Bissoli, Setor de Ciências da Saúde - Campus Botânico

Noite - das 18h 30 às 21h 30 - Auditório Homero de Barros, Setor de Educação - Campus Reitoria

 

Inscrições:
31de agosto até 12 de setembro

Também haverá videoconferência para os estudantes dos outros campi da UFPR

Serão fornecidos certificados de participação aos presentes



Material para download:

em breve... download

 

Maiores informações:
creditacaoextensao@ufpr.br
41 - 3310-2717

Memória do encontro da PROEC com representantes dos Comitês Setoriais de Extensão e coordenadores de programas e projetos de extensão da UFPR, realizado em 15 de agosto de 2017, no Auditório Maurício Bissoli – Campus Jardim Botânico –, para debater as estratégias para implantar a creditação da extensão nos currículos de graduação.

 

15 de agosto de 2017, terça-feira, das 13h30 às 17h 30

Auditório Mauricio Bissoli, no Campus Botânico - Setor de Ciências da Saúde

 

Público alvo:

Comitê Assessor de Extensão e Coordenadores de Programas e Projetos de Extensão da UFPR

 

 

Foi publicada pelo MEC a RESOLUÇÃO Nº 7, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018, que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014.

 

RESOLUÇÃO Nº 7, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2018 download

CHAMADA INTERNA N.º 22/2018 PROEC/UFPR


A Pró-Reitora de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no uso de suas atribuições torna pública a Chamada para apresentação de propostas ao Futuro Edital para seleção de Projetos de Extensão sobre a Participação Social na Saúde e noSUS.

 

O plenário do Conselho Nacional de Saúde (CNS), no uso de suas competências regimentais e atribuições conferidas pela lei no 8.080, deliberou pela realização da 16ª CNS tendo como tema central “DEMOCRACIA E SAÚDE: Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS”, baseado nisso as pré propostas deverão ter como meta “Saúde como Direito”, “Reformulação do Sistema Nacional de Saúde” e “Financiamento do Setor”. As Universidades Públicas poderão contribuir substancialmente no processo de mobilização e reflexão necessárias para a avaliação participativa no SUS.

 

O objetivo da presente chamada  é selecionar um Projeto de Extensão (com trabalhos em conjunto) da UFPR para participar do Edital para seleção de Projetos de Extensão sobre a Participação Social na Saúde e no SUS, com a participação do Ministério da Saúde – MS e o Conselho Nacional da Saúde – CNS, com o apoio da Universidade de Brasília – UNB e parceria com a Universidade de Goiás (UFG) para a participação do PROGRAMA DE APOIO A PARTICIPAÇÂO SOCIAL NA 16ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE – CNS.

 

Ofício Circular Dezembro 2018 download
Faça aqui sua Inscrição inscrições
Download Chamada Interna 16ª CNS download
Resultado Provisório da Chamada Interna 22/2018 - PROEC/UFPR download

 

 

PROGRAMAS E PROJETOS DE EXTENSÃO

 

Edital de abertura para inserção de propostas com início 01/09/2017 download
Edital de abertura para submissão de propostas para 2018 download

 

 

 

EDITAL PROEC/UFPR N.º 03/2018


O Pró-Reitor de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no uso de suas atribuições torna público o Edital com as propostas de programas e projetos com início a partir de março de 2018 aprovados pelo CAEX.
A Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) torna público o presente Edital, contendo a relação de propostas de programas e projetos de extensão com início a partir de março de 2018 aprovados pelo Comitê Assessor de Extensão da UFPR – CAEX.

 

Edital PROEC/UFPR nº 03/2018 download

 

O Pró-Reitor de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná, no uso de suas atribuições legais, torna pública a Chamada interna PROEC/16ª Feira de Profissões da UFPR nº 15/2018– Seleção interna de Projetos e Programas   para participar da 16ª Feira de Profissões da UFPR

 

CHAMADA INTERNA nº15/2018 PROEC/UFPR/16ª Feira de Profissões da UFPR

download

 

BOLSA PROGRAMA DOCENTE SÊNIOR EXTENSÃO (PDSE)

 

Chamada Interna 04/2018 – COEX/PROEC - Publicação provisória do resultado da distribuição das bolsas do Programa Docente Sênior Extensão (PDSE)/UFPR 2018 download
Edital Bolsa Programa Docente Sênior Extensão download
Errata - Edital PROEC/UFPR nº 07/2018 download
Chamada Interna 05-2018 - distribuição de bolsas de extensão sênior resultado definitivo download

 

BOLSAS EXTENSÃO

 

Relatório do Bolsista ou Voluntário (que deverá ser anexado pelo coordenador da proposta ao Relatório Anual ou Final no SIGEU e é condição para emissão de certificado).

download

Chamada Interna 20/2018 - COEX/PROEC

download

Chamada Interna 14/2018 - Lista de distribuição de Bolsas Extensão UFPR 2018 – Chamada Complementar - BOLSAS DE 06 (SEIS) MESES - COEX/PROEC

download
Chamada Interna 11/2018 - Lista de distribuição de Bolsas Extensão UFPR 2018 – Chamada Complementar - COEX/PROEC download
Chamada Interna 08/2018 - Lista de distribuição de Bolsas Extensão UFPR 2018 – Chamada Complementar - COEX/PROEC download
Chamada Interna 06/2018 - Lista de distribuição de Bolsas Extensão UFPR 2018 – Chamada Complementar - COEX/PROEC download
Chamada Interna 03/2018 - 2ª Lista Definitiva Bolsas Extensão UFPR 2018 - COEX/PROEC - Chamada Complementar download
ANEXO II - TUTORIAL COMO ENCAMINHAR DOCUMENTAÇÃO DE BOLSISTAS SELECIONADOS NO PROGRAMA/PROJETO DE EXTENSÃO download
Chamada Interna 02/2018 - Lista Definitiva Bolsas Extensão UFPR 2018 - COEX/PROEC download
Chamada Interna 01/2018 - Bolsas Extensão UFPR 2018 – COEX/PROEC download
Edital PROEC/UFPR N.º 05/2018 - Bolsa Extensão download
Resolução nº 25/11-CEPE - Fixa normas para execução do Programa Bolsa Extensão da UFPR (alterada pelas Resoluções nº 72/12-CEPE e nº 37/15-CEPE). (publicado em 17/05/2011) download
Decreto 7416/2010 – Regulamenta os arts. 10 e 12 da Lei nº 12.155, de 23 de dezembro de 2009, que tratam da concessão de bolsas para desenvolvimento de atividades de ensino e extensão universitária download

 

Projeto RONDON

 

Chamada Interna 07/2019 – Operação “YAGUARU” do Projeto Rondon - COEX/PROEC download

 

EDITAL Nº 79/2019 PROCESSO SELETIVO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) PARA PARTICIPAÇÃO NA OPERAÇÃO DE JANEIRO/2020 - OPERAÇÃO "YAGUARU" DO PROJETO RONDON download

 

Chamada interna 21/2018 – Divulgação do resultado da Camada Interna 19/2018
OPERAÇÕES DE JULHO/2019 – COEX/PROEC do Projeto Rondon.

 

Comunicado Rondon download
Chamada Interna 21/2018 - Projeto Rondon - Resultado download

 

Convite para Roda de Conversa do Projeto Rondon, a ser realizada na terça-feira dia 18 de setembro de 2018 das 08 as 12 horas na sala de Reuniões da PROEC.

 

A Operação "Vale do Acre" será desenvolvida entre os dias 5 a 21 de julho de 2019, em 10 (dez) municípios do Estado do Acre a saber: Acrelândia, Assis Brasil, Brasileia, Bujari, Capixaba, Epitaciolândia, Plácido de Castro, Porto Acre, Senador Guiomard e Xapuri. Terá como Centro Regional (CR) a cidade de Rio Branco/AC.

 

A Operação "João de Barro" será desenvolvida entre os dias 12 a 28 de julho de 2019, em 10 (dez) municípios do Estado do Piauí a saber: Arraial, Barra D' Alcântara, Dom Expedito Lopes, Francinópolis, Francisco Ayres, Inhuma, Novo Oriente do Piauí, Paquetá, São José do Piauí, Várzea Grande. Terá como Centro Regional (CR) a cidade de Teresina/Piauí.

 

 

Release: A Pró-Reitora de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no uso de suas atribuições torna pública a Chamada para Seleção de Projetos da UFPR para as Operações de Julho de 2019, do Projeto Rondon 2019 conforme o Edital nº 87/2018, do Ministério da Defesa.

 

Chamada Interna 19/2018 - Projeto Rondon - Operações de Julho/2019 - COEX/PROEC download

 

O Pró-Reitor de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no uso de suas atribuições torna público o Resultado Definitivo do Projeto para a Operação “Parnaíba” do Projeto Rondon.

 

Chamada Interna 13-2018 - resultado definitivo projeto rondon download
Chamada Interna 12-2018 - resultado provisório projeto rondon download
Chamada para Seleção de Projetos da UFPR para a Operação “Parnaíba” do Projeto Rondon, conforme o Edital nº 56/18 do Ministério da Defesa download

Pró-Reitor:
Prof. Dr. Rodrigo Arantes Reis

 

Trav. Alfredo Bufren, 140 - 3º Andar
curitiba - paraná - cep:80020-240
Fone: (41) 3310-2601
Fax: (41) 3310-2607
proec@ufpr.br


Problemas e/ou sugestões para com este Site encaminhe e-mail para unigraf@ufpr.br

PROEC 1990 - 2017 © todos os direitos reservados | desenvolvido por unigraf/proec e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR